Pergaminho. Patos de Minas, n.1, set. 2010 / n.9, dez. 2019
Pergaminho. Patos de Minas, n.1, set. 2010.
Pergaminho n. 1, ano 1, set. 2010
- Apropriações históricas de Ricardo III (William Shakespeare) por Al Pacino (Ricardo III, um ensaio): literatura dramática e cinema…………………………………………………………………….01
- Ana Flávia Ribeiro Santana
- Ana Luiza Dornelas Mota
- Leonardo Latini Batista
- A Revolução de 1930 e as oligarquias goianas: as disputas pelo poder em Goiás no pós-golpe…………………………………………………………………………………………………………………………..10
- Carlos de Melo Júnior
- Hans Staden versus Michel de Montaigne: o etnocentrismo e o relativismo cultural…..31
- Fernando de Albuquerque França
- A tuberculose e sua ressonância nas obras de Álvares de Azevedo e Manuel Bandeira……………………………………………………………………………………………………………………..36
- Lorenna Vieira Rocha Santos
- Presbiterianismo: o Protestantismo precursor em Patos de Minas (1889-1947)…………..49
- Marcela Borges de Melo
- Entre a permissão divina e a danação mundana: a construção do Malleus Maleficarum sob a ótica do medo no Ocidente………………………………………………………………………………..73
- Marcus Vinícius Reis
- Imprensa política e separatismo no sul de Minas Gerais no séc. XIX…………………………..89
- Pérola Maria Goldfeder e Castro
- Monty Python and the Holy Grail: uma leitura do medievo do ponto de vista cômico……………………………………………………………………………………………………………………..102
- Rodrigo Janoni Carvalho
- Um fato, duas Histórias: O processo de construção da ideologia do professor de História e sua influência na aprendizagem……………………………………………………………….118
- Vagner Luis Carossa
Pergaminho. Patos de Minas, n.2, nov. 2011.
Pergaminho n. 2, ano 2, nov. 2011
- Absenteísmo por doença em professores atendidos pela Unidade Pericial-Regional de Patos de Minas-MG…………………………………………………………………………………………………….01
- Hebe Rabelo Cruvinel
- A natureza nos devaneios de Rousseau: refúgio e felicidade………………………………………16
- Homero Santos Souza Filho
- Nietzsche: uma crítica ao Cristianismo……………………………………………………………………….26
- James Fábio de Novaes
- Olegário Maciel e a Revolução Conservadora…………………………………………………………….36
- Max Botelho
- A importância dos jogos de escrita na zona de desenvolvimento proximal………………..54
- Patrícia Rosa Magalhães Sousa
- O romance histórico e outras aproximações entre a história e a literatura…………………..69
- Philipe Luiz Trindade de Azevedo
- Metafísica e Contemporaneidade………………………………………………………………………………..81
- Rafael Dantas
- Vida e trabalho dos operários brasileiros na passagem do século XIX para o XX………..95
- Rodrigo Janoni Carvalho
- Autoridade docente em sala de aula: uma contribuição do colégio Tiradentes da Polícia Militar de Patos de Minas-MG…………………………………………………………………………………..104
- Sandra Carla Caixeta
- Formação de Professor Reflexivo: a lógica da racionalidade dialógica………………………115
- Stays Santana da Silva
- Plano de aula: ferramenta pedagógica da prática docente…………………………………………121
- Manuel Cipriano Oliveira
Pergaminho. Patos de Minas, n.3, nov. 2012.
