Educação Histórica. Curitiba, n.26, 2023.

Número 26 / janeiro – junho 2023

APRESENTAÇÃO……………………………………………………………………… 09

O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Flávio Batista dos Santos; Marlene Rosa Cainelli………………………………………….. 12

A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA A PARTIR DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CURITIBA Geraldo Becker………………………………………………………………………………………… 25

O “MOVIMENTO ESTUDANTIL” A PARTIR DE FOTOGRAFIAS PESQUISADAS ON-LINE Leslie Luiza Pereira Gusmão; Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt………………………………………………………………………………………… 31 A PRESENÇA DA TEMPORALIDADE NO PENSAMENTO HISTÓRICO DOS JOVENS-ALUNOS Lidiane Camila Lourençato………………………………………………………………………… 40

A PRIMEIRA GRANDE ESCOLHA NO TEMPO: O ENSINO DE HISTÓRIA E A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL DE JOVENS AO TÉRMINO DO ENSINO MÉDIO Lucas Pydd Nechi…………………………………………………………………………………….. 52

USOS DA MÚSICA EM AULAS DE HISTÓRIA: CONTEÚDOS, JUSTIFICATIVAS, FINALIDADES E MÉTODOS SEGUNDO PROTONARRATIVAS DE JOVENS ALUNOS BRASILEIROS E PORTUGUESES Luciano de Azambuja……………………………………………………………………………….. 60

CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E AS DEMANDAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS: LITERATURA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA Solange Maria do Nascimento; Maria Auxiliadora Schmidt……………………………… 74

RESENHA SCHMIDT, M. A.; SOBANSKI, A. Q. (Orgs.). Competências do Pensamento Histórico. Curitiba: W.A. Editores, 2020. (Coleção Educação Histórica; 2). Heloisa Teixeira da Silva…………………………………………………………………………… 84

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.