Cadernos de História da Educação. Uberlândia, v. 23, 2024.
- Publicação Contínua
- Vista externa da Escola Normal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (s/d) – Phot. Gines Gea Ribera – Arquivo Público Mineiro (APM) – SA-2-001(04).
- Publicado: 2024-01-23
- Artigo Especial
- Nolfa Ibáñez e sua preocupação com a inclusão e a interculturalidade na educação
- Jaime Caiceo Escudero
- e2024-11
- PDF (Español (España))PDF (English)
- Artigos
- A recepção da psicanálise no pensamento inicial de Piaget
- Fátima Siqueira Caropreso
- e2024-01
- pdfpdf (English)
- O Grupo Escolar de São Mateus pelas lentes dos inspetores escolares: contradições de um discurso (1908-1930)
- Ingrid Regis de Freitas Schmitz de Alencar, Rosianny Campos Berto
- e-2024-02
- pdfpdf (English)
- A criança pobre do início do século XX em São Paulo. Reflexões em torno da Reforma de Sampaio Dória
- Luís Rogério da Silva, Eliane Gonçalves
- e2024-03
- pdfpdf (English)
- A fotografia como porta de entrada para a cultura escolar: imagens de escolas da cidade de Londrina, Paraná (1950-1985)
- Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Gabrieli de Assis Marcolino
- e2024-04
- pdfpdf (English)
- A pedagogia seráfica e a iconografia franciscana da instrução: estrutura da formação dos noviços e representações dos doutores medievais da Ordem nos conventos da Província de Santo Antônio do Brasil (Bahia e Pernambuco – séculos XVII e XVIII)
- Carla Mary S. Oliveira
- e2024-05
- pdfpdf (English)
- Educação, Formação e Desenvolvimento nas páginas da Revista Vozes durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985)
- Darciel Pasinato, Rosangela Fritsch
- e2024-06
- pdfpdf (English)
- O cenário educacional dos jovens e adultos da EJA: um olhar para o Brasil e para os países da América Latina e Caribe
- Maira Vanessa Bär, Dulce Maria Strieder
- e2024-07
- pdfpdf (English)
- Entre a Literatura e a História da Educação: uma leitura de Amar, Verbo Intransitivo
- Marco Antonio de Santana, Raquel Discini de Campos
- e2024-08
- pdfpdf (English)
- A regulação educacional brasileira: um mecanismo de dominação e de reprodução na formação dos bacharéis em Direito?
- Morgana Bada Caldas, Gildo Volpato
- e2024-09
- pdfpdf (English)
- Francisco Rangel Pestana, uma História dos Intelectuais da Educação em São Paulo de fins do século XIX
- Rubens Arantes Correa
- e2024-10
- pdfpdf (English)
- Um estudo sobre o contexto histórico do Norte de Minas no século XIX e a trajetória da profissão docente de Chiquinha Leite (c.1840-1911)
- Danilo Arnaldo Briskievicz
- e2024-12
- PDFPDF (English)
- O ambiente familiar e a opção pela docência: um estudo abrangendo três gerações da família Ceccato
- Joyce Carolina de Freitas, Giovanna do Amaral Ceccato de Lima Gabinio, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
- e2024-13
- PDFPDF (English)
- Fundamentos pedagógico-educacionais renovadores e tecnicistas e teorias técnicas do currículo: determinações históricas e implicações para o pensamento educacional brasileiro
- Júlio César Maia, Carla Carolina Rodrigues da Silveira, Michele Silva Sacardo
- e2024-14
- PDFPDF (English)
- Vandick Londres da Nóbrega: um intelectual conservador no contexto educacional durante a ditadura militar no Brasil (1964-1979)
- Larissa Freire Pereira, Mônica Yumi Jinzenji, Juliana Miranda Filgueiras
- e2024-15
- PDFPDF (English)
- O legado dos Parques Infantis como equipamentos recreativos, educacionais e urbanos: dois exemplares de Santo Amaro, São Paulo
- Luciana Monzillo de Oliveira, Adriana Monzillo de Oliveira
- e2024-16
- PDFPDF (English)
- Os limites curriculares e suas implicações no Curso Experimental de Medicina da USP (1968-1974)
- Lys Angélica Lamera Vane, Matheus Fachini Vane, Joaquim Edson Vieira
- e2024-17
- PDFPDF (English)
- Bibliotheca Infantil Quaresma e Biblioteca de Nanquinote: coleções endereçadas às crianças brasileiras em perspectiva histórica
- Michele Ribeiro de Carvalho, Márcia Cabral da Silva
- e2024-18
- PDFPDF (English)
- Militarização das escolas públicas. Que projeto é esse?
