História & Ensino. Londrina, 26, n. 1, 2020.
Sumário
Editorial | Eder Cristiano de Souza | 2-3
Artigos
- A Matriz Disciplinar de Jörn Rüsen como chave para compreender as Diretrizes Curriculares da Educação do estado do Paraná | Ricardo Marques de Mello | 4-19
- O Ensino de História na educação pública brasileira: uma análise dos pressupostos historiográficos dos currículos estaduais da década de 1980 | Geyso Dongley Germinari, Flávio Jose Dalazona | 20-36
- A Consciência Histórica como potencial para leitura de mundo | Vera Lucia Trennepohl | 37-55
- A cultura histórica escolar contemporânea: uma análise a partir das categorias rüsenianas | Larissa Klosowski Paula, Isabela Candeloro Campoi | 56-77
- Por um ensino de história indígena em Mato Grosso: o povo Chiquitano na fronteira Brasil/Bolívia | Renilson Rosa Ribeiro, Leticia Antonia de Queiroz | 78-112
- Um cineclube no interior da Amazônia: o uso do audiovisual como prática de aprendizagem histórica | Érico Silva Muniz, Silvane da Silva e Silva | 113-133
- A BNCC e os Referenciais Curriculares do estado da Paraíba: considerações sobre o ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Eduardo Roberto Jordão Knack, Lidiane Elizabete Friderichs | 134-159
- A História Regional e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TDIC’s) em sala de aula | Taís Temporim de Almeida, Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa, Fabio Paride Pallotta, Laís Prestes Redondo, Gabriela Isbaes, Marco Antônio de Morais Júnior | 160-180
- “Lugar de autoria”: outros olhares sobre a produção de livros didáticos | Adriana Soares Ralejo | 181-199
- Ensino de História e desenvolvimento do pensamento histórico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | Eleta Carvalho Freire, Dayse Kássia Silva Amorim, Laís Almeida Souza 200-225 | A invisibilidade da cultura negra brasileira através do discurso da “mestiçagem” | Bruno Marcelo de Souza Costa, Paulo Jorge Martins Nunes, Piedade Lino Videira, Elivaldo Serrão Custódio | 226-243
- O ensino híbrido nas aulas de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental: impactos e transformações no processo de aprendizagem | Samanta Trivilin Comiotto | 244-260
- As religiões afrodescendentes no ensino de História: a série Mojubá, contribuindo para uma educação antirracista | Caio Isidoro Silva | 261-281
- O Ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos na ANPUH-Brasil (1961-2015) | Claudia Smuk da Rocha, Iône Inês Pinsson Slongo | 332-356 | História da Educação | Breve História do Brasil: a influência do Ratio Studiorum na escrita de padre Raphael M. Galanti | Ligia Bahia de Mendonça | 282-303
- Jornal Formação como meio de atuação do Centro Estudantal Campinense (1936/1953) | Ajanayr Michelly Sobral Santana, Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado | 304-331
Expediente | 35
História & Ensino. Londrina, v. 25, n. 2, 2019.
Sumário
Artigos
- A imprensa escrita como afirmação do discurso docente: práticas para o ensino de História | Regina Beatriz Guimarães Neto, Jonathas Duarte Oliveira de Souza | 13-34
- Didática do Ensino Superior e a Lei 10.639/03 nos cursos de História do Ceará | Joselina da Silva, Angela Maria Bessa Linhares, Adriano Ferreira de Paulo | 35-57
- Cidadania, democracia e saber escolar na legislação do Ensino Médio no Brasil | Mauro Cezar Coelho, Rafael da Silva Saldanha | 59-82
- Conhecimento histórico, Ditadura Civil Militar e Democracia : o que pensam alunos do Ensino Médio | Maria Cristina Dantas Pina, Maria Alessandra dos Santos Aquino | 83-113
- Sob o falso prestígio do maravilhoso: o ensino de história nos pareceres da Instrução Pública de 1883 | Ane Luise Silva Mecenas Santos, Cristiano Ferronato | 115-137
- O ensino de história na Era Digital: a inclusão como possibilidade real. O caso dos NTE e NTM em Mossoró-RN | Paulo Augusto Tamanini, Maria do Socorro Souza | 139-166
- Ensino de história e sensibilidade: o ver, o ouvir e o imaginar nas aulas de História | Azemar dos Santos Soares Júnior | 167-190
- Modos de aprender a ensinar sobre Gênero nas aulas de História: apontamentos sobre os relatos de experiências do PIBID/UNIFAL (2015-2016). | Leonara Lacerda Delfino | 191-216
