Revista História Hoje. São Paulo, v. 7, n. 14, jul./dez. 2018.
- Editorial
- Editorial | Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v7i14.518 | | 1-4
- Dossiê
- Apresentação | Flávia Eloisa Caimi, Sandra Regina Ferreira de Oliveira | 10.20949/rhhj.v7i14.520 | | 5-20
- Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes | Flávia Eloisa Caimi | 10.20949/rhhj.v7i14.465 | | 21-40
- Dialogando com os indígenas sobre a lacuna da fala indígena nos livros didáticos. | Luis Henrique Mioto, Danielle Krislaine Pereira, Marisa Noda | 10.20949/rhhj.v7i14.495 | | 41-62
- As sociedades indígenas nos livros didáticos de História: entre avanços, lacunas e desafios | Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Marcia Elisa Tete Ramos, Marlene Rosa Cainelli | 10.20949/rhhj.v7i14.471 | | 63-85
- Desafios presentes nos livros didáticos de História: narrar o que ainda está acontecendo | Helenice Rocha | 10.20949/rhhj.v7i14.466 | | 86-106
- História e memória em movimento: escravatura, educação e (anti-)racismo em Portugal | Marta Araújo, Anabela Rodrigues | 10.20949/rhhj.v7i14.468 | | 107-132
- Mutaciones de los materiales y las prácticas de lectura en la enseñanza de la Historia hoy | Marisa Raquel Massone | 10.20949/rhhj.v7i14.469 | | 133-157
- Entrevista
- Entrevista com Junia Sales Pereira: o PNLD em perspectiva | Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Flávia Eloisa Caimi | 10.20949/rhhj.v7i14.464 | | 158-171
- E-Storia
- Ensino de história frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática | Fabiano Viana Andrade | 10.20949/rhhj.v7i14.363 | | 172-195
- O youtuber como professor de história: diálogos entre história pública e história digital na educação de surdos | Ernesto Padovani Netto | 10.20949/rhhj.v7i14.475 | | 196-217
- História Hoje na sala de aula
- As políticas do PNLD e as escolhas dos livros didáticos pelos professores de história | Carlos Eduardo Ströher, Franciele de Souza Monteiro | 10.20949/rhhj.v7i14.463 | | 218-238
- “E o racismo no Vidigal?”: reflexões sobre a promoção da igualdade racial orientadas pelo ensino da história e da matemática a partir de recursos digitais | Vitor Leandro de Souza, Danubia de Araujo Machado | 10.20949/rhhj.v7i14.460 | | 239-262
- Artigos
- Folhas de ébano: (auto) biografias de escravizados e ensino de história | Alexandra Lima da Silva | 10.20949/rhhj.v7i14.411 | | 263-284
- O ensino de história e as práticas de leitura na escola: reflexões sobre o contexto brasileiro atual | Ana Beatriz Accorsi Thomson | 10.20949/rhhj.v7i14.453 | | 285-307
- As narrativas históricas comparadas sobre a Questão do Amapá | Danilo Sorato Oliveira Moreira | 10.20949/rhhj.v7i14.457 | | 308-330
Revista História Hoje. São Paulo, v. 7, n. 13, jan./jun. 2018.
- Editorial
- Editorial | Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v7i13.472 | | 1-3
- Dossiê
- Apresentação- Dossiê: Ensino de História, Direitos Humanos e Temas Sensíveis. | Juliana Alves de Andrade, Carmem Zeli de Vargas Gil, Juliana Pirola Balestra | 10.20949/rhhj.v7i13.458 | | 4-13
- Ensino de História: passados vivos e educação em questões sensíveis | Nilton Mullet Pereira, Fernando Seffner | 10.20949/rhhj.v7i13.427 | | 14-33
- Aprender e Ensinar os princípios dos Direitos Humanos nas universidades brasileiras: Histórias dos (as) professores(as) de História | Eduardo Silveira Netto Nunes, Juliana Alves de Andrade | 10.20949/rhhj.v7i13.439 | | 34-59
- La última dictadura argentina en el aula: entre materiales, textos y lecturas. | Paula Gonzalez | 10.20949/rhhj.v7i13.426 | | 60-82
- Histórias vívidas: usos do passado recente entre jovens estudantes | Juliana Pirola da Conceição Balestra | 10.20949/rhhj.v7i13.429 | | 83-105
- Los Hechos Históricos de la Transición Democrática Chilena en las Aulas de Educación Secundaria | Gabriela Vásquez Leyton, María Sánchez Agustí, Nelson Vásquez Lara | 10.20949/rhhj.v7i13.461 | | 106-127
- “Africa en Argentina. Enseñando historia africana en las universidades argentinas” | Marisa Pineau | 10.20949/rhhj.v7i13.432 | | 128-138
- Ensino de História e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas | Carmem Zeli de Vargas Gil, Jonas Camargo | 10.20949/rhhj.v7i13.430 | | 139-159
- Aulas de História e os Direitos das Crianças e dos Adolescentes: entre possibilidades e desafios | Humberto Silva Miranda | 10.20949/rhhj.v7i13.438 | | 160-178
- Entrevista – Vera Carnovale – A dor do outro como tema nas aulas de História | Juliana Alves de Andrade, Juliana Pirola Balestra, Carmem Zeli de Vargas Gil | 10.20949/rhhj.v7i13.456 | | 179-203
- Falando de História hoje
- Relações de gênero e educação: crítica aos projetos de lei “Escola Sem Partido” | Ana Paula Hilgert de Souza | 10.20949/rhhj.v7i13.404 | | 204-224
- História Hoje na sala de aula
- História Antiga no ensino fundamental: Um estudo sobre a os mitos gregos antigos e a consciência histórica. | Guilherme Moerbeck | 10.20949/rhhj.v7i13.418 | | 225-247
- Resenhas
- Política e literatura: um estudo sobre Oswald de Andrade | Edvaldo Sotana | 10.20949/rhhj.v7i13.410 | | 248-252
- Artigos
- Los retos desde la didáctica de las ciencias sociales para trabajar e incluir a las mujeres y su historia en la enseñanza: perspectivas de los y las estudiantes chilenos | Jesús Marolla, Joan Pagès | 10.20949/rhhj.v7i13.400 | | 253-271
- História e história local: desafios, limites e possibilidades | Erinaldo Cavalcanti | 10.20949/rhhj.v7i13.393 | | 272-292
Revista História Hoje. São Paulo, v. 6, n. 12, jul./dez. 2017.
