Aedos. Porto Alegre, v.15, n.34. 2023.
- O Ensino de História e os desafios do tempo presente: disputas de narrativas, mídias sociais e negacionismos
- Publicado: 12-09-2023
- Expediente
- Expediente
- Vicente da Silveira Detoni, Renata dos Santos de Mattos
- Editorial
- Enfrentando as tempestades do ensino de história hojepor onde navegar, quais caminhos percorrer?
- Vander Gabriel Camargo
- Apresentação
- O ensino de história e os desafios do tempo presentedisputas de narrativas, mídias sociais e negacionismos
- Willian Junior Bonete, Lisiane Sias Manke, Arnaldo Martin Szlachta Junior
- Dossiê Temático
- Práticas de ensino de históriadiversidade e diferença entre as disputas de narrativas que circulam na escolas
- Cristina Ferreira Assis, Gilmário Brito
- Desafios da historiografia e do ensino de históriaenfrentando o negacionismo e o empreendedorismo
- Eduardo Roberto Jordão Knack, Lidiane Elizabete Friderichs
- A ditadura militar e os desafios do ensino de história no tempo presentedisputas de narrativas, mídias sociais e negacionismos
- Giovany Pereira Valle, Jean Carlos Moreno
- A sedução negacionista na linguagem dos memes como problema para o ensino de história da ditadura militar
- Rosenilde Alves de Lima, Sônia Meneses
- Passado em disputadesafios e possibilidades para o ensino de História
- Robson Rodrigo Pereira da Fonseca, Caroline Jaques Cubas
- Sobre os sentidos e os efeitos do passado no presentea presença da temática nazista em uma conversa no episódio 545 do programa Flow Podcast
- Wilian Junior Bonete, Lisiane Sias Manke
- Reflexões sobre a história do ensino de História e sobre quais histórias queremos contar
- Jéferson Schneider Iéque, Adriana Duarte Leon
- As fontes históricas e os tempos de incertezasem defesa do ensino de história na educação básica
- Renan Santos Mattos
- A revista Nova Escola e a tradução curricular sobre a competência socioemocional
- Márcia Elisa Teté Ramos
- A pandemia, o Ensino de História e os novos desafiosa utilização de réplicas de materiais líticos com alternativa pedagógica
- Tamires Xavier Soares
- Bicentenário pra quem?o processo de construção da cidadania através de uma análise das representações dos povos indígenas de Pernambuco nos livros didáticos
- Carmelita Costa Zuzart
- A lei 10.639/2003 em perspectivaimpactos e dificuldades à implementação no município de Pelotas durante o ano de 2021
- Camilla Meneguel Arenhart, André Luis Pereira
- Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre o comunismopossíveis implicações para o ensino de história
- Ivan Andrew Campos Haxton, Elisvânia Amaro da Silva, Cláudia Pinheiro Nascimento
- Anticomunismo e Ensino de Históriaorigens e atualidade
- João Vitor de Armas Teixeira
- Ensino de História e os desafios do tempo presenteapontamentos a partir de projetos de educação em direitos humanos
- Alessandra Gasparotto, Amanda Nunes Moreira , Carmen Beatriz Lübke Ücker, Natiele Gonçalves Mesquita
- As narrativas históricas nas videoaulas do YouTuberepresentações, temporalidades e usos
- Pedro Botelho Rocha PDF
- Produção e reprodução do conhecimento escolar em tempos de fake newsas contribuições da Divulgação e da Alfabetização Científica no ensino de História
- Andrei Felipe Campanini, Gabriel Vinicius Baroni
- O que é História para alunos universitários?diálogos entre o ensino de História e a formação superior
- Darcylene Domingues, Júlia Silveira Matos
- Artigos
- George Orwell e a compaixão em tempos sombriosrepresentações do homem comum no jornalismo literário
- Miriam Mendonça Martins
- Entrevistas
- História pública e o negacionismo no tempo presenteuma entrevista com Sônia Maria de Meneses Silva
- Reginaldo Giassi