Pesquisa Qualitativa e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Educação | Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais | 2015

A perspectiva de lançamento de um dossiê sobre pesquisa qualitativa e TDIC na Revista EDaPECI objetiva uma análise interdisciplinar, ao congregar pesquisas empíricas e estudos teóricos que usam as TDIC em seus processos de investigação ou que estudam como estes artefatos estão sendo incorporados em atividades de ensino ou de aprendizagem.

A seleção dos artigos deste dossiê teve sua gênese no 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, realizados simultaneamente entre os dias 5 e 7 de agosto de 2015, em Aracaju-Sergipe. Os artigos selecionados e aprovados pela comissão científica dos eventos foram novamente analisados, revisados e ampliados, visando proporcionar aos autores uma retomada de seus artigos para oferecer a comunidade científica um texto mais robusto, em comparação com o publicado nos anais do evento.

Para a EDaPECI, os artigos foram selecionados tendo em vista duas temáticas: pesquisa qualitativa e o uso das TDIC. Evidentemente que, apesar da divisão pragmática dos artigos, busca-se uma inter-relação entre as duas temáticas, convidando os leitores a compreender a conexão entre os temas, aprofundando a temática da pesquisa qualitativa.

Por vezes desmerecida pela comunidade cientifica, a pesquisa qualitativa se configura como a investigação que valoriza a compreensão subjetiva dos dados, evitando as definições generalistas, apesar de que também é possível generalização no campo da pesquisa qualitativa, inclusive por oportunizar uma revisão epistemológica, desenvolvendo uma posição reflexiva e buscando compreender o conhecimento como um processo de produção e não de apropriação.

Destacamos, no planejamento de investigações tanto na área da educação como em outras áreas, a definição de um desenho metodológico consistente, fundamentado, detalhado e aberto a novas configurações, quando no desenvolvimento da pesquisa se torne necessário. Esse cuidado com o desenho é crucial, objetivando alcançar os objetivos propostos. Alguns erros são comuns quando um planejamento é realizado… Não é raro, numa pesquisa de iniciantes, a elaboração de um instrumento de coleta de dados sem conexão com a fundamentação teórica de base da pesquisa, tomando o instrumento limitado e que conduz a coleta de dados que não são significativos para a pesquisa.

Em outros casos, visualiza-se que o pesquisador fez coleta de uma infinidade de dados, sendo a maioria insignificante para seu estudo. Fazer a seleção dos dados a requer um tempo considerável do pesquisador, que poderia estar investindo na análise. O excesso na coleta de dados pode ocasionar uma espécie de fadiga mental, limitando o pesquisador nas análises. Muitas vezes os dados são apenas descritos, empobrecendo os resultados.

A disponibilização dos artigos desse dossiê foi realizada a partir da seguinte organização: os primeiros quatro artigos apresentam pesquisas científicas que tiveram como foco a metodologia qualitativa. Nosso objetivo é que o leitor possa compreender os desenhos metodológicos adotados por cada pesquisador/autor e poder analisar outras possibilidades de investigação que usem estes desenhos ou que possam adapta-los, a partir do objetivo de cada investigação.

O primeiro artigo, Formação de Professores: percursos e perspectivas na formação qualitativa de professores da Educação do Campo, de autoria de Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Leonardo Santos Andrade, Maristela Vincente de Paula, Neila Maria Mendes Borges, Serigne Ababacar Cisse Ba e Vagner Rosalem, apresenta e discute a possibilidade de uma formação permanente dos professores do campo na condição de se tornarem sujeitos ativos da aprendizagem e de manifestarem tal possibilidades na transformação do ser e, se este sentimento é vivenciado por alunos frequentes do Curso superior Educação do Campo. Os resultados apontam que os docentes se sentem parte do processo e parceiros ativos na tentativa de desenvolver políticas voltadas para atuação e formação deste profissional no campo mesmo vivendo a realidade do fechamento das escolas rurais no Brasil.