- A ditadura militar narrada nos livros didáticos de história | Osvaldo Rodrigues Junior, Leticia Seba | 217-237
- Pesquisas na área do ensino da história e o software IBM SPSS Statistics: limites e possibilidades no diagnóstico do conhecimento histórico escolar em grande escala | Wilian Carlos Cipriani Barom | 239-268
- A sala de aula no arquivo: análise de uma experiência no Arquivo Público do Estado de São Paulo com alunos da Educação Básica | Stanley Plácido da Rosa Silva, Andresa Cristina Oliver Barbosa | 269-296
- Tinha uma pedra: interlocuções entre o ensino de história e a história pública na implementação da lei 11.645-08 | Maria de Fátima Barbosa Pires | 297-324
- A morte e a morte de Quincas Berro D’água, história e literatura: diálogos, singularidades e possibilidades de análise | Anderson Teixeira Renzcherchen, Silvéria da Aparecida Ferreira | 325-345
- Juventude e contracultura: investigações sobre a consciência histórica de alunos da rede pública e privada | Ruhama Sabião | 347-372
- Um campo de possibilidades: práticas de Ensino de História no Cemitério São João Batista de Guarabira- PB | Paulo Hipólito | 373-400 | Laboratório (artigo) | Panorama da escrita sobre a história e ensino no Brasil Central (2011-2016) | Dennis Rodrigo Damasceno Fernandes | 401-428
- Construção do conhecimento histórico na Escola | Matheus Mendanha Cruz | 429-448
- A identidade indígena brasileira por meio das imagens do livro didático de história | Nádia Narcisa de Brito Santos | 449-473
Resenhas
Expediente H&E v. 25, n. 2 | 481-482 |
História & Ensino. Londrina, v. 25, n. 1, 2019.
Sumário
Apresentação
- Apresentação – Ronaldo Cardoso Alves | 5-11
Artigos
- Cem anos: livro escolar de História do Brasil (1808-1908) | Maria Inês Sucupira Stamatto | 13-40
- Religiosidades: uma análise de duas coleções de livros didáticos do ensino público Brasileiro | Elison Antonio Paim, Guilherme Braunsperger de Lima Vieira | 41-69
- De boas intenções o inferno está cheio: as metodologias de ensino nos livros didáticos de História | Olavo Pereira Soares, Juliana Renata Miguel Monteiro | 71-96
- Livro didático do PNLD campo: considerações sobre ensino de História em escolas localizadas no campo | Rita de Cássia Gonçalves, Geyso Dongley Germinari | 97-118
- A análise das representações e narrativas sobre a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em livros didáticos do ensino médio em Cuiabá/MT | Jaqueline Ap. M. Zarbato | 119-138
- Material didático do Programa NEJA: tensões entre possibilidades emancipatórias e currículo prescritivo no trabalho docente em História | Alessandra Nicodemos, Débora Petrillo Grasso Flor | 139-157
- O que aconteceu com as pessoas? a ditadura nos livros didáticos de História | Juliana Pirola da Conceição Balestra, Rogério Anderson Silva | 159-182
- Percepções acerca do ensino e aprendizagem em História: uma análise sobre a temporalidade e o livro didático | Flávio Batista dos Santos | 183-202
- O protagonismo indígena nas aulas de História: problemas e desafios no livro didático. | Francis Mary Soares Correia da Rosa | 203-226
- Por que e para quê ensinar História? | Maria Terezinha Bellanda Galuch, Cleonice Aparecida Raphael da Silva | 227-252
- Quilombo, identidade e educação escolar: o ensino de História na escola David Miranda em Santana-Amapá | Elivaldo Serrão Custódio, Eugénia da Luz Silva Foster, Silvaney Rubens Alves de Souza | 253-277
- Fotografia, tempo e ensino de História: articulações para uma aprendizagem significativa | Katani Monteiro Ruffato, Lara Moncay Reginato | 279-304
- Porque vocês não sabem do lixo ocidental: ensino de história da educação e a “questão do outro” | Ana Luiza Jesus Costa | 305-332
- O uso de documentos históricos em sala de aula: impactos sociais da Crise de 1929 pelas lentes do fotojornalismo | Daniel Precioso | 333-351
- A Ditadura de 1964-1985 na iniciação à docência: o ensino entre o dever de memória e as disputas midiáticas | Walter Francisco Figueiredo Lowande, Vinícius Pedro Fonseca, Pedro Otávio Carvalho Fernandes | 353-372
