História Hoje. São Paulo, v.13, n.27, 2024.
- Janeiro-Junho
- Publicado em maio 22, 2024
- Marcus Leonardo Bomfim Martins
- Ensino de história e trabalho: que horizontes de expectativas?
- Samuel Silva Rodrigues de Oliveira, Luciana Pucu Wollmann do Amaral, Claudiane Torres da Silva
- Mundos do Trabalho e Ensino de História
- Dossiê
- Clarice Gontarski Speranza, Bruno Mandelli, Alan Nunes Bica
- Mundos do trabalho nas minas de carvão: uma experiência de integração entre História do Trabalho e ensino de História
- Renata Figueiredo Moraes
- O ensino de história e os trabalhadores: reflexões a partir de um curso de extensão
- Adauto Santos da Rocha, Edson Silva
- Povo Xukuru-Kariri em Alagoas: migrações, trabalho na lavoura canavieira e a abordagem da temática indígena no ensino de História
- Raphael Rajão Ribeiro
- Mundos do trabalho e história do futebol no Brasil: potenciais didáticos dos debates sobre tempos do lazer, culturas operárias e relações laborais
- Gabriela Gomes, Yésica Billán
- Análisis de las narrativas escolares sobre la dictadura autodenominada “Revolución Argentina” (1966-1973) en los contenidos curriculares y materiales educativos en Historia
- Felipe Augusto dos Santos Ribeiro
- “Por que são elas pipiras?”: ensino de história a partir das experiências de mulheres trabalhadoras em fábricas têxteis no Piauí e Maranhão
- João Henrique Christovão
- Entre o planejado e o vivido: aspectos da estrutura educacional formal da cidade de Cabo Frio e a experiência vivida pelos trabalhadores da cadeia produtiva do sal como elementos de reflexão sobre os desafios do ensino da História Regional hoje
- Caio Vinicius de Castro Gerbelli, André Luiz Lirio da Cunha
- “Nos livros estão nomes de reis. Arrastaram eles os blocos de pedra?” : Ensino de História e mundos do trabalho na Educação de Jovens e Adultos
- Luiza Sarraff
- Qual o impacto das reformas curriculares sobre a narrativa histórica escolar? Um estudo de caso sobre a Primeira Revolução Industrial
- Entrevista
- Samuel Silva Rodrigues de Oliveira, Luciana Pucu Wollmann do Amaral, Claudiane Torres da Silva, Paulo Fontes
- Entrevista com Rosana Fernandes: MST, educação e ensino de História
- Resenhas
- Daiana Santiago
- Debates, projetos e práticas no Ensino de História: educar para a construção da cidadania
- Artigos
- Elaine Cristina Ventura Ferreira
- Relação museu escola: um olhar para o ensino da cultura negra nas ações educativas do Museu de Folclore Édison Carneiro (1968-1982)
- Susane Rodrigues
- Ensino de histórias do possível sobre as mulheres na “pré-história”: livro didático, representações de gênero e modos de subjetivação
- História Hoje na sala de aula
- Nucia Alexandra Silva de Oliveira, Pricila Bechtloff
- Direitos humanos em aulas de história: uma experiência de ensino com a metodologia World Café
- E-Storia
- Juliana Marques, Joana Paulino, Daniel Alves, Jimmy Medeiros, Suemi Higuchi
- O Programming Historian em Português na promoção do letramento digital na sala de aula