Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v.4, n.10, 2019 / v. 6, n.19, 2021.
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador. v. 6, n.19, 2021.
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Dossiê
Ofício de ensinar, experiência escolar e narrativas de si
DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v6.n19
PUBLICADO: 2021-12-31
- PRÉ-TEXTUAIS
- Pré-textuais
- Comissão Editorial
- EDITORIAL
- Editorial
- Elizeu Clementino de Souza
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
- Oficio de enseñar, experiencia escolar y narrativas de sí
- Daniel Suárez, Luis Porta
- pdf (Español (España))
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- DOSSIÊ
- Entre biografemas e incidentes: histórias insólitas e sem fama de uma professora imaginária
- Eduarda Ritzel, Máximo Daniel Lamela Adó
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p844-859
- Um mundo além da escola: trânsitos culturais, histórias de vida e saberes de professores
- Marta Campos de Quadros, Yoshie Ussami Ferrari Leite
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p860-874
- Ação de ensinar: atividades impressas, narrativas e saberes
- Tania Silva, Cláudia Starling
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p875-890
- Trayectorias académicas de pedagogas del Colegio de Pedagogía en la Facultad de Filosofía y Letras de la Unam
- Jesús Carlos González Melchor
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p891-909
- pdf (Español (España))
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- A (trans)formação de educadores por meio do trabalho com narrativas no contexto inclusivo
- Cibele Moreira Monteiro, Ana Paula de Freitas
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p910-926
- Formação do cantar centrada na docência: reconstruindo a trajetória de Felipe
- Dyane Rosa, Teresa Mateiro
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p927-942
- (Re)significando a atuação docente: orientação de residência educacional e o ensino remoto
- Juliana Rossi Duci, Ana Paula Gomes Seferian
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p943-955
- A narrativa (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa-formação na indução profissional docente
- Giseli Barreto da Cruz, Marilza Maia de Paiva, Viviane Lontra
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p956-972
- Processos de identificação na docência: ressignificando experiências no campo da pesquisa
- Claudio Afonso Peres, Filomena Maria de Arruda Monteiro, José González-Monteagudo
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p973-991
- La scuola “resistente”: pratiche autobiografiche per la valorizzazione delle storie di scuola
- Caterina Bonelli
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p992-998
- pdf (Italiano)
- PDF (ITALIANO)
- ARTIGOS
- Professoras “subversivas”: narrativas autobiográficas de mulheres militantes no relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV)
- Pâmela Tainá Wink da Luz, Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Éder da Silva Silveira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1000-1020
- O nome impede a morte: trajetórias de vidas de meninos desvalidos
- Maria Zélia Maia de Souza
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1021-1034
- Dom José Maria Pires: um projeto eclesiástico, uma história de vida (1966-1985)
- Maria Elizete Guimarães Carvalho, Maria das Graças da Cruz Barbosa
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1035-1053
- Jacintha Clotildes: de escravizada à “Sinhá Preta”
- Petrônio Domingues, Hiago Feitosa da Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1054-1069
- Narrativas de mulheres negras: cultura de base africana e educação no Cariri cearense
- Cícera Nunes
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1070-1083
- Trajetória e contribuições de Alfredina de Paiva e Souza (1905-1999) na educação brasileira
- Rafaela Silva Rabelo, Denis Herbert de Almeida
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1084-1103
- Entrelaçando histórias de vida e o sentimento de pertencimento: reflexões de uma coordenadora pedagógica sobre as ações da gestão escolar
- Felipe Costa da Silva, Débora Ortiz de Leão
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1104-1118
- Insistir em frestas na pandemia: esperançar na presença ante o afastamento
- Vitória da Silva Bemvenuto, Adrianne Ogêda Guedes
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1119-1136
- Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia: experiências de resistência e esperança
- Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo, Joelma da Conceição da Silva Henrique e Souza, Adriana Pires de Arezzo, Verônica Fabiola Neves Rodrigues, Penha Mabel Farias do Nascimento, Andreia Viana da Silva Diniz
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p1137-1154
- INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES
- Instruções aos colaboradores
- Comissão Editorial
- PARECERISTAS 2021
- Pareceristas 2021
- Comissão Editorial
- VOLUME COMPLETO
- Volume completo
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p824-1164
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v.6, n.18, 2021.
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Dossiê
Narrativas (auto)biográficas no cinema
DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v6.n18
PUBLICADO: 2021-12-30
- PRÉ-TEXTUAIS
- Pré-textuais
- Comissão Editorial
- EDITORIAL
- Editorial
- Comissão Editorial
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
- Narrativas (auto)biográficas no cinema
- Renato Izidoro da Silva, Inês Assunção de Castro Teixeira
- DOSSIÊ
- Violeta Parra e suas arpilleras decoloniais
- Adriana Fresquet, Wilson Cardoso Junior
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p449-469
- Narrativas sobre Mauro: vozes/intérpretes do legado do cineasta ao cinema brasileiro
- Andrea Vicente Toledo Abreu, Milena de Cássia Silveira Gusmão, Rosália Maria Duarte
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p470-489
- A produção documental de Antonio Olavo: lutas e memórias do povo negro
- Luciene Maria Silva, Daiane Rosário
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p490-508
- Uma “nãobiografia” “nãonarrativa” de “Agripina é Roma-Manhattan”, de Hélio Oiticica
- Carlos Eduardo Japiassú de Queiroz, Paloma da Silva Santos
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p509-528
- “A glória ao nosso redor”: o cinema autoral de Terrence Malick
- Sander Cruz Castelo
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p529-540
- O cinema de Kiarostami na formação inicial de professores por matizes ético-estéticos
- Tania Micheline Miorando, Valeska Maria Fortes de Oliveira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p541-555
- Escritas de si “entre” mulheres: da intimidade no presente à distância histórica em Teko haxy – ser imperfeita
- Clarisse Alvarenga, Roberta Veiga
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p556-570
- Narrativas capitalistas em Parintins (AM.