- A Universidade, o Museu e a Escola: o ensino de História e o viés extensionista | Érika Oliveira Amorim, Luciana do Carmo Narciso, Thaise Oliveira Paula | 373-389 | História da Educação | Um estudo sobre intelecto, livre arbítrio e virtudes no campo da História da Educação Medieval | Terezinha Oliveira, Ana Paula dos Santos Viana | 391-408
- Estratégias e táticas na docência da disciplina estudo de problemas brasileiros durante a Ditadura Civil-Militar na Universidade Federal do Paraná (1971-1984) | Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Rudimar Gomes Bertotti | 409-425
- Eugenia, educação e saber médico: o discurso eugênico na I Conferência Nacional de Educação (1927) | Alexandre Alves, Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati | 427-451
- Por entre narrativas e documentos escritos: uma História da escola primária no Sul de Sergipe (1930-1960) | Raylane Andreza Dias Navrro Barreto, Laísa Dias Santos | 453-483
- História e ensino durante a Ditadura Militar no Brasil: uma reflexão a partir das memórias de um professor adventista (1954-1982) | Janaina Silva Xavier, Jonathan Contrera Ávila, Pâmela Silveira da Silva, Willian Batista dos Santos Junior | 485-508 | História nos Anos Iniciais | Seleção e os usos dos livros didáticos de História para os anos iniciais do ensino fundamental: algumas questões a partir do olhar de duas professoras | Cristiani Bereta da Silva, David de Souza João | 509-528
- O PNLD e a educação em Direitos Humanos: da definição dos critérios de avaliação à inserção nas coleções de História | Aléxia Padua Franco, Emilene Júlia da Silva Freitas Carvalho | 529-559
Resenhas
Expediente | 589-590
História & Ensino. Londrina, v. 24, n. 2, 2018.
Sumário
Editorial |Ronaldo Cardoso Alves | 5-11
Apresentação
Autor(a) Convidado(a)
Dossiê
- O conceito “Escravidão” nos Manuais Didáticos de História: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal | Ana Paula Squinelo, Glória Solé, Isabel Barca | 55-86
- O que ensinam e como ensinam os Livros Didáticos de História para os adolescentes? Uma experiência de leitura crítica do Guia de Livros Didáticos de História – Anos Finais do Ensino Fundamental (PNLD 2017) | Daniela Casoni Moscato | 87-106
- Livro didático e imagens: uma análise no Instituto Federal do Maranhão | Delcineide Maria Ferreira Segadilha, David Silva Dias | 107-133
- Livros Didáticos e Epistemologia da História: perspectivas e abordagens do Conhecimento Histórico na Cultura Escolar | Éder Cristiano de Souza | 135-161
- Apropriações do tempo presente no Livro Didático de História: o caso das Jornadas de junho de 2013 | Flavia Eloisa Caimi, Letícia Mistura | 163-195
- Narrativas de Professoras sobre textos impressos e virtuais no Ensino de História para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental | Magda Madalena Tuma, Kátia Maria Abud | 197-216
- Livro didático, currículo escolar e história pública: futuro do pretérito | Márcia Elisa Teté Ramos | 217-259
- A ideia de pátria nos livros didáticos aritmética elementar – Livro 1 e Nossa Pátria | Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Roberto João Eissler, Denilson Roberto Schena | 261-285
- O Programa Nacional do Livro Didático e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais | Tiago Costa Sanches | 287-311
- O Ensino de História Regional no Livro Didático de Mato Grosso do Sul (2005) | Vivianny Bessão de Assis, Dennis Rodrigo Damasceno Fernandes | 313-336
- Livros Didáticos, História Pública e o conhecimento histórico produzido sobre o Judeu no Brasil: diálogos e perspectivas | Helena Ragusa | 337-361
- Livro didático público de história do estado do paraná: relações entre ensino, pesquisa e formação de professores | Sueli de Fátima Dias, Siumara Sagati, Fábio de Oliveira Cardoso, Altair Bonini | 363-380
- A “História Nova do Brasil” enquanto lugar de memória e Livro Didático e Político | Tiago Conte | 381-399
Entrevista
Expediente | 411-412
História & Ensino. Londrina, v. 23, n. 2, 2017.
Sumário
Apresentação – Ronaldo Cardoso Alves | 5-9
Artigos
História da Educação
História nos Anos Iniciais
Laboratório (artigo)
Resenhas
Expediente – | 249-250 |
História & Ensino. Londrina, v. 23, n. 1, 2017.
Sumário
Apresentação
Artigos
Expediente | 173-174 |
História & Ensino. Londrina, v. 22, n. 1, 2016.
