Unidade 2 – Problemas de aprendizagem
Última atualização - 11/11/2021, às 11h37h.
BEM-VINDOS!
Colegas, esta a página armazena e distribui o material a ser lido, produzido e avaliado, relativo à segunda unidade do nosso curso de Avaliação Educacional.
Esta se inicia com a problematização de dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede pública estadual sergipana e culmina com a produção de uma revisão da literatura sobre questões de avaliação em Língua Portuguesa ou em História, nos anos iniciais, construída em grupo.
Relembro que as dúvidas sobre as leituras e os exercícios devem ser dirimidas no início das aulas síncronas correspondentes ou mediante escrita na janela "comentários" (abaixo).
Sigam as orientações e prestem atenção ao calendário.
Bom trabalho!
EXPECTATIVAS
Objetivo desta unidade é viabilizar o desenvolvimento das habilidades de problematização da realidade, investigação sobre o conhecimento acadêmico relativo a demandas sociais reais e auxiliar à resolução de problemas reais de avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa ou em História, no terceiro, quarto e quinto anos do Ensino Fundamental.
Espero que, ao final da unidade, vocês estejam capacitados a discutir as causas de determinado problema de aprendizagem enfrentado pelos alunos sergipanos dos anos iniciais, empregando conhecimentos tácitos e conhecimentos especializados, colhidos em artigos em periódicos científicos, livros, capítulos de livros, teses ou dissertações.
ATIVIDADE VIII
Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 29/09/2021 | SEXTA-FEIRA 01/10/2021 | Síncrona - 2h.
Objetivo - Identificar problemas de aprendizagem a serem enfrentados coletivamente.
Princípio de aprendizagem - A submissão do professor às testagens que formula e aplica favorece à sua compreensão sobre eventuais problemas que os alunos poderão enfrentar na resolução dos mesmos.
Ação 1 - Acompanhem a preleção do professor sobre a necessidade de alinhar a avaliação educacional aos problemas de aprendizagem efetivos, diagnosticados na rede pública de ensino.
Ação 2 - Empregando o aplicativo Google Formulários, respondam ao teste diagnóstico sobre aprendizagens históricas para o 5o ano do Ensino Fundamental.
Ação 3 - Escrevam e comuniquem oralmente sobre as dificuldades enfrentadas na resolução dos itens de prova.
Ação 4 - Escolham e comuniquem o problema de aprendizagem relacionado ao ensino da Língua Portuguesa ou da História, entre os alunos do 5o. ano do Ensino Fundamental, a ser identificado e enfrentado, durante a terceira unidade, mediante sequência didática e construção de testes.
Recursos - Sala de aula virtual - meet.google.com/msm-exof-zoe | Texto "Fato e Opinião", de Itamar Freitas
EXCEPCIONALMENTE, A AULA DESTA SEXTA COMEÇARÁ ÀS 20H.
Acesse aqui o Formulário de prova sobre a diferenciação entre fato e opinião. Poste sua posição individual até 01/09 às 23h59.
Formulário de identificação dos problemas de aprendizagem a serem enfrentados coletivamente. Poste a posição do grupo até 08/10 às 23h59.
ATIVIDADE IX
Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 06/10/2021 e SEXTA-FEIRA 08/10/2021 | Síncrona - 4h.
Objetivo - Ler e fichar artigos de revistas especializadas que tratam do problema de aprendizagem selecionado pelo grupo e fichar o resultado da leitura em resumos simplificados na quantidade de um resumo para cada membro do grupo.
Princípio de aprendizagem - Aprender investigando é mais prazeroso e estimulante que receber proposições fechadas do professor ou do compêndio.
Ação 1 - Usando o índice de "objetos de dossiês" e os "sumários" de periódicos, façam um levantamento bibliográfico (construam listas de artigos com respectivos links) que potencial ou efetivamente ofereçam uma resposta ao problema de pesquisa estabelecido pelo grupo. Iniciem a busca pelo acervo do Blog. Se for necessário, avancem para outras bases de dados, como Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Google Acadêmico.
Ação 2 - Leiam artigos selecionados, fichando as principais ideias por meio de um resumo simplificado.
Ação 3 - Postem os fichamentos realizados durante a atividade no formulário disponibilizado abaixo (Recursos).