- biografias, cinemas, perfumes e etnocídios
- Gerson André Albuquerque Ferreira, Elenise Faria Scherer
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p571-588
- A máquina de costura e os fios da memória: aspectos (auto)biográficos engendrados pelo cinema(AUTO)BIOGRAPHICAL ASPECTS ENGENDERED BY CINEMA
- Giovana Scareli
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p589-604
- O pai, o filho e o historiador: diálogos entre cinema, história familiar e doentes de AlzheimerDialogues between cinema, family history and Alzheimer’s patients
- Iranilson Buriti Oliveira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p605-617
- Um olhar cronotópico sobre as narrativas biográficas relacionadas às pessoas em situação de deficiência no cinema
- Maria jaqueline de Grammont
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p618-634
- “Tô aprendendo a sonhar”: narrativas de jovens e sua relação com a escola
- Celia Maria Fernandes Nunes, Karla Cunha Padua, Regina Magna Bonifácio de Araújo
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p635-650
- ENTREVISTAS
- Cada intento es un nuevo comienzo. Cine y biografía en camino incierto, de Pablo García
- Jorge Larrosa, Pablo García
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p652-666
- pdf (Español (España))
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- ARTIGOS
- A espiral do tempo como um dispositivo de análise para narrativas, (auto)biografias, trajetórias de vida e história oral
- Cláudia Rodrigues do Carmo Arcenio, Patrícia Bastos de Azevedo
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p668-684
- A memória de futuro e o ato de narrar como princípio constitutivo do sujeito professor
- André Plez Silva, Milena Moretto
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p685-701
- Expressões da pandemia: metamorfoses e possibilidades de mulheres migrantes
- Suélen Cristina de Miranda, Diane Portugueis
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p702-719
- Narrativas de resiliências: implicações da pandemia na prática docente de mulheres
- Robson Lima Arruda, Robéria Nádia Araújo Nascimento
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p720-739
- A precariedade humana em tempos de pandemia: meditações insólidas sobre a finitude da vida
- Euler Renato Westphal
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p740-756
- Trajetória Profissional do Enfermeiro Auditor: oportunidades, desafios e motivações na escolha profissional
- Magali Beatris da Silva Monteiro, Maria Angela Boccara De Paula
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p757-773
- Entrelaces entre o projeto de vida e o acesso universitário de jovens de periferias
- Natanael Reis Bomfim, Nayana Sepúlveda Suzart
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p774-789
- Alfabetização intercultural: os memoriais indígenas como fontes de saberes para a educação
- Josélia Gomes Neves
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p790-806
- Memórias de uma militante amazônida
- Arminda Rachel Botelho Mourão
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p807-819
- INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES
- Instruções aos colaboradores
- Conselho Editorial
- VOLUME COMPLETO
- Volume Completo
- Conselho Editorial
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v.6, n.17, 2021.
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Dossiê
A formação da biblioteca pessoal: efeitos refeitos
DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17
PUBLICADO: 2021-05-31
- PRÉ-TEXTUAIS
- Pré-textuais
- Conselho Editorial
- EDITORIAL
- Editorial
- Elizeu Clementino de Souza
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
- A formação da biblioteca pessoal: efeitos refeitos
- Patrícia Aparecida do Amparo, Denice Barbara Catani
- DOSSIÊ
- Ler no quarto, ler na sala, ler no ônibus, ler nas bibliotecas públicas e pessoais: refazer efeitos
- Denice Barbara Catani
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p21-33
- Borboleteando na biblioteca
- Afrânio Mendes Catani
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p34-46
- Professores e suas bibliotecas: histórias de peregrinações
- Juliana de Souza Silva, Roni Cleber Dias de Menezes, Vivian Batista da Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p47-64
- Documentos personales: construcción de sí y el arribo a la literacidad académica
- Juan Mario Ramos Morales, Lorena del Socorro Chavira Álvarez, Noemí Hernández Suárez, José Antonio
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p65-83
- A formação da biblioteca vivida e o aprendizado do julgamento das leituras
- Ana Laura Godinho Lima, Patrícia Aparecida do Amparo, Katiene Nogueira da Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p84-100
- O que elas dizem sobre mim, o que eu digo sobre elas: a constituição da biblioteca pessoal e a formação do professor
- Renata Cândido
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p101-117
- Vestígios de um percurso pessoal rumo ao “como ler”: indicações e interdições
- Natália de Lacerda Gil
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p118-134
- Bibliotecas Invisíveis na Ilha das BruXas: um mapeamento de bibliotecas pessoais, privadas ou particulares existentes em Florianópolis (SC)
- Debora Zamban, Gisela Eggert-Steindel
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p135-146
- A geração dos novos na biblioteca de Salim Miguel e Eglê Malheiros
- Natan Schmitz Kremer, Alexandre Fernandez Vaz
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p147-164
- Biblioteca pessoal-coletiva-itinerante: saberes constituídos na ação de formar formando-se
- Maria do Socorro de Sousa, Tânia Maria de Sousa França
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p165-179
- ARTIGOS
- Grupos de pesquisa e formação de orientadores: tributo à Marli André (in memoriam)
- Lucídio Bianchetti
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p181-190
- Cartografando geografias de vida
- Evanilson Gurgel, Marlécio Maknamara
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p190-206
- (Auto)biografia e educação musical: produção de teses em educação, história e música entre os anos de 2015 e 2019UFPI
- Camila Betina Röpke, Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p207-223
- Poéticas da memória. Christine Delory-Momberger e fotografia
- Gabriela Clemente de Oliveira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p224-234
- Amparo e sentidos de vida nas narrativas sobre mortos por COVID-19
- Raquel Alvarenga Sena Venera, José Isaías Venera, Gustavo Henrique Cardoso Nart
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p235-250
- Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social
- Joana Ribeiro dos Santos, Marcelo Ferreira Machado, Maria Morais
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p251-272
- Narrativas sobre a saúde mental de adolescentes em tempos de coronavírus
- Layta Sena Ribeiro, Marcelo Silva de Souza Ribeiro
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p273-291
- Mediações do educar: reflexões autobiográficas – sensoriais entre um mundo antes e pós pandemia
- Ana Clara de Rebouças Carvalho
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p292-311
- Inventar, reinventar e narrar: práticas pedagógicas durante o isolamento social.