Sumário
Artigos | História na Base Nacional Comum Curricular: déjà vu e novos dilemas no século XXI | Jean Carlos Moreno | 07-27
História da Educação
Fundamentos da Educação
Laboratório (artigo)
Divulgação | Projeto Zorzal: um site para o ensino da história latino-americana | Ernesto Bohoslavsky, María Paula González | 223-227
Expediente – 22, n. 1, 2016 | 229 |
História & Ensino. Londrina, v. 21, n. 2, 2015.
Sumário
Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 5
Apresentação
- Os lugares de formação de professores de história em questão: dilemas, impasses e desafios para o século XXI | Wilma de Nazaré Baía Coelho, Renilson Rosa Ribeiro | 7-11
- Ensino, história e educação com/sem convergências | Carlos Augusto Lima Ferreira, Marcella Albaine Farias da Costa | 13-30
- Viver e pensar a docência em história diante das demandas sociais e identitárias do século XXI | Nilton Mullet Pereira, Carla Beatriz Meinerz, Caroline Pacievitch | 31-53
- A formação do docente em história como profissional do magistério da educação básica | Crislane Azevedo | 55-82
- Aula de história: evento, ideia e escrita | Helenice Aparecida Bastos Rocha | 83-103
- O que precisa saber um professor de história? | Flávia Eloísa Caimi | 105-124
- Professores de história iniciantes: entre saberes e práticas | Osvaldo Mariotto Cerezer, Selva Guimarães | 125-150
- Entre textos e práticas: ensino de história, instituição escolar e formação docente | Renilson Rosa Ribeiro | 151-179
- Lugar de formação: a produção intelectual discente sobre ensino de história na pós-graduação stricto sensu na região norte | Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho | 181-207
- A produção de lugares na formação docente: experiências no Laboratório de Ensino de História da UFGD | Nauk Maria de Jesus, Fernando Perli | 209-234
- Entre expectativas e experiências: a gênese do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática da História (LEPEDIH) da UNESP/Assis | Ronaldo Cardoso Alves | 235-264
Artigos
Expediente 21, n. 2, 2015 | 36 |
História & Ensino. Londrina, v. 21, n. 1, 2015.
Sumário
Apresentação – Márcia Elisa Teté Ramos | 5-8
Artigos
Laboratório (artigo)
Expediente v. 21, n. 1, 2015 | 307 |
História & Ensino. Londrina, 20, n. 2, 2014.
Sumário
Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos, Marlene Rosa Cainelli | 05-06
Artigos
História da Educação
Fundamentos da Educação
História nos Anos Iniciais
Laboratório (artigo)
Expediente v. 20, n. 2, 2014 | 22 |
História & Ensino. Londrina, v. 20, n. 1, 2014.
Sumário
Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos, Marlene Rosa Cainelli | 5-6
Artigos
Laboratório (artigo)
Expediente v. 20, n. 2 (2014) | 271 |
História & Ensino. Londrina, v. 19, n. 1, 2013.
Sumário
Artigos
Autor(a) Convidado(a)
Tradução
Laboratório (artigo)
Expediente v. 19, n. 1, 2013 | 26 |
História & Ensino. Londrina, v. 18, n. 2, 2012.
Sumário
Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 05
Artigos
Autor(a) Convidado(a)
Tradução
Laboratório (artigo)
Resenhas
Expediente – História & Ensino, Londrina, v. 18, n. , jul./dez. 2012 | 309 |
História & Ensino. Londrina, v. 18, 2012. | Edição Especial – PIBID
Artigos acadêmicos produzidos pela experiência e reflexão dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de História (orientação Profª Drª Marlene Cainelli) e Pedagogia (orientação Profª Drª Sandra Regina de Oliveira) da UEL.
Sumário
Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 5
Artigos
Expediente – v.18, Especial – PIBID, 2012 | 175 |
História & Ensino. Londrina, v. 18, n. 1, 2012.
Sumário
Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 05
Artigos
Autor(a) Convidado(a)
Tradução
O modelo da Educação Histórica: experiência de inovação para a educação básica. | Gerardo Mora, Rosa Ortiz Paz | 219-237
Laboratório (artigo)
Expediente – História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 1, jan./jun. 2012 | 259 |
História & Ensino. Londrina, v. 17, n. 2, 2011.
Sumário
Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 217
Artigos
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.17, n.2, jul./dez. 2011 | 403 |
História & Ensino. Londrina, v. 17, n. 1, 2011.