Recursos - Recursos - Sala de aula virtual - meet.google.com/msm-exof-zoe Inventário de objetos e dossiê | Inventário de objetos de resenha | Filtro na lateral deste post para buscar sumários de revista | Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES | Google Acadêmico | Modelo de resumo simplificado
ATIVIDADE X
Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 13/10/2021 e SEXTA-FEIRA 15/10/2021 | Síncrona - 4h.
Objetivo - Finalizar o trabalho de classificação e agrupamento de resumos e postar o texto da revisão da literatura nos formulário específico disponível abaixo (Recursos).
Princípio de aprendizagem - Compor e decompor textos autorais reforça as habilidades abstratas de análise e de síntese e desenvolve a habilidade de metacognição (saber como melhor se faz melhor alguma coisa mediante autoavaliação).
Ação 1 - Empregando os resumos simplificados sobre os artigos lidos, identifiquem os tipos predominantes de informação e estabeleçam ordens para a sua exposição.
Recursos - Sala de aula virtual - meet.google.com/msm-exof-zoe | Inventário de objetos e dossiê | Inventário de objetos de resenha | Filtro na lateral deste post para buscar sumários de revista | Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES | Google Acadêmico | Modelo de resumo simplificado | Modelo de revisão da literatura |
- TURMA DA QUARTA - Postar revisão da literatura até terça-feira (26/10/2021).
- TURMA DA SEXTA - Postar revisão da literatura até quinta-feira (28/10/2021).
ATIVIDADE XI
Data/hora/modalidade - QUARTA-FEIRA 20/10/2021 | SEXTA-FEIRA 22/10/2021 | Assíncrona - 4h.
Objetivo - Ler e fichar artigos de revistas especializadas que tratam do problema de aprendizagem selecionado pelo grupo.
Princípio de aprendizagem - Aprender investigando é mais prazeroso e estimulante que receber proposições fechadas do professor ou do compêndio.
Ação 1 - Usando o índice de "objetos de dossiês" e os "sumários" de periódicos, façam um levantamento bibliográfico (construam listas de artigos com respectivos links) que potencial ou efetivamente ofereçam uma resposta ao problema de pesquisa estabelecido pelo grupo. Iniciem a busca pelo acervo do Blog. Se for necessário, avancem para outras bases de dados, como Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Google Acadêmico.
Ação 2 - Leiam artigos selecionados, fichando as principais ideias por meio de um resumo simplificado.
Recursos - Inventário de objetos e dossiê | Inventário de objetos de resenha | Filtro na lateral deste post para buscar sumários de revista | Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES | Google Acadêmico | Modelo de resumo simplificado | Modelo de revisão da literatura | Formulário para postagem da revisão da literatura.
ATIVIDADE XII
Data | hora | modalidade | duração - QUARTA-FEIRA 27/10/2021 | SEXTA-FEIRA 29/10/2021 | Assíncrona | 4h
Objetivo - Submeter a revisão de literatura à avaliação dos colegas.
Princípio de aprendizagem - A avaliação entre pares reforça o compromisso ético dos que avaliam, no sentido de julgarem mediante critérios previamente acordados e, simultaneamente, amplia a responsabilidade dos que são avaliados em relação ao que produzem e publicam.
Ação 1 - Avaliar por escrito, via formulário eletrônico, a revisão da literatura produzida por cada grupo.
Recursos - Sala de aula virtual e formulários de avaliação das revisões da literatura.
- Para a turma a QUARTA - Avaliar até quarta-feira às 24h (27/10/2021). Acessem o formulário para a avaliação em grupo as resenhas produzidas coletivamente
- Para a turma da QUARTA - Acessar o formulário para informar a nota da unidade II, para solicitar a primeira correção ou uma nova correção de prova pela turma da QUARTA-FEIRA.
Avaliem aqui o texto de Daniele, Keilla, Luiza e Larissa
Avaliem aqui o texto de Felipe, Inajá, Gabriele e Ketlen.
Avaliem aqui o texto de Adria, Mirelle, Taislene e Williany.
Avaliem aqui o texto de Bruna, Carla, Laís, Tabatha e Tauam.