- Thamy Lobo, Renata Rocha de Oliveira, Maria Cecília Castro
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p312-327
- Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva
- Flávia Cristina Souza Itaborai, Cláudia Paranhos de Jesus Portela, Cristina de Araújo Ramos Reis
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p328-344
- Narrativa autobiográfica de um professor camponês: o campo como lugar de pertencimento e de autoformação
- Jonas Souza Barreira, José Sávio Bicho, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p345-362
- Narrativas de jovens do Rosado/RN: experiências dos mais velhos para a formação em coletividade
- Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Stenio de Brito Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p363-374
- Ser criança e viver a infância na escola de Educação Infantil à luz de Merleau-Ponty
- Jade Cristina Corrêa Peixoto, José Vicente De Souza Aguiar
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p375-391
- Constituição da docência pelas narrativas de si: práticas educativas na educação básica
- Charles Maycon Almeida Mota, Fabício Oliveira da Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p392-410
- O mestre “Barbosa de Godois” e a escola maranhense
- Cesar Augusto Castro, Samuel Luís Velázquez Castellanos
- 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p411-425
- INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES
- Instruções aos colaboradores
- Conselho Editorial
- VOLUME COMPLETO
- Volume Completo
- Conselho Editorial
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v.5, n.16, 2020.
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Edição especial
Dossiê Narrativas, pandemia e adoecimento social
DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v5.n16
PUBLICADO: 2020-12-29
- PRÉ-TEXTUAIS
- Pré-textuais
- Comissão Editorial
- EDITORIAL
- Editorial
- Elizeu Clementino de Souza
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
- Narrativas, pandemia e adoecimento social
- Raquel Alvarenga Sena Venera, Camila Aloisio Alves
- DOSSIÊ
- O governo Bolsonaro, a crise política e as narrativas sobre a pandemia
- Ivandilson Miranda Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1478-1488
- La resilience en temps de pandemie au Cameroun: de la difficile distanciation a l’impossible enfermement social
- Joseph Yannick Mbatchou
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1489-1502
- pdf (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- Lives de festas nos tempos da COVID-19: arranjos, vínculos e performances
- Patrícia Silva, Danillo Mota Lima, Edvaldo Souza Couto
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1503-1517
- O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas
- Tania Lucía Maddalena, Dilton Ribeiro Couto Junior, Marcelle Medeiros Teixeira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1518-1534
- Narrar a minha experiência ou como buscar o lirismo em tempos de incertezas
- Maria Amália Almeida Cunha
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1535-1548
- Remédios diferentes para um mesmo mal: a epidemia e a experiência humana pelo viés do literário
- Sheila Dias Maciel
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1549-1562
- Surdocegueira e as possibilidades em meio a pandemia por COVID-19
- Elaine Gomes Vilela, Adriana Barroso Azevedo, Marcos Henrique Assunção Ramos
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1563-1576
- Memórias de professoras: tecendo ‘cineconversas’ com o incrível exército de brancaleone
- Rebeca Silva Brandão, Rosa Helena Mendonça, Rossana Papini
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1577-1594
- Playlists em tempos de pandemia da Covid19: narrativas de educadores musicais integrantes de um Grupo de Estudos
- Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1595-1613
- Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais
- Maria Antônia de Souza, Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Maria Iolanda Fontana
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1614-1631
- “Da noite para o dia” o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia
- Elzanir dos Santos, Idelsuite de Sousa Lima, Nadia Jane De sousa
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1632-1648
- Narrativas de professoras sobre a pandemia e a educação: um olhar hermenêutico-fenomenológico das experiências docentes
- Rebeca Machado Oliveira da Silva, Liege Maria Queiroz Sitja
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1649-1663
- Con.fiar. Confi(n)ar: a narrativa como estratégia formativa ante às recentes transformações sociais
- Luciana Haddad Ferreira, Marissol Prezotto, Juliana Terra
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1664-1681
- Formaturas adiadas por tempo indeterminado: narrativas de possíveis formandos da UFV-CAF
- Patricia Claudia Costa
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1682-1699
- Minha narrativa de vida atravessada pela pandemia
- Maria Inez do Espírito Santo
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1700-1713
- La vida trastocada. El sentido de la pandemia en estudiantes de educación superior
- José Antonio Serrano Castañeda, Lorena del Socorro Chavira Álvarez, Juan Mario Ramos Morales
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1714-1736
- pdf (Español (España))
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- ENTREVISTAS
- Récits d’expériences pendant la pandémie de Covid-19
- Hervé Breton
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1738-1745
- pdf (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- ARTIGOS
- La expansión biográfica en investigación educativa. Movimientos y aperturas metodológicas
- Luis Gabriel Porta
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1747-1764
- pdf (Español (España))
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- O biograma como referencial teórico-metodológico para construção de trajetória de vida-científica na educação musical
- Raimundo Vagner Leite de Oliveira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1765-1785
- Formação continuada de professores de educação física no programa de residência docente
- Fábio Jorge de Souza Molinário, Dinah Vasconcellos Terra
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1768-1799
- Deconstruyendo el relato de una experiencia en el aula: serendipia emocional
- Maria Inés Blanc
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1800-1814
- pdf (Español (España))
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Histórias de vida de imigrantes portugueses no Rio de Janeiro
- Miriam Oliveira Santos
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1815-1827
- Narrativas autobiográficas em educação: percepções de uma professora-mãe sobre o autismo
- Simone de Paula Rocha Souza, Elni Eliza Willims
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1828-1845
- Narrativas de estudantes, filhos de catadores de materiais recicláveis, suas famílias e as relações estabelecidas
- Cláudia Moraes da Costa Vieira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1846-1863
- Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores
- Josildo Lima Portela, Maria Divina Ferreira Lima
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1864-1880
- RESENHAS
- A cruel pedagogia do vírus
- Francisco Varder Braga Junior
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1882-1885
- INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES
- Instruções aos colaboradores
- Comissão Editorial
- PARECERISTAS 2020
- Pareceristas 2020
- Comissão Editorial
- VOLUME COMPLETO
- Volume Completo
- Comissão Editorial
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v.5, n.15, 2020.