- Raquel Araújo Monteiro Brandão, Tânia Serra Azul Machado Bezerra, Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira
- e2024-19
- PDFPDF (English)
- Epopeia historiográfica na Amazônia: entre acervos e documentos da Educação Profissional rondoniense
- Robson Fonseca Simões, Isac Rocha da Silva
- e2024-20
- PDFPDF (English)
- Educação comum universal e obrigatória nos Territórios Nacionais. Um mandato sem recursos suficientes (Argentina, 1884-1900)
- Cecilia del Barro
- e2024-34
- PDF (Español (España))PDF (English)
- Formação, associativismo e condições de trabalho do magistério primário rural pernambucano pelas lentes do Jornal do Professor (1955-1962)
- Iracema Santos Carvalho dos Anjos, Virgínia Pereira da Silva de Ávila
- e2024-35
- PDFPDF (English)
- Prescrições higienistas para a Instrução Pública Primária nas páginas do Correio Oficial do Estado de Goiás (1918-1944)
- Márcia Campos Moraes Guimarães, Márcio Danelon
- e2024-36
- PDFPDF (English)
- Resenhas
- O ensino profissional feminino: um novo cenário para as moças mineiras
- Alessandra Martins Mota
- e2024-21
- O ensino secundário brasileiro nas décadas de 1950 e 1960: a experiência das classes experimentais
- André Luís Oliveira
- e2024-22
- O Bureau Internacional de Educação: matriz do internacionalismo educativo na primeira metade do século XX
- Armando Magno de Abreu Leopoldino, Regina Helena de Freitas Campos
- e2024-23
- História da Educação no Paraná: o caso do Colégio Coração de Jesus de Nova Esperança
- Daniel Longhini Vicençoni, Marli Delmonico de Araújo
- e2024-24
- A utilização dos impressos como fonte e/ou objeto para a História da Educação
- Edna Pereira dos Santos Ferreira, Pâmilla Nataly Miguelão Hellmann
- e2024-25
- Visibilidades à historicidade dos Grupos Escolares gaúchos no século XX: em perspectiva regional da História da Educação do Rio Grande do Sul
- Fernando Ripe, Bruno Carvalho Vieira
- e2024-26
- Taborda de Oliveira e suas vivências historicamente provocativas: sobre corpo, trabalho e formação
- Giovani Ferreira Bezerra
- e2024-27
- A história de Jorge Guimarães e suas contribuições para a educação, ciência e tecnologia no Brasil
- Maria Cristina Mesquita da Silva, Renato de Oliveira Brito
- e2024-28
- Memórias e vivências em Lazarópolis na Amazônia
- Marinaldo Pantoja Pinheiro, Gercina Ferreira da Silva, Eugênio Edberson Trindade Júnior
- e2024-29
- Trajetória de um educador humanista cristão: entre a teoria e a práxis
- Myriam Retamal Peñaloza
- e2024-30
- PDF (Español (España))
- A formação católica no nordeste de Minas Gerais em meados do século XX
- Ricardo Cruz Vargas
- e2024-31
- “A educação nas independências da América”. Uma análise sobre a busca da formação de cidadãos para um novo momento histórico
- Tânia Gomes Mendonça
- e2024-32
- Política e História na Educação: uma interlocução para a produção de conhecimento sobre a Escola Primária Paulista
- Fabiana Silva Fernandes
- e2024-33