TransVersos. Rio de Janeiro, v. 16, 2019.
TEORIA, ESCRITA E ENSINO DA HISTÓRIA: ALÉM OU AQUÉM DO EUROCENTRISMO?
EXPEDIENTE
- Expediente
- Revista Transversos
APRESENTAÇÃO
- Apresentação
- Francisco Gouvea de Sousa, Guilherme Moerbeck
DOSSIÊ
- DEUSES DO EGITO, 2016): UMA NARRATIVA FÍLMICA DA CIVILIZAÇÃO BRANCA
- José Maria Gomes de Souza Neto
- ARQUEOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE APROXIMAÇÃO ALUNO-MUNDO ANTIGO: PARA ALÉM DE UMA VISÃO EUROCÊNTRICA.
- Maria Cristina Nicolau Kormikiari, Vagner Carvalheiro Porto
- LA EPISTEMOLOGÍA DE LAS ABUELAS/SABIAS AFROESMERALDEÑAS Y AFROCHOTEÑAS: UNA CONSTRUCCIÓN DESDE EL ESTAR HACIENDO – EXISTIENDO
- Kattya Hernández Basante
- A CRÍTICA EUROCÊNTRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA: ABORDAGENS SOBRE A RETÓRICA LASCASIANA
- Rafael Gonçalves Borges
- DIDÁTICA DA HISTÓRIA E CURRÍCULOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: RELACIONANDO PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA DISCUSSÃO SOBRE O EUROCENTRISMO
- Jean Carlos Moreno
- REFLEXÕES SOBRE OS SENTIDOS DOS PASSADOS DISTANTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ORIENTE E A ANTIGUIDADE COMO IMAGENS MÍTICAS
- Lolita Guimarães Guerra
- PRECONCEITO EM FOCO NA SALA DE AULA: ENTRE O DEBATE O TRABALHO DE CAMPO
- Priscila Aquino Silva
ENTREVISTA
- Théorie, écriture et enseignement de l’histoire : au-delà ou au-dessous de l’eurocentrisme Entretien avec Marc-André Éthier
- Guilherme Moerbeck