Sujeitos, políticas, tecnologias e processos EmRede: produções do ESUD 2014 | EmRede – Revista de Educação a Distância | 2015
Prezado(a) Leitor(a),
Há sempre um desafio inerente ao ato de prefaciar uma obra: escrever por último o que será lido primeiro. Aqui não é diferente. Nessas breves linhas, tenho o dever editorial de amalgamar o laborioso e gratificante trabalho de chamada de autores, recepção de textos, distribuição a revisores, análise, conferência, reanálise, editoração e publicação.
Os textos que compõem este volume têm origem na chamada de trabalhos para apresentação no XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2014, ocorrido entre os dias 5 a 8 de agosto de 2014 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. À altura, a Associação Universidade em Rede (UniRede), organizadora do Congresso e responsável pela edição da Revista EmRede, empenhou-se na reunião de manuscritos que foram apresentados no Congresso e avaliados por um renomado Comitê Científico. Daquele conjunto, os manuscritos mais bem avaliados foram selecionados para a submissão à Revista EmRede, a partir de uma adaptação conforme as normas editoriais do periódico.
A partir de convite da Editoria-chefe, foram designados três editores-executivos, professores doutores de instituições públicas de ensino superior brasileiras, com sólida formação e vasta experiência e publicação científica na área de educação a distância, visando a apoiar o processo de cotejamento dos textos. Após duas etapas de avaliação, foram definitivamente selecionados e editados 12 trabalhos, dentre os quais 8 artigos científicos e 4 relatos de experiência. Nesse grupo de trabalhos podem ser encontrados textos que versam sobre a modalidade de Educação a Distância (EaD) e, mais genericamente, sobre o uso de tecnologias na educação, nas suas mais diversas facetas: políticas públicas, processos pedagógicos e sujeitos envolvidos. São textos que, de alguma maneira, dão tinta ao estado da publicação contemporânea nos eventos científicos e que expressam domínios de referenciais teóricos, de pressupostos metodológicos, temas e objetos de interesse de pesquisa no campo da EaD pública brasileira.
Esperando, portanto, colaborar para o desenvolvimento do conhecimento nesta área, apresentamos o volume Sujeitos, políticas, tecnologias e processos EmRede: produções do ESUD 2014, desejosos de que suas contribuições, assim como a EaD e as tecnologias de que ele trata, ultrapassem fronteiras e toquem de forma particular a cada leitor(a).
Muito obrigada.
Organizador
Mára Lúcia Fernandes Carneiro – Editora.
Referências desta apresentação
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Editorial. Sujeitos, políticas, tecnologias e processos EmRede: produções do ESUD 2014. EmRede – Revista de Educação a Distância. Porto Alegre, v. 2, n. 1, p.5-6, 2015. Acessar publicação original [DR]