Número 26 / janeiro – junho 2023
APRESENTAÇÃO……………………………………………………………………… 09
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Flávio Batista dos Santos; Marlene Rosa Cainelli………………………………………….. 12
A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA A PARTIR DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CURITIBA Geraldo Becker………………………………………………………………………………………… 25
O “MOVIMENTO ESTUDANTIL” A PARTIR DE FOTOGRAFIAS PESQUISADAS ON-LINE Leslie Luiza Pereira Gusmão; Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt………………………………………………………………………………………… 31 A PRESENÇA DA TEMPORALIDADE NO PENSAMENTO HISTÓRICO DOS JOVENS-ALUNOS Lidiane Camila Lourençato………………………………………………………………………… 40
A PRIMEIRA GRANDE ESCOLHA NO TEMPO: O ENSINO DE HISTÓRIA E A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL DE JOVENS AO TÉRMINO DO ENSINO MÉDIO Lucas Pydd Nechi…………………………………………………………………………………….. 52
USOS DA MÚSICA EM AULAS DE HISTÓRIA: CONTEÚDOS, JUSTIFICATIVAS, FINALIDADES E MÉTODOS SEGUNDO PROTONARRATIVAS DE JOVENS ALUNOS BRASILEIROS E PORTUGUESES Luciano de Azambuja……………………………………………………………………………….. 60
CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E AS DEMANDAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS: LITERATURA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA Solange Maria do Nascimento; Maria Auxiliadora Schmidt……………………………… 74
RESENHA SCHMIDT, M. A.; SOBANSKI, A. Q. (Orgs.). Competências do Pensamento Histórico. Curitiba: W.A. Editores, 2020. (Coleção Educação Histórica; 2). Heloisa Teixeira da Silva…………………………………………………………………………… 84
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.