Pergaminho, n. 3, ano 3, nov. 2012
- Supervisor escolar: missão, exercício, desafios e perspectivas…………………………01
- Ana Maria Lima de Souza Alves
- Elisa Aparecida Ferreira Guedes Duarte
- Os desafios sinalizados na docência universitária: percepções acerca dos saberes docentes…………………………………………………………………………………………………………..23
- Dalma Persia Nelly Alves Nunes Dinis e o combate ao crescimento do poder eclesiástico em Portugal: a Lei de Desamortização de 1291………………………………………………………………………………….36
- Láisson Menezes Luiz
- A cultura em tempos de gestão: o mercado de trabalho na área da cultura……..45
- Mara Nogueira Porto
- O primeiro fio: estudo de caso acerca da prática artística do bordado em Patos de Minas-MG, com Maria Amélia de Lima……………………………………………………..52
- Maria Luísa da Cunha
- Eunice Caixeta
- Os povos bárbaros…………………………………………………………………………………………..61
- Max Botelho
- A importância da oralidade: educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental……………………………………………………………………………………………………71
- Mirella Ribeiro Chaer
- Edite da Gloria Amorim Guimarães
Pergaminho. Patos de Minas, n.4, dez. 2013.
Pergaminho, n. 4, ano 4, dez. 2013
- Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (CEPAE) e o processo de inclusão no Ensino Superior…………………………………….01
- Bruna de Sá
- Thaísa Mara de Souza
- Eliamar Godoi
- A imprensa diária como fonte de pesquisa na História……………………………………10
- Eduardo Prado de Faria
- A Inquisição protestante………………………………………………………………………………….16
- Max Botelho
- A dívida dos sentidos nas sociedades primitivas: o egoísmo como motor do processo de transição………………………………………………………………………………………24
- Leonardo Eggres
- A importância da afetividade para o aspecto cognitivo do aluno dos anos iniciais do Ensino Fundamental………………………………………………………………………33
- Maria da Consolação Brant
- Edite da Glória Amorim Guimarães
- A Escola de Frankfurt e a Filosofia de Theodor W. Adorno: Indústria cultural e sociedade…………………………………………………………………………………………………………50
- Mateus Paulo da Silva
- A educação e o desenvolvimento de competências………………………………………….55
- Sílvia Elaine Almeida Lima
- A ciência como fonte objetiva de valores…………………………………………………………69
- Wallace de Oliveira Roque
Pergaminho. Patos de Minas, n.5, dez. 2014.
Pergaminho, n. 5, ano 5, dez. 2014
- A formação do professor da educação infantil e o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 5 anos de idade………………………………………………………………………..01
- Sílvia Elaine Almeida Lima
- A contação de história na Educação Infantil……………………………………………………16
- Sinara Pereira Marques
- Maria Marta do Couto Pereira
- Contribuições da música na educação……………………………………………………………..26
- Ana Flávia Coelho Silva
- Ana Paula Coelho Silva
- Tatiane de Sousa Campos
- Maria Marta do Couto Pereira
- Ensino de Ciências abordando a pesquisa e a prática no Ensino Fundamental da rede pública…………………………………………………………………………………………………….38
- Victor Constante Oliveira
- Norma Aparecida Borges Bitar
- Marcos Antônio Caixeta Rassi
- História e Literatura e a construção da narrativa histórica………………………………51
- Érica Martins de Carvalho
- A intelectualidade de Carolina Maria de Jesus por meio de sua obra “Quarto de Despejo”………………………………………………………………………………………………………….59
- Gláucia Santos
- O panoptismo como dispositivo de controle social: um breve estudo à luz do pensamento de Michel Foucault………………………………………………………………………69
- Maykon dos Santos Marinho
- Luciana Araújo dos Reis
- Uma breve análise das inferências que antecedem a abordagem da origem do homem nos livros didáticos…………………………………………………………………………….77
- Ludimila Pereira Coutinho
- Ismael Ferreira Nunes
- Neuza Maria da Costa Silva
- Wallace de Oliveira Roque
- Paulo Sérgio Moreira Silva
Pergaminho. Patos de Minas, n.6, ano 6, dez. 2015.