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Dossiê
Pesquisa com narrativas de crianças e jovens
DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v5.n15
PUBLICADO: 2020-10-11
- PRÉ-TEXTUAIS
- Pré-textuais
- Comissão Editorial
- EDITORIAL
- Editorial
- Elizeu Clementino de Souza
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
- Pesquisa com narrativas de crianças e jovens
- Maria da Conceição Passeggi, Conceição Leal da Costa
- DOSSIÊ
- Quando as crianças falam de sua escola e (nos) ensinam…
- Martine Lani-Bayle
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p954-969
- pdf (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- Da afonia à voz das crianças nas pesquisas: uma compreensão crítica do conceito de voz
- Natalia Fernandes, Luciana França Souza
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p970-986
- Arqueologia pessoal: descobrir a sua diversidade interior através de artefactos da infância
- Luis Manuel Pinto, Linda O’Toole
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p987-1001
- pdf (English)
- PDF (ENGLISH)
- Que tipo de diálogo promove o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes?
- Anne Dizerbo, Béatrice Mabilon-Bonfils
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1025-1038
- pdf (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- Narrar a vulnerabilidade escolar: concepção de uma abordagem metodológica
- Marie-Claude Bernard, Alice Vanlint, Hélène Makdissi
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1002-1024
- pdf (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- Projetar-se no amanhã: condição biográfica e projeto de vida no novo ensino médio
- Maria da Conceição Passeggi, Luciana Medeiros da Cunha
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1039-1058
- Educação Terapêutica de Pacientes e abordagem narrativa: interseções necessárias para novas práticas no cuidado ao adoecimento crônico infantil
- Camila Aloisio Alves
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1059-1073
- Enlaces entre narração, corpo e adoecimento: a narrativa como dispositivo de elaboração do sofrimento por crianças com câncer.
- Luciane De Conti, Morgana Nunes , Carolina Gutierrez
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1074-1088
- Abuso sexual na infância: potencial da narrativa na vivência de criança
- Milene Gabriela Winck de Carvalho, Daniela Barros da Silva Freire Andrade
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1089-1104
- A classe hospitalar na voz de crianças a partir de suas vivências educacionais
- Hildacy Soares da França Montanha, Marta Regina Brostolin
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1105-1120
- Investigar com as crianças: das narrativas à construção de conhecimento sobre si e sobre o outro
- Teresa Sarmento, Milena Oliveira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1121-1135
- Ser criança? Ótima pergunta!
- Ecleide Cunico Furlanetto, Karina Alves Biasoli
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1136-1153
- Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças
- André Augusto Diniz Lira, Renata Carlos de Oliveira Gonçalves
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1154-1169
- Memorial escolar: uma produção significativa
- Luanna Priscila da Silva Gomes, Cláudia Roberto Soares de Macêdo Nazário, Patrícia Lúcia Galvão da Costa
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1170-1190
- O aprender e o bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas
- Maria Assunção Folque, Catarina Vaz-Velho
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1191-1211
- Oficinas: estratégia metodológica para a pesquisa dialógica com crianças
- Rejane Brandão Siqueira, Rosiane Brandão Alves Siqueira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1212-1228
- Narrativas autobiográficas de lutas pela educação: pedagogias emergentes de uma ocupação
- Rafael Arenhaldt, Alexsandro dos Santos Machado, Irene Reis dos Santos, Erika Cristina Lima da Silva Santiago
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1229-1246
- Educação de crianças e jovens negros e brancos durante o colonialismo: práticas pedagógicas discriminatórias e racistas
- Zeila de Brito Fabri Demartini
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1247-1264
- Relações entre adultos e crianças: o que dizem as narrativas das crianças?
- Gabriela Barreto da Silva Scramingnon
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1265-1281
- Eventos estressores na adolescência e juventude: narrativas de estudantes de Belém/PA
- Mateus Souza, Lúcia Isabel da Conceição Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1282-1299
- ARTIGOS
- De Václav a Olga: pacto epistolar e estratégias de escrita nas cartas de um prisioneiro
- Thiago Borges de Aguiar, Geovana Corassa Rossi
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1301-1317
- Encarcerados “abrem suas almas”: reflexões a partir dos escritores da Revista a Estrêla
- Daiane Tavares
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1318-1336
- Memória e humanidade ciborgue: Blade Runner e a dicotomia humano máquina
- Hamilcar Silveira Dantas Junior, Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1337-1353
- Negragayjudia: três pessoas em uma (auto)biografia
- Elaine Pedreira Rabinovich, Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1354-1369
- Professora, engenheira e mulher: o sujeito da experiência no processo autoformativo de professores
- Inalda Tereza Sales de Lima, Nilton Paulo Ponciano
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1370-1386
- Histórias de vida: uma análise do papel e da influência da família e da religiosidade sobre gênero e sexualidade
- Andréa Silene Alves Ferreira Melo, Marco Antônio Leandro Barzano
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1387-1406
- Memórias de vida-formação de mulheres professoras
- Maria Betânia e Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1407-1420
- Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências
- Maria Luisa Furlin Bampi, Mairce da Silva Araujo
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1421-1434
- Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras
- Liliamar Hoça
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1435-1453
- INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES
- Instruções aos colaboradores
- Comissão Editorial
- VOLUME COMPLETO
- Volume Completo
- Comissão Editorial
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v.5, n.14, 2020.
