Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v.8, n. 1, especial 2018.
TEMA 1: ENSINO DE ESCRITA
- (11-28) INFOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS MULTIMODAIS
- Cláudia Ribeiro Rodrigues
- (29-41) CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA A AQUISIÇÃO DA ESCRITA
- Victória Ramos Régis Maciel
- Hellen Teixeira Silva
- (42-58) A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA E SEU ENSINO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
- Tatiane Portela Vinhal
- Renata Junqueira de Souza
- (59-73) ESCRITA DOCENTE: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO
- Rosangela Padilha Thomaz dos Santos
- (74-86) LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS DA ESFERA JORNALÍSTICA EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO LEITORA
- Flávia Elisa Vargas Chamon
- (87-95) A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DA LÍNGUA PORTUGUESA DE ALUNOS SURDOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA CIDADE DE MACAÉ/RJ: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
- Cristiane Regina Silva Dantas
- Eliana Crispim França Luquetti
- (96-109) COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E O TRABALHO COM O TEXTO ARGUMENTATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL
- Mariana Vieira Domingues
- (110-120) O TRATAMENTO DADO À PRODUÇÃO DE TEXTOS POR LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DESTINADOS A ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
- Lara Nascimento Scherrer
TEMA 2: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
- (121-134) INTERCULTURALIDADE E TRANSVERSALIDADE TEMÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: PROPOSTAS DIDÁTICAS
- Raquel Fellet Lawall
- (135-144) ESTRATÉGIAS SOCIAIS UTILIZADAS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA
- Flávia Luciana Campos Dutra Andrade
- (145-156) O USO DE ESTRUTURAS PASSIVAS EM ESPANHOL POR ALUNOS BRASILEIROS
- Laís Lagreca de Carvalho
- Raquel Fellet Lawall
- (157-176) O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA NOS DISCURSOS DOS PROFESSORES
- Renata H. P. Pucci
- (177-195) A PRONÚNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE
- Michelle Rie Hashimoto
- Tufi Neder Neto
- (196-202) SIMULAÇÃO DE UM SPEED DATING COMO TÉCNICA DE CONVERSAÇÃO EM TURMAS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
- Flávia Rodrigues de Souza
- Idalena Oliveira Chaves
- (203-217) REFLEXÕES SOBRE O MEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ADICIONAL NO INTERCÂMBIO
- Luana Cristina de Oliveira Santos
- (218-226) ENSINO DE PLE PARA SURDO BRASILEIRO: EXPERIÊNCIAS DAS PARCERIAS EM UM PREPARATÓRIO PARA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS
- Marina de Paulo Nascimento
- Glauber Heitor Sampaio
- (227-233) REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUAS ADICIONAIS SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE MULTILETRAMENTOS
- Renata de Souza Gomes
TEMA 3: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- (234-248) FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O PROCESSO ARGUMENTATIVO
- Marília Berberick
- (249-265) BRINCAR JUNTO, INTERAGIR COM OS BEBÊS: REFLEXOS DA FORMAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
- Michelle Duarte Rios Cardoso
- (266-282) A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: QUAL O LUGAR DA EXPERIÊNCIA?
- Deniele Pereira Batista
- (283-291) DOCENTES EM FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
- Jacqueline Martins da Silva
- (292-308) FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO ALFABETIZADOR
- Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo
- (309-319) AÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO TREINAMENTO PROFISSIONAL
- Daiane Ferreira De Freitas Silva
- (320-327) PROBLEMATIZAÇÕES DOS USOS DA TEORIA DE JEAN PIAGET NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Gabriella S. Ebeling
- Júlia M. C. Pereira
- (328-339) A BRINQUEDOTECA E SUAS POTENCIALIDADES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
- Géssica Pereira Monteiro Rangel
- Bárbara Viana Villaça
- (340-351) LETRAMENTO E EDUCAÇÃO SOCIAL
- Luciana Aparecida de Paula Silva
- Elaine Aparecida de Oliveira Assunção
- (352-368) O ENSINO DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: QUAIS PERSPECTIVAS?
