História em Revista. Pelotas, v.28, n.2, 2023.
- Educação e História: Pensar a educação a partir de uma perspectiva histórica
- Publicado: 2023-11-23
- Artigos
- Apresentação
- Magda de Abreu Vicente, Caroline Braga Michel
- 8-14
- Docência feminina no século XIX: entre críticas, denúncias, polêmicas e represálias
- Eliane Peres
- 15-37
- A presença das mulheres na educação profissional agrícola na cidade de PelotasUm relato de pesquisa
- Fabíola Mattos Pereira, Angelita Soares Ribeiro
- 38-55
- O ir e vir da legislação educacional brasileira no curso da história da formação de professores da educação profissional e tecnológica
- Elisane Ortiz de Tunes, Cristhianny Bento Barreiro
- 56-79
- Baú de Guardados: O acervo documental da professora de arte maria Francisca Moreira (1960 – 2002)
- Jailson Valentim dos Santos
- 80-95
- Implementação do estágio nas escolas reais: constribuição para a história de um desafio estrutural das políticas de formação de professores
- Valdeniza Maria Lopes da Barra
- 96-114
- Assistência à infância na Província do Maranhão: a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia (1850-1880)
- Rosyane de Moraes Martins Dutra
- 115-127
- Las construcciones de género y emocionalidad en las infancias a través de los textos de lectura escolar. Uruguay 1900-1930
- Paola Dogliotti, Silvana Espiga
- 128-152
- A dimensão classificatória em grupos escolares Campo-Grandenses (1958-1969)
- Hellen Caroline Valdez Monteiro
- 153-174
- Cada agora contém muitos antes e depois, cada aqui contém muitos alis: narrativas autobiográficas de professoras em perspectiva histórica
- Miriã Lúcia Luiz, Bruna Mozini Subtil, Brunna Terra Marcelino, Mariana Dall Orto dos Santos
- 175-199
- O silêncio dos manuais didáticos de história da educação sobre a questão racial
- Joatan Nunes Machado Junior, Juliana Césario Hamdan
- 200-213
- Memórias discentes sobre a cultura material escolar e a formação de professores: elos de um percurso formativo
- Caroline Braga Michel, Alessandra Amaral, Magda de Abreu Vicente
- 214-229
- A problematização do uso de comentários e descrições em posts da internet na pesquisa em história da educação
- Maria Augusta Martiarena, Bruna Luiz dos Santos
- 230-244
- Arquitetura escolar: o projeto padrão de arquitetura eclética para 500 alunos no Rio Grande do Sul
- Lisiê Kremer Cabral, José Henrique Carlucio Cordeiro
- 245-261