No artigo de autoria de José Mário Costa Junior e Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Perspectivas Metodológicas para a Educação Matemática a Distância, investigou as ações e metodologias utilizadas no planejamento de uma disciplina de matemática de um curso superior oferecido a distância, tendo como referencial uma abordagem metodológica dialógica e investigativa. Sendo um estudo de caso, utilizou da análise de conteúdo na análise dos dados. Que revelaram que o planejamento da disciplina de Matemática na modalidade a distância se baseou na transposição de práticas normalmente utilizadas no ambiente escolar tradicional, priorizando a exposição de conteúdos em detrimento de ações dialógicas e investigativas.

No artigo Triangulação metodológica para definir perfis educacional EVAs, Gonzalo Samaniego Erazo e Luis Marqués Molías, determina o perfil docente dos professores universitários em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (EVAs). A pesquisa, com base em triangulação e combinação sequencial de três métodos: análise nos EVAs, questionários e entrevistas, garantindo resultados confiáveis e complementares do objeto de estudo. Os resultados evidenciaram que os professores usam seus EVAs para distribuir materiais para os alunos, principalmente material não obrigatório e/ou para a realização de atividades em pequenos grupos.

No último artigo da primeira parte, intitulado Um percurso metodológico de inserção no mundo das crianças da cultura digital, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel apresenta a metodologia utilizada para a realização de uma pesquisa de doutorado em educação, expondo o percurso, escolha e aplicação das técnicas de coleta e análise dos dados, delineando e esclarecendo o passo-a-passo da pesquisa, no rigor que a ciência propõe. A pesquisa foi documental e empírica, numa perspectiva de Métodos Mistos, e fundamentada nos encaminhamentos de um Estudo de Caso. Na pesquisa documental recolheu dados em duas fontes primárias e a pesquisa empírica utilizou de questionário e entrevista para a coleta. A investigação teve como objetivo analisar como as crianças na cultura digital usam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como estratégias de aprendizagem no contexto escolar e extra escolar.

Na segunda parte, composta por quatro artigos, apresenta um conjunto de produções que analisam o uso das TDIC no campo educacional, mas que tiveram como desenho metodológico a perspectiva qualitativa. Esta seleção tem como objetivo apresentar ao leitor algumas possibilidades concretas de pesquisa qualitativa no campo das TDIC, vislumbrando a ampliação do uso destes desenhos e aprofundando criticamente o modus operandi da investigação, buscando a qualificação dos estudos que estão sendo realizados.

No artigo Ressignificação da Prática Docente na perspectiva dos Recursos Educacionais Abertos, as autoras Josevânia Teixeira Guedes, Hortência de Abreu Gonçalves e Marilene Batista da Cruz Nascimento descrevem a relação dos Recursos Abertos Educacionais (REA) com a democratização do conhecimento e sua aplicabilidade didática. O estudo é justificado pela relevância dos recursos digitais ofertados livre e abertamente para educadores e estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. Nesse artigo elas apresentam uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa que evidenciou o processo de ensino como ato contínuo e a relevância da linguagem para a prática docente pautada no uso e reuso dos REA.

Para Eliana Scremin Menegaz e Geovana Mendonça Lunardi Mendes, no artigo Tecnologias Digitais nos Projetos de Redesenho Curricular do Programa Ensino Médio Inovador: Entre Limites e Possibilidades, a inserção de tecnologias digitais na escola é uma problemática atual e ainda carece de inúmeras investigações. Elas discutem sobre a inserção de tecnologias digitais no Programa Ensino Médio Inovador nas escolas de Santa Catarina, que atende a uma expectativa de mudança em toda a estruturação escolar. No desenvolvimento do trabalho, realizou-se uma pesquisa documental utilizando como fontes os Projetos de Redesenho Curricular das escolas e os Documentos Orientadores do programa. Com base no material empírico, esse estudo mapeia as escolas que optaram pelo macrocampo acima citado, identificando as ações desenvolvidas e o que apontam sobre a utilização das tecnologias digitais.

Em seguida, Alexander dos Santos Dutra, Edgard Leonel, Fábio Freitas e Francislê Neri de Souza, no artigo Expectativas de professores quanto a inclusão do livro didático digital na sala de aula do ensino médio, expõem que a popularização do uso de tablets tem levado gestores educacionais e editora a considerarem a conversão dos livros didáticos impressos em versões digitais, o que exige compreender a visão dos professores sobre esta temática. A análise qualitativa dos dados obtidos através de um questionário, permitiu perceber a receptividade dos professores a esta possibilidade tendo em vista a possibilidade de maior aproximação do contexto tecnológico dos estudantes, bem como a integração de diferentes recursos midiáticos.