- Editorial
- Editorial | Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v6i12.409 | | 1-2
- Dossiê
- Apresentação do Dossiê Propostas e desafios nos usos de documentos históricos em sala de aula | Gabriel de Carvalho G. Castanho, Jorge Victor de Araújo Souza | 10.20949/rhhj.v6i12.398 | | 3-9
- A Reconquista: entre o debate historiográfico e a avaliação de uma realidade tardo-medieval | Marcella Lopes Guimarães | 10.20949/rhhj.v6i12.364 | | 10-34
- O Arquivo Nacional na “Sala de Aula”: fontes históricas na construção do conhecimento | Marieta Pinheiro de Carvalho, Vivian Cristina da Silva Zampa | 10.20949/rhhj.v6i12.365 | | 35-54
- As temporalidades recuadas e sua contribuição para a aprendizagem histórica: o espaço como fonte para a História Antiga e Medieval | Claudia Regina Bovo, Alex Degan | 10.20949/rhhj.v6i12.366 | | 56-76
- História, imagens e gaúchos: usos, desusos e possibilidades em sala de aula | Luciana da Costa de Oliveira, Eliana Ávila Silveira | 10.20949/rhhj.v6i12.369 | | 77-97
- Conhecimento histórico escolar, tempo presente e o uso de documentos audiovisuais no ensino sobre a ditadura militar na educação básica | Alessandra Carvalho, Diego Knack | 10.20949/rhhj.v6i12.391 | | 98-121
- Entrevista
- Entrevista – Alessandra Carvalho | Jorge Victor de Araújo Souza, Gabriel de Carvalho G. Castanho | 10.20949/rhhj.v6i12.380 | | 122-129
- Falando de História hoje
- Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história | Ana Lima Kallás | 10.20949/rhhj.v6i12.351 | | 130-157
- História Hoje na sala de aula
- Projeto Pipoca Clássica: o uso do cinema como ferramenta para discussão e ensino da Antiguidade Clássica | Carolina Kesser Barcellos Dias, Dayanne Dockhorn Seger, Milena Rosa Araújo Ogawa | 10.20949/rhhj.v6i12.368 | | 158-176
- Entretecendo leituras: o protagonismo de mulheres negras e o uso de cordéis nas aulas de história da EJA do Colégio de Aplicação da UFRGS | Vanderlei Machado, Ana Paula Zini de Abreu | 10.20949/rhhj.v6i12.388 | | 177-199
- Resenhas
- Por que estudar a história indígena? | Jorge Victor de Araújo Souza | 10.20949/rhhj.v6i12.374 | | 200-203
- Artigos
- “Scenas da História do Brazil”: Esmeralda Masson de Azevedo e a escrita de livros escolares de História para crianças | Magno Francisco de Jesus Santos | 10.20949/rhhj.v6i12.372 | | 204-230
- Ensino de história e questôes de gênero: observações a partir do Projeto ” Os Jovens e a História” | Nucia Alexandra Silva de Oliveira | 10.20949/rhhj.v6i12.383 | | 232-249
Revista História Hoje. São Paulo, v. 6, n. 11, jan./jun. 2017.
- Editorial
- Editorial – Cristiani Bereta da Silva | 10.20949/rhhj.v6i11.370 | | 01-02
- Dossiê
- Apresentação do Dossiê Música e Ensino de História | Olavo Pereira Soares, Miriam Hermeto | 10.20949/rhhj.v6i11.352 | | 03-06
- Rasuras da História: samba, trabalho e Estado Novo no ensino de História | Adalberto Paranhos | 10.20949/rhhj.v6i11.338 | | 07-30
- Canção, ensino e aprendizagem histórica | Luciano de Azambuja | 10.20949/rhhj.v6i11.333 | | 31-56
- Decantando a República: um encontro entre o historiador e o compositor popular | Bruno Viveiros Martins | 10.20949/rhhj.v6i11.316 | | 57-77
- A música nas aulas de história: o debate teórico sobre as metodologias de ensino | Olavo Pereira Soares | 10.20949/rhhj.v6i11.325 | | 78-99
- O canto de Clara: possibilidades de ensino-aprendizagem da história afro-brasileira | Luciano Magela Roza | 10.20949/rhhj.v6i11.311 | | 100-117
- Relato de viagem: o livro Apologia da História e o uso de canções no ensino de disciplinas da Área de Teoria e Metodologia da História | Edmilson Alves Maia Junior | 10.20949/rhhj.v6i11.335 | | 118-141
- Entrevista
- Entrevista – Marcos Napolitano História e música popular: entre a historiografia contemporânea e as práticas de ensino na Educação Básica | Olavo Pereira Soares, Miriam Hermeto | 10.20949/rhhj.v6i11.353 | | 142-146
- Falando de História hoje
- História em quadrinhos e ensino de História | Douglas mota xavier de Lima | 10.20949/rhhj.v6i11.332 | | 147-171
- Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional | Érika Oliveira Amorim | 10.20949/rhhj.v6i11.321 | | 172-190
- Gênero e reconhecimento no funk carioca: perspectivas para o ensino na educação básica | Carlos Eduardo Dias Souza, Gladysmeire Guimarães Silva | 10.20949/rhhj.v6i11.347 | | 191-215
- E-Storia
- História por Música: aplicações de um projeto de música popular e ensino de história | Carlos Eduardo de Freitas Lima | 10.20949/rhhj.v6i11.334 | | 216-236