Avaliem aqui o texto de Marcia, Andressa, Clarisse e Flávia.
Avaliem aqui o texto de Lana, Lorena, Eliane e Gildeane.
Avaliem aqui o texto de Kerollyn, Raimundo, Rebeca e Talissa.
Avaliem aqui o texto de Brenda, Ivana, Thais e Yasmim.
Avaliem aqui o texto de Ana Paula, Karina, Larissa e Luara.
Avaliem aqui o texto de Ailton, Louyse, Lucileide e Karine
Avaliem aqui o texto de Crislane, Izabel, Madalena e Renata
- Para a turma a SEXTA - Avaliar até sexta-feira às 24h (29/09/2021). Acessem o formulário para a avaliação em grupo as resenhas produzidas coletivamente.
- Para a turma da SEXTA - Acessar o formulário para informar a nota da unidade II, para solicitar a primeira correção ou uma nova correção de prova pela turma da SEXTA-FEIRA.
Avaliem aqui o texto de Deyvid, Jéssica, Lucas e Micaela
Avaliem aqui o texto de Isabela, Larissa, Lourena e Maria Verônica.
Avaliem aqui o texto de Flávia, Gleiciane, Marina e Zaiane.
Avaliem aqui o texto de Ana Regina, Andrielle, Denise e Wendy
Avaliem aqui o texto de Inara, Milena, Nívea e Ricardo
Avaliem aqui o texto de Lorenne, Rosaline, Ariadeni e Ketlhyn
Avaliem aqui o texto de Elizandra, Iara, Misael e Rafaela
QUEM JÁ ENCERROU TODOS OS TRABALHOS DA UNIDADE II, JÁ PODE DAR INÍCIO ÀS TAREFAS DA UNIDADE III. CLIQUE AQUI.
9 comentários
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
Colegas da turma da sexta-feira.
Excepcionalmente, nosso encontro de hoje (15 de outubro) se iniciará às 20h.
Estou em um evento da própria Universidade, marcado antes da nossa programação. Peço desculpas.
Até já.
Itamar
Colegas surgiu uma dúvida no momento de enviar o formulário para avaliação da revisão de literatura que o professor conseguiu me esclarecer, e sugeriu que postasse aqui caso seja dúvida de mais alguém.
Minha dúvida era a seguinte: abaixo de cada questão do formulário, há 1 pergunta, dizendo, por exemplo, para informamos quais informações requisitadas deixamos de incluir na revisão. O professor esclareceu que caso tenhamos respondido que “sim”, não há necessidade de responder a estas perguntas.
Boa tarde! O grupo de Isabela faz parte da turma da noite, porém está inserido na avaliação dos grupos da tarde.
Olá Ana Paula
Obrigado pelo aviso.
Equívoco corrigido.
Itamar.
Professor, meu grupo não conseguiu enviar a revisão literária no prozo, fiquei responsável por enviar o trabalho, mas tive problemas de internet na terça-feira, quando fui enviar o arquivo ficava saindo do AVA e demorando a voltar a acessar a plataforma. Por isso acabei não conseguindo enviar no prazo, gostaria de saber o que meu grupo pode fazer para não ficar sem essa nota?
Boa tarde, Professor Itamar.
Infelizmente por força maior, a nossa líder do grupo foi impossibilitada de enviar a atividade de REVISÃO DA LITERATURA, terça dia 26.
Reforçamos que a referida atividade já estava feita conforme seu cronograma.
Existe a possibilidade de enviarmos hoje com o material dos colegas da sexta-feira, e a RESENHA ser avaliada por esses colegas?
Obrigado pela devida atenção. “E, parabéns pelo gosto musical”.
Componentes do grupo: Ailton, Louyse, Lucileide e Karine.
Componentes do grupo: Ailton, Louyse, Lucileide e Karine.
RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – SEGUNDA UNIDADE – TURMA DA QUARTA-FEIRA
TÍTULO:
A Consciência Fonológica na concretização da Alfabetização: uma análise atual sobre a aquisição da leitura e da escrita
AUTORIA:
1. Felipe: lipe.macedor99@gmai.com
2. Inajá: aninhapagodeira133@live.com
3. Gabriele: contato.gabrielesilva97@gmail.com
4. Ketlen: Ketlenn_santana@hotmail.com
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?10 / 10 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 10
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?10 / 10 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 10
Não 0
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *2 respostas
Não ha incorreçoes
Algumas frases estão sem virgula e assim dificultando no momento da leitura.
