Revista Latino-Americana de História. São Leopoldo, v.2, n.6, 2013.
Formação de Professores de História
Capa
- Capa RLAH N6
Expediente
- Expediente RLAH n.6
- Expediente RLAH | PDF
Editorial/Apresentação
- Editorial da Edição Especial n.6
- Editorial RLAH | PDF
- Apresentação do Dossiê
- Formação de Professores de História – Apresentação
- Nilton Mullet Pereira, José Carlos da Silva Cardozo, José Iran Ribeiro, Júlio Ricardo Quevedo dos Santos | PDF
Dossiê
- Formação de professores em história no tempo presente:Estágios de docência e Pibid – quais conexões?
- Véra Lucia Maciel Barroso | PDF
- Do presente ao passado: inventários post-mortem e o ensino de história
- Olgário Paulo Vogt, Roberto Radünz | PDF
- A produção de material didático para o ensino de História
- Cristine Fortes Lia, Jéssica Pereira da Costa, Katani Maria Nascimento Monteiro | PDF
- Vidas em compasso de espera: a história dos professores de história, interrogações a partir de uma proposta etnográfica.
- Maria Luiza Tavares Ferreira, Jussemar Weiss Gonçalves | PDF
- A memória da abolição sul rio-grandense: aprendendo história com fontes documentais.
- Roberto Radünz, Pâmela Cervelin Grassi | PDF
- Potencialidades da memória no processo de ressignificação da história
- Flavia Riger, Clarícia Otto | PDF
- Revolução Farroupilha: Representações e Livros Didáticos: algumas considerações.
- André Átila Fertig, Maria Helena Nascimento Romero | PDF
- A prática do profissional de História nos Arquivos Municipais: organização de acervos e docência.
- Maria Beatriz Pinheiro Machado | PDF
- Patrimônios da educação: o ensino e a pesquisa
- Carmem Zeli de Vargas Gil, Doris Bittencourt Almeida | PDF
- Os vivos, os mortos e os não nascidos: as religiões consideradas mortas e o ensino de história
- Cristine Fortes Lia, Wellington Rafael Balem | PDF
- História e cultura indígena na sala de aula
- José Antonio Moraes do Nascimento | PDF
- História e cultura afro-brasileira: Subsídios para a prática docente
- Aristeu Castilhos da Rocha | PDF
- A licenciatura em História frente às atuais políticas públicas de formação de professores: um olhar sobre as definições curriculares.
- Flávia Eloisa Caimi | PDF
- Mestrado profissional de história e a formação docente para a pesquisa
- Júlia Silveira Matos, Adriana Kivanski de Senna | PDF
- Estágios de docência e PIBID: impactos inimagináveis no campo do Ensino de História
- Carla Beatriz Meinerz | PDF
- Sobre o valor do ensino de história para a vida
- Nilton Mullet Pereira | PDF
- O protagonismo histórico das organizações negras na luta pela educação e as dificuldades na aplicação da lei 10.639/03.
- Arilson dos Santos Gomes, Carmem G. Burgert Schiavon | PDF
- O “descaso” com o Patrimônio Histórico São-borjense: Educação Patrimonial em sala de aula.
- Júlio Ricardo Quevedo dos Santos, Márcia Cristina Cabreira Rodrigues | PDF
- Representações do ensino da cultura afro-brasileira em alguns livros didáticos de história.
- Carmem G. Burgert Schiavon, Carla Rosi Lima, Luiz Paulo da Silva Soares | PDF
- Movimento negro no ensino de história: o jornal A Alvorada como uma possibilidade de concretização da lei 10.639/03.
- Natiele Gonçalves Mesquita, Carmem G. Burgert Schiavon | PDF
- O ensino de história e cultura afro-brasileira e as narrativas históricas: uma proposta desafiadora.
