Práticas autorais para uma escola do século XXI | Revista Práticas de Linguagem | 2019

O volume “Práticas autorais para uma escola do século XXI” tem como objetivo divulgar relatos de experiências com práticas pedagógicas advindas do exercício docente de alunos egressos do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Resultado do I Encontro de Egressos do PROFLETRAS/UFJF, os relatos apontam para o reconhecimento das ações formativas desse programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, o qual se configura como um espaço de formação continuada para professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental, alicerçado na valorização dos saberes docentes, na troca de experiências, na fundamentação teórica das práticas desenvolvidas e no constante exercício de reflexão sobre a própria prática.

Participaram do evento supracitado professores-pesquisadores formados nas três primeiras turmas do programa, os quais evidenciaram, por meio das experiências relatadas, que os caminhos da transformação são descobertos diariamente, em diferentes salas de aula, por docentes que se reconhecem autores de sua prática e que entendem que a escola é, primordialmente, um lugar de aprendizagem. Com isso, o processo de construção de conhecimento dos alunos é o elemento motivador e definidor do trabalho desses profissionais. Assim, longe de representar inovações espetaculares, que devam ser reproduzidas, as experiências compartilhadas representam a relevância das pequenas escolhas de um profissional crítico e consciente, que, de forma sensível e atenta, busca nos saberes já construídos a melhor forma de orientar o aluno em seu próprio aprendizado.

Nesse cenário, neste volume especial da Revista Práticas de Linguagem, será possível perceber alguns caminhos trilhados por professores de língua portuguesa, egressos do mestrado profissional, os quais apresentam práticas de sala de aula diferentes daquelas descritas nos Cadernos Pedagógicos que apresentaram como trabalhos de conclusão1, porém todas elas inspiradas em práticas pedagógicas, leituras científicas e/ou experiências compartilhadas no âmbito do programa.

Dessa forma, por meio dos relatos aqui apresentados, será possível conhecer experiências relacionadas a distintas práticas de linguagem – leitura de textos, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica – e a diferentes campos de atuação, revelando que a formação do professor-pesquisador de sua própria sala de aula é um caminho promissor para o efetivo desenvolvimento de práticas mais significativas de ensino, que realmente criem condições para que os estudantes da educação básica ampliem suas capacidades de uso da língua em práticas situadas de linguagem.

Esperamos que os relatos de experiência aqui compartilhados contribuam para o ciclo fundamental de valorização de saberes docentes, troca de experiências e reflexão sobre a própria prática.

Boa leitura!

Nota

1. Os Trabalhos de Conclusão dos egressos do PROFLETRAS/UFJF estão disponíveis no repositório institucional da UFJF (https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/590).


Apresentadores

Natália Sathler Sigiliano – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Thais Fernandes Sampaio – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


SIGILIANO, Natália Sathler; SAMPAIO, Thais Fernandes. Apresentação. Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v. 9, n. 1, p. 5-6, jan./jun. 2019. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.