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As ciências e as independências do Brasil | Revista Brasileira de História da Ciência | 2022

Detalhe do cartaz do Seminário Internacional “Ciências, saúde, ambiente: independências do Brasil?” | Imagem: Agência FIOCRUZ de Notícias

No bicentenário  da  independência  do  Brasil,  a  Revista  Brasileira  de  História  da  Ciência  pretende contribuir com interpretações sobre as influências das ciências e da tecnologia nos processos  de  construção  histórica  do  Brasil  independente  e  de  suas  identidades  nacionais  através da publicação deste dossiê temático. Em processo de longa duração, delimitamos as interpretações sobre as “independências’’ do Brasil desde a reforma pombalina da Universidade de Coimbra e a fundação da Academia das Ciências de Lisboa, na década de 1770, até fins do Império brasileiro, quando algumas práticas e instituições científicas se fortaleceram.

A busca de novos sentidos sobre as ciências no Brasil encontra respaldo em recentes abordagens historiográficas. Antigos temas já muito explorados, como as viagens científicas, têm sido ressignificados nos últimos anos. Este é o caso da Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira,  que  percorreu  vasto  território  colonial  entre  Belém  e  Cuiabá  de  1783  a  1792. Apesar do  reconhecimento  de  historiadores  desde  o  século  XIX  sobre  a  vasta  produção  de coleções   e relatos,   as   práticas   e   o   cotidiano   da   viagem   foram   negligenciados   ou questionados  por  muito tempo   devido   à   ausência   de   publicações   dos   resultados   da  viagem.   A   extrema   valorização  acadêmica  sobre  as  publicações  científicas  se  coaduna  com uma  dissociação  anacrônica  entre teoria  e  prática,  o  que  teria  levado  à  construção  de  um imaginário  de  uma  ciência  puramente utilitarista,  e  por  isso,  foi  considerada  de  menor relevância  em  grande  parte  da  historiografia  que reforçou  constantemente  as  ausências  de atividade científica no período colonial e a situação de atraso em relação ao norte global. No  artigo  “Vidas  e  saberes  em  trânsito:  os  indígenas  preparadores  Cipriano  de  Souza  e José da  Silva  e  a  Viagem  Filosófica  na  Amazônia  colonial  portuguesa  (1783-1798)”, Gabriela Berthou de   Almeida   traz   novos   significados   sobre   as   práticas   em   viagem,   especialmente  através  da  atuação dos “práticos”, denominação concernente à participação dos indígenas na preparação de coleções.

A autora mapeou as referências na documentação da viagem sobre a atuação dos indígenas José da Silva e Cipriano de Souza na preparação de coleções,  buscando compreender   como   eles   assumiram   funções   como   “práticos”   nas  investigações  científicas.  Interpretando as aproximações culturais entre colonizadores e povos indígenas, a autora traça os trânsitos de produtos entre a colônia e a metrópole, ampliando os significados sobre os saberes. Rosiléia   Oliveira   de   Almeida   e   Benjamim   de   Almeida   Mendes   contribuem   com abordagens interculturais sobre várias operações na produção artesanal do açúcar e da cachaça no  interior  da Bahia.  Muitos  métodos  tradicionais,  provavelmente  de  origem  árabe,  introduzidos no  Brasil  no  período  colonial,  foram  investigados  pelos  autores  através  da  utilização  do  termo ajofe por  professores e  estudantes  de  escolas  de  uma  cidade  baiana.  O  emprego  do  termo  na educação  conduziu  a  uma pesquisa  histórica  com  análise  documental  na  Revista  da  Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN), para o entendimento da contraposição entre os preceitos modernizadores  construídos  no Brasil  independente  e  a  permanência  de  testes  indiciários construídos  através  da  interpretação dos  sinais,  na  produção  da  cachaça.  Essas  análises demonstraram  um  esforço  para  a  substituição  dos  processos  e  testagens  artesanais  por técnicas europeias, num esforço de modernização através da superação de uma cultura técnico-científica   considerada   arcaica.   A   constatação   desses embates   numa   cultura   escolar contemporânea abre possibilidades da formulação de propostas de uma educação decolonial, inspirada   em   processos   e   linguagens   construídos   historicamente em âmbito   local, possibilitando o rompimento da hierarquização de saberes. Um dos desafios mais relevantes para as ciências no século XIX foi a capacidade de institucionalização  de  certas  áreas.  A  medicina  foi  a  primeira  disciplina  a  ter  periódicos  próprios  e  a  organizar  instâncias  específicas  de  assessoria  ao  Estado  quanto  a  questões  de  saúde  e  salubridade, ainda no período colonial. As áreas mais exatas, próximas das engenharias e da agronomia encontraram na SAIN um locus de atração para aqueles que se engajavam em prol de  uma  ciência  útil,  de  aplicação  imediata.  O  artigo  de  David  Francisco  de  Moura Penteado, intitulado  “Sociedade  Auxiliadora  da  Indústria  Nacional:  a  ambiguidade  de  uma  associação  civil  a  serviço  do  Estado  brasileiro  (1825  –  1904)”,  analisa  a  cooperação  entre  a  agremiação  e   o   Estado   brasileiro,   entre   1825   e   1904.   Diante   da   escassez   de   especialistas  em   problemas  técnico-científicos,  a  SAIN,  que  reunia  um  grupo  heterogêneo  de  filiados, cumpria a função de consultor para políticas públicas, ao longo de todo o Império.

O artigo “Os manuais de medicina doméstica e a circulação do conhecimento no século XIX: o caso da Guia Médica das Mãis de Família”, de Cássia Regina da S. Rodrigues de Souza, investiga as formas de divulgação das ciências médicas veiculadas por um manual médico, em meados do século XIX. O contexto era o de institucionalização da medicina no pós-Independência e o da deslegitimação dos curadores que não fossem diplomados oficialmente. O manual teve uma repercussão considerável e demonstra que o interesse por obras para um público mais amplo cresceu  e  se  fortaleceu  na  época,  inicialmente  com  a  participação  de  médicos  estrangeiros, como o francês Jean-Baptiste Imbert, autor do livro.

Enfim,  a  variedade  de  temas  e  propostas  metodológicas  do  dossiê  revela  um  processo  de amadurecimento da História das Ciências no Brasil e das múltiplas interpretações sobre os sentidos  das  ciências  e  tecnologias,  expressos  por  muitos  atores  na  construção  de  práticas,  teorias e representações entre o final do período colonial e a formação do Brasil independente. Os  múltiplos  contextos  históricos  locais  mostram  a  complexidade  e  a  riqueza  da  história  de  um Brasil que ainda hoje busca sua independência política, cultural, econômica e intelectual.


Organizadoras

Ermelinda Moutinho Pataca – Universidade de São Paulo

Lorelay Kury – Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz


Referências desta apresentação

PATACA, Ermelinda Moutinho Pataca; KURY Lorelay (Org d). As ciências e as independências do Brasil | Revista Brasileira de História da Ciência. Rio de Janeiro, v.15, n.1, p.2- 3, jan./jun. 2021. Acessar publicação original.

Itamar Freitas

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