Revista Eletrônica História em Reflexão. Dourados, v. 16, n. 31, 2022.
DOSSIÊ: Ensino de História e Cultura Indígena nas escolas
EQUIPE EDITORIAL
Organizadores do Dossiê:
- Éder da Silva Novak (UFGD)
Isabel Cristina Rodrigues (UEM)
Luisa Tombini Wittmann (UDESC).
APRESENTAÇÃO
- Apresentação do Dossiê Ensino de História e Cultura Indígena nas escolasTransformações e permanências, conquistas e desafios no pós Lei 11.645/2008
ARTIGOS DO DOSSIÊ
- Revisitando a Lei 11645/2008A Contribuição das Cosmologias Indígenas em Sala de Aula
- Clovis Antonio Brighenti
- As Nações Indígenas na Coleção de Livros DidáticosHistória, Sociedade & Cidadania
- Edson Silva
- A Questão Indígena nos Marcos Legais de Educação BásicaUma Análise Sobre a BNCC de História
- Igor Luis Andreo, José Victor Joly
- O Conceito ‘Nomadismo’ a BNCC e nos Livros Didáticos do Ensino Fundamental/Anos Iniciais – 4º E 5º AnosEntre o Prescrito e o Interpretado para o Ensino De História
- Isabel Cristina Rodrigues, Franciele Sabchuk
- O Octogenário “Dia Do Índio”Histórias e Culturas Indígenas em Escolas Brasileiras Antes e Depois da Lei N.º 11.645/ 2008
- Giovani José da Silva
- O Dia do Índio na Escola Não Indígena – Uma Tradição que Precisa Ser (Des)InventadaDo Decreto-Lei Nº 5.540/1943 à Lei 11.645/2008
- Poliene Soares dos Santos Bicalho, Roseli Martins Tristão Maciel, Fernanda Alves da Silva Oliveira
- Lei N. 11.645/08O que Devemos Aprender com os Indígenas?
- Cláudia Cristina do Lago Borges, Vânia Cristina da Silva
- A Lei 11.645/08 e as Diferenças Étnico-Racial em Sala de AulaRepresentações Docentes
- Carlos Magno Naglis Vieira, Daniele Gonçalves Colman
- Análise Antropológica do Ensino da Temática Indígena em Escolas de Campo Grande – MS
- Evelyn de Souza Santiago Candido da Silva, Victor Ferri Mauro, Antonio Hilario Aguilera Urquiza
- “Quero e vou continuar sendo índia aqui, lá ou acolá”Ensino de história indígena através de narrativas de mulheres Laklãnõ-Xokleng que vivem em cidades
- Clarice Ehmke Gayo, Luisa Tombini Wittmann
- Historicidade, Alteridade e DiversidadeOs Desafios do Ensino de História e Cultura Indígena nas Escolas
- Éder da Silva Novak, Ivana Aparecida da Cunha Marques, Angelita Verônica dos Santos
EXPEDIENTE
PUBLICADO: 01-06-2022