- Carlos Henrique Armani, Mariusi Glasenapp dos Santos | PDF
- Análise das missões jesuíticas do rio grande do sul nos livros didáticos
- Tainá Severo Valenzuela | PDF
- “Deixados a beira do caminho”: a abordagem da história indígena local na região do Vale do Rio dos Sinos.
- Fabiane Maria Rizzardo, Rodrigo Luis dos Santos | PDF
- Cultura Negra: A abordagem da história do negro na cidade de Porto Alegre.
- Dóris Bittencourt Almeida, Josiane Braga Rodrigues | PDF
- Quarta colônia: identidade, fundação, costumes e tradições de Vale Veneto.
- Saulo Felin | PDF
- Escolas étnicas no Rio Grande do Sul: representações sobre a educação de imigrantes poloneses e italianos no início do século XX.
- Adriano Malikoski, Jordana Wruck Timm | PDF
- Cultura, identidade e o ensino de história.
- Viviana Benetti, Wagner dos Santos Chagas | PDF
- A diversidade das pesquisas históricas e sua contribuição para renovação da prática pedagógica.
- Tatiane de Andrade Machado Brikalski, Janaína de Souza Teixeira | PDF
- Breve história da África e dos africanos e o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas: da historiografia africana à aplicação da Lei 10.639/ 03.
- Daffine Natalina Reck | PDF
- O uso da lei 10.639/03 em sala de aula
- Elocir Guedes, Pâmela Nunes, Tatiane de Andrade | PDF
- Em busca do currículo integrado experiências pedagógicas a partir das leis nº10.639/2003 e nº 11.645/2008.
- Janaína da Silva Sá, Michele Moraes Lopes, Aristeu Castilhos da Rocha | PDF
- Ações afirmativas e politização da questão racial: relações com o currículo de História.
- Gustavo da Silva Kern | PDF
- O direito à memória e à verdade em atividades pedagógicas: relato de experiência do Comitê verdade, memória e justiça de Pelotas e região.
- Débora Strieder Kreuz, Mariluci C. Vargas | PDF
- Temores do Amanhã: problematizando a memória em sala de aula
- Mario Marcello Neto, Suélen Resende Noguez | PDF
- Patrimônio histórico nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e perspectivas da docência compartilhada numa escola aberta.
- Carolina Guimarães Rosa, Joana Alves Stedile | PDF
- Por uma história moldada na argila: O uso de oficina de cerâmica para conhecer diferentes culturas.
- Denise Verbes Schmitt, Adriano Sequiera Avello | PDF
- Rheingantz: no passado símbolo de progresso, hoje esquecimento – um projeto pautado na educação histórica.
- Luciana Gerundo Hornes | PDF
- A arqueologia nos livros didáticos
- André Luís Ramos Soares, Eduardo Perius, Jéssica Fernanda Arend | PDF
- Educação patrimonial, patrimônio e memória: Conceitos construtores de cidadania e identidade
- Giovanni Biazzetto | PDF
- Museus e educadores: uma reflexão sobre o uso de museus como ferramenta pedagógica
- Caiuá Cardoso Al-Alam, Edson Sousa Lucas de Araujo, Kaiene de Carvalho Pereira | PDF
- A benzeção em Santa Maria. A permanência de tradições de cura no contexto da contemporaneidade.
- Dalvan Alberto Sabbi Lins | PDF
- Caixa de história: recuperando e valorizando a história local através do uso de fotografias.
- Sandi Mumbach, Debora Silvana Vaz Soares | PDF
- Educação patrimonial: um horizonte a ser desvendado
- Janaina Souza Teixeira, Antônia Dias da Costa Teixeira, Marjana Feltrin Chaves | PDF
- Patrimônio cultural nas aulas de história: o sistema agrícola tradicional do Rio Negro.
- Rhuan Targino Zaleski Trindade | PDF
- A revolução francesa no tabuleiro: o jogo como estratégia de aprendizagem
- Diego Speggiorin Devincenzi, Rafael Vicente Kunst | PDF
- Influências e representações no vestuário feminino: a representação nos livros didáticos de história.
