Euducação e História da Matemática. Fortaleza, v.11, n.33, 2024.
- BOCEHM (Fluxo Contínuo) – Set/Dez
- Publicado: 2024-07-10
- Artigos
- O dispositivo pedagógico Tabuadas e Elementos de Aritmética de Póvoas Pinheiro
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11952
- Leandro Oliveira, Edilene Simões Costa
- 1-20
- Uma Revisão de Literatura sobre a proposição de sequências didáticas para o ensino de probabilidade na Educação Básica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.12182
- Mateus de Moura Maciel, Edelweis José Tavares Barbosa
- 1-25
- “Dominó dos múltiplos”: uma abordagem lúdica para o ensino de múltiplos e divisores no 6º ano
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11729
- Juliana Silveira Marcondes, Kariston Pereira
- 1-13
- Explorando estudos sobre sistemas de equações lineares: o GeoGebra à luz da Teoria Antropológica do Didático
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.12202
- Talyta Sampaio Figueiredo, Fernando Emilio Leite de Almeida, Rochelande Felipe Rodrigues
- 1-20
- Euducação e História da Matemática. Fortaleza, v.11, n.32, 2024.
- Número Especial – VI Seminário Cearense de História da Matemática
- Publicado: 2024-05-01
- Artigos do VI SCHM
- O jogo Mancala no ensino de matemática para a Educação de Jovens e Adultos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12425
- Francisco Aureliano Vidal, Francisco Vandernilso de Oliveira, Marcos Antonio Nogueira
- 1-11
- Conhecimentos de natureza matemática mobilizados pelo uso do Octante Reflexivo de John Hadley (1682-1744)
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12436
- Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
- 1-16
- Levantamento de dissertações e teses sobre Helena Antipoff
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12452
- Sérgio Geraldo dos Santos, Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Roseli Alves de Moura
- 1-20
- Um panorama da História da Matemática em projetos de cursos de licenciatura em matemática de instituições de ensino superior públicas do estado do Maranhão
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12271
- Benjamim Cardoso da Silva Neto, Leticia Baluz Maciel Costa
- 1-20
- Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12368
- Adriana Nogueira de Oliveira, Jonathan Machado Domingues
- 1-15
- A utilização da escala de cordas do Sector de Thomas Hood na visão de licenciandos em matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12393
- Lívia Bezerra de Alencar
- 1-17
- Explorando a proposição XXXIV do livro I dos elementos de Oliver Byrne no GeoGebra
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12421
- Luis Andrés Castillo, Ivonne C. Sánchez
- 1-18
- A importância da história da educação brasileira para professores de matemática entrevistados em um CEJA na cidade de Fortaleza
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12433
- Kamilla de Oliveira Pinheiro, Francisca Giselle Alves da Silva, Marillia Mcdonald Gomes Farias
- 1-14
- Exploração do Problema da Coroa de Ouro de Arquimedes por Estudantes do Ensino Fundamental 2: Atividade de um Livro Didático
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12442
- Diana Carolina Pineda Pérez, Gabriel Kantún Montiel
- 1-18
- Tendências e abordagens na História da Matemática: um panorama dos Seminários Nacionais de História da Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12348
- Luciana Bertholdi Machado
- 1-21
- O conceito de proporção presente no manuseio das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred sob a visão de licenciandos em matemática da Uece
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12378
- Amanda Cardoso Benicio de Lima
- 1-15
- Introduzindo as ideias iniciais do LHM Com argumentos na formação docente e na vivência do Laboratório de Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12407
- Joelma Nogueira dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
- 1-15
- A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12426
- Natália Jonas Nobrega, Francisco Aureliano Vidal
- 1-17
- Apontamentos sobre a solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni na obra A Cronologia das Nações Antigas
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12437
- Maria Luíza dos Santos
- 1-14
- Uma proposta de atividade sobre relações trigonométricas para o 2º ano do ensino médio a partir do astrolábio náutico
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12301
- Patrick de Oliveira Sousa, Francisco Wagner Soares Oliveira
- 1-18
- Noções iniciais do esquadro de carpinteiro de Leonard Digges (1605) para o estudo de conceitos matemáticos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12371
- Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
- 1-15
- Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12400
- Thereza Cristinna Vieira Trindade, Benjamim Cardoso da Silva Neto
- 1-17
- História da Matemática no Ceará: aproximações iniciais
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12422
- Carlos Ian Bezerra de Melo
- 1-18
- A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974): considerações iniciais acerca do volume III – Ciências
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12434
- Natália Lucile Medeiros de Lira, Juliana Martins, Jadilson Ramos de Almeida
- 1-20
- O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12445
- João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
- 1-12
- O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12355
- Antonia Naiara de Sousa Batista, Verusca Batista Alves
- 1-17
- A multiplicação chinesa por meio da Unidade Básica de Problematização como proposta didática
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12384
- Marina Oliveira Tavares, Ednaldo Nunes da Silva
- 1-15
- Pesquisas que articulam conhecimentos trigonométricos e algébricos por meio de instrumentos matemáticos
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12412
- Verusca Batista Alves
- 1-24
- História da Matemática na educação: apontamentos iniciais sobre algumas literaturas produzidas em língua portuguesa e língua inglesa
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12429
- Giselle Costa de Sousa, Vitória Lima Quaresma, Michelle Neves de Almeida
- 1-20
- O uso da História da Matemática e de Tecnologias Digitais na formação de professores via Objeto de Aprendizagem
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12441
- Gisele Pereira Oliveira
- 1-15
- Atividades históricas em produtos educacionais de mestrados profissionais para o ensino de aritmética
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12310
- Marcos Paulo Santos Monteiro, Iran Abreu Mendes
- 1-20
- A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12373
- Jeniffer Pires de Almeida, Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ezequiel de Paula da Silva Filho
- 1-16
- Etnomatemática e História da Matemática: um mapeamento de trabalhos do SNHM de 1995 a 2023
- DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12402
- Ananda Itsu Moraes Conceição, Carolina Pereira Aranha
- 1-19