Categories: Todas as categorias

Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência | G. O. Melo

Geovana Melo, autora da obra Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência, com 207 páginas, lançado pela editora CRV, em 2018, na cidade de Curitiba, que está com sua primeira edição encerrada e caminha para a segunda, projeta a perspectiva de sua vivência diante de sua pesquisa acerca da formação de professores para o ensino superior mediante sua trajetória. Geovana é pedagoga, mestre, doutora e pós-doutora em Educação, docente na Universidade Federal de Uberlândia, atuando nos cursos de Pedagogia, licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação, onde também possui um cargo gestacional, podendo aproximar-se com fidelidade de suas colocações.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia Universitária, Didática, Avaliação da Aprendizagem e atua trabalhando com os seguintes temas: formação de professores para a educação básica e superior, educação escolar, processos de formação, estágio supervisionado e profissionais da educação. Geovana é coordenadora do GEPDEBS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, onde também é diretora da Faculdade de Educação.

O livro apresenta em seu conteúdo a forte convicção de que falta Pedagogia nas Universidades e, com tal provocação, sugere a reflexão em torno do tema Pedagogia Universitária. Geovana menciona o quão específicos são os processos formativos embasados em racionalidades instrumentais no ensino superior. Isso, por sua vez, mostra que os docentes possuem alto conhecimento técnico agregado à sua formação, mas carecem, muitas vezes, na maneira pela qual disseminam o conhecimento.

Dentro do principal assunto discutido pela autora, a Pedagogia Universitária, é traçado um caminho para a compreensão de como as vias políticas, culturais, sociais e econômicas afetam os destinos da educação e em como ele se dá dali para frente. Após o Estado da Questão, pesquisa realizada pela autora acerca do que já foi estudado sobre o tema, pode-se perceber que a Pedagogia Universitária é um conceito em construção, visto que as pesquisas disponibilizadas em bancos de teses e dissertações, assim como artigos disponíveis para consultas, não trazem informações consistentes a respeito do tema, muitas o mencionam, mas não chegam a explicar o conceito proposto.

A partir disso, Geovana frisa a importância da Pedagogia Universitária para a excelência do trabalho docente solidário e coletivo, competente e eficaz, acolhedor e enriquecedor. Define a Pedagogia Universitária como uma ciência da Educação como base articuladora que, por meio de práticas sociais que existem a partir de contextos sociais, condições históricas e relações culturais, constrói e sistematiza meios pertinentes e adequados para que os docentes estejam aptos a construir uma relação de troca de aprendizados e experiências com os discentes, de acordo com o contexto revelado em cada situação.

Considera-o um campo científico que necessita com urgência de atenção para as suas fragilidades, urgindo produzir conhecimentos sobre a pedagogia que sustenta o ensino superior. Mencionadas também com bastante solidez e referências, estão as questões relacionadas às políticas públicas. A educação sofre as medidas de quem está no poder: se a consideram importante, ela terá crédito; caso seja vista como uma questão secundária, assim será tratada.

A autora exemplifica a urgência dos governos neoliberais em gerar lucros diante de qualquer circunstância, citando que a era neoliberal de Fernando Henrique Cardoso foi caracterizada pelo aligeiramento e banalização dos processos de formação. A universalização do capitalismo direcionou mudanças ocasionadas por razões instrumentais, levando a mercantilização do trabalho imaterial, com ênfase da esfera da Educação Superior. Basicamente a autora considera que as políticas públicas neoliberais levaram a educação de encontro ao capital, para o capital e pelo capital.

Após leitura atenta, dizer que as informações apresentadas sobre a mercantilização da educação procedem e que assistimos ao capitalismo dominar os sistemas educacionais por interesses financeiros, deixando para depois as questões fundamentais e necessárias em torno dessa importante ferramenta transformadora, é, no mínimo, preocupante.

No imaginário social, a universidade possui expressiva relevância para a formação de profissionais que atuam nas mais diversas construções de um país, além de ser considerado um caminho para ascensão social. Assim, a universidade contribui marcadamente para a vida da população. Antigamente imposta como uma instituição meritocrática e hierárquica e, hoje, possibilitando o crescimento e evolução das camadas populares, a Pedagogia Universitária se faz na realidade da universidade, que possui funções e compromissos sociais que estão interligados a contextos específicos, estes que em vezes afastam as potencialidades da educação e em outras favorecem.

Com linguagem simples e referências sólidas, o livro de Geovana Melo leva à inquietante reflexão sobre os caminhos da Pedagogia Universitária, dialogando com os leitores sobre causas importantes, que merecem atenção e cuidado, deixando curiosidade e levando ao despertar. Uma leitura necessária para os docentes, discentes e interessados na área da Educação.


Resenhistas

Diego Assunção Cunha – Graduado em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), pós-graduado em Direito Penal, Direito Constitucional, Direito de Família, Direito de Empresa, Registros Públicos, mestrando em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e mestrando em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). E-mail: diegoassuncao@hotmail.com

Géssika Mendes Vieira – Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), pós-graduada em Literatura Brasileira pela Universidade de Araraquara (UNIARA) e pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios com ênfase em Marketing pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Participa do GEPRESPRE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba – PPGE. E-mail: gessikavieira@live.com


Referências desta Resenha

MELO, G. O. Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018. Resenha de: CUNHA, Diego Assunção; VIEIRA, Géssika Mendes. A construção da Pedagogia Universitária e sua relação com contextos políticos e sociais. Pergaminho. Patos de Minas, n.10, p. 183-184, dez. 2019. Acessar publicação original [DR]

Itamar Freitas

Recent Posts

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.1, 2020.

Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

2 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.9, n.2, 2020.

Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…

2 meses ago

História, Natureza e Espaço. Rio de Janeiro, v.12, n.03, 2023.

Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…

2 meses ago

História da Historiografia. Ouro Preto, v.16, n. 42, 2023.

Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…

2 meses ago

Sínteses e identidades da UFS

Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…

2 meses ago

História & Ensino. Londrina, v.29, n.1, 2023.

Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…

2 meses ago

This website uses cookies.