Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v.7, n. 3, especial 2017.
Tema 1: TECNOLOGIAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MULTILETRAMENTOS
- (11-26) Construindo entendimentos sobre a gramática: em busca de um ensino significativo
- Patrícia Graeff
- (27-39) Os multiletramentos em sala de aula: potencialidades do gênero tiras de humor
- Francieli Aparecida Dias
- (40-54) Dos letramentos aos multiletramentos: uma evolução das sociedades humanas
- Letícia Campos Silva
- Sandra Mara Pereira Martins
- (55-76) Adolescentes, desenvolvimento humano e cibercultura: as vivências dos jovens em formação e o ambiente comunicacional contemporâneo
- Sebastião Gomes de Almeida Júnior
- (77-91) Ensino da língua portuguesa no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC’s): uma análise dos discursos docentes propostos nos blogs educativos
- Edmilson Francisco
- Ilsa do Carmo Vieira Goulart
- (92-99) Inovação tecnológica: plataforma de acessibilidade para estudantes do ensino superior
- Isabela Martins Miranda
- Pedro Sacramento
- (100-115) Mapeamento local dos materiais didáticos e competências pedagógicas voltadas para inclusão: o caso da UFV
- Carolina Macedo Lopes
- Camila Aparecida Carneiro Fernandes
- (116-133) Multiletramentos e professores em formação: um olhar crítico para o letramento digital
- Luís Carlos de Oliveira
- Alessandra de Oliveira Costa
- (134-143) Gêneros textuais argumentativos: uma proposta de sequência didática para o terceiro ano do ensino médio
- Andressa Christine Oliveira da Silva
- Nívia de Oliveira Paiva
- (144-152) Netiqueta: reflexões sobre o comportamento e o uso da língua
- Caroline Souza Ferreira
- Thais Fernandes Smpaio
- (153-162) Helena no país das verdades: a formação do leitor crítico em Minha Vida de Menina, de Helena Morley
- Daniela França Chagas Batista Valente
Tema 2: ANÁLISE LINGUÍSTICA
- (163-172) Análise linguística na formação do professor de português: a construção de uma proposta de trabalho com adjuntos adverbiais
- Jacqueline Aparecida dos Santos Guedes
- Natália de Oliveira Gomes
- (173-182) O papel da pontuação na escrita dos alunos da EJA
- Cláudia Aparecida Ferreira Ferraz
- Natália Sathler Sigiliano
- (183-190) O ensino das classes de palavras no EF II sob o viés da análise linguística: estudo reflexivo do substantivo e do adjetivo a partir do gênero conto
- Denise Pereira Rebello Viglioni
- Natália Sathler Sigliano
- (191-209) O papel da variação linguística no ensino de língua portuguesa: a importância da elaboração de sequências didáticas no transporte da teoria para a prática da sala de aula
- Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues
Tema 3: ENSINO DE LITERATURA
- (210-221) Fugir do marasmo e conquistar o mundo: a literatura como instrumento de libertação em A maior flor do mundo, de José Saramago
- Francyane Canesche de Freitas
- Francis Paulina Lopes da Silva
- (222-230) Personagens planos e esféricos como reveladores de um discurso afrodescendente na obra de Machado de Assis e de Lima Barreto
- Rosane Queiroga Eliotério
- Marco Aurélio de Sousa Mendes
- (231-241) Da idealização à objetividade: uma abordagem da estética realista no Ensino Médio
- Margareth Andrade Morais
- Rafael Guimarães Nogueira
- (242-250) Ensino de literatura e interdisciplinaridade: contos de Clarice Lispector em diálogo com as artes plásticas e a canção
- Fernanda Vivacqua de Souza Galvão Boarin
- Luana Fernandes Sofiati
Tema 4: ENSINO DE LEITURA
- (251-261) A importância da leitura na formação cidadã no Ensino Fundamental II
- Flaviane Gonçalves Corrêa
- Laís Lagreca de Carvalho
- (262-274) Tecendo saberes e construindo entendimentos sobre práticas de leitura à luz da prática exploratória
- Andréia Mello Rangel
- (275-287) Letramento no ensino médio: habilidades leitoras em processos seletivos de avaliação seriada
- Claudia Alves Pereira Braga
- (288-305) Leitura, letramentos e escola: concepções e estratégias básicas para o desenvolvimento da capacidade leitora
- Míriam Fernanda Costa
- (306-317) Aprender a ler e tornar-se leitor crítico: práticas socioculturais de leitura na Educação de Jovens e Adultos
- Vanessa Teixeira Ribeiro
- (318-331) O PNAIC em Ouro Preto: a voz das professoras alfabetizadoras
- Regina Aparecida Correa
- Hércules Tolêdo Corrêa
- (332-338) Ciranda Literária: a formação de pequenos leitores
- Ariane rodrigues gomes leite godoy
