O papel dos colégios de aplicação na formação docente | Revista Práticas de Linguagem | 2019
O ensino, a pesquisa e a extensão formam a natureza tríplice dos 17 Colégios de Aplicação existentes no Brasil. O presente volume, intitulado “O papel dos colégios de aplicação na formação docente”, convida o leitor a conhecer um pouco dessa vocação, por meio dos artigos e relatos de experiência que compõem este volume e que revelam a diversidade e a riqueza do trabalho dos docentes que atuam nos Caps.; da entrevista que coloca em foco o Programa Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora e da seção Fale para o Professor, que evidencia a importância dos estágios supervisionados no cotidiano dos Caps.
Os dois artigos científicos que compõem este número da Revista Práticas de Linguagem contribuem para o questionamento do papel da escola na construção de uma educação crítica e democrática, quer problematizando seu protagonismo na formação leitora, em disputa com outras influências, quer discutindo os discursos que a atravessam, a partir das perspectivas de gênero e corpo, apontando para a necessidade de mudanças de perspectivas em relação aos temas e para a criação de espaços e estratégias diferenciados de aprendizado.
Os quatro primeiros relatos de experiência, por sua vez, apontam para o fortalecimento da busca de integração entre os colégios de aplicação, as licenciaturas e as faculdades de educação. O primeiro relato dialoga estreitamente com o primeiro artigo que trata da formação leitora, uma vez que faz pensar em estratégias efetivas para atuar nas dificuldades de leitura e escrita que interferem no desempenho escolar, envolvendo nessa proposta graduandos de letras vernáculas e estrangeiras. Ilustrando um dos papéis fundadores dos Caps, o segundo relato, que tem em seu título “colcha de retalhos”, usa dessa metáfora para refletir sobre o estágio supervisionado, reforçando a necessidade de uma parceria profícua entre as faculdades e os colégios de aplicação como partes que se integram.
O terceiro e o quarto relatos dão destaque ao papel dos Caps na formação continuada de professores. Como fruto de pós-graduação, o terceiro revela, através do trabalho com narrativas em língua inglesa, que toda ação de formação se reverte em transformação dos docentes envolvidos. A cooperação e o diálogo aparecem como instrumentos para a quebra da dicotomia ou da bipolaridade no quarto relato que trata da integração entre as disciplinas de português e matemática em uma experiência interdisciplinar e criativa, em que narrativas literárias são ilustradas com tangrans, envolvendo residentes docentes.
A predominância do gênero textual relato de experiência, no caso do presente volume, aponta para o fato de que, os docentes dos Caps, no desafio em se desdobrar entre o ensino, a pesquisa e a extensão, têm a sala de aula como lugar de protagonismo, não só de si mesmos e de seus alunos, mas também de seus pares – bolsistas, estagiários e residentes.
Com o quinto e o sexto relatos, convidamos o leitor a conhecer duas experiências instigantes, vencedoras, respectivamente, das etapas estadual e nacional da 11ª edição do prêmio Professores do Brasil. O quinto relato trata de um tema muito caro à atualidade de jovens – a prevenção do suicídio e a valorização da vida. O sexto trata da utilização do diário de ideias como ferramenta que contribui para a leitura e a escrita.
O sétimo e último relato apresenta ao leitor o projeto de letramento literário intitulado Recreio com Leitur@, que recebeu reconhecimento internacional, em outubro de 2019, com uma menção honrosa no Prêmio Práticas Docentes Inovadoras da América Latina e Caribe.
Os prêmios recebidos revelam um reconhecimento pelo trabalho cotidiano e qualificado, empenhado com a reflexão crítica e a formação cidadã e humana dos discentes dos Caps. Trabalho representado aqui pelas quatro professoras agraciadas pelos prêmios – Lucilene Hotz, Luciana Muniz, Lauriana Paiva e Liliana Mendes – e também presente, anonimamente, em tantas outras práticas competentes e comprometidas, espalhadas pelo país.
A entrevista com as professoras Angélica Cosenza Rodrigues, Juliana Maddalena Trifilio Dias e Isabela Ferreira Lima apresenta a Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora como um programa de formação docente que busca a ampliação da formação específica do professor recém-formado, bem como o fortalecimento do protagonismo do colégio de aplicação nesse processo de formação.
Finalizando o presente número, na seção FALE PARA O PROFESSOR, o professor Anderson Ferrari provoca o leitor a pensar o papel dos colégios de aplicação na formação docente, “em tempos difíceis para a escola pública”, a partir dos estágios supervisionados, vocação primordial dos Caps.
Costurar a muitas mãos não é tarefa fácil e leva, muitas vezes, a um resultado diferente daquele que, individualmente, poderíamos almejar. Aí está sua riqueza em possibilitar que outras formas apareçam. (Engerroff e Giovani, neste volume.)
Desejamos a todos uma boa leitura!
Organizadores
Carmen Rita Guimarães Marques de Lima – Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora
Paulo Henrique Goliath – Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora
Raquel Martins Melo Pinheiro Aquino de Oliveira – Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora
Referências desta apresentação
LIMA, Carmen Rita Guimarães Marques de; GOLIATH, Paulo Henrique; OLIVEIRA, Raquel Martins Melo Pinheiro Aquino de. Apresentação. Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v. 9, n. 2, p. 5-6, jul./dez. 2019. Acessar publicação original [DR]