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Dossiê
Memórias, narrativas e patrimônios
DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v5.n14
PUBLICADO: 2020-06-29
- PRÉ-TEXTUAIS
- Pré-textuais
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p471-480
- EDITORIAL
- Editorial
- Elizeu Clementino de Souza
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p481-484
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
- Memórias, narrativas e patrimônio
- Joseania Miranda Freitas, Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p486-489
- DOSSIÊ
- Patrimônio imaterial: reflexões sobre a rebeldia da matéria
- Ana Clara de Rebouças Carvalho
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p490-507
- Gramáticas de poder: el performance como una herramienta para la divulgación del patrimonio cultural de la comunidad sorda
- Sebastián Carrasco
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p508-523
- PDF (Español (España))
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Por que plangem os sinos? Ressonâncias biográficas e patrimoniais na paisagem sonora da cidade de Goiás
- Clovis Carvalho Britto, Rafael Lino Rosa
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p524-540
- Figura 2
- Figura 1
- Figura 3
- Memórias de um tamborete de baiana: as muitas vozes em um objeto de museu
- Joseania Miranda Freitas, Lysie dos Reis Oliveira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p541-564
- Quero os meus brincos: memória da infância, patrimônio e identidade na saga do povo Xetá
- Maria Angelita Silva, Nerli Nonato Ribeiro Mori
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p565-577
- Identite et rapports de force dans le candombe argentin
- Jean-Arsène Yao
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p578-592
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- Palavra patrimônio: narrativas orais no Assentamento Rose
- Edil Silva Costa, Edisvânio do Nascimento Pereira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p593-611
- Narrativas implicadas sobre memória, cultura e negritude no Recôncavo da Bahia
- Rita de Cassia Dias Pereira de Jesus
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p612-626
- Narrativas e memórias sobre a condição negra em Paris
- Ari Lima
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p627-647
- Narrativas: ferramentas do campo patrimonial e potências de vidas
- Raquel Alvarenga Sena Venera, Roberta Fernandes Buriti
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p648-666
- Culturas do passado-presente: um estudo sobre o discurso da novidade e as políticas patrimoniais em um Recife de três tempos
- Francisco Sá Barreto, Izabella Medeiros
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p667-691
- Pistas biográficas de Henriqueta Martins Catharino e a coleção de arte popular do Instituto Feminino da Bahia
- Suely Moraes Cerávolo
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p692-708
- Narrativas expositivas na constituição de memórias identitárias: um estudo de caso
- Camilo de Mello Vasconcellos, Otávio Pereira Balaguer
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p709-722
- Uma biografia musealizada: a coleção de Hugo Simões Lagranha no Museu Municipal de Canoas/RS
- Julia Maciel Jaeger, Zita Rosane Possamai
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p723-739
- La Casa del Museo (1972-1980.
- una comunidad de práctica en clave femenina.
- Leticia Pérez Castellanos
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p740-757
- PDF (Español (España))
- Sem título (Español (España))
- Sem título (Español (España))
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Minimuseu Firmeza como museu de artista: uma trajetória em defesa de uma história da arte no Ceará
- Carolina Ruoso
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p758-775
- ARTIGOS
- Tese autobiográfica: os procedimentos para o constructo do “eu” fonte
- Edilson Fernandes Souza
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p777-795
- A narrativa biográfica no debate acadêmico contemporâneo: uma contribuição bibliográfica
- Mauro Henrique Miranda de Alcântara
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p796-814
- O método (auto)biográfico como dispositivo de formação na iniciação científica
- Fernanda Nogueira Macena, Élica Luiza Paiva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p815-828
- De mim ao teatro terapêutico: percurso de vida, percurso criativo e narrativas de si
- Geraldo Alves Lacerda
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p829-840
- Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA
- kleyne Cristina Dornelas Souza
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p841-858
- Educação política das sensibilidades e arquitetura escolar
- Cyntia Simioni Franca, Nara Rubia de Carvalho Cunha, Fabio Luiz da Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p859-873
- Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas
- Marcelo Silva da Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p874-888
- ¿Cuál es el lugar de la pedagogía? Notas para desidentificar su disciplinamiento
- Francisco Ramallo
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p889-899
- PDF (Español (España))
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Trajetória de vida de Miguel de Oliveira Couto (1865 – 1934), médico, educador e político
- José Mario d`Almeida, Claudia Alves d`Almeida
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p900-915
- ENTREVISTAS
- O museu como lugar de resistência: memória e representação de comunidades africanas e afrodiaspóricas
- Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p917-926
- INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES
- Instruções aos colaboradores
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p927-930
- VOLUME COMPLETO
- Volume Completo
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p571-930
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v.5, n.13, 2020.