TÍTULO: A Dificuldade em Interpretação de Texto por Alunos do Ensino Médio: uma revisão de literatura
Adria Gabriele Santos Feitoza (adriagabriele2020@gmail.com)
Mirielle Silva Santana (mirielesantana6@gmail.com)
Taislaene Araújo Santos (taislainearaujo59@gmail.com)
Williany Souza Santos (willianysza@gmail.com)
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?8 / 9 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 8
Não 1
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.2 respostas
Todos os pontos estão descritos e contemplados no texto, no entanto, nota-se a falta de estrutura, coesão e coerência textual.
Penso que a problemática trazida pelo grupo deveria ser dentro da perspectiva do ensino fundamental menor ( 1º a 4 º série) e eles falaram do ensino médio.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?8 / 9 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 8
Não 1
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *4 respostas
o uso de virgula repetidas vezes e em alguns casos seria mais adequado o uso do ponto.
No presente texto, podemos observar que além falta da interpretação do texto, também há dificuldade na elaboração e estruturação do mesmo, uma falta frase não é um paragrafo, falta conectivos e uma continuidade na escrita.
Não há incorreções
Apresenta períodos longos.
TÍTULO:
Bruna Isabela de Sá Silva/Carla Pereira Barros/Laís Regina Leite Pinheiro/Tabatha Costa Bastos/Tauam Marques Pinheiro
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?2 / 9 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 2
Não 7
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.6 respostas
Título, Introdução, Resultados, Conclusões, Referências.
Título, introdução, conclusão e referências
O texto não segue a estrutura proposta pelo Prof. Itamar, não tem título, não tem a autoria com o email logo no começo, o resultado e a conclusão são apresentados como formato de resumo proposto pelo professor, e não tem referências no final do texto.
Não tem: titulo, conclusões e referências.
Não possui o título, as conclusões e as referências.
Ausência de título e referências. Autorias sem endereço eletrônico.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?4 / 9 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 4
Não 5
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *4 respostas
Acentuação e grafia de palavras (+ de um erro).
a cerca – acerca (parágrafo 1); desvenda – desvendar (parágrafo 1); falar – falas (parágrafo 1); e – é (parágrafo 3)
Parágrafos estão longos.
Suas falar – suas falas Por – Pôr Desvenda – desvendar Socio-espacial – socioespacial
TÍTULO: Quais os recursos mais utilizados pelos professores do 4° ano do ensino fundamental dos anos iniciais, que facilitam no processo de aprendizagem na disciplina de língua portuguesa ou linguagens dos alunos com dislexia?
Marcia Evangelista Da Silva Santos (marciaevangelistasilv@outlook.com)
Andresa Souza Santos (andresa453@academico.ufs.br)
Clarice Beatriz Santos Silva (claricebt@academico.ufs.br)
Flávia Silva Rocha (flaviabin@academico.ufs.br)
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?8 / 8 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 8
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?6 / 8 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 6
Não 2
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
Não incorreções.
TÍTULO:
As dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental da escola pública: O que dizem os pesquisadores e como contorná-la.
Lanna Stefhanny dos Santos Ribeiro (lannastefhanny@gmail.com)
Lorena Melo dos Santos (lorenamelo98361@gmail.com)
Eliane de Carvalho Pino Andrade (elianedecarvalhoa@gmail.com)
Gildeane Hilglley Alves da Silva (gildeanehilglley@gmail.com)
RESULTADOS
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?10 / 10 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 10
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?7 / 10 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 7
Não 3
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
Não há incorreções.
TÍTULO:
Os livros didáticos do 5º ano: as relações e representações raciais apresentadas em suas imagens.
Kerollyn Cristina dos Santos Souza (kerollyn1998@hotmail.com)
Raimundo Renato da Silva Neto (raimundorenato1@gmail.com)
Rebeca Santa Rita Freitas (rebeca.s.r.f@gmail.com)
Thalissa Silva Souza (thalissa.souza@live.com)
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?10 / 10 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 10
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?8 / 10 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 8
Não 2
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
Não há incorreções.