- História Hoje na sala de aula
- As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de atividade | Ricardo Marques de Mello | 10.20949/rhhj.v6i11.330 | | 237-254
- Ditadura militar sob o olhar de composições musicais | Flavia Jovelino Silva | 10.20949/rhhj.v6i11.297 | | 255-271
- Flipped classroom em História e Geografia de Portugal: contributos de um estudo numa turma do 5º ano | Cláudia Rolo, Pedro Teixeira Pereira | 10.20949/rhhj.v6i11.305 | | 272-294
- Na trilha sonora da História: a canção brasileira como recurso didático-pedagógico na sala de aula | Luís Guilherme Ritta Duque | 10.20949/rhhj.v6i11.322 | | 295-314
- Resenhas | Nobres vagabundos: a malandragem entre a adesão e a resistência ao trabalhismo durante o Estado Novo | Bruno Vinícius Leite de Morais | 10.20949/rhhj.v6i11.312 | | 315-319
- Textos e contextos do ensino de História | Mauro Cezar Coelho | 10.20949/rhhj.v6i11.348 | | 320-324
- Artigos
- Teoria, metodologia e história ensinada: miradas a partir do Pibid | Carmem Zeli de Vargas Gil, Caroline Pacievitch, Mara Cristina de Matos Rodrigues | 10.20949/rhhj.v6i11.313 | | 325-348
- A escrita didática da História na década de 1980: um ponto de reflexão para as intensas disputas públicas pelos sentidos da História ensinada no Brasil contemporâneo | Jean Carlos Moreno | 10.20949/rhhj.v6i11.343 | | 349-368
- Prefácios, direções, advertências: orientações ao professor nos livros didáticos (1880-1930) | Fabio Ribeiro | 10.20949/rhhj.v6i11.344 | | 369-394
Revista História Hoje. São Paulo, v. 5, n. 10, jul./dez. 2016.
- Editorial
- Editorial | Cristiani Bereta da Silva | 10.20949/rhhj.v5i10.317 | | 01-04
- Dossiê
- Apresentação | Olivia Morais Medeiros Neta, Francisco das Chagas Silva Souza | 10.20949/rhhj.v5i10.307 | | 05-07
- “Barro na mão do oleiro”: materialidades e sensibilidades na interface entre ensino de História e educação profissional | André Luiz Bis Pirola, Juçara Luzia Leite | 10.20949/rhhj.v5i10.279 | | 08-25
- Ensino de História no currículo integrado: desafios do tempo presente | Adriano Larentes da Silva | 10.20949/rhhj.v5i10.302 | | 26-45
- Ensinar História no ensino médio integrado à Educação Técnica Profissional: muitas questões, grandes desafios | Nathalia Helena Alem, Júnia Sales Pereira | 10.20949/rhhj.v5i10.276 | | 46-65
- A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) como prática pedagógica no ensino médio integrado do IFRN | Francisco das Chagas Silva Souza, José Gerardo Bastos da Costa Júnior | 10.20949/rhhj.v5i10.273 | | 66-86
- Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó | Sandra Maria Assis, Olivia Morais Medeiros Neta | 10.20949/rhhj.v5i10.274 | | 87-109
- Ensino de História e ensino médio integrado: uma análise das práticas pedagógicas vivenciadas no Cefet-RN/IFRN (2005-2011) | Aline Cristina da Silva Lima | 10.20949/rhhj.v5i10.281 | | 110-132
- Entrevista
- Práticas pedagógicas e a formação humana no Ensino Médio Integrado | Francisco das Chagas Silva Souza, Olivia Morais de Medeiros Neta | 10.20949/rhhj.v5i10.303 | | 133-137
- Falando de História hoje
- Dados quantitativos na reflexão didática de estudantes e professores de História | Luis Fernando Cerri | 10.20949/rhhj.v5i10.272 | | 138-158
- E-Storia
- O WhatsApp como extensão da sala de aula: o ensino de História na palma da mão | Cristiano Gomes Lopes, Braz Batista Vas | 10.20949/rhhj.v5i10.291 | | 159-179
- História Hoje na sala de aula
- Guerra do Contestado e ensino de História: sobre os ataques de sertanejos no município de Canoinhas (1914-1916) | Eloy Tonon, Soeli Regina Lima | 10.20949/rhhj.v5i10.263 | | 180-202
- Resenhas
- Resenhas | Ensino de História e Cidadania | Giuseppe Roncalli Ponce Leon Oliveira | 10.20949/rhhj.v5i10.268 | | 203-206
- Travessias: a institucionalização do ensino médio integrado | Wigna Eriony Aparecida Morais Lustosa | 10.20949/rhhj.v5i10.275 | | 207-210
- Artigos
- Imperativos de um Tempo Presente: Ensino de História e Gênero em um projeto desenvolvido por bolsistas do Pibid | Luciana Rossato, Caroline Jaques Cubas | 10.20949/rhhj.v5i10.308 | | 211-230
- Consciência histórica sobre a África e a cultura afro-brasileira | Luíza Vieira Maciel, Claricia Otto | 10.20949/rhhj.v5i10.262 | | 231-254
- Dom e docência em relatos de vida e formação de professores de História e de Letras do norte do Tocantins | Dernival Venâncio Ramos, Luiza Helena Oliveira da Silva | 10.20949/rhhj.v5i10.260
Revista História Hoje. São Paulo, v. 5, n. 9, jan./jun. 2016.