- Letícia Oliveira Borges | PDF
- Jogo didático vira-vira: a metrópole vira colônia, a colônia vira metrópole
- Alessandra Gasparotto, Marco Vinício Pereira do Espirito Santo, Eduarda Borges da Silva | PDF
- Tecnologias digitais no ensino de História: concepções de ensinar e aprender através do formato Telecurso
- Daysi Lange, Eliana Rela | PDF
- O processo de independência brasileiro em livros didáticos tradicionais: instrumento à nação
- André Átila Fertig, Neandro Thesing | PDF
- Instrumentos paradidáticos regionalizados para o ensino da história e cultura afro-brasileira: o caso das juventudes negras periféricas em Santa Maria.
- Elias Cósta de Oliveira, Alexon Messias da Rocha | PDF
- A questão de gênero no livro didático no período da ditadura Militar
- Dinorah Amaral Matte | PDF
- Gênero e história: Maria Antonieta nos livros didáticos de história
- Júlia Silveira Matos, Virginia da Silva Xavier | PDF
- Olim Bellis: um jogo didático para o Ensino de História Antiga e Medieval
- João Davi Oliveira Minuzzi | PDF
- Objetos de aprendizagem para o ensino da história: uma busca na web
- Ney Izaguirry de Freitas Junior, Neida Maria Camponogara De Freitas | PDF
- Ensino de história: os livros didáticos e o pensamento autoritário no Brasil
- Michele Borges Martins | PDF
- Gênero e ensino de história: projeto “gênero, história e violência”
- Nathália Boni Cadore | PDF
- As tics e sua relação com o processo de aprendizagem dos professores da rede municipal de ensino voltadas para as séries iniciais do ensino fundamental.
- Luccianne Guedes da Luz Martins | PDF
- Mídias sociais e sala de aula: o que dizem os jovens sobre o ensino de história.
- Laura Ferrari Montemezzo | PDF
- Ensino de história e novas tecnologias
- Derocina Sosa, Luana Ciciliano Tavares | PDF
- Livros didáticos de história e história em quadrinhos: perspectivas históricas
- Eduard dos Santos Leite | PDF
- A economia do Brasil colonial na perspectiva de livros didáticos
- Carlos Eduardo Piassini | PDF
- A produção de livros didáticos: tensões e diálogos
- Paulo Sérgio de Souza de Azevedo | PDF
- O Movimento Sem-Terra na ordem do discurso neoliberal: Uma análise do documentário O Sonho de Rose
- Andresa Silva da Costa Mutz | PDF
- Ensino de história na escola do campo e as diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo – DOEBEC.
- Letícia G. Rieger, Paola Ávila Pinto | PDF
- O filme nacional e a história local possibilidades para o ensino de história
- Francielle Moreira Cassol | PDF
- Governos Absolutistas: uma análise da representação dos governos absolutistas nos livros didáticos de História
- Júlia Silveira Matos, Débora Ribeiro Fernandes | PDF
- O ensino na história: a sociedade união operária e a sua ação político-educativa.
- Carmem G. Burgert Schiavon, Janaina Schaun Sbabo | PDF
- As concepções do ensino de história na pós-redemocratização de 1980 a 2012: um estudo de educação comparada Brasil e Uruguai.
- Carlos José Borges Silveira, Simone Gomes de Faria | PDF
- Ensino de história, leituras da cidade e memória: Narrativas que revelam a comunidade.
- Carlos R.S. Machado, Vânia Chaigar, Kathleen Aguirre, Eron da Silva Rodrigues | PDF
- A escrita de Pero Vaz de Caminha e as características da história moderna para o ensino de história.
- Julia Silveira Matos, Luciane dos Santos Avila, Fernanda Santos dos Santos | PDF
- A guerra dos cem anos nos livros didáticos
- Breno Campelo Domingues | PDF
- Herói, ainda que tardio: uma análise do ensino da história sobre o mito de Tiradentes.
