PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007. 221p.
O livro retrata experiências oriundas da disciplina prática de ensino e estágio supervisionado de ensino de Geografia, desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá-PR. A consolidação baseou-se na concepção de pesquisa colaborativa, na qual procura inter-relacionar a universidade e a escola no processo de formação inicial para os estagiários e formação continuada para os professores regentes. A obra é composta de dezenove tópicos e anexos, os quais foram elaborados tanto pelos educandos como pelos professores responsáveis pelas disciplinas. Fato este que demonstra a inovação no ensino-aprendizagem de professores de Geografia. Observa-se, também, um esforço na superação da lógica tradicionalista no ensino-aprendizagem e, consequentemente, para constituir uma nova práxis que possa propiciar a atuação crítica reflexiva da “teória-prática-teória”. Outro fator que revela a procura de superação pode ser evidenciado por algumas abordagens, tais como: parceria universidade-educação básica, novo professor, conhecimento moral, didática da afetividade, utilização de situações-problema, sala-ambiente, alfabetização cartográfica, multimídia, “cibersociedade” e auto-avaliação.
No entanto, percebe-se nas diversas temáticas construídas pelos autores uma auto-valorização do papel do professor diante dos diversos desafios do ensino público e privado neste princípio do século XXI. Diante disso, transforma-se o papel das práticas e do estágio supervisionado na consolidação de um novo professor, em especial, de Geografia. Entretanto, observa-se uma certa despolitização das relações entre “teória-prática-teória” a qual pode impossibilitar a compreensão do significado das políticas públicas no ensino básico e superior.
O livro “Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado” é o retrato de um novo modelo de formação institucional de professores constituído após a promulgação da Lei nº 9.394/96. O mesmo revela novas possibilidades didática e pedagógica de ensino-apredizagem de Geografia na formação de professores a partir da aproximação universidade-escola. Além disso, se bem compreendido, pode contribuir para a transformação de algumas práticas tradicionais do ensino de Geografia no espaço escolar.
A Geografia, uma disciplina outrora simplória e enfadonha, estaria sendo superada pelas novas práticas de ensino? Ou, ainda encontra-se amordaçada pelos construtos políticos dos Estados-Maiores, pelo interesse das grandes corporações comerciais e, portanto, (a)política diante das diversas territorialidades da chamada “sociedade em rede”? Qual o papel das disciplinas de práticas de ensino e de estágio supervisionado diante dessas questões?
Em síntese, o livro é um convite aos professores universitários e do ensino básico e, mormente, para os futuros educandos de licenciatura em Geografia. A obra viabiliza-nos represar o modelo de ensino-aprendizagem nas escolas e nas universidades, bem como, pode incentivar os grupos de pesquisas que acreditam na possibilidade de ensinar e desenvolver pesquisa-ação.
Valney Dias Rigonato – – Mestre em Geografia, professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Colégio Aplicação).
Boletim Goiano de Geografia. Goiânia, v. 29, n. 2, jul./dez, 2009
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.