Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v. 8, n. 2, jan./jun. 2018.
- Acir Mário Karwoski e Rosângela Rodrigues Borges (6-7)
ARTIGOS
- 1) ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (8 – 22)
- Laís Lagreca de Carvalho e Flaviane Gonçalves Corrêa 2) VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DA ORTOGRAFIA: O USO DO CONECTOR ADVERSATIVO “MAS” EM TEXTOS ESCRITOS POR ADULTOS EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO (23 – 39)
- Marcelo de Castro e Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
- 3) PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOB AS LENTES DE UMA PROFESSORA FORMADORA DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC (40 – 46)
- Ivete Brito e Brito
- 4) PARA ALÉM DA ESTRUTURA LINGUÍSTICA: AS (RE)LEITURAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE “O MASSACRE DE ALTO ALEGRE” A PARTIR DAS VOZES INDÍGENAS DOS GUAJAJARAS (47 – 66)
- Thiago Silva e Silva e Austria Rodrigues Brito
- 5) O ENSINO DE CONJUNÇÕES A PARTIR DO TEXTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (67 – 76) Karen Fabiane Leonel Corrêa e Ana Carolina Sperança-Criscuolo
- 6) SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: DIÁLOGOS PERTINENTES (77 – 87)
- Juliana da Silva
- 7) PLANEJAMENTO DIDÁTICO ANALISADO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL (88 – 99)
- Marilene Sipriano Xavier Eveling e Natália de Oliveira Gomes
- 8) SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS (100 – 113)
- Márcia Antônia Dias Catunda e Mayumi Passos Lopes
- 9) PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: TÁTICAS PARA O USO REFLEXIVO DO LIVRO DIDÁTICO (114 – 131)
- Silvio Nunes da Silva Júnior
- 10) GÊNEROS TEXTUAIS: A ESCRITA DA CARTA ARGUMENTATIVA FUNDAMENTADA NAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À LUZ DA CONCEPÇÃO INTERACIONISTA E SOCIODISCURSIVA DA LINGUAGEM (132 – 152)
- Carmelita Rodrigues Gomes
- 11) O ENSINAR A PRODUZIR TEXTOS ESCRITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (153 – 173) Douglas Corrêa da Rosa
- 12) PRODUÇÃO COLABORATIVA DE TEXTOS MULTIMODAIS A PARTIR DO GÊNERO INFOGRÁFICO DIGITAL (174 – 194)
- Elizabeth Mota Nazareth de Almeida e Girlene Lima Portela
- 13) TIRAS CÔMICAS E CHARGES: POTENCIALIDADES PARA PROMOVER O LETRAMENTO MULTIMODAL (195 – 211)
- Jeniffer Aparecida Pereira da Silva e Mauricéia Silva de Paula Vieira
- 14) TEORIAS DE CURRÍCULO E CONCEPÇÕES DE LÍNGUA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (212 – 224)
- Delane Cristina Galiza Lourenço e Nathalia Niely Tavares Alves de Melo
- 15) O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA ESFERA DO ARGUMENTAR: DA CONCEPÇÃO DOCENTE AO TRABALHO REALIZADO (225 – 243)
- Luciana Vieira Alves Rocha e Maria de Fátima Alves16) O PAPEL DA LEITURA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DIFICULDADES ESCOLARES (244 – 261)
- Lucia Cristina Dalago Barreto, Aurea Maria Paes Leme Goularte e Elsa Midori Shimazaki
- 17) O PAPEL DAS HQ’S NA ALFABETIZAÇÃO (262 – 273)
- Márcia Antônia Dias Catunda
- 18) O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL TUTORIAL NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA DO LETRAMENTO DIGITAL (274 – 284)
- Clarice de Matos Oliveira e Fernanda Araujo Silva
- 19) A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE ANÁLISE DO GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO EXPERIMENTAL (AAE): ENSINANDO, NEGOCIANDO E COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS (285 – 300)
- Francisco Jeimes de Oliveira Paiva
- 20) A PERSPECTIVA BAKHTINIANA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO (301 – 313)
- Cleber Ferreira Guimarães
- 21) O SAEP – Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná: objetivos, metodologia e concepções de linguagem e de leitura (314 – 329)
- Priscilla Záttera
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
- 1) O PESO SILÁBICO NO ENSINO DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (330 – 338)
- Laís Lagreca de Carvalho e Flaviane Gonçalves Corrêa
- 2) DICIONÁRIOS EM SALA DE AULA (339 – 344)
- Giovana Rabite Callian
- 3) “É SÓ PRA LER OU É PRA COMER, PRÔ?”: A RECEITA COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (345 – 351)
- Andreia Suli
- 4) O DEBATE REGRADO E A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ORAIS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (352 – 360)
- Natália Coêlho Bagagim
- 5) OS QUADRINHOS DE HENFIL E A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA (361 – 371)
- Giovanna Carrozzino Werneck e Priscila de Souza Chisté Leite
- 6) O INFOGRÁFICO NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA MULTIMODAL (372 – 380)
- Danielle Porto Sylvestre Grijó
- 7) MEMÓRIAS LITERÁRIAS E RESENHA CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO (381 – 386)
- Ana Carla Machado e Danilo Augusto da Silva
- 8) CARACTERIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA (387 – 395)
- Clarice de Matos Oliveira