Pergaminho, n.6, ano 6, dez. 2015
- Leis e aldeamentos: dispositivos utilizados no processo de colonização das terras indígenas……………………………………………………………………………………………….01
- Joice Bernaski
- Oseias de Oliveira
- A questão do tempo para Marcel Proust: reflexões sobre tempo, subjetividade e duração……………………………………………………………………………………………………………15
- Maykon dos Santos Marinho
- Luciana Araújo dos Reis
- Visões clássicas: Sociologia do Direito e sua importância no conhecimento jurídico…………………………………………………………………………………………………………….24
- Gabriel dos Santos Birkhann
- A homossexualidade nas páginas do Lampião da Esquina……………………………..39
- Carlos Jordan Lapa Alves
- Uma breve análise historiográfica acerca da escravidão do Brasil oitocentista: outros olhares, novas visões…………………………………………………………………………….48
- Wallace de Oliveira Roque
- Marcos Antônio Caixeta Rassi
- A invisibilidade dos trabalhadores na construção de Brasília: uma leitura de alguns livros didáticos…………………………………………………………………………………….65
- Robson Rodrigo Lourenço
- Maria de Fátima Silva Porto
- Vikings: a arte como identidade………………………………………………………………………76
- Lucas Luiz Oliveira Pereira
- Histórias de alfabetizadores de Patos de Minas-MG……………………………………….84
- Edite da Glória Amorim Guimarães
- Resenha do texto “O ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental”………………………………………………………………………………………………..100
- Sinara Pereira Marques
- Maria da Penha Vieira Marçal
Pergaminho. Patos de Minas, n.7, dez. 2016.
Pergaminho, n. 7, ano 7, dez. 2016
- Reflexões sobre as Instituições de Longa Permanência para Idosos como instituições disciplinares: uma análise à luz de Foucault…………………………………01
- Renato Novas Chaves
- Maykon dos Santos Marinho
- Luciana Araújo dos Reis
- Discurso de expressão, liberdade de ódio: o discurso de ódio voltado aos nordestinos nas redes sociais…………………………………………………………………………..12
- Thamires Rodrigues Guimarães
- João Carlos da Cunha Moura
- A fotografia e a antropologia: o trabalho de Bronislaw Malinowski (1884-1942)………………………………………………………………………………………………………28
- Dayane Cristina Freitas
- Gabriel dos Santos Birkhann
- Jennifer Maria dos Reis Silva
- João Paulo Mota
- Lucas Luiz Oliveira Pereira
- Tiago Wilson Silva
- A virtualização das relações e a liquefação dos laços afetivos sob a ótica de Zygmunt Bauman……………………………………………………………………………………………38
- João Henrique Magalhães da Silva
- Código de Posturas: Presidente Olegário no seu tempo (1949)………………………..49
- Gabriel dos Santos Birkhann
- Tiago Wilson da Silva
- Eunice Aparecida Caixeta
- Mulheres de papel/papel de mulheres: aspectos histórico-literários dos papéis de gênero na obra de Jane Austen……………………………………………………………………49
- Dayane Cristina de Freitas
- A evasão escolar na ESTiG-IPB em Portugal……………………………………………………72
- Daiana Cavalcante Gomes
- Dinalva Barbosa da Silva Fernades
- Nuno Adriano Baptista Ribeiro
- Alfabetização e letramento na compreensão do analfabetismo funcional………..87
- Aline Batista Barbosa
- Jéssica Maria Ferreira
- Lírian Orkídyan Carvalho Costa
- Marco Túlio Santana dos Reis
- Vanêssa Gonçalves Rocha
- Wanessa Paulista Leal da Silva
- A prática da capoeira: pinceladas pedagógicas, filosóficas e psicanalíticas……..96
- Jeferson do Nascimento Machado
- Afetividade: um desafio em sala de aula……………………………………………………….108
- Fernanda Rufina Nunes
- Sandra Aparecida de Sousa
- Sylze Maria Araújo
- Edite da Gloria Amorim
- A influência da afetividade na inclusão escolar……………………………………………..127
- Déborah Cristina Ferreira Santos
- Liliane Regina Moisés
- Lucélia Rodrigues dos Reis
- Edite da Glória Amorim Guimarães
- A influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental………………………………………………………………………………….141
- Carla Cristina Lima Quirino
- Lorena Thaís Reis
- Vanda Maria Ribeiro
- Edite da Glória Amorim Guimarães
- Resenha do capítulo “O populismo mexicano” (PRADO, 1981)…………………….153
- Gabriel dos Santos Birkhann
Pergaminho. Patos de Minas, n.8, dez. 2017.
