Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v. 4, n. 1 – ESPECIAL, jan./jun. 2014.

Volume 4, n. 1 – jan./jun de 2014 – Especial – Anais do II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino

SUMÁRIOApresentação

Pesquisa

  • O impresso e o digital na escola: promovendo letramentos?
  • Adriana Rocha Bruno e Lucia Helena Schuschter
  • As repercussões do bilhete do professor na reescrita do texto pelo aluno
  • Amanda Isabela Santos Celestino da Cunha e Áquila de Souza Toledo
  • Prova Brasil e SAEB: a aprendizagem da leitura na perspectiva do letramento
  • Angélica Magalhães Neves e Gilberto Paulino de Araújo
  • Linguagem como identidade: uma condição para o sucesso escolar
  • Bianca Alves Malvaccini
  • “Minha língua também é chic” Como transformar o ensino de linguagem numa proposta de inclusão social?
  • Bruna Lourdes de Araújo Barroso e Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka
  • O olhar social dos alunos da 8ª série da EJA Sob a perspectiva da fotografia e outras mídias integradas
  • Catarina Barbosa Torres Gomes e Lorene Dutra Moreira e Ferreira
  • A proficiência leitora: investigando o domínio de habilidades de leitura no ensino médio
  • Danielle Cristine Silva e Mauricéia Silva de Paula Vieira
  • Práticas de letramentos e formação de identidades discentes: estudo de caso de duas escolas públicas em Ouro Preto e Mariana, MG
  • Fabiana Correia Justo
  • Estratégias linguístico-argumentativas no gênero carta do leitor
  • Giovane Silveira da Silva
  • Multiletramentos e usos de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: estudos, pesquisas e intervenções pedagógicas
  • Hércules Tolêdo Corrêa e Luana de Araújo Carvalho
  • A escrita na escola: uma análise de propostas de produções de texto
  • Jéssica Kellen da Silva
  • “Esse vídeo é um tapa na cara”: identidades sexuais e de gênero narradas em um evento de letramento videático
  • Juliana Ribeiro-Lima e Sabine Mendes Lima Moura
  • Pela implementação de uma pedagogia da variação linguística na escola
  • Luana Conceição Miranda Picoli e Viviane Alves de Matos
  • O gênero infográfico : características e funções
  • Mauricéia Silva de Paula Vieira e Paula Rita Alves da Silva
  • Oralidade e letramento: dimensões conceituais e impactos no ensino de língua materna
  • Octávio Henrique Sales de Abreu e Helena Maria Ferreira
  • O que muda quando mudam os nomes”: os processos de alfabetização e letramento com crianças de seis anos no “novo” Ensino Fundamental
  • Rosângela Márcia Magalhães

Relatos

  • Laboratório de alfabetização: m espaço para a construção da escrita como manifestação individual
  • Aida do Amaral Antunes e Suzana Lima Vargas
  • Recital de poesia: ponte para a oralidade letra
  • Aline Esperança de Souza Cruz
  • Livro infantil e sistema de escrita alfabético: uma proposta para o alfabetizar letrando
  • Analina Alves de Oliveira Muller e Terezinha Toledo Melquiades de Melo
  • O ensino de inglês instrumental no ensino médio e técnico
  • Andressa Christine Oliveira da Silva
  • Possibilidades e desafios: relato de um trabalho com o gênero textual “bilhete”
  • Anna Carolina Santos Reis Dalamura e Vanessa Almeida Stigert
  • A sequência didática do gênero artigo de opinião: um processo de construção
  • Camila de Araujo Perucci Vieira
  • Análise de redações de alunos principiantes do espanhol: o uso dos artigos definidos
  • Carolina Garcia de Carvalho Silva
  • Multiletramentos e a construção de significados através das tecnologias digitais de informação e comunicação
  • Daniela Rodrigues Dias
  • O debate de opinião: uma experiência interdisciplinar no ensino médio de uma escola pública
  • Fernanda Baldutti
  • Importância das avaliações diagnósticas
  • Fernanda Bichara e Márcia Mariana Oliveira
  • Os métodos de ensino e de correção de produção textual
  • Fernanda Paschoalini Frias
  • História do menino que fugia das letras (e de como todos se envolveram numa narrativa inventada por ele)
  • Gina Carla Costa
  • A contribuição do PIBID para a formação docente
  • Ingrid Pereira Cerqueira e Vanessa Rocha Campos
  • Para além da didatização dos gêneros textuais: novas possibilidades de trabalho com a leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental Liliana Mendes e Raissa Macedo
  • Produzindo memórias através de uma sequência didática
  • Márcia Patrícia Barboza de Souza
  • Contando histórias
  • Maria Rosana R. Silva
  • Mesa-redondaO Pacto pela alfabetização da idade certa na região litorânea do Rio de Janeiro
  • Marlene Carvalho

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.