- Mariana Fonseca
- (339-347) A diversidade cultural e o ensino da língua
- Aira Suzana Ribeiro Martins
- (348-359) Práticas reais no ensino de leitura e escrita: uma análise do discurso de discentes da rede pública de Carangola – MG
- Fernanda Abreu Gualhano
- Adrieli Laviola Bonjour da Silva
- (360-372) Práticas de leitura e de escrita: o desafio do letramento
- Paola Cordeiro Fernandes
- (373-383) Clube da leitura: um novo olhar sobre os livros infantis
- Vanessa de Souza Rosado Drago
Tema 5: PRÁTICAS DE ORALIDADE
- (384-396) A importância da oralidade nas práticas de letramento dos alunos com deficiência intelectual
- Marcia Cristina Mendes de Freitas
- (397-414) A coconstrução de sentidos e a imaginação em práticas de leitura ancoradas nos gêneros textuais: análise de uma proposta para o 4º ano do Ensino Fundamental
- Aline Salucci Nunes
- Carolina Scali Abritta
- (415-423) Desenvolvendo a oralidade por meio da literatura
- Sara Helena da Costa Freitas
- Josina Augusta Tavares Teixeira
- (424-432) Prática de oralidade na educação de jovens e adultos
- Jairo Moratório do Carmo
- Thais Fernandes Sampaio
- (433-440) Roda de versos: pretextos para brincar, compartilhar e encantar
- Maria Rosana do Rêgo E Silva
- Ana Rosa Costa Picanço Moreira
- (441-448) Brincadeiras daqui pra lá: as diversas linguagens na Educação Infantil
- Miriam Nogueira Duque Villar
- Nilcéa Beatriz Jenevain Braga
Tema 6: ALFABETIZAÇÃO
- (449-457) A expectativa dos pais quanto à alfabetização na educação infantil
- Ludmylla Karinne Trigueiro Meireles
- (458-466) Alfabetizando interdisciplinarmente com o PIBID
- Maria De Lourdes da Silva Toledo
- Cláudia Avellar Freitas
- (467-478) Alfabetizar brincando não é brincadeira
- Daniela dos Santos Lima
- Denise Dias de Carvalho Sousa
- (479-490) A postura pedagógica do professor alfabetizador e as orientações dos documentos oficiais: o que sustenta uma prática?
- Iduméa de Souza Fernandes Ramos
- Ilsa do Carmo Vieira Goulart
- (491-507) Avaliações de Língua Portuguesa no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Mato Grosso
- Ângela Rita Christofolo de Mello
- Albina Pereira de Pinho Silva
- (508-516) O “rodízio de livros” como incentivo a formação de leitores na perspectiva do alfabetizar letrando
- Renata Silva Cruz
- Cilene do Carmo Gregório
- (517-530) O processo reverberativo da voz do aluno na formação continuada do professor alfabetizador
- Letícia Santos da Cruz
- Ludmila Thomé de Andrade
- (517-530) As belezas do rio aos olhos encantados de uma criança
- Denise Barreto de Resende
- (541-547) Nomes e sobrenomes: possibilidades nos primeiros passos da alfabetização de crianças Patrícia Ferreira Duarte
- Carolina Alves Mata Gasparete
- (548-558) A mala maluca da vovó Zenilda: aprendizagem significativa sob a perspectiva dos direitos de aprendizagem
- Ellen de Paula Moreira Abreu
- Kalinka Aparecida Fófano dos Santos
Tema 7: CURRÍCULO
- (559-575) Os multiletramentos e os textos multimodais: um novo desafio para o ensino de leitura na sala de aula
- Joana Henrique Rinco
- Tairine Francisquini Da Silva
- (576-591) Questões de letramento a partir do gênero notícia
- Simone Miranda Fernanes Alvarenga
- Mauricéia Silva de Paula Vieira
- (592-603) O tratamento dado à multimodalidade em planos de aulas: sinalizações para a formação docente
- Helena Maria Ferreira
- Isabella Bacha Ferreira
- (604-621) Pedagogia de projetos de aprendizagem e a experiência do jovem: possibilidades de compreensão do ensino da língua portuguesa em tempos de convergências e tecnologias
- Ana Lucia Werneck Veiga
- Lucia Helena Schuchter
Tema 8: TRABALHO DOCENTE
- (622-634) O ENEM como referência de currículo para a Educação Básica: a prova de redação como um instrumento de transformação social
- Iara Lopes da Silva
- (635-649) O papel que ocupa a leitura mediada de textos didáticos de ciências nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula
- Célio da Silveira Júnior
Tema 9: LETRAMENTOS, GÊNERO E SEXUALIDADE
- (650-667) O uso do facebook para o trabalho com as relações de gêneros e sexualidades: potencialidades para a ampliação dos multiletramentos na formação docente
- Jaciluz Dias
- (668-681) O Pibid pedagogia da UENF: estímulo à autoria pela escrita solidária
- Rysian Lohse Monteiro
- Eliana Crispim França Luquetti
- (682-689) Uma pesquisa como ensaio: exercitando uma docência
- Leiliane Aparecida Gonçalves Paixão