Vera: A Princesinha do Nortão. Uma contribuição ao estudo da ocupação da Amazônia Mato-grossense, de autoria de Alexandre Panosso Netto, licenciado em Filosofia e bacharel em Turismo pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande-MS e Especialista e Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Dourados.
Seu primeiro livro buscou resgatar a memória da cidade de Vera-MT, que se caracteriza como primeiro núcleo de colonização da Amazônia Mato-grossense a receber incentivos fiscais do Governo Federal após a criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária -INCRA.
A obra está estruturada em seis capítulos. O primeiro analisou a ocupação de Mato Grosso desde o período colonial até os projetos de colonização atuais. O segundo, dedicou-se a avaliar a atuação da Colonizadora Sinop, resgatando para isso, sua fundação, objetivos, estruturação e projetos de colonização. Enfatizou, nesse momento, o projeto de colonização da Gleba Celeste. O terceiro narrou com propriedade o “nascimento” da cidade de Vera: as primeiras dificuldades enfrentadas, os primeiros colonos a adquirirem terras no local, o planejamento, inauguração, aspectos religiosos, personagens e instalação das indústrias madeireiras. O capítulo quatro foi dedicado aos moradores que chegaram a Vera entre os anos de 1970 e 1972 e que residem na cidade até os dias atuais. Nesta parte do trabalho pôde resgatar a fala dos excluídos e, assim, apresentar uma história “vista de baixo”. No capítulo cinco o autor avaliou os aspectos políticos e econômicos do município, como também, apresentou um panorama das administrações municipais. E, finalmente, no último capítulo, intitulado “Assim é Vera”, registrou a situação atual da cidade, com sua localização, seus órgãos, entidades, costumes e dados da Estação Meteorológica Gleba Celeste, a primeira do norte de Mato Grosso.
Seu trabalho é fruto de uma metodologia diversificada, tendo em vista a utilização da história oral, em que realizou 39 entrevistas com personalidades e moradores, de um levantamento bibliográfico apurado e consistente e, ainda, da busca de documentos em diversos órgãos públicos e privados, localizados nos estado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.
Por estes motivos, verifica-se que o autor apresenta ao público uma obra importante, sobretudo aos que desejam entender o processo de colonização do estado de Mato Grosso. O trabalho oferece ao atento leitor uma visão do processo de colonização da Gleba Celeste e, em especial, do município de Vera, podendo ele encontrar também mapas, gráficos, dados estatísticos e muitas fotos ilustrando o corpo da obra. Os recursos narrativos e descritivos utilizados longe de prejudicarem a qualidade do estudo, deram consistência e vida aos fatos, lugares e pessoas apresentados.
O autor iniciou suas pesquisas em 1997 e para efetivá-las contou com o apoio da população verense, do poder público municipal e de vários estabelecimentos comerciais da cidade.
Escritor sintonizado com as atuais discussões acerca dos processos de colonização apresenta uma obra que poderá contribuir para o entendimento de mais um dos aspectos da história mato-grossense, na medida em que aponta novas idéias e abordagens diferenciadas. Seus escritos são destinados a estudantes secundaristas, pré-universitários e universitários, a historiadores e geógrafos, bem como a todas as pessoas que desejam melhor compreender o processo histórico regional. Cabe lembrar que pode ser adotado em especial nos cursos de História e Geografia, sobretudo no que diz respeito às disciplinas que se dedicam ao estudo das questões regionais.
Muitas são as obras que abordam o processo de colonização do estado de Mato Grosso, e Vera: A Princesinha do Nortão torna-se mais um referencial a ser privilegiado pelos estudiosos da temática.
Resenhista
Ana Paula Squinelo – Mestra em História e professora no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis. E-mail: apsquinelo@bol.com.br
Referências desta Resenha
PANOSSO NETTO, Alexandre. Vera: A Princesinha do Nortão. Uma contribuição ao estudo da ocupação da Amazônia Mato-grossense. Campo Grande, 2000. Resenha de: SQUINELO, Ana Paula. Fronteiras: Revista de História. Dourados, v.5, n.10, p.143-145, jul./dez. 2001. Acessar publicação original [DR]
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.