Sumário
Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 5
Artigos
- Livros didáticos e ensino de história: a Idade Média nos manuais escolares do Ensino Fundamental | Edlene Silva | 7-31
- A entrevista mediada como estratégia metodológica no ensino de história | Wilian Carlos Cipriani Barom | 33-54
- O ensino de história no ensino médio em escolas integrantes do programa universidade-escola da Unochapecó | Elison Antonio Paim, Alan Kaufmann de Mattos, Anderson Poli, Anderson Silva, Aline Maisa Lubenow, Álisson Domingos Prior, André Detoni, Daniel Dalla Zen, Eny D. Pereira, Raquel Reis, Daniel Dalla Zen, Rodrigo Brivio | 55-76
- A história dos cristãos-novos no Brasil colonial: escrita e representações nos livros didáticos nos últimos vinte anos | Helena Ragusa | 77-99
- Educação para a comunidade: algumas perspectivas para o ensino de história | Philippe Delfino Sartin | 101-121
- Conhecendo a cidade, descobrindo o olhar: uma experiência de educação patrimonial com história e fotografia | Maria das Graças de Andrade Leal | 123-147
- A história como jogo: contribuições de Michel Foucault para o ensino da história | Luciano Rocha Pinto | 149-165
- História e memória em sala de aula: as ideias dos alunos sobre as manipulações fotográficas no governo de Stálin (1923-1954) | Andreya Susane Seiffert | 167-181
- Cultura Negra em Blumenau: problematizando identidade e diferença na sala de aula | Carla Fernanda da Silva, Ricardo Machado | 183-193
- A concepção de ensino pensada por Roberto Mange – a formação de mão de obra SENAI: a escola do SENAI – PR | Desirê Luciane Dominschek | 195-210
Expediente – História & Ensino, Londrina, v. 17, n. 1, jan./jun. 2011 | 211 |
História & Ensino. Londrina, v. 16, n. 1, 2010.
Sumário
Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 5
Artigos
Expediente – História & Ensino, Londrina, v. 16, n. 1, 2010 | 143
História & Ensino. Londrina, v.15, 2009.
Sumário
Apresentação – Marcia Elisa Tete Ramos | 5-8
Artigos
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.15, 2009 |
História & Ensino. Londrina, v. 14, 2008.
Sumário
Apresentação Gilmar Arruda | 5-6
Artigos
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.14, 2008 |
História & Ensino. Londrina, v. 13, 2007.
Sumário
Apresentação – Gilmar Arruda
Artigos
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.13, 2007.
História & Ensino. Londrina, v. 12, 2006.
Sumário
Apresentação – Gilmar Arruda | 5-7
Artigos
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.12, 2006 |
História & Ensino. Londrina, v. 11, 2005.
Sumário
Apresentação – Marlene Cainelli | 3-5
Artigos
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.11, 2005 |
História & Ensino. Londrina, v. 10, 2004.
Sumário
Artigos
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.10, 2004 |
História & Ensino. Londrina, v. 9, 2003.
Sumário
Apresentação – Marlene Cainelli | 3-7
Artigos
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.9, 2003 |
História & Ensino. Londrina, v. 8, 2002. | Edição Especial
Sumário
Apresentação – Gilmar Arruda | 5-6
Artigos
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.8 edição especial, 2002 |
História & Ensino. Londrina, v. 8, 2002.
Sumário
Apresentação – William Reis Meirelles | 3-5
Artigos
Resenhas
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.8, 2002
História & Ensino. Londrina, v. 7, 2001.
Sumário
Apresentação – William Reis Meirelles | 3-7
Artigos
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.7, 2001 |
História & Ensino. Londrina, v. 6, 2000.
Sumário
Apresentação – William Reis Meirelles | 7-9
Artigos
Resenhas
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.6, 2000 |
História & Ensino. Londrina, v. 5, 1999.
Sumário
Apresentação – William Reis Meirelles
Artigos
Resenhas
Expediente – História e Ensino, Londrina, v. 5, 1999 |
História & Ensino. Londrina, v. 4, 1998.
Sumário
Apresentação – Gilmar Arruda
Artigos
Resenhas
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.4, 1998 |
História & Ensino. Londrina, v. 3, 1997.
Sumário
Apresentação – Gilmar Arruda
Artigos
Resenhas
- Resenha | Luis Fernando Cerri | 123-125
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.3, 1997 |
História & Ensino. Londrina, v. 2, 1996.
Sumário
Apresentação – Gilmar Arruda
Artigos
Resenhas
- Resenha | Marlene Rosa Cainelli | 139-140
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.2, 1996 |
História & Ensino. Londrina, v. 1, 1995.
Sumário
Apresentação – Marlene Rosa Cainelli
Artigos
Expediente – História e Ensino, Londrina, v.1, 1995.