Conjectura – Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v.26, 2021.
APRESENTAÇÃO
- Apresentação
- Everaldo Cescon
ARTIGOS
- Interculturalidade: uma experiência da troca de cartas entre alunos do Brasil e do Japão
- Giovana Fernanda Bruschi, Izabel Cristina Durli Menin, Marcos Villela Pereira
- Dos ideários neoliberais à constituição de políticas de formação docente brasileira: tempos de recessão ideológica ou alienação mercadológica?
- Anderson Cristian Barreto, Maria Luisa Costa, Vânia de Fátima Matias Souza
- Inconscio, mente e uomo: psicologia e filosofia
- Gianfranco Bosio
- PDF (ITALIANO) (ENGLISH)
- O problema da normatividade na teoria do reconhecimento de Honneth
- Odair Camati
- O governo de si, dos outros e das almas: um breve estudo sobre técnicas disciplinares
- Elisete Medianeira Tomazetti, Jéssica Erd Ribas, Gilberto Oliari
- Uma política do corpo como alvo das tecnologias de poder em Michel Foucault: tensionamentos aos discursos que circulam na revista AnaMaria
- Bárbara Hees Garré, Suélem Costa
- Bullying a partir de uma narrativa biográfica: família e escola no cerne da questão
- Milena Aragão
- A educação em direitos humanos nos cursos jurídicos do Estado de Alagoas e seus reflexos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: um estudo de caso
- Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Edna Cristina do Prado
- A descolonização do pensamento e a perspectiva em Ciência, Tecnologia e Sociedade.
- Ana Paula Nascimento Lourenço, Antônio Haliski, Rogério Baptistella
- Crítica da concepção de liberdade segundo o neorrepublicanismo de Pettit
- Aylton Barbieri Durão
- Extensão rural: método para as tipologias de ação extensionista
- Leonel Piovezana, Juliano Vitória Domingues
- Singularidade privada, vida cotidiana e necessidade religiosa: anotações lukacsianas sobre a arte
- José Deribaldo Gomes dos Santos
- S. Lewis e uma crítica à educação promovedora de abolição do homem
- João Batista Andrade Filho, Evanildo Costeski
- Estágios supervisionados de enfermagem e a dimensão humana da formação na concepção dos docentes
- Ana Lúcia Leal, Alexsandra Tenório de Melo
- Educação para o pensar: uma análise epistemológica do método dialético-socrático aplicado à pragmática filosófica de Lipman
- Edson Ferreira da Costa
- Letramento, um termo em disputa? As contribuições do materialismo histórico-dialético para esse debate
- Andréa Wahlbrink Padilha da Silva, Conceição Paludo
- Educação, formação humana e ética: desafios à política educacional no contexto do neoliberalismo ortodoxo no Brasil
- Magda Gisela Cruz dos Santos, Leonardo Dorneles Gonçalves, Paulo Eduardo Dias Taddei
- Tensor: o que passa na escrileitura?
- Róger Albernaz De Araujo, Tamires Guedes dos Santos
- A genealogia como expansão da crítica no pensamento de Michel Foucault
- Kelin Valeirão, Belkis Souza Bandeira, Júlia Bandeira Schmidt
- Juventude, gênio e romantismo em Walter Benjamin
- Priscilla Stuart da Silva
- A atualidade do pensamento pedagógico de Otto Willmann
- Luís Vaz de Campos Moreira Tourinho, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Jardelino Menegat
- Espólios filosóficos na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio: a dimensão ética
- Ester Maria Heuser, Adriana Muniz Dias
- Embrutecimento ou emancipação: A relação entre professor e aluno em sala de aula a partir de diferentes enquadramentos
- Wanderley Cardoso Oliveira, Samara Almeida de Oliveira
- Reconhecimento, consenso, realização, dignidade e pessoa moral: algumas categorias importantes para o entendimento do agir ético e da vida ética segundo Lima Vaz
- Paulo César Nodari, Leandro Baptistella Casagrande
- Desigualdade e Educação: mais uma revolução inacabada?
- Danilo Romeu Streck
- Transtorno opositor desafiador: relações de poder na sociedade governamentalizadora
- Vanessa Regina de Oliveira Martins, Mariana Peres Morais, Bianca Salles Conceição
- Educação na sociedade da informação: contribuições para uma prática emancipatória
- Cleonara Maria Schwartz, Patrícia Veronesi Batista
- Avaliação da educação: o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no contexto escolar
- Sandra Lúcia Ferreira, Luiz Dalmacir da Silveira
RESENHAS
- NEGRI, Antonio. Deleuze e Guattari: uma filosofia para o século XXI
- Darlan Silvestrin
- LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da decepção. Entrevista coordenada por Bertrand Richard.
- Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte