Perspectivas em humanidades digitais/Acervo/2022

Caros(as) leitores(as)

O dossiê temático “Perspectivas em humanidades digitais” tem como editores convidados Moisés Rockembach, doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto/Universidade de Aveiro (Portugal), professor do Departamento de Ciências da Informação e dos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Ricardo Pimenta, doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atualmente, é possível perceber um crescente interesse pelas humanidades digitais no Brasil. Os diversos usos de métodos digitais aplicados à resolução de questões humanistas é um caminho sem retorno, ao passo que nossa sociedade e seus respectivos fenômenos sociais, políticos, culturais, socioeconômicos, identitários, de gênero, antropológicos, entre tantos outros, são cada vez mais mediados pelo digital e, assim, marcam uma era própria.

O dossiê traz artigos originais com diálogo inter e transdisciplinar e as humanidades digitais como principal foco, em articulação com a arquivologia e com a ciência da informação.

A revista Acervo passa a disponibilizar, a partir desta primeira edição de 2022, os artigos publicados também no formato HTML, além do PDF. Esperamos, com essa mudança, facilitar o acesso ao conteúdo em todos os dispositivos digitais e ampliar a visibilidades das pesquisas.

Buscando se adequar às novas exigências feitas aos periódicos científicos em direção à adoção de práticas da ciência aberta, a revista Acervo passou a publicar a lista de pareceristas que colaboraram em cada número. Tomamos essa iniciativa também como uma forma de agradecimento por esse trabalho fundamental para a qualidade das revistas científicas, mas que muitas vezes não recebe o merecido crédito. Nosso muito obrigado.

Agradecemos a todos que contribuíram para a construção desta edição.

Boa leitura!


Organizadores

Moisés Rockembach – Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto/Universidade de Aveiro (Portugal), professor do Departamento de Ciências da Informação e dos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Ricardo Pimenta – Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Referências desta apresentação

VALE, Renata William Santos do; LOBOSCO, Flora Matela. Editorial. Acervo. Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, p. 1, jan./abr. 2022. Acessar publicação original [DR/JF]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.