Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v. 7, n. 2, jul./dez. 2017.
TEMA 1 – A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- (17-31) Formação inicial de professores de Espanhol/LE no contexto PIBID: análise das representações discursivas
- Kelly Cristiane HenschelPobbe de Carvalho(32-42) Formação inicial do professor de Língua Inglesa: identidades profissionais em (re)construção no PIBID
- Ana Paula Domingos Baladeli
- (43-52) Carreira profissional nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio
- Ana Maria Souza
- Maura Regina Dourado
- (53-61) Projeto PIBID: um relato de experiência nas aulas de Inglês na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Léa Rosa Melo Andreghetti
- Luana Alves Guarda
- (62-71) Diálogos com a docência
- Adriana Cristina Pereira de Andrade do Couto
- Ana Emilia Fajardo Turbin
- Merilúcia Mariotini
- (72-86) Análise de uma narrativa sobre leitura e escrita em Língua Inglesa
- Mônica Veloso Borges
- Luís Miguel Gordiano Ramos
- (87-102) A construção de saberes no PIBID-Letras/Espanhol da Universidade Federal de Roraima
- Érika Dos Santos Ferreira Gomes
- (103-111) PIBID Letras – uma reflexão sobre a prática docente dos supervisores
- Bruna Vasconcelos Santana
- Maria Fernanda Brito Chaves
- Marilene Sacramento Miranda
- (112 – 129) Literatura, poesia e ensino: considerações a partir da formação de professores
- Marcelo Medeiros da Silva
- (130 – 139) A literatura e o ensino no contexto do PIBID Português
- Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos
- (140 – 148) Escavar a memória: atividades de leitura e escrita literárias do PIBID/UFTM no Ensino Fundamental
- Patrícia Marcelino de Oliveira
- Deolinda de Jesus Freire
- Daniervelin Renata Marques Pereira
TEMA 2 – METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
- (149-160) Atuação do PIBID/Letras no cenário educacional do Sertão do Pajeú–PE: uma intervenção sob a ótica sociointeracionista na produção de um jornal escolar
- Cláudia Roberta Tavares Silva
- Dorothy Bezerra Silva da Brito
- (161-169) Uma experiência de Literatura em Língua Inglesa: leitura multimodal versus leitura semiótica
- Maiara Gonçalves Cerqueira
- Regivânia Almeida Moreira Lima
- (170-184) O PIBID na formação docente e o ensino de Inglês por meio de sequência didática de gênero textual: análise comparativa entre produções iniciais e finais
- Carlos Alberto Ramos Souza
- Everton Gelinski Gomes De Souza
- (185- 203) O ensino do Espanhol através da Oficina de Música: contribuição do PIBID na construção do elo entre aluno e língua
- Roberta Fernandes Pacheco
- Ana Carla Machado
- Marso Maria de Almeida Fiorillo
- (204-213) Jornal estudantil: um aliado na construção de leitores e escritores
- Elias Assis Schimmelphenning
- Thuanne S. Jahnke
- (214-222) A contribuição do PIBID na formação de leitores e futuros docentes
- Rosimeire Bernardo da Silva
- Maciano Monteiro da Silva
- (223-231) Oficina de literatura: um espaço para a democratização de experiências literárias na escola
- Deusa Castro Barros
- Iara de Oliveira
- (232-241) Literatura no Ensino Médio: reflexão de uma experiência docente em classes do 3º ano
- Maria das Graças de Carvalho César
- Gustavo Santos de Macedo
- (242-251) PIBID Letras – Português e o trabalho com filme na escola básica
- Andriele Bairros Gonçalves
- Renata Nicolletti
- Vaima Regina Alves Motta
- (252-261) A produção textual na escola: relato de experiência de atividade desenvolvida no PIBID
- Nadiane Laiz Lotici
- Ramunielly Bonatti
- (262-269) Relato de experiência: subprojeto PIBID/Letras-Inglês em ação
- Maria Valésia Silva Da SilvaMárcia Zambon Farias(270-277) Entre sextilhas e décimas: uma experiência com cordel em sala de aula
- Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho
- (278-286) Lendo o mundo por meio dos clássicos
- Luciani Dalmaschio
- Ellen Paola da Silva
- Isabely Melo da Silva
- (287-295) Gênero crônica: oficina de elaboração textual
- Pâmela Taís Clein
- (296-302) PIBID: uma intervenção jornalística escolar
- Bruna Schaefer e Karoline Aparecida
- (303 – 311) Experiências lúdicas no ensino da Língua Espanhola
- Laura Verônica Rodríguez Imbriaco
- (312-320) As Fanfics nas oficinas pibidianas de Espanhol: práticas de escrita no Ensino Médio
- Bárbara Alves Branco Machado
- Isaphi Marlene Jardin Alvarez
TEMA 3 – ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
- (321-329) O PIBID e a motivação dos alunos em aulas de Língua Inglesa
- Márcia Volani Cordova de Oliveira
- Likelli Simão Bender
- Luciane Baretta
- (330-338) Critérios avaliativos da produção textual de artigos de opinião no EF II: uma contribuição do PIBID para a formação docente
- Vanessa Luciene Pereira da Silva
- Márcia Candeia Rodrigues
TEMA 4 – LETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA
- (339-353) Tour virtual no museu: inclusão e práticas multimodais na aula de Língua Inglesa
- Alyne Raíssa Belarmino Gomes
- Janaíne Dos Santos Rolim
- Angélica Araújo De Melo Maia
- (354-363) A arte cinematográfica e a prática do letramento no Ensino Fundamental: uma experiência do PIBID Letras-Português da UFJF
- Carolina Garcia de Carvalho Silva
- Clarice de Matos Oliveira
- Fábio Citrole Conegundes
- (364-381) O IMAGINÁRIO DISCURSIVO ACERCA DA FORMAÇÃO DE LEITORES POR SUJEITOS VINCULADOS AO PIBID
- Eloisa Graziela Franco de Oliveira Hamasaki Eliana Maria Severino Donaio Ruiz
RESENHAS
- (382-386) STUTZ, Lidia (Org.). Modelos didáticos de gêneros textuais. As construções dos alunos professores do PIBID Letras inglês. Campinas: Pontes, 2014.
- Marco Antônio Margarido Costa
- (387 – 389) DIONISIO, Angela Paiva. Série Verbetes Enciclopédicos. Recife: Pipa Comunicações, 2013.
- O efeito multimodal em práticas pibidianas: série verbetes enciclopédicos
- Hermano Aroldo Gois Oliveira
- (390-392) PINHEIRO, Alexandra Santos e BOTTEGA, Rita Maria Decarli (Org.). A formação docente do PIBID Letras. Alguns recortes de experiências. Campinas: Pontes, 2014.
- Suzana Leite Cortez
- Angela Paiva Dionisio