Revista TEL. Irati, v.10, n.1, 2019.
A África na aula de história: experiências e possibilidades no Brasil e América Latina
Expediente | Editorial Board | Cuerpo Editorial
- Expediente | Editorial Board | Cuerpo Editorial
- Oseias de Oliveira (UNICENTRO), Fábio André Hahn (UNESPAR)
Editorial | Editor’s Note | Presentación
- A África na aula de história: experiências e possibilidades no Brasil e América Latina
- África en clase de historia: experiencias y posibilidades en Brasil y América Latina
- Africa in history class: experiences in Brazil and Latin America
- Geyso Germinari (UNICENTRO), Danilo Ferreira da Fonseca (UNICENTRO)
- Dossiê | Special Issue | Dossier
- La enseñanza de la historia de África en el currículo oficial de Ciencias Sociales Colombiano
- The teaching of the history of Africa in the official curriculum of colombian social sciences
- Nilson Javier Ibagón (UMU)
- Ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar
- Teaching of history and afro-brazilian culture in the school curriculum
- Enseñanza de la historia y cultura afro-brasileña en el currículo escolar
- Gerson Buczenko (UNINTER)
- Ensino de História, África e Brasil: entre conceitos e estereotipias
- Teaching history, Africa and Brazil: between concepts and stereotypies
- Enseñanza de historia, África y Brasil: entre conceptos y estereotipias
- Ivaldo Marciano (UNEB)
- Fela Kuti e o ensino de História da África: pesquisa e prática docente
- Fela kuti and the teaching of history of Africa: research and teaching practice
- Fela kuti y la enseñanza de historia de África: investigación y práctica docente
- Ana Paula Wagner (UNICENTRO), Mônica Cristina Pierre de Oliveira (UNICENTRO)
- Ensino de história e história afrodescendente: oficinas com a coleção “Negros e Negras incríveis”
- Teaching history and afrodescendant history: workshops with the collection “Incredible Blacks Mens and Blacks Womans”
- Danilo Ferreira da Fonseca (UNICENTRO), Jaqueline Kotlinski (UNICENTRO)
- Historiografia e metodologia em história da África: construindo o conhecimento no chão das escolas quilombolas
- Historiography and methodology in history of Africa: building knowledge on the ground of quilombolas schools
- José Francisco dos Santos (UFOB)
Artigos | Articles | Artículos
- O conhecimento, o ensino e a aprendizagem da história em discussão: desafios diante do conservadorismo no Brasil
- Knowledge, teaching and learning of history in discussion: challenges facing conservatism in Brazil
- André Luiz Batista da Silva (FANEESP)
- Una historia en tres tiempos: investigar, enseñar y divulgar em clave local
- Uma história em três tempos: investigar, ensinar e divulgar na perspectiva local
- A history in three times: investigate, teach and disseminate in local clave
- Gabriel Fernando Carini (UNC)
- Para que serve o ensino de história? As atribuições à disciplina de história no Fundamental II nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná e na Base Nacional Comum Curricular
- Ricardo Marques de Mello (UNESPAR), Jhessyka Castelo Hyrycena dos Santos (UNESPAR)
- Los desafíos de incluir las perspectivas locales y regionales en la enseñanza de una historia argentina más compleja
- Os desafios de incluir perspectivas locais e regionais no ensino de uma história argentina mais complexa
- Susana Ofelia Bandieri (UNCOMA)
- Almeida Junior, o caipira construtor de imaginários
- Almeida Junior, na imaginary builder
- Almeida Junior el pueblerino, constructor imaginario
- Arnaldo Martin Szlachta Junior (UEM), Sezinando Luiz Menezes (UEM)
- “E o Brasil ganhou… povo leva Collor ao Planalto”: o jornal Gazeta do Centro Oeste e as eleições presidenciais de 1989
- “And Brazil won … people take Collor to the Planalto: the journal Gazeta do Centro Oeste and the presidential elections of 1989
- Lucas Alves da Silva (UNESPAR), Thiago Reisdorfer (UESPI)
- Aprehendiendo contextos: en torno a la experiencia de enseñar la historia del peronismo en clave regional/local
- Aprendendo contextos: em torno da experiência de ensinar a história do peronismo na perspectiva regional/local
- Adriana Kindgard (UNju)
- Envelhecimento humano como tema no ambiente escolar: o teatro como prática promotora de formação educativa
- Human aging theme in the school environment: the theater as a practice promoter of educational training
- Bruno Flávio Lontra Fagundes (UNESPAR), Daniela Maria Nascimento Hypolyti (UNESPAR), Geovane da Silva Rodrigues (UNESPAR), Fábio André Hahn (UNESPAR)
Publicado: 2019-08-13