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Dossiê
Histórias de vida de educadores/as sociais em pesquisa narrativa (auto)biográfica
DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v5.n13
PUBLICADO: 2020-06-28
- PRÉ-TEXTUAIS
- Pré-textuais
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p01-10
- EDITORIAL
- Editorial
- Elizeu Clementino de Souza
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p11-14
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
- Histórias de vida de educadores/as sociais em pesquisa narrativa (auto)biográfica
- Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Inês Ferreira de Souza Bragança
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p16-23
- DOSSIÊ
- Experiencias pedagógicas de educadores sociales: aportes a la formación técnico-profesional desde la investigación autobiográfica y narrativa
- Paula Valeria Dávila, Agustina Argnani
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p24-39
- PDF (Español (España))
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Les récits de vie et de formation: leurs fonctionnalités en recherches, formations et pratiques sociales
- Marie-Christine Josso
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p40-54
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais
- Marie-Christine Josso
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p40-54
- Pour ancrer une politique de recherche en sciences humaines dans les histoires de nouvelles professionnalités socio-éducatives en formation
- Gaston Pineau
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p55-70
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- Ancoragem de uma política de pesquisa em ciências humanas: histórias das novas profissões sócio-educativas em formação
- Gaston Pineau
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p55-70
- Histórias de vida em pesquisa (auto)biográfica: circuito que inclui tempos, lugares e autorregulação da aprendizagem
- Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Ana Maragrida da Veiga Simão
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p71-90
- “Oi Iv, como vai? Boa sorte na escola!” notas (auto)biográficas constitutivas da história de vida de um educador
- Ivor F. Goodson, Maria Inês Petrucci-Rosa
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p91-104
- Sustaining employability through lifelong learning. a life history approach to employability
- Henning Saling Olesen
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p105-123
- PDF (English)
- PDF (ENGLISH)
- Sustentar a empregabilidade mediante a aprendizagem ao longo da vida. Uma abordagem em história de vida para empregabilidade
- Henning Saling Olesen
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p105-123
- Aproximações entre pesquisa (auto)biográfica e história da educação
- Wolney Honório Filho, Rita Tatiana Cardoso Erbs
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p124-143
- O vivido e o concebido na história da educação brasileira: a biografia intelectual de Sud Mennucci e a formação de professores rurais
- Fernando Henrique Tisque dos Santos, Dislane Zerbinatti Moraes
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p144-164
- Narrativas de viagem nos escritos de um educador viajante – Anísio Teixeira: memórias, formação, modelos de educação e saberes
- Silmara Fatima Cardoso
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p165-177
- A memória de uma mestra: trilhas de um pensamento pedagógico
- Adrianne Ogêda Guedes, Iduina Mont’Alverne Braun Chaves
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p178-193
- Sem título
- Sentidos ao seu viver: Jessy Cherem uma educadora em trânsito (Santa Catarina, 1960-1980)
- Susane da Costa Waschinewski, Maria Teresa Santos Cunha
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p194-209
- Recortes literário e biográfico de Monteiro Lobato na defesa da eugenia e do fascismo racial
- Regina Maria de Souza, Morena Dolores Patriota da Silva, Cristiane Maria da Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p210-228
- Maria Grasiela Teixeira Barroso: desenvolvimento profissional na enfermagem cearense
- Mariza da Costa Pereira, Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Andréa da Costa Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p229-242
- História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical
- Delmary Vasconcelos Abreu
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p243-260
- Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio
- Josane Geralda Barbosa, Celi Espasandin Lopes
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p261-276
- Ana Maria Eugênio Da Silva: uma quilombola que venceu o câncer escrevendo e dançando com São Gonçalo
- Fernada Ielpo da Cunha, Ana Maria Eugênio da Silva, José Gerardo Vanconcelos
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p277-293
- Memoria colectiva y biografías educativas de alfabetizadores en movimientos sociales
- Sandra Mabel Llosa
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p294-313
- PDF (Español (España))
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Pirilampo, lamparina: lumezinho de mim, céu pintado de história
- Rosvita Kolb Bernardes
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p314-322
- ARTIGOS
- Magistério em cena: histórias de vida, tramas socioculturais e cotidiano escolar no cinema
- Paula Perin Vicentini, Rita de Cassia Gallego
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p324-344
- Encontros potentes produzidos pela investigação com histórias de vida
- Valeska Maria Fortes de Oliveira, Tania Micheline Miorando
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p345-359
- Historias de vida y movilidades académicas de imigrantes
- José González-Monteagudo, Wilton Carlos Lima da Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p360-374
- PDF (Español (España))
- PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
- Autobiografia e currículo
- Hiller Soares Santana
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p375-388
- O discurso político do autorretrato em Oriana Duarte
- Ana Carolina Magalhães Salvi
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p389-402
- (Des)epistemologizar a clínica: o reconhecimento de uma ciência guiada pelo pensamento cisgênero
- Sofia Ricardo Favero
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p403-418
- Travestis vivendo com Hiv/Aids e seus determinantes sociais: antes e depois do diagnóstico
- Angra Dias da Silva Tagliate, Neil Franco
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p419-435
- Trajetória para além do movimento aparente: mobilização, sentido e inclusão escolar
- Naiara Chierici Rocha
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p436-450
- Narrativas de mim: memórias dançantes
- Ana Cristina Carvalho Pereira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p451-466
- INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES
- Instruções aos colaboradores
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p467-470
- VOLUME COMPLETO
- Volume Completo
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p1-470
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v.4, n.12, 2019.
