Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v. 4, n. 1 – ESPECIAL, jan./jun. 2014.
SUMÁRIOApresentação
Pesquisa
- O impresso e o digital na escola: promovendo letramentos?
- Adriana Rocha Bruno e Lucia Helena Schuschter
- As repercussões do bilhete do professor na reescrita do texto pelo aluno
- Amanda Isabela Santos Celestino da Cunha e Áquila de Souza Toledo
- Prova Brasil e SAEB: a aprendizagem da leitura na perspectiva do letramento
- Angélica Magalhães Neves e Gilberto Paulino de Araújo
- Linguagem como identidade: uma condição para o sucesso escolar
- Bianca Alves Malvaccini
- “Minha língua também é chic” Como transformar o ensino de linguagem numa proposta de inclusão social?
- Bruna Lourdes de Araújo Barroso e Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka
- O olhar social dos alunos da 8ª série da EJA Sob a perspectiva da fotografia e outras mídias integradas
- Catarina Barbosa Torres Gomes e Lorene Dutra Moreira e Ferreira
- A proficiência leitora: investigando o domínio de habilidades de leitura no ensino médio
- Danielle Cristine Silva e Mauricéia Silva de Paula Vieira
- Práticas de letramentos e formação de identidades discentes: estudo de caso de duas escolas públicas em Ouro Preto e Mariana, MG
- Fabiana Correia Justo
- Estratégias linguístico-argumentativas no gênero carta do leitor
- Giovane Silveira da Silva
- Multiletramentos e usos de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: estudos, pesquisas e intervenções pedagógicas
- Hércules Tolêdo Corrêa e Luana de Araújo Carvalho
- A escrita na escola: uma análise de propostas de produções de texto
- Jéssica Kellen da Silva
- “Esse vídeo é um tapa na cara”: identidades sexuais e de gênero narradas em um evento de letramento videático
- Juliana Ribeiro-Lima e Sabine Mendes Lima Moura
- Pela implementação de uma pedagogia da variação linguística na escola
- Luana Conceição Miranda Picoli e Viviane Alves de Matos
- O gênero infográfico : características e funções
- Mauricéia Silva de Paula Vieira e Paula Rita Alves da Silva
- Oralidade e letramento: dimensões conceituais e impactos no ensino de língua materna
- Octávio Henrique Sales de Abreu e Helena Maria Ferreira
- O que muda quando mudam os nomes”: os processos de alfabetização e letramento com crianças de seis anos no “novo” Ensino Fundamental
- Rosângela Márcia Magalhães
Relatos
- Laboratório de alfabetização: m espaço para a construção da escrita como manifestação individual
- Aida do Amaral Antunes e Suzana Lima Vargas
- Recital de poesia: ponte para a oralidade letra
- Aline Esperança de Souza Cruz
- Livro infantil e sistema de escrita alfabético: uma proposta para o alfabetizar letrando
- Analina Alves de Oliveira Muller e Terezinha Toledo Melquiades de Melo
- O ensino de inglês instrumental no ensino médio e técnico
- Andressa Christine Oliveira da Silva
- Possibilidades e desafios: relato de um trabalho com o gênero textual “bilhete”
- Anna Carolina Santos Reis Dalamura e Vanessa Almeida Stigert
- A sequência didática do gênero artigo de opinião: um processo de construção
- Camila de Araujo Perucci Vieira
- Análise de redações de alunos principiantes do espanhol: o uso dos artigos definidos
- Carolina Garcia de Carvalho Silva
- Multiletramentos e a construção de significados através das tecnologias digitais de informação e comunicação
- Daniela Rodrigues Dias
- O debate de opinião: uma experiência interdisciplinar no ensino médio de uma escola pública
- Fernanda Baldutti
- Importância das avaliações diagnósticas
- Fernanda Bichara e Márcia Mariana Oliveira
- Os métodos de ensino e de correção de produção textual
- Fernanda Paschoalini Frias
- História do menino que fugia das letras (e de como todos se envolveram numa narrativa inventada por ele)
- Gina Carla Costa
- A contribuição do PIBID para a formação docente
- Ingrid Pereira Cerqueira e Vanessa Rocha Campos
- Para além da didatização dos gêneros textuais: novas possibilidades de trabalho com a leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental Liliana Mendes e Raissa Macedo
- Produzindo memórias através de uma sequência didática
- Márcia Patrícia Barboza de Souza
- Contando histórias
- Maria Rosana R. Silva
- Mesa-redondaO Pacto pela alfabetização da idade certa na região litorânea do Rio de Janeiro
- Marlene Carvalho