A História Medieval na formação docente e na educação básica: experiências, propostas e reflexões atuais | Ponta de Lança | 2022
Detalhe de capa de A História Medieval entre a formação de professores e o ensino na Educação Básica no século XXI | Imagem (Luciano José Viana, 2021)
Nas últimas décadas, a História Medieval como disciplina nos cursos de história nas universidades brasileiras consolidou-se como uma área com amplas atividades, ou seja, apresentando-se não somente como disciplina (BOVO, 2018), mas também sendo tema de congressos, seminários, grupos de estudo e pesquisa, além de ser tema de diversas revistas acadêmicas que trazem publicações especializadas sobre o período. Em termos de formação curricular e de materiais didáticos, o período medieval também tem sido intensamente discutido e trabalhado, o que demonstra a preocupação por parte dos especialistas desta área e dos docentes que atuam com esta disciplina em cursos universitários em problematizar tais aspectos (SILVA, 2011; PEREIRA, 2017; LIMA, 2019).
Além disso, a História Medieval também tem sido objeto de publicações recentes que trazem diversas propostas na abordagem deste período, não somente na formação de professores, mas também na educação básica (VIANNA, 2021), assim como a interação da mesma com propostas historiográficas recentes que incidem sobre o ensino de História na atualidade (BUENO; BIRRO, BOY, 2020). De todas as formas, esta disciplina se apresenta nos currículos dos cursos de história das universidades brasileiras, onde docentes problematizam diversas perspectivas advindas das práticas de ensino e pesquisa referentes a este período (MIATELLO, 2017).
Os trabalhos que compõem o atual dossiê intitulado “A História Medieval na formação docente e na educação básica: experiências, propostas e reflexões atuais” estão voltados para temas atuais que abordam a História Medieval tanto na formação docente quanto na educação básica e os artigos aqui presentes representam experiências docentes de sala de aula no contato com a formação docente ou no ensino de História a partir do Medievo.
Neste sentido, os resultados deste dossiê apresentam reflexões sobre os seguintes aspectos:
– Formas de ensino de História das Mulheres no Medievo;
– Jogos eletrônicos no ensino de História Medieval;
– Considerações sobre o ensino de História Medieval a partir do cenário discente;
– Experiências de grupos de estudo sobre História Medieval;
– Problematizações sobre abordagens tradicionais do ensino de História Medieval;
– Reflexões teóricas sobre o ensino de História Medieval;
– Gamificação;
– Livros didáticos e abordagens interdisciplinares no conteúdo de História Medieval.
A seguir, apresentamos brevemente os artigos que fazem parte deste dossiê. Amanda Gisele Rodrigues e Nilton Mullet Pereira apresentam o texto “As Trobairitz irrompem no banquete de Sócrates”, no qual problematizam o ensino de História Medieval abordando o conceito de história menor e da imaginação na aprendizagem em História, destacando a necessidade de considerar no ensino a multiplicidade de temporalidades e os modos de ser e de pensar que compõe o Medievo. Para isso, destaca as mulheres trovadoras (trobairitiz), fortalecendo as propostas de abordagem sobre a história das mulheres no âmbito escolar.
Continuando na perspectiva da abordagem da História das Mulheres no Medievo no ensino de História, “Pelo pão de cada dia: mulheres medievais, trabalho e ensino de história” é o título do trabalho escrito por Maria Bonat Trevisan e Douglas Mota Xavier de Lima. Neste artigo, os autores propõem uma discussão sobre as mulheres e o trabalho na sociedade medieval a partir de propostas didáticas aplicadas no Ensino Fundamental II, com a utilização de textos e imagens, com o objetivo de promover o ensino de História a partir do campo de estudos História das Mulheres.
Priscila Aquino e Cícero Augusto Sousa Costa Júnior apresentam o artigo “Construindo feudos no Minecraft – interdisciplinaridade e metodologia ativa em foco”, no qual o jogo eletrônico Minecraft foi utilizado no contexto do ensino de História Medieval. A partir de uma experiência interdisciplinar de sala de aula no âmbito escolar, envolvendo as disciplinas de História e Pensamento Computacional, o artigo apresenta a experiência da atividade que possibilitou o corpo discente ser o protagonista do exercício utilizando jogos em sala de aula.