TÍTULO: Por que alunos com dislexia são tratados como preguiçosos e indisciplinados no ambiente escolar?
Brenda Kerolle Lima do Nascimento Santos (brendakerolle@gmail.com)
Ivana Maria Santana Andrade (ivanamaria588@gmail.com)
Thais Silva Rocha Melo (roochatha@gmail.com)
Yasmim da Silva Ferreira (yasmimferreira20@hotmail.com)
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?10 / 10 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 10
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?8 / 10 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 8
Não 2
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
Da questão dislexia – a questão da dislexia Por determinados professores pois os alunos – por determinados professores, pois os alunos Uma dedicação as atividades – uma dedicação às atividades GonçalvesM – GONÇALVES, M.
TÍTULO: Diferenciação dos Gêneros Textuais: dificuldade enfrentada por alunos do 5° ano
Ana Paula Lima dos Santos (anapaula.letras@academico.ufs.br)
Karina Santana Mendonça (karinasmendonca@academico.ufs.br)
Larissa Santos Lima (larissa1517@academico.ufs.br)
Luara Emanuelle Alves de Jesus (luaraemanuelle02@gmail.com)
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?11 / 11 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 11
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?9 / 11 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 9
Não 2
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *2 respostas
Não há incorreções.
Não incorreções.
Título: Por que mesmo a Alfabetização, sendo tão exigida, ainda há uma grande defasagem em sua aprendizagem?
1. Ailton Santos de Andrade: ailtonandrade@academico.ufs.br
2. Louyse Gabrielle da Conceição Pereira: louysegabrielle@academico.ufs.br
3. Lucileide Simplício da Silva: lucisimplicio@academico.ufs.br
4. Karine Santos Santana: Karinesantos13@academico.ufs
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?3 / 3 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 3
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?3 / 3 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 3
Não 0
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
TÍTULO: O ensino remoto e os impactos nas aprendizagens
AUTORIA:
1. Crislane dos Santos Ramos: rcrislane030@gmail.com
2. Izabel Silva Souza: izabeldesouza@academico.ufs.br
3. Madalena Passos David: madalenadavid@academico.ufs.br
4. Renata Carmelina Santos Souza: renatacarmelina@hotmail.com
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?7 / 7 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 7
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.1 resposta
São 4 pessoas e só leu 3 publicações?
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?6 / 7 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 6
Não 1
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *2 respostas
este – Neste; . selecionando – . Selecionando; publicações que se trata – publicações que tratam; publicação que se trata sobre – publicação que trata sobre.
Pode-se observar diversos erros na escrita dessa resenha. 1. Erros banais, como letra maiúscula no início de frase; 2. Erros textuais, a exemplo da má estruturação do parágrafo; 3. Erros acadêmico, por exemplo: a referência.
RESULTADOS DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA – SEGUNDA UNIDADE – TURMA DA SEXTA-FEIRA
TÍTULO: Resolução de problemas que envolvem as quatro operações: Por que os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Pedro apresentam essa dificuldade?
2. Isabela Menezes Santos (belamenezes@academico.ufs.br)
3. Larissa dos Santos (larissasantos@academico.ufs.br)
4. Lourena Cristina da Silva Lima (lourena@academico.ufs.br)
5. Maria Verônica Rocha Santos (mariaveronica@academico.ufs.br)
RESULTADOS
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?17 / 18 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 17
Não 1
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.2 respostas
Resultados.
Todos os pontos estão descritos e contemplados no texto.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?14 / 18 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 14
Não 4
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *3 respostas
Uso da virgula, referência segundo a ABNT NBR 6.023 e os parágrafos 12 e 13, poderiam ser unidos, pois do modo como está é mais frase do que parágrafo.
Não há incorreções.
Só percebemos um erro no “Anal de evento científico”, acreditamos que o correto seja “Anais de eventos científicos”
TÍTULO: POR QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DA CONCEIÇÃO CRUZ VASCONCELOS TEM DIFICULDADE EM PRODUZIR TEXTOS?