- Editorial
- Editorial | Cristiani Bereta da Silva | 10.20949/rhhj.v5i9.284 | | 1-4
- Dossiê
- Apresentação Dossiê | Luis Alberto Marques Alves, Marcelo de Mello Rangel, Tatyana Amaral Maia | 10.20949/rhhj.v5i9.289 | | 5-8
- Epistemologia e Ensino da História | Luis Alberto Alves | 10.20949/rhhj.v5i9.229 | | 9-30
- Jovens brasileiros, consciência histórica e vida prática | Maria Auxiliadora Schmidt | 10.20949/rhhj.v5i9.232 | | 31-48
- Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial | Helena Pinto | 10.20949/rhhj.v5i9.233 | | 49-75
- Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal | Marília Gago | 10.20949/rhhj.v5i9.239 | | 76-93
- “O professor dá uma mão, abre horizontes e aquece o coração” | Cláudia Pinto Ribeiro, Cláudia Pacheco Nóbrega | 10.20949/rhhj.v5i9.240 | | 94-112
- O Estado de Suspensão na aprendizagem histórica: a força estética do conhecimento histórico na instauração de um momento sublime de consciência histórica | Rafael Saddi | 10.20949/rhhj.v5i9.247 | | 113-130
- As “centelhas da esperança”: o papel da literatura e da música no despertar da consciência histórica | Claudia Cristina da Silva Fontineles | 10.20949/rhhj.v5i9.246 | | 131-158
- Entrevista
- Entrevista – Jörn Rüsen Algumas ideias sobre a interseção da meta-história e da didática da história | Marília Gago | 10.20949/rhhj.v5i9.245 | | 159-170
- Interview – Jörn Rüsen Some ideas on the intersection of metahistory and history didactics | Marília Gago | 10.20949/rhhj.v5i9.283 | | 171-181
- Falando de História hoje
- Por um ensino de História referenciado na Educação Popular | Israel Soares Sousa, Severino Bezerra Silva | 10.20949/rhhj.v5i9.32 | | 182-204
- E-storia
- As aplicações móveis no ensino da História e no desenvolvimento da consciência histórica | Helena Isabel Almeida Vieira, Cristiano Augusto Fernandes Ferreira | 10.20949/rhhj.v5i9.244 | | 205-220
- História Hoje na sala de aula
- Produção de livros didáticos no mestrado profissional de História: relato de experiência a partir de uma disciplina da UFRB | Leandro Antonio Almeida | 10.20949/rhhj.v5i9.228 | | 221-248
- Resenhas
- A didática do cinema nos processos de ensino-aprendizagem: teoria e práxis educativa | Rui Lima | 10.20949/rhhj.v5i9.255 | | 249-251
- Fundamentos do conhecimento histórico: novas contribuições de Rüsen à teoria da história | Clayton José Ferreira, Helena Azevedo Paulo de Almeida | 10.20949/rhhj.v5i9.257 | | 252-256
- As políticas públicas de avaliação do livro didático: múltiplas experiências | Tatyana Amaral Maia | 10.20949/rhhj.v5i9.256 | | 257-261
- Artigos
- Livro didático: produção, possibilidades e desafios para o ensino de História | Erinaldo Vicente Cavalcanti | 10.20949/rhhj.v5i9.219 | | 262-284
- Linguagens de Clio: práticas pedagógicas entre a literatura e os quadrinhos no ensino de História | Pedro Pio Fontineles Filho | 10.20949/rhhj.v5i9.242 | | 285-308 |
- Seção Temática Especial
- Presentación del proyecto de investigación: “La enseñanza y el aprendizaje de las Ciencias Sociales y la Historia en la cultura digital: dimensiones epistemológica y metodológica” | Graciela Funes | 10.20949/rhhj.v5i9.248 | | 309-321
- La cultura digital en la enseñanza de la historia y las ciencias sociales. Voces del profesorado encuestado y entrevistado en una investigación | Miguel Angel Jara, Agustina Tirachini | 10.20949/rhhj.v5i9.249 | | 322-347
- Formación docente inicial y cultura digital | Fabiana Ertola, Erwin Parra | 10.20949/rhhj.v5i9.250 | | 348-369
- La cultura digital en la enseñanza y el aprendizaje de la historia de nivel medio | Víctor Salto, Graciela Funes | 10.20949/rhhj.v5i9.251 | | 370-393
- La enseñanza de las Ciencias Sociales en contextos de digitalización desde el trabajo participativo y colaborativo | Alicia Garino, María Esther Muñoz | 10.20949/rhhj.v5i9.252 | | 394-417
- Ciencias sociales en la educación infantil en entornos digitales: experiencias del profesorado | Miguel Angel Jara, María Esther Muñoz, Agustina Tirachini | 10.20949/rhhj.v5i9.253 | | 418-430
Revista História Hoje. São Paulo, v. 4, n. 8, jul./dez. 2015.