- Emmanuelle Felix dos Santos
- Wilson Pereira de Jesus
- (369-381) FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO E O PROGRAMA GESTAR: UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
- Tânia Maria Nunes Nascimento
- (382-398) A IDENTIDADE DO FORMADOR DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM PROCESSO EM CONSTITUIÇÃO
- Fernanda De Araújo Frambach
- (399-415) FORMANDO LEITORES E FORMANDO-SE COMO LEITORAS: NARRATIVAS E PRÁTICAS DE PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE AMARGOSA/BA
- Nanci Rodrigues Orrico
- Elizeu Clementino de Souza
- (416-428) A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO DISCURSO EM CONTEXTO ONLINE
- Valkíria Bento Luiz
- (429-443) PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Priscila de Andrade Barroso Peixoto
- Eliana Crispim França Luquetti
- (444-461) ATO ÉTICO E ATO ESTÉTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PEDAGOGIA DO OLHAR POR MEIO DO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
- Marina Alvarenga Botelho
- Marco Antonio Villarta-Neder
- (462-469) DIÁLOGOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA
- Márcia Mariana Santos de Oliveira
- Ana Maria Moraes Scheffer
- (470-479) FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM PAUTA DESENVOLVIMENTO MORAL E A CONSTRUÇÃO DE VALORES
- Mônika Marja Silveira Consentino
- Sandrelena da Silva Monteiro
- (480-491) A REGIÃO DO NORTE FLUMINENSE E A ALFABETIZAÇÃO CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA
- Jackeline Barcelos Corrêa
- Amaro Sebastião de Souza Quintino
- (492-501) O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA BRINQUEDOTECA NA CAPACITAÇÃO DOCENTE
- Luciana da Silva Almeida
- João Batista da Silva Santos
- (502-511) A FORMAÇÃO CONTINUADA DE REDE E EM REDE: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA PARA MELHORIAS NO ENSINO
- Luciana Castro
- (512-519) A AUTO – HETEROECOFORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR DE INGLÊS NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO ESTADUAL E MUNICIPAL DE SÃO PAULO
- Carla Cíntia Luz
- (529-533) OS CURSOS DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DAS (OS) PROFESSORAS (ES) PARA A PRÁTICA DOCENTE NA CRECHE: REALIDADE E DESAFIOS
- Juliana Lima da Silva
- Patricia Maria Reis Cestaro
- (534-541) REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES FORMATIVAS DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA- CAP-UERJ
- Ana Lucia Gomes de Souza
- Liliane Neves
- (542-550) RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA
- Maria Olinda Venancio
- Queila Adriana de Alcântara
- (551-561) O PIBID NA TECEDURA DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Iago Pereira dos Santos
- Eliana Crispim França Luquetti
TEMA 4: LEITURA EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
- (562-571) ESCRITAS DA DOR: ENTRE O SILÊNCIO E A REPRESENTAÇÃO
- Roberta Cristina de Oliveira Saçço
- (572-579) CRONOTOPO E EXOTOPIA NO SERIADO THE FOLLOWING: LEITURAS DE LIMITES ENTRE REALIDADE E FICÇÃO
- Guilherme Augusto de Figueiredo Carneiro
- Marco Antônio Villarta-Neder
- (580-589) A LEITURA DE ALGUNS CLÁSSICOS ATRAVÉS DE JOGOS MATERIAIS/VIRTUAIS ELABORADOS EM SALA COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
- Renato Cassim Nunes
- Terezinha Cristina Martins
- (590-598) O QUE É INTERDISCIPLINARIDADE? EM BUSCA DE UMA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NAS ESCOLAS BRASILEIRAS ATUAIS
- Ana Carolina Vieira de Brito
- Jessica Oliveira Farias
- (599-614) PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Josieli Almeida de Oliveira Leite
- (615-624) ABORDAGENS INTERSEMIÓTICAS E ENSINO DE LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA PARA GRADUANDOS SURDOS
- Valéria Campos Muniz
- Danielle Cristina Mendes Pereira
- (625-634) RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PRODUÇÃO DE DESENHOS COMO ESTRATÉGIA PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
- José Leandro Peters
- Rafaela Andrade Savino de Oliveira
- (635-645) A PSICOMOTRICIDADE E A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES LUDICOS-PEDAGÓGICAS COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO JOÃO DA BARRA-RJ
- Amaro Sebastião de Souza Quintino
- Jackeline Barcelos Corrêa
- (646-653) SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SALA DE AULA: OS IMPACTOS DO PACTO NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR
- Graziele Ramos da Conceição Cácio
- (654-661) PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DE JOVENS ALUNOS
- Cristiane Elvira de Assis Oliveira
- (662-670) A ARGUMENTAÇÃO SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Vania Fernandes e Silva
- (671-680) O CASAMENTO DA PRINCESA: UMA AVENTURA ESTÉTICA E HUMANIZADORA
- Maiara Ferreira de Souza
- Marcela Brasil Galvão
- (681-691) UMA PROPOSTA DE RE(LEITURA) POÉTICA COM AUXÍLIO DO QR CODE
- Wesley Henrique Avemédio Filgueiras
- (692-700) TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DOCENTES: ALGUNS ELEMENTOS DE ANÁLISECarla Patrícia Quintanilha Corrêa