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Dossiê
Pesquisa (auto)biográfica em educação na Ásia
DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12
PUBLICADO: 2019-12-26
- PRÉ-TEXTUAIS
- Pré-textuais
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p802-810
- EDITORIAL
- Editorial
- Elizeu Clementino de Souza, Edla Eggert
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p811-814
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
- Pesquisa (auto)biográfica em educação na Ásia
- Hervé Breton
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p816-820
- Recherche (auto)biographique en éducation en Asie
- Hervé Breton
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p816-820
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- DOSSIÊ
- Les histoires de vie au Japon: trajet de vie, rencontres internationales et dynamiques collectives
- Hervé Breton, Makoto Suemoto
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p821-831
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- Autoformation d’un village à okinawa et changements de conscience collective: perspectives pour penser l’histoire de vie collective en formation
- Makoto Suemoto
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p832-848
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- Narrative-based research and psychosocial practices in Japan
- Masayoshi Morioka, kakuko Matsumoto, Koichi Hirose
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p849-863
- PDF (English)
- PDF (ENGLISH)
- Recits d’enseignants a propos de l’education a la vie: un exemple de l’approche narrative et biographique au Japon
- Sunami Inoue
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p864-878
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- Life history of Naito Masu: a female pioneer of women’s education in Yamanashi Prefecture in the early Meiji Period
- Atsuko Kawata, Tokio Kato
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p879-892
- PDF (English)
- PDF (ENGLISH)
- A study about the instruction for master’s thesis and research works for “experience reflection” in graduate schools in Japan: interviews with the academic staff
- Kenji Miwa
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p893-902
- PDF (English)
- PDF (ENGLISH)
- Environmental education research and significance of experience: the depth of life history brought about by mutual relationships
- Yuko Miki
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p903-917
- PDF (English)
- PDF (ENGLISH)
- Interrelation between biography and ethnography: cultural analysis as an experimental system
- Sumathi Srinivasalu, Manjubarkavi Selladurai, Muniraj Mathaiyan
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p918-936
- PDF (English)
- PDF (ENGLISH)
- ARTIGOS
- Narrativas sobre experiências de leitura em uma cadeia pública feminina: fronteiras borradas
- Elni Elisa Willms, Cancionila Janzkovski Cardoso, Milady da Silva Oliveira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p939-958
- Representações de amor e dor em narrativas no cárcere
- Carla Verônica Albuquerque Almeida, Maria de Lourdes Soares Ornellas
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p959-975
- Perguntas e invenções: atravessamentos na formação de um educador ambiental
- Alexandre Cougo de Cougo, Cleuza Maria Sobral Dias
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p976-990
- Tornar-se professora: o saber da experiência na pesquisa narrativa
- Vanessa França Simas, Guilherme do Val Toledo Prado, Jesús Domingo Segovia
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p991-1004
- Aprendendo a ser professor: uma investigação biográfico-narrativa com instrumentistas
- Vanessa Weber
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1005-1019
- Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriais
- Ana Claudia Molina Zaqueu-Xavier, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1020-1033
- Pesquisaformação: uma opção teoricometodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência
- Thais da Costa Motta, Inês Ferreira de Souza Bragança
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1034-1049
- A tessitura dos ateliês biográficos: olhares entrecruzados
- Sandra Novais Sousa, Eliane Greice Davanço Nogueira, Dirlaine Beatriz França de Souza, Cristiane Ribeiro Cabral Rocha
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1050-1068
- A TESSITURA DOS ATELIÊS BIOGRÁFICOS: OLHARES ENTRECRUZADOS
- Compreensões advindas de uma documentação narrativa: processo constitutivo
- Alessandro Correa
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1069-1089
- Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD
- Ana Paula Gestoso de Souza, Rosa Maria Moares Anunciato
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109
- A educação na fronteira entre Brasil e Paraguai: narrativas (auto) biográficas de um fronteiriço
- Rodrigo Rocha da Silva, Orlando Moreira Junior
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1110-1124
- Narrativas revelando projetos de si na trajetória de formação docente
- Jónata Ferreira Moura, Adair Mendes Nacarato
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1125-1140
- Representações sociais do vaqueiro sertanejo contadas por suas narrativas de vida
- Ednalva de Araujo Queiroz, Larissa Soares Ornellas Farias, Edleusa Nery Garrido
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1141-1154
- Costureiras: alinhavos de histórias e memórias
- Mailsa Carla Pinto Passos, Rita Marisa Ribes Pereira, Virgínia de Oliveira Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1155-1167
- INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES
- Instruções aos colaboradores
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1168-1171
- VOLUME COMPLETO
- Volume Completo
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p802-1171
- PARECERISTAS 2019
- Pareceristas 2019
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1172-1174
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v.4, n.11, 2019.
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Dossiê
Narrativas LGBTIQ
DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11
PUBLICADO: 2019-06-20
- PRÉ-TEXTUAIS
- Pré-textuais
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p413-421
- EDITORIAL
- Editorial
- Elizeu Clementino de Souza
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p422-425
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
- Narrativas LGBTIQ
- Arnaud Alessandrin, Johanna Dagom
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p427-433
- Présentation Narratives LGBTIQ
- Arnaud Alessandrin, Johanna Dagom
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p427-433
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- DOSSIÊ
- Les différents enjeux de la citoyenneté sexuelle selon la configuration géopolitique: une analyse comparative entre le Brésil et les États-Unis
- Barbara Andrade de Sousa
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p434-448
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- La philosophie narrative de Judith Butler: une théorie de l’identité LGBTQI
- Nathanael Wadbled
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p449-462
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- Les figures sociales de l’usager de la PrEP au prisme de l’analyse de témoignages en ligne
- Cécile Loriato
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p463-481
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- Entre linhas, redes e circuitos LGBTQ+: uma abordagem etnográfica dos estilos e padrões de uso de cocaína em São Paulo/Brasil
- Osvaldo Fernandez, Edward MacRae
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p482-503
- PDF (English)
- PDF (ENGLISH)
- Narrativas de experiências na não-binaridade: discutindo gênero, identidades e diferenças
- Neilton dos Reis, Roney Polato de Castro
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p504-520
- Récits biographiques de transgenres wallisiennes et kanak en Nouvelle-Calédonie
- Maroua Marmouch
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p521-538
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- “Então me classificavam como estranho”: entre narrativas na construção do estranho no corpo de professores gays
- Pedro Paulo Souza Rios, Alfrancio Ferreira Dias
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p539-557
- Jovens gays na escola: masculinidades, infância e narrativas
- Juliane Costa Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p558-572
- Narrativas trans: docência e prostituição
- Maria Rita de Assis César, Dayana Brunetto Carlin dos Santos, Amanda da Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p573-589
- Espetáculo LGBTIQ Sofia -35: autobiografia e questões de gênero dentro e fora da cena
- Cleilson Queiroz Lopes
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p590-610
- ARTIGOS
- Pedagogia da Casa: memória e diálogo de saberes – primeiras notas
- Priscila de Oliveira Xavier Scudder
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p612-625
- Um olhar sobre o diário de Alfredo José Eichel – Colônia Malhada entre 1946 e 1954
- Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Eunice de Fátima Ryndack
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p626-641
- Artigo completo identificado
- Amélia Fernandes da Costa: trajetória biográfico-profissional
- Heloisa Helena Meireles dos Santos
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p642-661
- Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG
- Kelly Maria de Campo Fornero Abreu de Lima Melillo, Maria Laura Magalhães Gomes
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p662-679
- Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras
- Everaldo Gomes Leandro, Lívia de Oliveira Vasconcelos
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p680-698
- Reinventando Sísifo: reflexões sobre a legitimação da eticidade na prática de pesquisas educacionais
- Patricia Claudia Costa
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p699-713
- A interface sujeito-agência no campo curricular: que contribuições das pesquisas (auto)biográficas?