- Editorial
- Editorial | Cristiani Bereta da Silva | 10.20949/rhhj.v4i8.223 | | 7-8
- Dossiê
- Apresentação do Dossiê Maria Aparecida Lima dos Santos, Patrícia Bastos de Azevedo | 10.20949/rhhj.v4i8.220 | | 9-14
- Potencialidades das “Narrativas de Si” em Narrativas da História Escolar | Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Mariana de Oliveira Amorim | 10.20949/rhhj.v4i8.196 | | 15-31
- Jogos do tempo e processos de identificação hegemonizados nos textos curriculares de História | Carmen Teresa Gabriel | 10.20949/rhhj.v4i8.193 | | 32-56
- História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental | Patricia Bastos de Azevedo | 10.20949/rhhj.v4i8.197 | | 57-80
- As Narrativas históricas gráficas como expressão da aprendizagem histórica de jovens estudantes do ensino médio – Perspectivas da Educação Histórica | Marcelo Fronza | 10.20949/rhhj.v4i8.188 | | 81-103
- Práticas de escrita escolar no ensino de História: indícios de significação do tempo em manuscritos escolares | Maria Aparecida Lima dos Santos | 10.20949/rhhj.v4i8.192 | | 104-129
- A leitura de textos literáros no Ensino de História escolar: entrelaçando percursos metodológicos para o trato com os conceitos de Tempo e Espaço | Maria Aparecida Leopoldino | 10.20949/rhhj.v4i8.189 | | 130-151
- Enseñanza de la Historia y enfoque narrativo | Virginia Cuesta | 10.20949/rhhj.v4i8.191 | | 152-173
- Pensar ‘teóricamente’ la práctica de la enseñanza de la historia | Ana Zavala | 10.20949/rhhj.v4i8.185 | | 174-196
- Entrevista
- Entrevista com Gonzalo de Amézola – “Esquizohistoria”: a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica | Maria Aparecida Lima dos Santos, Patrícia Bastos de Azevedo | 10.20949/rhhj.v4i8.221 | | 197-222
- Falando de História hoje
- A teoria da história de Jörn Rüsen no Brasil e seus principais comentadores | Wilian Carlos Cipriani Barom | 10.20949/rhhj.v4i8.200 | | 224-246
- E-Storia
- Ensino de História e tecnologias digitais: trabalhando com oficinas pedagógicas | Marcella Albaine Farias da Costa | 10.20949/rhhj.v4i8.202 | | 247-264
- Professores de História e a Internet nas Escolas: concepções e caminhos | Joelci Mora Silva, Sônia da Cunha Urt | 10.20949/rhhj.v4i8.190 | | 265-287
- História Hoje na sala de aula
- Uma experiência de formação de Professores em torno do conhecimento histórico-educacional na Universidade Federal de Uberlândia | Décio Gatti Júnior | 10.20949/rhhj.v4i8.186 | | 288-314
- Resenhas
- Ensino de História e Currículo: interfaces teóricas e metodológicas | Sérgio Armando Diniz Guerra Filho, Isabelle de Lacerda Nascentes | 10.20949/rhhj.v4i8.203 | | 315-321
- As noções de usos do passado e de cultura histórica como instrumental analítico para a prática e a pesquisa no Ensino de História | Célia Santana Silva | 10.20949/rhhj.v4i8.222 | | 322-327
- Artigos
- O Currículo Mínimo, o Ensino de História e o Sistema Estadual de Avaliação no Estado do Rio de Janeiro: reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem na escola básica | Maria Aparecida da Silva Cabral | 10.20949/rhhj.v4i8.194 | | 328-347
- Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá | Marta Ferreira Silva | 10.20949/vol4n8 | | 348-365
- Conexões entre escola e universidade: o PIBID e as estratégias de residência docente | Fernando Seffner, Carla Beatriz Meinerz, Carmem Zeli de Vargas Gil, Caroline Pacievitch, Nilton Mullet Pereira | 10.20949/rhhj.v4i8.201 | | 366-388
Revista História Hoje. São Paulo, v. 4, n. 7, jan./jun., 2015.
- Sumário
- Apresentação
- Apresentação | Mauro Cezar Coelho | 10.20949/rhhj.v4i7.160 | | 7 – 9
- Dossiê
- Apresentação – Cursos de formação de professores de História: cenário internacional, configurações e avaliação | Claudia Sapag Ricci, Maria do Céu de Melo, Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v4i7.161 | | 13 – 16
- Reflexões acerca do Ensino de História nos Programas Curriculares de Formação de Professores de História em Angola entre 2001 e 2012 | Rebeca Helena André | 10.20949/rhhj.v4i7.174 | | 19 – 40
- A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas | Maria do Céu de Melo | 10.20949/rhhj.v4i7.177 | | 41 – 61
- O Mestrado em Ensino da História na Universidade do Minho (Portugal): o testemunho de um (ex-)aluno | Hugo Ferreira Cardoso | 10.20949/rhhj.v4i7.170 | | 63 – 74
- Formação do professor de História nos contextos alemão e brasileiro: algumas questões sobre a relação entre teoria e prática | Rosiane Ribeiro Bechler, Cristiani Bereta da Silva | 10.20949/rhhj.v4i7.175 | | 75 – 104
- Historiador e/ou professor de História: a formação nos cursos de graduação de História | Claudia Sapag Ricci | 10.20949/rhhj.v4i7.178 | | 107 – 135
- A expansão e a avaliação dos cursos de História no Brasil | Fabiane Robl, Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v4i7.166 | | 137 – 164
- Os cursos de História na perspectiva da avaliação | Claudia Maffini Griboski | 10.20949/rhhj.v4i7.167 | | 165 – 180
- Entrevista
- Stela Maria Meneghel | Fabiane Robl, Paulo Eduardo Dias de Mello, Claudia Sapag Ricci, Claisy Marinho-Araújo | 10.20949/rhhj.v4i7.169 | | 183 – 201
- Falando de História hoje
- Experiências docentes: Subprojeto História Capes/Pibid/USP | Antonia Terra de Calazans Fernandes, Eva Aparecida dos Santos, Patrícia Cerqueira Santos, Renata Pellaes Corrêa | 10.20949/rhhj.v4i7.165 | | 205 – 222
- Experiências curriculares e formação de professores: uma tessitura coletiva no âmbito do Pibid/UFES | Arnaldo Pinto Junior, Katia Valeska Azevedo, Mônica Cardoso de Lima | 10.20949/rhhj.v4i7.164 | | 223 – 243
- Relato de experiência do Pibid Interdisciplinar História, Geografia e Letras: olhares em convergência, vivências e aprendizados na educação básica | Carlos Augusto Lima Ferreira, Leonardo Silva Santa Rosa Macêdo, Lusanira Nogueira Aragão, Sandra Cristina Queiroz Pinheiro | 10.20949/rhhj.v4i7.163 | | 245 – 267
- História Hoje na sala de aula
- Narrativa autobiográfica en el cine: una alternativa para la enseñanza de la Historia Reciente | Sabrina Martino Ermantraut, Vanesa Gregorini | 10.20949/rhhj.v4i7.180 | | 295 – 312
- Memórias, identidades e silêncios: a História Local em sala de aula, trabalhada com diferentes gerações | Mario Sérgio Ignácio Brum | 10.20949/rhhj.v4i7.181 | | 313 – 333
- Resenhas
- Um mapa para além das fronteiras: aprender e ensinar história nos anos finais da escolarização básica | Jean Carlos Moreno | 10.20949/rhhj.v4i7.171 | | 337 – 341
- Artigos
- Ensinar e aprender História: o que dizem os jovens do campo | Astrogildo Fernandes da Silva Júnior | 10.20949/rhhj.v4i7.179
Revista História Hoje. São Paulo, v. 3, n. 6, jul./dez. 2014.