Concluindo a segunda parte, o artigo Usos e compreensões das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): um olhar da juventude, de Luiz Rafael Andrade, Caio Mário Guimarães Alcântara e Ronaldo Nunes Linhares contribui com a compreensão do perfil dos jovens que acessam a internet em Aracaju/SE por meio de um questionário de pesquisa realizada em 2014 no Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). É uma pesquisa qualitativa, em uma análise construída a partir do estudo de caso e constituída enquanto pesquisa de método indutivo, teve como base os relatórios do Comitê Gestor da Internet (2012; 2014) e Fundação Telefônica (2014) para ajudar a compor o perfil dos jovens, como usuários que preferem a mobilidade dos smartphones nos momentos de contato com o ciberespaço. Com a leitura do conjunto destes artigos, entendemos que o leitor poderá compreender as tendências atuais de pesquisa na área das TDIC, como também vislumbrar futuros estudos e investigações na área.


Organizadores

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel – Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Jayme de Altavila (2005), especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e especialização em Docência do Ensino Superior na Universidade Castelo Branco, UCB-RJ. É mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e doutor em Educação (UFAL, 2015). Foi professor – de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada – Secretaria de Educação a Distância – MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, Educação a Distância, tecnologias digitais de informação e comunicação, tutoria e avaliação. Atualmente é professor na Universidade Federal de Alagoas. E-mail: prof.fernandoscp@gmail.com

Adriana dos Santos Prado Sadoyama – Possui graduação em Letras Português Inglês e Suas Literaturas pela Universidade de Marília (1997), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professora Efetiva da Universidade Federal de Goiás-Campus de Catalão alocada no Departamento de Educação atuando nas áreas de Metodologia da Língua Portuguesa, Cultura, currículo e avaliação, Estágio Supervisionado dos Anos Iniciais. Estudos na área de formação de professores, políticas Educacionais. Projetos de pesquisa voltados para a área de leitura, formação leitora e compreensão leitora; bem como para estudos psicossociais dos problemas de aprendizagem. Coordenadora do Projeto de extensão em letramentos múltiplos na formação de professores dos anos iniciais em parceria com o município de Catalão. Professora do Programa de Mestrado em Gestão Organizacional na linha de indivíduos com a linha de pesquisa gestão da qualidade em Educação. Professora formadora da Especialização à distância em Direitos da Criança e do Adolescente; do curso de extensão do Estatuto da Criança e do Adolescente; Ensino Interdisciplinar sobre a Infância e Direitos Humanos. Vice- Líder do grupo de pesquisa Qualidade educacional. Coordenadora do Grupo de estudos Qualidade na Educação Brasileira: Metas e perspectivas. E-mail: drisadoyama@gmail.com

António Pedro Costa – Co-fundador da empresa Ludomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos, em que é o responsável intelectual e pedagógico e coautor de recursos educativos. Atualmente é Professor Auxiliar do ISLA, lecionando Unidades Curriculares dos cursos de Sistemas Multimédia e Comunicação e Tecnologia Digital. É um dos investigadores/autor do software de apoio à análise qualitativa webQDA, área em que tem publicados, em co-autoria, diversos artigos em congressos nacionais e internacionais, artigos em revistas e capítulos de livros. Fez o doutoramento em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro com o tema “Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador”. As suas áreas de investigação contemplam a Análise Qualitativa, o Empreendedorismo na Educação, o Ensino a Distância e o Desenvolvimento de Recursos Educativos. Licenciou-se em Engenharia da Comunicação, vertente Comunicação e Design. E-mail: apcosta@ua.pt


Referências desta apresentação

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; SADOYAMA, Adriana dos Santos; COSTA, António Pedro. Apresentação. Revista EDaPECI – Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. São Cristóvão, v. 15, n. 2, p. 236 -241, maio/ago. 2015. Acessar publicação original [DR]

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