História Hoje. São Paulo, v.11, n.23, 2022.
- Julho-Dezembro
- Publicado em novembro 16, 2022
- Mônica Martins da Silva
- Editorial: Ensino de História e tecnologias no contexto de culturas, disputas e polifonias digitais
- Arnaldo Martin Szlachta Junior, Osvaldo Rodrigues Junior, Wilian Junior Bonete
- Um inventário de bits e bytes: porque ensino de História não é um museu de grandes novidades
- Dossiê
- Miguel Angel Jara
- Diálogos latinoamericanos sobre problemas socialmente vivos. Narrativas y experiencias en contextos de virtualidad
- Éder Cristiano de Souza
- Pensamento histórico e cultura digital: desafios e experiências na formação de professores
- Manuela Areias Costa, Jorge Ribeiro Diacópulos
- O Quilombo da Tia Eva na Web: Ensino de História e Educação Antirracista
- Luana Carla Martins Campos Akinruli, Martha Rebelatto
- Ensino de História e experiências tecnológicas no “chão da escola”: os desafios e as aprendizagens em tempos de pandemia
- George Leonardo Seabra Coelho, Luiz Silva Gustavo Martins da Silva, Talita Seniuk, Thálita Maria Francisco da Silva
- Entre o esperado e o real: tecnologias digitais, ensino e manuais didáticos de História
- Ângelo Emílio Pessoa
- O lugar das “velhas” metodologias no mundo das novas tecnologias: tradição, inovação, ensino e pesquisa em História.
- João Paulo de Oliveira Farias, Sônia Meneses
- Metodologias ativas, ensino de história e o uso da mídia podcast: mobilizando saberes para além do espaço escolar
- Felipe Augusto Ribeiro
- História Medieval no Instagram: relatos iniciais de um experimento em curso (2021-2022)
- Júlio Cesar Virgínio da Costa, Andreia de Assis Pereira
- Ensino de História em tempos de pandemia
- Artigos
- Paulo Roberto Souto Maior Júnior, Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto
- Os estágios supervisionados de História durante a pandemia de coronavírus: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Ana Paula Giavara, Iraíde Marques de Freitas Barreiro
- O ensino de História no Boletim do Historiador da ANPUH-SP (1990-2002)
- Thiago Granja Belieiro
- Qual o lugar da educação libertadora no ensino de História? A presença do pensamento de Paulo Freire na revista História & Ensino.
- Entrevista
- Arnaldo Martin Szlachta Junior, Osvaldo Rodrigues Junior, Wilian Junior Bonete
- Entrevista com Sara Dias-Trindade Ensino de História e Humanidades Digitais: perspectiva e possibilidades potencializadoras para a aprendizagem histórica
- História Hoje na sala de aula
- José Washington de Morais Medeiros, Débora Lins Epaminondas
- “Desatando nós”: sequência didática sobre o sistema sexo-gênero para o ensino de História
- Lucas Florianovitch, Halferd Carlos Ribeiro Junior
- Literatura sensível, história extra-humana: reflexões sobre os sujeitos no currículo e no ensino de História
- Resenhas
- Felipe Tavares de Moraes
- “Agora a minha história é um denso algoritmo”: tecnologias digitais e aprendizagem histórica no contexto escolar
- Andreia Rodrigues de Andrade
- A tecnologia no ensino de História: museus virtuais e jogos digitais