- Apresentação
- Mauro Cezar Coelho | 10.20949/rhhj.v3i6.134 | | 7 – 8
- Dossiê
- Apresentação • Por que seguir pensando, hoje em dia, nas conexões entre práticas de memória, patrimônio e Ensino de História? | Júnia Sales Pereira, Sonia Regina Miranda | 10.20949/vol4n8 | | 11 – 18
- A memória como patrimônio ou a História como prática social? Reflexões sobre práticas de memória e ensino de história na Pedagogia do Movimento Sem Terra | Marizete Lucini | 10.20949/rhhj.v3i6.136 | | 19 – 41
- Construindo o Panteão dos Heróis Nacionais: monumentos à República, rituais cívicos e o ensino de História | Ricardo Oriá | 10.20949/rhhj.v3i6.137 | | 43 – 66
- Ouro Preto de todos os tempos: sentidos e efeitos do patrimônio na condição histórica da cidade | Rosiane Ribeiro Bechler, Júnia Sales Pereira | 10.20949/rhhj.v3i6.157 | | 67 – 90
- Crianças nos templos das Musas: mediadores culturais, processos de significação e aprendizagens em museus | Maria Fernanda Van Erven, Sonia Regina Miranda | 10.20949/rhhj.v3i6.139 | | 91 – 119
- Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar | Sandra Regina Ferreira de Oliveira | 10.20949/rhhj.v3i6.140 | | 121 – 137
- O amor no museu: uma experiência de ensino de História com objetos do amor romântico | Kênia Sousa Rios | 10.20949/rhhj.v3i6.141 | | 139 – 153
- Experiências de ações educativo–comunitárias no Museu da Maré | Cláudia Rose Ribeiro da Silva, Miriane da Costa Peregrino | 10.20949/rhhj.v3i6.142 | | 155 – 180
- Imaginar os romanos e a romanização: exposição de trabalhos de alunos no museu | Elizabeth Aparecida Duque Seabra, Maria do Céu Melo | 10.20949/rhhj.v3i6.143 | | 181 – 194
- Lembranças da escola: sentidos históricos e questão indígena | Eunícia Fernandes | 10.20949/rhhj.v3i6.144 | | 195 – 221
- Heterogeneidade temática e usos da memória de uma experiência histórica: uma visita ao Museu Digital da Memória Afro-Brasileira e Africana | Luciano Magela Roza | 10.20949/rhhj.v3i6.145 | | 223 – 238
- Entrevista
- Cotidianos além-mar: Júlio Horácio Bembe e Joaquim Paka Massanga | Júnia Sales Pereira, Júlio Cesar Virgínio da Costa, Luciano Magela Roza | 10.20949/rhhj.v3i6.146 | | 241 – 276
- Falando de História hoje
- Didática da História, espaço escolar e vida prática: implicações para o desenvolvimento da consciência histórica em sociedade | Leda Virgínia Belarmino Campelo Potier, Robson Willian Potier | 10.20949/rhhj.v3i6.147 | | 279 – 298
- E-Storia
- Virtualidades e realidades latino-americanas: a webe o ensino de História para além das fronteiras nacionais | Júnia Sales Pereira, Sonia Regina Miranda | 10.20949/rhhj.v3i6.148 | | 301 – 321
- História Hoje na sala de aula
- Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento | Fabiana Rodrigues de Almeida | 10.20949/rhhj.v3i6.149 | | 325 – 339
- Artigos
- A imprensa em Mato Grosso: subsídios para o ensino da História Regional no século XIX (1880-1890) | Adriana Aparecida Pinto | 10.20949/rhhj.v3i6.150
Revista História Hoje. São Paulo, v. 3, n. 5 jan./jun., 2014
- Apresentação
- Mauro Cezar Coelho | 10.20949/rhhj.v3i5.106 | | 7 – 9
- Dossiê
- Apresentação • Dossiê | Maria Renata da Cruz Duran, Verena Alberti | 10.20949/rhhj.v3i5.107 | | 13 – 22
- A licenciatura em história da Universidade Aberta de Portugal: do ensino a distância tradicional ao e-learning | Maria Isabel da Conceição João | 10.20949/rhhj.v3i5.108 | | 23 – 41
- Educação online colaborativa: implicações teórico-metodológicas de uma nova modalidade de ensino e aprendizagem | Bruno José Betti Galasso, Denise Trento Rebello de Souza | 10.20949/rhhj.v3i5.125 | | 43 – 60
- Como promover pesquisa em EAD? Experiências do curso de licenciatura em história da UniRio | Mariana Muaze, Marcelo Magalhães | 10.20949/rhhj.v3i5.110 | | 62 – 73
- Sistema UAB: a visão dos coordenadores de polos de apoio presenciais da região Sul | Monica Pagel Eidelwein, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, Maria Renata da Cruz Duran | 10.20949/rhhj.v3i5.112 | | 75 – 97
- Professores de história em uma experiência de formação inicial a distância: os significados e os limites da profissionalização | Maria Cláudia Ferreira | 10.20949/rhhj.v3i5.113 | | 99 – 124