- Natália Rodrigues Mendes, Carmen Teresa Gabriel
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p714-728
- A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar
- Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p729-750
- Figura 1
- Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor
- Maria Rita Barbosa de Sousa, Maria da Glória Carvalho Moura
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767
- Narrativas de licenciandos em física sobre as disciplinas pedagógicas
- Heriédna Cardoso Guimarães, Eda Maria Henriques de Oliveira
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p768-785
- RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES
- Formação para pesquisa de licenciandos em educação física: experiência (auto)formadora
- SAMARA MOURA BARRETO ABREU
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p787-791
- L’école du bleu et du rose: mise en récit et narrativité de son expérience de genre à l’école.
- Clément Reversé
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p792-797
- PDF (Français (Canada))
- PDF (FRANÇAIS (CANADA))
- INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES
- Instruções aos colaboradores
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p798-801
- VOLUME COMPLETO
- Volume Completo
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p422-801
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v.4, n.10, 2019.
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Dossiê
Percursos narrativos em Educação Matemática
DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10
PUBLICADO: 2019-04-19
- PRÉ-TEXTUAIS
- Pré-textuais
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p01-09
- EDITORIAL
- Editorial
- Elizeu Clementino de Souza, Dislane Zerbinatti Moraes
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p10-12
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
- Percursos narrativos em educação matemática
- Adair Mendes Nacarato, Cármen Brancaglion Passos, Celi Espasandin Lopes
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p14-20
- DOSSIÊ
- Educação Matemática e estudos (auto)biográficos: um campo de investigação em construção
- Adair Mendes Nacarato, Kátia Gabriela Moreira, Iris Aparecida Custódio
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p21-47
- Mathematics educator teacher stories
- Signe E. Kastberg, Elizabeth Suazo-Flores, Sue Ellen Richardson
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p48-67
- PDF (English)
- PDF (ENGLISH)
- Toward an empathetic understanding of scholarship
- Dana Christine Cox
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p68-79
- PDF (English)
- PDF (ENGLISH)
- Possibilidades de autoformação docente em uma jornada narrativa
- Gabriela Felix Briao
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p80-92
- A análise narrativa como possibilidade de uma linguagem para experiência
- Adriana Barbosa de Oliveira, Marilena Bittar, Luzia Aparecida de Souza
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p93-106
- O caminhar acadêmico e profissional de duas professoras em educação estatística
- Thays Rodrigues Votto, Karla Priscila Shreiber, Mauren Porciúncula
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p107-122
- Versão identificada do artigo
- Os desafios de ser e estar na profissão docente: reflexões de uma professora sobre sua trajetória profissional
- Andréa Souza de Albuquerque, Tadeu Oliver Gonçalves
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p123-140
- Explorando o conceito de ideologia: uma tentativa de aproximação entre Hermenêutica de Profundidade e História Oral
- Kátia Guerchi Gonzales, Antonio Vicente Marafioti Garnica
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p141-160
- Movimentos das narrativas na educação matemática brasileira e o lugar da história oral
- Marinéia dos Santos Silva, Heloisa da Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p161-179
- A pesquisa narrativa na análise do desenvolvimento profissional do formador de professores de matemática
- Flávia Cristina Figueiredo Coura
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p180-195
- Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de Matemática
- Iara Leticia Leite de Oliveira, Rosana Areal de Carvalho, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p196-214
- Narrativas de professores de matemática em formação contínua
- Nathalia Tornisiello Scarlassari, Celi Espasandin Lopes
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p215-229
- O que dizem as narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação matemática?
- Jane Maria Braga, Reginaldo Fernando Carneiro
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p230-249
- Narrativas de formação de professores de matemática sobre os Estágios Supervisionados
- Maria das Graças Abreu, Maria Auxiliadora Bueno de Andrade Megid, Alessandra Rodrigues de Almeida
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p250-263
- Conhecendo mais sobre a ludicidade, formação de professores e ensino de matemática no curso de pedagogia da UFSCAR
- Américo Junior Nunes da Silva, Cármen Brancaglion Passos
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p264-282
- ARTIGOS
- Diálogo entre Paulo Freire e Walter Benjamin: inquietudes sobre a escola e a sociedade
- Lidnei Ventura, Vitor Malaggi
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p284298
- Flores de ébano: a educação em trajetórias de escravizadas e libertas
- Alexandra Lima da Silva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p299-311
- Jovem, velha Jovita: uma história de vida, uma biografia
- Maria Elizete Guimarães Carvalho, Bruna Katherine Guimarães Carvalho, Grinaura Medeiros de Morais
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p312-324
- A construção de si e do outro na autobiografia de uma professora missionária
- Loyde Anne Carreiro Silva Veras, Evelyn de Almeida Orlando
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p325-343
- “Eu ia de cabeçudinho” – diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial
- Maria Flor Dias, Carla Pires Antunes
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p344-358
- A relação dos estudantes com o professor no Ensino Médio: narrativa e experiência
- Lucas da Silva Martinez, Sueli Salva
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p359-377
- Educação de Jovens e Adultos em contexto de privação de liberdade: análise de narrativas de um sujeito-educando
- Cleia Pantoja Andrade, Alder de Sousa Dias, Eliane Leal Vasquez, Waldir Ferreira Abreu
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p378-408
- A formação do diretor e a escola pública: uma narrativa autobiográfica
- João Ferreira Filho, Yoshie Ussami Ferrari Leite
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p394-408
- INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES
- Instruções aos colaboradores
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p409-412
- VOLUME COMPLETO
- Volume completo
- Comissão Editorial
- 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p01-412