Autor 1: Flávia de jesus Santos. flavia_flv@academico.ufs.br
Autor 2: Gleiciane dos Passos Torres. zaianetbs@gmail.com
Autor 3: Marina Ribeiro Batista. maariibatista@gmail.com
Autor 4: Zaiane Tayse Barbosa de Souza. gleicytorres.gt@gmail.com
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?7 / 7 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 7
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?6 / 7 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 6
Não 1
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
Encontramos apenas um erro de concordância no título no nome “dificuldade”, entendemos que seria ” dificuldades” pois o mesmo estava relacionado a alunos.
TÍTULO: Aprendizagem Matemática do 3° ano: Dificuldades na solução de problemas do campo aditivo.
Ana Regina Alves França Silva (ana.regina@academico.ufs.br)
Andrielle de Oliveira Dantas Mendonça (andri_design@academico.ufs.br)
Denise Vieira Santos (denisevieira@academico.ufs.br)
Wendy Leticia Ramos Alves Santos (wendyleticiasantos@hotmail.com)
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?6 / 6 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 6
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?6 / 6 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 6
Não 0
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
TÍTULO: Baixo desempenho em leitura: uma visão voltada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Inara Larissa Carregosa dos Santos (inaralcds@hotmail.com)
Milena Pereira Santana Souza (milenapss20@gmail.com)
Nívea Juliana Souza Silva Santos (niveajuliana1@gmail.com)
Ricardo Meneses (ricardomeneses.adm@gmail.com)
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?6 / 6 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 6
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?5 / 6 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 5
Não 1
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
No fim da conclusão observamos um erro de concordância em “ao alunos”, acreditamos que seria “aos alunos” ou “os alunos”.
TÎTULO: Desvendando as Dificuldades na Realização de Operações Matemáticas Básicas
Lorenne Pina (lorenne_pina@academico.ufs.br)
Rosaline Soares (rosaline@academico.ufs.br)
Ariadeni Pinheiro (ariadeni@academico.ufs.br)
Ketlhyn Myllena (ketlhyn@academico.ufs.br)
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?6 / 6 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 6
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?5 / 6 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 5
Não 1
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *1 resposta
Introdução: 2° parágrafo 13° linha – nas escolas ( seria DAS e ponto continuando). Com isso gera (Isso, gera…) Resultados: 1° parágrafo última linha – erros de contagem entre outros (faltou a vírgula depois de contagem).
TÍTULO: Por que após o retorno do ensino presencial os alunos do 3º ano do Colégio Sagrada Família, demonstram falta de concentração nas aulas de Língua Portuguesa, História e Geografia?
2.Elizandra de Jesus Fernandes (elizandrajfernandes@gmail.com)
3.Iara Luizi Souza Santos (iaraluiizeagrimensura@gmail.com)
4.Misael Emílio Gama Góis (misaelgois18@gmail.com)
5.Rafaela da Solidade Santos (rafaelasolidade4576@gmail.com)
RESULTADOS:
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?6 / 6 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 6
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?6 / 6 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 6
Não 0
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
TÍTULO
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)? *
AUTORIA
Danielle Santos Menezes (danimenezes68@hotmail.com)
Keilla de Jesus Andrade (keillaandrande015@gmail.com)
Luiza Tainara de Jesus Carvalho (carvalholuiza158@gmail.com)
Larissa Simone do Carmo Lima (larissasimonelima@gmail.com)
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?5 / 5 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 5
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?5 / 5 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 5
Não 0
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE: MICAELA, DEYVID, LUCAS E JÉSSICA
1. Este texto de revisão da literatura contém todas as informações requisitadas no modelo disponibilizado pelo professor (Título, autoria, introdução, resultados, conclusões e referências)?7 / 7 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 7
Não 0
Se você respondeu NÃO, declare quais as informações requisitadas no modelo estão ausentes neste texto de revisão da literatura.0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.
2. Este texto de revisão da literatura apresenta, no máximo, três incorreções de concordância, pontuação, acentuação e/ou grafia das palavras?7 / 7 respostas corretas
Valor Contagem
✓ Sim 7
Não 0
Se você respondeu NÃO, transcreva aqui as incorreções e apresente as respectivas formas corretas. *0 resposta
Ainda não há respostas para esta pergunta.