- Ação Educativa a Distância: relato de uma prática com professores no Arquivo Público do Estado de São Paulo | Andresa Cristina Oliver Barbosa, Carla Janaína Pereira de Freitas, Stanley Plácido da Rosa Silva | 10.20949/rhhj.v3i5.114 | | 124 – 146
- Para além da virtualização: a educação a distância e a revolução comunicacional no mundo contemporâneo | Ana Raquel Abelha Cavenaghi, Richard Gonçalves André | 10.20949/rhhj.v3i5.115 | | 147 – 163
- Faça aqui o seu login: os historiadores, os computadores e as redes sociais online | Bruno Leal Pastor de Carvalho | 10.20949/rhhj.v3i5.126 | | 165 – 188
- Recursos Educacionais Abertos: uma análise a partir do livro didático de história | Tel Amiel | 10.20949/rhhj.v3i5.128 | | 189 – 205
- Entrevista
- Entrevista – Celso José da Costa | Verena Alberti, Maria Renata da Cruz Duran | 10.20949/rhhj.v3i5.127 | | 209 – 272
- Falando de História hoje
- Arranhando o iceberg: um olhar sobre os cursos de História através do Censo da Educação Superior no Brasil (2001-2012) | Paulo Eduardo Dias de Mello | 10.20949/rhhj.v3i5.121 | | 275 – 290
- E-Storia
- Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil | Alexandre Fernandes Barbosa, Camila Garroux, Fabio Senne | 10.20949/vol4n8 | | 293 – 297
- História Hoje na sala de aula
- A Prática de Ensino na formação do professor de História no Brasil | Angela Ribeiro Ferreira | 10.20949/rhhj.v3i5.123 | | 301 – 320
- Resenhas
- Repensando a práxis educacional: breve olhar sobre os recursos educacionais abertos | Danilo Meira Leite, José Amilton Latanza | 10.20949/rhhj.v3i5.124 | | 323 – 327
Revista História Hoje. São Paulo, v. 2, n. 4, jul./dez. 2013.
- Apresentação
- Mauro Cezar Coelho – Editor | 10.20949/rhhj.v2i4.101 | | 7-9
- Dossiê
- Apresentação • Dossiê | Ângela Maria de Castro Gomes, Tania Regina de Luca | 10.20949/vol4n8 | | 13-17
- História do tempo presente e ensino de História | Lucilia de Almeida Neves Delgado, Marieta de Mores Ferreira | 10.20949/rhhj.v2i4.90 | | 19-34
- Temporalidades e cotidiano escolar em redes de significações: desafios didáticos na tarefa de educar para a compreensão do tempo | Sonia Regina Miranda | 10.20949/rhhj.v2i4.92 | | 35-79
- O presente como problema historiográfico na Primeira República em dois manuais escolares | Marcelo de Souza Magalhães, Rebeca Gontijo | 10.20949/rhhj.v2i4.91 | | 81-101
- O tempo presente e os sentidos dos museus de história | Cecilia Helena de Salles Oliveira | 10.20949/rhhj.v2i4.89 | | 103-123
- Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970) | Raquel Pereira Henriques, Joaquim António de Sousa Pintassilgo | 10.20949/rhhj.v2i4.93 | | 125-148
- Pedagogias da saudade: a formação histórica de consciências e sensibilidades saudosistas. A vida e o trabalho do poeta e professor português António Corrêa d’Oliveira | Durval Muniz de Albuquerque Junior | 10.20949/rhhj.v2i4.95 | | 149-174
- Entrevista
- Entrevista – Holien Gonçalves Bezerra | Ângela Maria de Castro Gomes, Tania Regina de Luca | 10.20949/rhhj.v2i4.94 177-210
- Falando de História hoje
- A formação do professor de História no Brasil: percurso histórico e periodização | Thiago Rodrigues Nascimento | 10.20949/rhhj.v2i4.98 | | 265-304
- E-Storia
- Anita Lucchesi, Dilton Maynard | 10.20949/rhhj.v2i4.99 | | 307-312
- História Hoje na sala de aula
- A promoção da educação histórica na escola: os desafios da avaliação diagnóstica em História | Renilson Rosa Ribeiro, Cláudia Regina Bovo | 10.20949/rhhj.v2i4.103 | | 315-338
- O ensino de história medieval como tema de reflexão em disciplina obrigatória do curso de graduação em História: relato de uma experiência | Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva | 10.20949/rhhj.v2i4.100 | | 339-358
- Artigos
- Estado, editoras e ensino: o papel da política na produção, avaliação e distribuição dos livros didáticos de História no Brasil (1938-2012) | Júlia Silveira Matos, Adriana Kivanski de Senna | 10.20949/rhhj.v2i4.97 | | 213-240
- Entre o discurso e a prática: implementação do currículo de História no programa educacional São Paulo faz escola | Ana Paula Giavara, Iraíde Marques de Freitas Barreiro | 10.20949/rhhj.v2i4.96
Revista História Hoje. São Paulo, v.2, n.3, jan./jun. 2013.
