Apresentamos mais uma edição da Revista de História da UEG. Este é um volume especial, pois se trata do décimo volume lançado desde o início da revista. Ao longo dos últimos anos temos nos dedicado com afinco à tentativa de consolidar a Revista de História como um importante canal de publicação e veiculação da pesquisa histórica no país, o que temos conseguido fazer com sucesso. Julgamos que a Revista cresceu muito nestes anos de existência, o que pode ser percebido pela quantidade de artigos que temos recebido e pelo nível e qualidade dos textos publicados, de autores(as) de todas as partes do país, o que sempre foi nosso objetivo principal.
Nesta edição trazemos um importante dossiê sobre “Teoria da História e História da Historiografia”, que procura refletir sobre os conceitos teóricos da pesquisa histórica, assim como a história da historiografia, não só nacional como da historiografia clássica. Segundo os professores que idealizaram o dossiê [1]: “o presente dossiê reuniu trabalhos que abordam as diferentes perspectivas de produção e circulação do conhecimento histórico. A História, enquanto disciplina, reflete sobre seus fundamentos teóricos e epistemológicos conectada com suas formas de organização curricular e modalidades de intervenção na sociedade. Portanto, foram acolhidas questões relativas aos conceitos, métodos, objetos e sujeitos envolvidos na escrita da história, da mesma maneira que reflexões sobre instituições de pesquisa, divulgação e ensino de História de modo geral.
O intuito maior é contribuir para a reflexão urgente sobre os diferentes modos de fazer História e se relacionar com ela em diferentes épocas e contextos. Diante disso, além dos enfoques que incidem na escrita da história, como as relações e tensões entre história e verdade, história e memória, história e representação, história e ficção, história e temporalidades, abrimos espaço para debates em torno do papel social do historiador, dos horizontes de divulgação da história ensejadas pela história pública, pela história do tempo presente ou pela relevância interseccional dos conceitos de raça, classe e gênero na escrita e recepção da história enfatizados pelas teorias feministas, giro decolonial e o pensamento afrodiaspórico, entre outros”.
Desejamos a todos(as) uma ótima leitura!
Nota
1. O presente dossiê foi idealizado por Ana Lorym Soares (UFJ) e Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos (UEG), que avaliaram grande parte dos artigos submetidos, e foi finalizado e organizado pelo Conselho Editorial da Revista de História da UEG
Conselho Editorial. Editorial. Revista de História da UEG, Morrinhos – GO, v.10, n.1, 2021. Acessar publicação original [DR]
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.