História (UFU) | 2005-2007
Cadernos de História. Uberlândia, v. 15, n.1, 2007.
SESS
- Os mapas de conceitos: Representações do conhecimento do professor de história | Maria do Céu de Melo
- A Pesquisa e o ensino de história: a crônica e a leitura | Regma Maria dos Santos
- Entre loucos e fracos: Jânio Quadros e João Goulart em livros didáticos de história 1973-2006 | Mateus H.F. Pereira
- A educação para o trabalhador em Recife no período do Estado Novo (1937-1945): a proposta do Centro Educativo Operário | Lilian Renata de Melo
- O ensino superior brasileiro: desafios e perspectivas diante da flexibilização (1995-2001) | Carlos Henrique de Carvalho
- Aprender a aprender: a história regional e o “aprendiz de historiador/professor” na UNIVAP | Maria Aparecida Papali
- Concepções de ensino de história: um estudo sobre a rede municipal de ensino de Belo Horizonte | Andréia de Assis Ferreira
- Contribuições do saber histórico para uma prática interdisciplinar | rejane silva penna
- História, Música e ensino ao ritmo dos excluídos: músicas engajadas e problemáticas sociais na contemporaneidade | Roberto Camargos Oliveira
- Uma compreensão sobre a autoridade: seus fundamentos e efeitos na relação educativa | Núbia Silvia Guimarães Paiva
Dossiê: “A questão da intolerância nos livros didáticos”
- Educação e intolerância democrática. Diálogos anti-racistas no limiar do século XXI | Florisvaldo Paulo Ribeiro Junior
- Movimento contra a intolerância: o teatro brasileiro frente à ditadura militar | Talitta Tatiane Martins Freitas
- Cruzadas: imagens da intolerância | Ivan Jotta Pereira de Paula
- Revolução cubana x intolerância política: uma proposta de pesquisa e ensino | Ana Flavia Ribeiro Santana
- Em que sentido deve-se entender a tolerância num mundo não só de diferentes, mas também de desiguais, de dominadores e dominados? | Mariana Camin Samora
- Intolera-me que eu intolero-te: o crime organizado no Brasil contemporâneo | Rafael Guarato dos Santos
- A historicidade do ensino de história: a pesquisa e o fazer do professor | Sandra Cristina Fagundes Lima
Revista completa | Cadernos de História nº15 |
Cadernos de História. Uberlândia, v. 14, n.1, 2006.
Artigo
- Cadernos de História | Cadernos de História
- Educação e progresso: evidências oficiais em Uberabinha de 1911 | William Douglas Guilherme
- Representações do ensino rural em Uberabinha – 1888 a 1930 | Tânia Cristina da Silveira
- Imprensa e educação na Primeira Repúbica: Uberabinha, 1888-1930 | Sandra Ferreira de Oliveira Araujo
- A forma(ta)ção da cidadania: os debates em torno da educação em Uberabinha, MG (1892-1920) | handel Carrera Ching
- Intolerância à alteridade na Conquista da América Latina: enfoque da questão nos livros didáticos | Maria Gisele Peres
- Qual cidadania? Que democracia? | Jeanne Silva
- Educação do campo: novas abordagens pedagógicas | Riciele Marjorí Reis Pombo
- Educação especial e inclusão escolar no Brasil: entre teorias e práticas | William Vaz de Oliveira
- Ensino de História e a informática educacional: algumas possibilidades | Andréia de Assis Ferreira
- Profissão docente: representações e práticas educativas nas primeiras séries do ensino fundamental. | Nilza Aparecida da Silva Oliveira
- O estágio supervisionado como campo de pesquisa: as narrativas escolares sobre o conhecimento histórico | Marlene Rosa Cainelli
- Os livros didáticos de História para as séries iniciais do ensino fundamental (PNLD/2004) e as representações de pluralidade cultural | Alexia Pádua Franco
- Música e radiofonia: uma experiência interdisciplinar de prática de ensino | Noadia Munhoz
- Rememorações dos professores de História em relação às Práticas de Ensino desenvolvidas na graduação | Elison Antônio Paim
- Literatura de Cordel: uma porta para o Brasil real | Juscimar Maria de Paula
Cadernos de História. Uberlândia, v. 12, n.1, 2005.
Artigo
- Cadernos de História 12/13 | Cadernos de História
- Ensino de História: fronteiras interdisciplinares, avanços e problemas | Luis Fernando Cerri
- O lugar da História ensinada no discurso curricular (Brasil, últimas décadas do século XX | Renilson Rosa Ribeiro
- A formação de professores de História no ensino superior privado na cidade de São Paulo: um estudo de caso | Elaine Lourenço
- Carta desabafo de um velho professor de História. Crítica ao ensino privado contra o desperdício da experiência | Jeanne Silva
- O ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental | Silma do Carmo Nunes
- Oficina de Prática Pedagógica I como espaço para experimentos na formação de Professores | Elmiro l. da Silva
- O ensino de História nas 3as séries das escolas municipais: entre a proposta curricular e as práticas | Nilza Aparecida da Silva Oliveira
- Literatura e ensino de História: em torno do “1º de Maioâ€? | Geni Rosa Duarte
- “Vanceis tivero em São Pauloâ€?: representações da primeira república na canção caipira de Cornélio Pires | Diogo de Souza Brito
- Numismática/documento/arqueologia: A cultura material e o ensino de História | Cláudio Umbierre Carlan
- Gênero e educação: por uma pedagogia não sexista | Jane de Fatima Rodrigues
- Cultura juvenil: símbolos, estilos e identidades entre utopias e distopias | Fátima Aparecida da Silveira Greco
- Templos do saber: o processo de implantação e funcionamento dos grupos escolares em Aracajú | Crislane Barbosa de Azevedo