O impresso e o digital na escola: promovendo letramentos?
Adriana Rocha Bruno e Lucia Helena Schuschter
As repercussões do bilhete do professor na reescrita do texto pelo aluno
Amanda Isabela Santos Celestino da Cunha e Áquila de Souza Toledo
Prova Brasil e SAEB: a aprendizagem da leitura na perspectiva do letramento
Angélica Magalhães Neves e Gilberto Paulino de Araújo
Linguagem como identidade: uma condição para o sucesso escolar
Bianca Alves Malvaccini
“Minha língua também é chic” Como transformar o ensino de linguagem numa proposta de inclusão social?
Bruna Lourdes de Araújo Barroso e Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka
O olhar social dos alunos da 8ª série da EJA Sob a perspectiva da fotografia e outras mídias integradas
Catarina Barbosa Torres Gomes e Lorene Dutra Moreira e Ferreira
A proficiência leitora: investigando o domínio de habilidades de leitura no ensino médio
Danielle Cristine Silva e Mauricéia Silva de Paula Vieira
Práticas de letramentos e formação de identidades discentes: estudo de caso de duas escolas públicas em Ouro Preto e Mariana, MG
Fabiana Correia Justo
Estratégias linguístico-argumentativas no gênero carta do leitor
Giovane Silveira da Silva
Multiletramentos e usos de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: estudos, pesquisas e intervenções pedagógicas
Hércules Tolêdo Corrêa e Luana de Araújo Carvalho
A escrita na escola: uma análise de propostas de produções de texto
Jéssica Kellen da Silva
“Esse vídeo é um tapa na cara”: identidades sexuais e de gênero narradas em um evento de letramento videático
Juliana Ribeiro-Lima e Sabine Mendes Lima Moura
Pela implementação de uma pedagogia da variação linguística na escola
Luana Conceição Miranda Picoli e Viviane Alves de Matos
O gênero infográfico : características e funções
Mauricéia Silva de Paula Vieira e Paula Rita Alves da Silva
Oralidade e letramento: dimensões conceituais e impactos no ensino de língua materna
Octávio Henrique Sales de Abreu e Helena Maria Ferreira
O que muda quando mudam os nomes”: os processos de alfabetização e letramento com crianças de seis anos no “novo” Ensino Fundamental
Rosângela Márcia Magalhães
Relatos
Laboratório de alfabetização: m espaço para a construção da escrita como manifestação individual
Aida do Amaral Antunes e Suzana Lima Vargas
Recital de poesia: ponte para a oralidade letra
Aline Esperança de Souza Cruz
Livro infantil e sistema de escrita alfabético: uma proposta para o alfabetizar letrando
Analina Alves de Oliveira Muller e Terezinha Toledo Melquiades de Melo
O ensino de inglês instrumental no ensino médio e técnico
Andressa Christine Oliveira da Silva
Possibilidades e desafios: relato de um trabalho com o gênero textual “bilhete”
Anna Carolina Santos Reis Dalamura e Vanessa Almeida Stigert
A sequência didática do gênero artigo de opinião: um processo de construção
Camila de Araujo Perucci Vieira
Análise de redações de alunos principiantes do espanhol: o uso dos artigos definidos
Carolina Garcia de Carvalho Silva
Multiletramentos e a construção de significados através das tecnologias digitais de informação e comunicação
Daniela Rodrigues Dias
O debate de opinião: uma experiência interdisciplinar no ensino médio de uma escola pública
Fernanda Baldutti
Importância das avaliações diagnósticas
Fernanda Bichara e Márcia Mariana Oliveira
Os métodos de ensino e de correção de produção textual
Fernanda Paschoalini Frias
História do menino que fugia das letras (e de como todos se envolveram numa narrativa inventada por ele)
Gina Carla Costa
A contribuição do PIBID para a formação docente
Ingrid Pereira Cerqueira e Vanessa Rocha Campos
Para além da didatização dos gêneros textuais: novas possibilidades de trabalho com a leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental Liliana Mendes e Raissa Macedo
Produzindo memórias através de uma sequência didática
Márcia Patrícia Barboza de Souza
Contando histórias
Maria Rosana R. Silva
Mesa-redondaO Pacto pela alfabetização da idade certa na região litorânea do Rio de Janeiro