Pergaminho, n. 8, ano 8, dez. 2017
- A inclusão do autista nas escolas de ensino regular: dificuldades e possibilidades………………………………………………………………………………………………….01
- Deborah Cristina Ferreira Santos
- Liliane Regina Moisés
- Lucélia Rodrigues dos Reis
- Maria Helena de Araujo Saldanha
- Maria Marta do Couto Pereira
- O lúdico no processo de alfabetização……………………………………………………………..12
- Stéfane Sara Ferreira Dias
- Yasmin Caroline Silva Ferreira
- Márcia Regina Amâncio
- Um olhar atencioso para a criança segundo a fenomenologia de Merleau-Ponty…………………………………………………………………………………………………23
- Cláudia Barbosa de Carvalho
- As ideias pedagógicas no Brasil: da escola nova ao tecnicismo……………………….37
- Leonardo Batista dos Santos
- A diversidade cultural: a necessidade e a obrigatoriedade de se trabalhar a cultura afro-brasileira no contexto escolar……………………………………………………….47
- Larisse Fátima Lima Ferreira
- Maria da Penha Vieira Marçal
- Da pólis à escola……………………………………………………………………………………………….62
- Juliana Andrade Rocha
- Educação e economia solidária: princípios para propor mudanças a partir de outra visão de mundo……………………………………………………………………………………..68
- Guacira Quirino Miranda
- Educação Profissional e Gestão Escolar: por uma formação emancipadora e por uma gestão democrática nas escolas públicas………………………………………………….78
- Sílvia Elaine Almeida Lima
- A atividade educativa escolar como processo de trabalho……………………………….87
- Douglas Ladislau dos Santos
- A ‚sociedade de aprendizagem‛ e a ‚escola transbordante‛ no contexto da modernidade: um diálogo com Thomas Popkewitz………………………………………..92
- Daniela Gomes de Almeida
- Análises do movimento ‚Escola Sem Partido‛ com base no legado freireano………………………………………………………………………………………………………..103
- Mayra Raquel Gomes da Silva Leão
- Milene Fernandes de Magalhães
- Helen Correa Solis Neves
- Da educação como direito à municipalização………………………………………………..114
- Juliana Andrade Rocha
- A importância do ensino da disciplina de História para a Educação de Jovens e Adultos………………………………………………………………………………………………………….124
- Alexandre Bianchi de Souza
- Revista O Cruzeiro: apontamentos para a utilização das propagandas de cigarro como agente histórico e fonte histórica………………………………………………………….134
- Jeferson do Nascimento Machado
- A praça contando a vida: reconstituindo a história ambiental da Praça Getúlio Vargas (Patos de Minas, 1930-2016)……………………………………………………………….142
- Artur Portilho Moreira
- Edivaldo Rafael de Souza
- Erivelto Vieira Caixeta
- Paula Caroline Mendes
- Roberto Wagner Rodrigues Filho
- Vitor Hugo de Araújo Rosa
- Thiago Lemos da Silva
- Hospícios: a escrita autobiográfica de Maura Lopes Cançado e Austregésilo Carrano Bueno………………………………………………………………………………………………158
- Edivaldo Rafael de Souza
- Roberto Carlos dos Santos
- Perspectiva da concepção de estado de natureza na visão de Locke e Rousseau……………………………………………………………………………………………………….172
- Aparecida Silvério Rosa
- Relações de trabalho e sociabilidade feminina em Rio Claro do Sul………………184
- Jayne Maria Witchemichen
- Resenha do capítulo ‚As diversas fases da ‘Escola dos Annales’: Continuidade ou descontinuidade?‛ (REIS, 2000)………………………………………………………………..192
- Edivaldo Rafael de Souza
- Resenha do texto ‚A Proclamação da República no Brasil: Processos Históricos e Debates Historiográficos‛ (VARES, 2010)……………………………………………………196
- Gabriel dos Santos Birkhann
Pergaminho. Patos de Minas, n.9, dez. 2018.
