Revista Transversos. Rio de Janeiro, n.23, 2021.
O FUTURO DO PASSADO: DESAFIOS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA NAS ESCOLAS NUMA PERSPECTIVA GLOBAL
EXPEDIENTE
- Expediente
- Revista Transversos
APRESENTAÇÃO
- O futuro do passado: desafios para o ensino da história na escola numa perspectiva global.
- Guilherme Moerbeck, Marc-André Éthier, David Lefrançois
- PDF PDF (FRANÇAIS (CANADA))
ENTREVISTA
- Os desafios da educação para a cidadania e do ensino da História na escola: uma entrevista com François Audigier
- Guilherme Moerbeck, Marc-André Éthier
- PDF PDF (FRANÇAIS (CANADA))
DOSSIÊ
- Análisis crítico de las tensiones subyacentes al campo de la didáctica de ciências humanas y sociales em la primaria em Quebec después de la aparición del informe parent
- Anderson Araujo-Oliveira
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Currículos de licenciatura em História de duas universidades públicas brasileiras e a lei 10.639/2003: silêncios, disputas e resistência
- Marcos Antonio Batista Silva, Danielle Pereira de Araújo
- Por uma educação antirracista: reflexões sobre o currículo de História para a promoção das relações étnico-raciais
- Brenda Cardoso de Oliveira, Clarice Nascimento de Melo
- Prescrições curriculares de História para os anos iniciais: diálogos entre base nacional comum curricular e currículo de Pernambuco
- Danielle da Silva Ferreira
- O aparelho burocrático educacional: a organização do ensino para o mundo do trabalho
- Werbeth Serejo Belo
- A BNCC e o interesse dos jovens pela História: um olhar com dados do Projeto Residente
- Matheus Mendanha Cruz, Luis Fernando Cerri
- “Vozes do bolsonarismo”: reflexões históricas a partir de comentários de internautas pró-intervenção militar
- Fábio Alexandre da Silva, Lisiane Sias Manke
- Ensino de história e letramento digital: uma proposta de leitura crítica das fontes provenientes dos meios digitais
- Nayara Silva de Carie, Ana Paula Giavara, Glauco Costa de Souza, Heli Sabino de Oliveira
- Aprendizagem escolar de História em tempos de pandemia no Cap-UERJ: um olhar didáticohistórico sobre o tempo presente
- Giselle Pereira Nicolau, Vivian Cristina Zampa, Sonia Maria Wanderley
- Ensino de História na educação básica: a experiência histórica romana, e o tempo presente, na sala de aula
- Naicon de Souza Brinco
- Diálogos entre a História Antiga e o ensino de História: a História global no currículo da BNCC do sexto ano
- Alexandre Galvão Carvalho, Lucas Werlang Girardi, Carolina Ferreira de Figueiredo
- O ensino de História Antiga na perspectiva multicultural
- Cleberson Henrique de Moura, Fabíola Alice dos Anjos Durães, Maria Cristina Nicolau Kormikiari, Núria Hanglei Cacete
- A África e a diáspora nos livros didáticos do ensino fundamental
- Maria A. D. Castro, Antonieta Miguel
- Os problemas nos estudos das religiões afro-ameríndias e o ensino de História
- Lucas Gomes de Medeiros
ARTIGOS LIVRES
- Zumbidos do vento no mar: vozes e silêncios do Sacudón (o Caracaço)
- Livia Esmeralda Vargas González
- Figurações femininas subvertidas no conto Survival Ship (1951) de Judith Merril: ficção científica e gênero em negociação
- Janis Caroline Boiko da Rosa