- Flávia Eloisa Caimi, Letícia Mistura | PDF
- Estado(s) novo(s): um estudo de educação comparada entre Brasil e Portugal (1936-1945).
- Alesson Rota |PDF
- O Imperialismo e a aula de História
- Fábio Rosa Faturi | PDF
- Antiguidade grega como um instrumento de compreensão do presente: análise de uma prática
- Wellington Rafael Balem | PDF
- A educação escolar durante o período do Estado Novo
- Leonardo Guedes Henn, Pâmela Pozzer Centeno Nunes | PDF
- Os sons e suas magias: uma análise sonora de Mägo de Oz para as aulas de história
- Marcelo Dantas de Oliveira | PDF
- A tipologia da consciência histórica em Rüsen
- Fernando Milani Marrera, Uirys Alves de Souza | PDF
- Estágio docente de história: a cultura afro-brasileira e suas relações com o novo paradigma da educação no RS
- Ana Paula Ody Batista | PDF
- Escola Estadual Venezuela, um lugar de memórias e vivências
- Ana Cristina Polo, Gabriela Spies da Rosa | PDF
- Experiências do PIBID-História/2009 na Escola Estadual Padre Rômulo Zanchi: o Potencial Didático do Cinema no Ensino de História e a discussão acerca da Temática da Identidade, Identificação e o Sistema de Cotas nas Instituições Públicas
- Aline Martins Linhares, Isa Cristina Pereira | PDF
- Reflexões a cerca do Estágio Supervisionado III- espaços não escolares: dialogando com o Instituto histórico e geográfico de Jaguará.
- Rafael da Costa Campos, Milena Rosa Araújo Ogawa, Pedro Enrique de Sousa Cáceres | PDF
- Leitura e escrita de lugares de memória:Ensino de história e suas possibilidades de leitura e escrita
- Giovanni Biazzetto | PDF
- Leitura como instrumento de construção do sujeito histórico
- Estela Maris Giordani, Márcia Cristiane Rambo | PDF
- A educação histórica e algumas possibilidades de trabalho no cotidiano escolar
- Carla Rejane B. Redmer Schneid, Carmem G. Burgert Schiavon | PDF
- Relato de práticas: na busca por um entender a História.
- André do Nascimento Veríssimo, Artur Henrique Franco Barcelos | PDF
- Docência compartilhada no ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental em uma Escola Aberta
- Gabriela Derlam Santos, Mariana Lima Knecht | PDF
- Reflexões a cerca do ensino de História: a História Local e a Consciência Histórica
- Daniel Porciuncula Prado, Sabrina Meirelles Macedo | PDF
- Possibilidades de ensino de história sobre a ditadura civil-militar: o documentário “cidadão boilesen” e a cumplicidade financeira dos empresários na repressão política brasileira
- Diego Oliveira de Souza | PDF
- História Política e o Ensino de História: pensando possibilidades.
- Fabian Filatow | PDF
- Ensinando História através das vivências do aprendiz: uma experiência possível.
- Elisabete Rodrigues Moraes | PDF
- A Organização Curricular e a Construção de Conhecimentos Históricos em Cursos Técnicos Integrados
- Roselene Gomes Pommer, Ricardo Kemmerich | PDF
- Tecnologias digitais no ensino de história: pressupostos teórico e metodológico do formato Telecurso na metodologia Telessala.
- Eliana Gasparini Xerri | PDF
- A docência em História e a evasão escolar no Ensino Médio
- Erick Vargas da Silva | PDF
- O uso da história em quadrinhos como recurso didático: o relato de experiência da oficina de história de pelotas em quadrinhos.
- Lorena Almeida Gill, Tamires Xavier Soares, Juliana Nunes Behrend, Caroline Dutra Bilhalva | PDF
Publicado: 2013-08-23