Pergaminho, n. 9, ano 9, dez. 2018
- Dossiê “Anarquismo: teorias, abordagens e problemas”
- Apresentação…………………………………………………………………………………………………..01
- Thiago Lemos Silva
- O anarquismo em Proudhon: uma introdução………………………………………………..03
- Munís Pedro Alves
- Clemência Jacquinet e o ensino de história na Escola Moderna de Barcelona…………………………………………………………………………………………………………14
- Rodrigo Rosa da Silva
- O anticlericalismo e a luta feminina anarquista: La Voz de la Mujer como estudo de caso (Buenos Aires, 1896-1897)……………………………………………………………………27
- Ingrid de Souza Ladeira
- Anarquismo e práticas de leitura na Argentina: Biblioteca Popular Juventud Moderna e as “leituras comentadas”……………………………………………………………….45
- Eduardo Augusto Souza Cunha
- Lembrar, esquecer, escrever: imagens do anarquismo terrorista nas crônicas de Neno Vasco……………………………………………………………………………………………………..55
- Thiago Lemos Silva
- Elementos do pensamento político de Edgard Leuenroth e Hélio Negro para a construção de uma República Anarquista no Brasil…………………………………………69
- Cláudia Tolentino Gonçalves Felipe
- La libertad y la educación femenina a través de la escritura de Mujeres Libres (1936-1939)………………………………………………………………………………………………………85
- Marina Ortiz Hernández
- Artigos livres
- De brejo a cartão postal: a construção do ambiente da Lagoa Grande de Patos de Minas e suas representações………………………………………………………………………….104
- Arthur William Soares Alves, Gabriel Gonzales Santos, Gabrielle Tomaz de Castro, Geison Neves da Cruz,Laryanna Lorrayne de Oliveira Rodrigues, Marcos Antonio Ramos, Maria Inês de Araújo e Vanessa Maria Gonçalves
- Biblioteca Municipal João XXIII: Uma história do espaço de cultura, memória e leitura em Patos de Minas……………………………………………………………………………..121
- Rodrigo de Freitas Silva
- De distrito a cidade: a emancipação político-administrativa de São Gonçalo do Abaeté – MG (1923-1952)……………………………………………………………………………….138
- Edivaldo Rafael de Souza
- Estágio Supervisionado enquanto disciplina formadora de profissionais licenciados: relato da observação e regência………………………………………………….149
- Gabriela Migon
- “O Brasil precisa acordar!” ensaio sobre os desafios sócio-políticos de uma nação……………………………………………………………………………………………………………..159
- Pablo Castro, Rafael Henrique e Thiago Lopes
- Educação e escolarização: dois polos distintos e complementares da construção cultural do indivíduo…………………………………………………………………………………….171
- João Henrique Magalhães da Silva e Fabrício da Silva Brandão
- A Formação pedagógica e a docência jurídica: Estado da arte……………………….183
- Maria Aparecida de Almeida Araujo
- Resenhas
- Resenha do livro A praga (Castro, 2017)…………………………………………………………193
- Edivaldo Rafael de Souza
- Resenha do livro A descolonização da Ásia e da África (CANÊDO, 1985)…………..197
- Gabriel dos Santos Birkhann