Saeculum. João Pessoa, v.26, n. 45, 2021.
Dossiê A escrita da história em disputa: os desafios do tempo presente para a prática da pesquisa e do ensino em História
EXPEDIENTE
- · Expediente
- PDF/A
- ARTIGOS
- · Corpus delicti: El cuerpo como indicio en un asesinato del siglo XVI
- Alfredo Nava Sánchez
- PDF/A
- · Representações sócio-históricas da alteridade em escritos corográficos do século XIX
- Israel da Silva Aquino
- PDF/A
- · “Mergulhados em uma profunda tristeza”: tensões políticas na Ordem Terceira do Carmo de São Cristóvão (1874-1882)
- Magno Francisco de Jesus Santos
- PDF/A
- · Problema de saúde pública ou fé? Os caminhos do Espiritismo após o artigo 157 no Rio de Janeiro
- Adriana Gomes
- PDF/A
- · Lima Barreto: um “juristinista” na tribuna das letras
- Thiago Venicius de Sousa Costa
- PDF/A
- · “Redentor do Nordeste”: as obras contra as secas e o projeto político de José Américo de Almeida no Ministério de Viação e Obras Públicas (1930-1934)
- Luiz Mário Dantas Burity
- PDF/A
- · Memória, religiosidade e arte nas práticas culturais do sensível de um guineense do século XXI
- Artur Cesar Isaia, Maristela de Godoy
- PDF/A
- · A opacidade nos bancos de dados digitais e a pesquisa histórica
- Nelson de Paiva Bondioli
- PDF/A
- · O golpe de 2016, as mulheres e o futuro da democracia: neoliberalismo, desigualdade e misoginia
- Sônia Weidner Maluf
- PDF/A
- · A memória difusa de um passado/presente traumático: algumas questões sobre um termo associado a tortura em torno de uma polêmica recente
- Carlos Zacarias Sena Júnior
- PDF/A
A ESCRITA DA HISTÓRIA EM DISPUTA: OS DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE PARA A PRÁTICA D
- · Ensinar história em tempos de pós-verdade: o que está em jogo?
- Damião de Lima, Juliana Alves de Andrade
- PDF/A
- · O lugar da Guerra do Paraguai em práticas curriculares de professores de História de escolas da educação básica no Brasil e no Paraguai
- André Mendes Salles
- PDF/A
- · Sociodiversidades indígenas: desafios do tempo presente para o ensino em História
- Edson Hely Silva
- PDF/A
- · Em tempo de silêncios, o grito da resistência não pode calar: as parcerias entre o Ensino de História e a Educação dos povos do campo
- Tânia Mara de Bastiani
- PDF/A
- · A cruzada “alternativa” da Brasil Paralelo: a história como instrumento da guerra cultural
- Karina Oliveira Brito, Osvaldo Rodrigues Junior
- PDF/A
- · O fenômeno negacionista e suas representações na narrativa cinematográfica “Negação” (Denial – 2016)
- Danilo Linard
- PDF/A
- · Professores em tempos sombrios: objetivações da ética no Ensino de História
- Felipe Dias de Oliveira Silva, Diogo Henrique Vianna, André Victor Cavalcanti Seal da Cunha
- PDF/A
- · A instituição escolar: do aluno sujeito ao aluno autônomo e o protagonismo no Ensino Médio
- Mariangela de Vasconcelos Nunes
- PDF/A
- · Percepções de alunos e alunas do Ensino Médio sobre o conhecimento histórico: O ensino de história entre os saberes ensinados e os saberes designados a serem ensinados
- Andrey Lopes de Souza, Valéria de Jesus Leite
- PDF/A
- · Por uma História Local: relatos de experiência na formação do docente em História
- Luciana Meire Gomes Reges
- PDF/A
PUBLICADO: 2021-12-29