Reflexões sobre teoria e prática em EaD | EmRede – Revista de Educação a Distância | 2014

Ao longo de seus quinze anos de existência, a UNIREDE vem trabalhando incansavelmente em prol da educação superior a distância e elegeu eixos que orientam suas ações entre os quais destacamos a “Cooperação e interlocução interinstitucional visando contribuir com políticas públicas e com a filosofia do trabalho em rede”. Com base nesse eixo, nasce “EmRede – Revista de Educação a Distância” que, idealizada por vários colaboradores, possibilita o compartilhamento das pesquisas em EaD realizadas em nossas instituições.

Do esforço inicial dos vários indivíduos envolvidos com a criação e primeira edição de “EmRede – Revista de Educação a Distância”, chegamos a um foco com três trilhas temáticas: Trilha 1: Tecnologia e seus usos na EaD – contempla artigos de P&D de novas tendências em tecnologia, produtos, inovação e soluções de infraestrutura, equipamentos e softwares para a EaD, desenvolvimento e análise de sistemas e ferramentas para EaD, uso de tecnologias digitais de comunicação e informação na educação assistida pelo computador; Trilha 2: Política e gestão em EaD – contempla pesquisas que envolvam a dimensão política, o estudo de processos de gerenciamento, missão e modelos de institucionalização da EaD, bem como aspectos éticos e legais e Trilha 3: Processos de Formação em EaD – contempla artigos com foco na dimensão pedagógica da formação em EaD e sua relação com as teorias de aprendizagem e com as concepções da ação educativa.

A edição de lançamento traz um dossiê organizado a partir dos textos apresentados pelos palestrantes e coordenadores de Workshops do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distancia – ESUD 2014, realizado pela UniRede e organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

O foco principal dos artigos está centrado nas questões do aprender e do ensinar com as tecnologias, abordando o dialogismo e autoria na EaD, as narrativas digitais e a constituição de espaços e contextos formais ou informais para apoiar a construção do conhecimento. A essa discussão, agrega-se a contribuição de outros autores que refletem sobre o uso das tecnologias como suporte à avaliação e a produção dos materiais didáticos, complementados com uma reflexão sobre o desafio que a gestão das políticas públicas voltadas à EaD trazem para a formação de professores.

Sendo o primeiro veículo a tratar especificamente de educação a distância no Brasil, “EmRede – Revista de Educação a Distância” tem grandes desafios e nós que fazemos a UniRede buscamos contribuir para enfrentá-los, refletindo sobre as políticas públicas para a promoção da EaD, apresentando dados, convidando nossos leitores a pensar juntamente conosco os caminhos que a educação a distância pode trilhar no Brasil e no mundo.

Boa Leitura!


Organizadores

Mára Lúcia Fernandes Carneiro – Editoria Revista EmRede.

Ivete Martins Pinto – Presidência UniRede.


Referências desta apresentação

CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; PINTO, Ivete Martins. Palavra da editoria. EmRede – Revista de Educação a Distância. Porto Alegre, v. 1, n. 1, p.5-6, 2014. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

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