Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v.5, n.1, Especial, jan./jun. 2015.
Especial – Anais do III Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino
SUMÁRIO
Apresentação
Pesquisa
- A leitura em sala de aula no 2º segmento do Ensino Fundamental: uma discussão sobre essa atividade
- Ilka Schapper e Tania Maria dos Santos
- A modalização como marca de argumentatividade no gênero debate
- Francieli Aparecida Dias e Helena Maria Ferreira
- Alfabetizar e letrar: o uso dos gêneros textuais para um aprendizado significativo
- Alessandra de Paula Oliveira e Eliane Carelli Macêdo Coelho
- Análise da proposta curricular de Língua Portuguesa de Juiz de Fora na abordagem do ciclo de políticas de Ball
- Márcia Patrícia Barboza de Souza
- Construções morfológicas e ensino de Língua Portuguesa: discutindo a abordagem conferida à morfologia derivacional no Ensino Fundamental
- Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues
- Da leitura à produção textual: um estudo sobre o trabalho com gêneros textuais na alfabetização
- Flávia Aparecida Mendes de Oliveira Cruz
- Des-atando atas: a escrita do gênero ata como metodologia de formação docente
- Elizabeth Orofino Lucio
- Gêneros expositivos no contexto da educação infantil
- Josieli Almeida de Oliveira Leite
- Indicadores de sucesso na educação básica – estudo de caso em uma escola pública de periferia
- Carolina Alves Fonseca e Neusa Salim Miranda
- Leitura fotográfica dos espaços da creche na formação em serviço de educadores: uma pesquisa-intervenção
- Ana Rosa Costa Picanço Moreira
- Letramento e gêneros textuais no currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro
- Marcela Martins de Melo
- O diário reflexivo como prática de letramento e reflexão docente
- Flávia Luciana Campos Dutra Andrade
- O ensino de leitura em diferentes áreas do conhecimento: o trabalho com gêneros textuais em uma perspectiva interdisciplinar
- Anna Carolina S. R. Dalamura e Rafaela A. Savino de Oliveira
- O fórum de discussão em EaD: um estudo sobre a relação entre a argumentação e o aprendizado a partir da colaboração
- Juliana de Carvalho Barros e Patrícia Nora de Souza
- O intérprete educacional em Libras: análise do código de ética e de prática profissional
- Emiliane Moraes Silva e Gilsane Moraes Silva
- Referenciação em tiras de humor: da inter-relação entre texto verbal e texto não verbal
- Matheus Henrique Duarte, Agnes Priscila M. Morais e Helena Maria Ferreira
- RelatosAlternativas didáticas exitosas que atenderam às diferenças individuais no processo de alfabetização de turmas heterogêneas
- Sara H. da C. Freitas e Josina A. T. Teixeira
- Aprendizagem móvel na escola pública: relato de uma prática na aula de Língua Inglesa
- Joyce Vieira Fettermann
- As contribuições da mídia contemporânea no primeiro segmento do ensino fundamental
- Cíntia Cristina de Campos Silva e Raquel Vianelo Sell
- Ensino do gênero fábula no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental
- Marcela Batista Martinhão
- Escola e letramento literário: “Mas o João não sabe ler!”
- Lúcia Helena Schuchter e Ana Lúcia Werneck Veiga
- Formação de leitores em uma escola pública do município do rio de janeiro, inserida em comunidade
- Lidiane Gomes de Oliveira
- Intervenção pedagógica: princípios, permanências e inovações
- Gleice Aparecida Menezes Henriques e Patrícia de Souza Lima Cabette
- O ensino de Inglês no Projeto de Extensão Universitária Boa Vizinhança
- Andressa Christine Oliveira da Silva
- O potencial educativo dos gêneros textuais para a alfabetização e o letramento
- Thaylla Soares Paixão
- O trabalho com o gênero textual carta no ensino de Língua Portuguesa: uma experiência no 4º ano do Ensino Fundamental
- Ângela Mara de Oliveira Fernandes e Vania Fernandes e Silva
- O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas aulas da disciplina Língua Portuguesa
- Peterson Vitor Ribeiro
- O vocabulário de Língua Inglesa, presente no cotidiano dos alunos, em diferentes gêneros textuais
- Maria Catarina Paiva Repolês
- Prática docente de Língua Portuguesa: uma experiência com a formação de jovens leitores
- Pilar Silveira Mattos e Vanessa Aparecida de Almeida Gonçalves
- Práticas de letramento na escola: a construção de um ensino reflexivo através de gêneros textuais
- Aline Salucci Nunes
- Professores leitores e mediadores de leituras literárias
- Marcia Mariana Santos de Oliveira
- Projeto ‘Floresta faz a diferença’ – módulo 2 da coleção “Princípios em práticas: alfabetização de jovens e adultos”
- Rosa Helena do Nascimento e Rosilene Souza Almeida
- Repensando o ensino da leitura e da escrita Luciana Castro
- Roteiro de Atividades Literárias (RALI): um caminho para compreender as diversas formas de leitura
- Josimar Gonçalves Ribeiro Moreira