Saymon da Silva Siqueira e Adailson José Rui apresentam o artigo intitulado “Potencialidades do ensino de história Ibérica a partir do estudo da conquista do Reino de Córdoba por Fernando III entre 1236-1240: objeto de aprendizagem digital”. Neste artigo é realizada uma reflexão a partir da formulação de um objeto de aprendizagem oriundo de uma pesquisa de pós-graduação. No mesmo sentido, os autores fazem uma reflexão sobre os usos, possibilidades e tensões da presença da tecnologia no contexto educacional.
O artigo intitulado “Medievo gamificado” é uma contribuição de Renan da Cruz Padilha Soares. No artigo, o autor destaca a importância de abordar uma metodologia de forma crítica e apropriada em sala de aula, e faz uma reflexão teórica propondo um modelo de gamificação dos conteúdos de História Medieval para o ensino básico.
Guilherme Antunes Junior apresenta suas reflexões no artigo “Fontes medievais no ensino de história: reflexões sobre o medievo em uma escola do campo na Vila do Abraão, Ilha Grande, Rio de Janeiro” abordando as possibilidades de ensino de História voltadas para o período medieval no âmbito escolar. Refletindo sobre possibilidades a partir da BNCC, o autor repensa os conteúdos e as práticas de ensino de História Medieval realizadas a partir do cenário discente.
“O medievo na Educação Básica: o LEMIMA como projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão” é a contribuição de Magda Rita Ribeiro de Almeida Duarte. Neste artigo, a autora apresenta uma reflexão sobre a sua experiência a partir das atividades realizadas no LEMIMA – Laboratório do Ensino Médio sobre Idade Média e Antiguidades no IFMT/Campus Paracatu, com ênfase nas práticas de ensino e nos desafios enfrentados no cotidiano do ensino e da pesquisa.
Luciano José Vianna e Antonione Antunes dos Santos apresentam suas reflexões no texto “Breves reflexões sobre gêneros textuais e livros didáticos: o conteúdo de História Medieval”. Neste artigo, os autores direcionam suas reflexões para a importância do conhecimento dos gêneros textuais na utilização dos livros didáticos de História, com recorte temático no conteúdo de História Medieval, com o objetivo de destacar não somente a complexidade deste material didático, mas também a diversidade de possibilidades metodológicas no ensino de História a partir desta abordagem.
Dessa forma, o presente dossiê “A História Medieval na formação docente e na educação básica: experiências, propostas e reflexões atuais” comporta algumas possibilidades de abordagem sobre a História Medieval na formação docente e no ensino básico, as quais são resultado das diversas experiências apresentadas pelos autores dos artigos.
Desejamos a todos uma boa leitura!
Petrolina, 22 de julho de 2022.
Referências
BOVO, Claudia. R. Por que Idade Média? Dos motivos de se ensinar História Medieval no Brasil. In: FAUAZ, Armando Torres. La Edad Media en perspectiva latinoamericana. Heredia: EUNA, 2018, p. 257-278.
BUENO, André; BIRRO, Renan; BOY, Renato (Orgs.). Ensino de História Medieval e História Pública. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020.
LIMA, Douglas Mota Xavier de. Uma história contestada: a História Medieval na Base Nacional Comum Curricular (2015-2017). Anos 90, vol. 26, p. 1-21, 2019.
MIATELLO, André Luis Pereira. A História Medieval na graduação em História: da pesquisa à docência. Revista Chilena de Estudios Medievales, num. 11, p. 68-90, enero-junio 2017.
PEREIRA, Nilton Mullet. A invenção do medievo: narrativas sobre a Idade Média nos livros didáticos de história. In: Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Helenice Rocha, Luis Reznik, Marcelo de Souza Magalhães (Orgs.). Rio de Janeiro: FGV, 2017, p. 169- 184.
SILVA, Edlene. Livros didáticos e ensino de história: a Idade Média nos manuais escolares do Ensino Fundamental. História e Ensino, vol. 17, p. 7-31, 2011.
VIANNA, Luciano José (Org.). A História Medieval entre a formação de professores e o ensino na Educação Básica no século XXI. Experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1u90QbBa34iedo3FSiIl0ia9SSj1ffw1w/view.
Organizador
Luciano José Vianna – UPE/Petrolina. E-mail: luciano.vianna@upe.br
Referências desta apresentação
VIANNA, Luciano José. Apresentação. Ponta de Lança- Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura. São Cristóvão, v. 16, n. 30, p.10-13, jan./ jun. 2022. Acessar publicação original [DR]