- Apresentação
- Patricia Maria Melo Sampaio | 10.20949/rhhj.v2i3.61 | 9-11
- Dossiê
- Apresentação – Dossiê O lugar da formação do professor nos cursos de História | Helenice Rocha, Wilma Baía Coelho | 10.20949/rhhj.v2i3.62 | 15-18
- Formação de professores: entre demandas e projetos | Ana Maria Monteiro | 10.20949/rhhj.v2i3.63 | 19-42
- Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História? | Aryana Lima Costa | 10.20949/rhhj.v2i3.64 | 43-63
- A didática da história e o desafio de ensinar e aprender na formação docente inicial | Cristiani bereta Silva, Luciana Rossato | 10.20949/rhhj.v2i3.65 | 65-85
- Professores iniciantes ensinando História: dilemas de aula e desafios da formação | Flavia Eloisa Caimi | 10.20949/rhhj.v2i3.66 | 87-107
- Os dilemas da formação do professor de História no mundo contemporâneo | Helenice Ciampi | 10.20949/rhhj.v2i3.74 | 109-130
- Desafios da formação inicial para a docência em História | Margarida Maria Dias Oliveira, Itamar Freitas | 10.20949/rhhj.v2i3.75 | 131-147
- Formação de professores e ensino de História em limiares de memórias, saberes e sensibilidades | Sônia Regina Miranda | 10.20949/rhhj.v2i3.73 | 149-167
- Entrevista
- Entrevista – Nilma Lino Gomes | Wilma Baía Coelho, Patricia Maria Melo Sampaio | 10.20949/rhhj.v2i3.72 | 171-176
- Falando de História hoje
- O historiador entre o ‘ofício’ e a ‘profissão’: desafios contemporâneos | Benito Bisso Schmidt | 10.20949/rhhj.v2i3.67 | 285-301
- E-Storia
- O passado em bytes: notas sobre os usos da internet nos livros didáticos de História | Dilton Maynard, Marcos Silva | 10.20949/rhhj.v2i3.68 | 305-311
- História Hoje na sala de aula
- A análise de fontes e o modo de vida dos primeiros habitantes do nosso continente: pesquisa arqueológica na Educação Básica | Pamela Peregrino Cruz | 10.20949/rhhj.v2i3.69 | 315-327
- Trabalhando com a história romana na Wikipédia: uma experiência em conhecimento colaborativo na universidade | Juliana Bastos Marques | 10.20949/rhhj.v2i3.70 | 329-346
- Resenhas
- Tradição oral, narração e mito: a Mitoteca Baniwa | Silvana Rossélia Santos | 10.20949/rhhj.v2i3.71 | 349-353
- Instruções aos colaboradores | Editoria RHHJ – ANPUH/BR | 10.20949/vol4n8 | 354-355
- Artigos
- Desafios e experiências do ensino superior no interior do Brasil: a implantação do curso de História em Porto Nacional, Tocantins | Roniglese Pereira de Carvalho Tito | 10.20949/rhhj.v2i3.76 | 179-199
- Saberes indisciplinados: os conteúdos da história na escola e as aprendizagens para a vida | Sandra Regina Ferreira Oliveira | 10.20949/rhhj.v2i3.77 | 201-216
- Narrativa midiática e narrativa didática de história: caminhos entrecruzados na contemporaneidade | Sônia Wanderley | 10.20949/rhhj.v2i3.78 | 217-234
- Habilidades de Estudos Sociais para a professora primária: circulação e apropriação de representações em um projeto de aperfeiçoamento de professores | Aldaíres França, Juçara Luzia Leite | 10.20949/rhhj.v2i3.79 | 235-249
- Da didática da História à história da História ensinada | Kazumi Munakata | 10.20949/rhhj.v2i3.80 | 251-267
- “Parece que você está invadindo um espaço que não é seu”: professoras de História narram experiências do início de carreira | Elison Paim | 10.20949/rhhj.v2i3.81 |
Revista História Hoje. São Paulo, v.1, n.2, jul./dez. 2012
Revista História Hoje. São Paulo, v. 1, n. 1, jan. / jun. 2012.
- Apresentação | Patrícia Sampaio | 10.20949/rhhj.v1i1.2 | | 7-9
- Dossiê
- Apresentação – Dossiê | Martha Abreu, Sílvio Carvalho Filho | 10.20949/rhhj.v1i1.22
- Algumas impressões e sugestões sobre o ensino de História da África | Marina Mello e Souza
- Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a Identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras | Anderson Ribeiro Oliva
- Os dilemas de dois autores frente a “Uma história do negro no Brasil” | Wlamyra Albuquerque, Walter Fraga
- Proposta de material didático para a história das relações étnico-raciais | Verena Alberti
- O ensino de história entre o dever de memória e o direito à história | Júnia Sales Pereira, Luciano Magela Roza
- “Por uma autêntica democracia racial!”: os movimentos negros nas escolas e nos currículos de história | Amilcar Araújo Pereira
- Entrevista
- Entrevista – Mônica Lima e Souza | Martha Abreu, Sílvio Almeida Carvalho Filho
- Falando de História hoje
- Currículos de História e expectativas de aprendizagem para os anos finais do ensino fundamental no Brasil (2007-2012) | Margarida Oliveira, Itamar Freitas
- E-Storia
- E-Storia | Dilton Maynard, Marcos Silva | Revista História Hoje. São Paulo, v. 1, n. 1, jan. / jun. 2012.
- História Hoje na sala de aula
- Detetives do passado no mundo do futuro: divulgação científica, ensino de História e internet | Keila Grinberg, Anita Almeida
- Resenhas
- “Historiografia e Nação no Brasil” – um clássico e suas possibilidades, da gênese da historiografia ao lugar da História Ensinada nos dias de hoje | Mauro Cézar Coelho
- Oficina da história no ciberespaço | Anita Lucchesi
- Artigos
- Reflexões sobre o ensino colonial em África: trajetórias da instituição escolar no antigo Sudão (1889-1952) | Patrícia Teixeira Santos
- As bandas de congo mirins: ensino popular e vivência de cultura afro-brasileira na Serra (ES) | Michel Dal Col Costa
- Contribuições do Movimento Negro e das teorias críticas do currículo para a construção da educação das relações étnico-raciais | Richard Christian Pinto Santos, Grace Kelly Silva Sobral Souza
- Diásporas e comunidades quilombolas: perspectivas metodológicas para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira | Maria Walburga Santos, Ana Cristina Juvenal Cruz
- Para construir outro olhar: notas sobre o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras | Hilton Costa
- Um olhar sobre a historiografia africana e afro-brasileira | Luciano Everton Costa Telles
- Espaço cibernético, cibercultura e pesquisa acadêmica | Marcos Silva