O novo rosto da missão. Os movimentos ecumênico e evangelical no protestantismo latino-americano | Luiz Longuini Neto

O protestantismo enquanto fenômeno religioso há tempos vem sendo objeto de muitas análises, a partir de diferentes perspectivas. Nesse universo, destaca-se o protestantismo latino-americano, um dos mais pujantes e crescentes numericamente do planeta. Estudiosos de escol como David Martin, David Stoll, Jean-Pierre Bastian, Harvey Cox, entre outros, têm se debruçado sobre a tarefa de estudar a manifestação religiosa do protestantismo da América Latina, algo complexo, entre outros motivos, pelo seu caráter dinâmico. De fato, não é fácil enquadrar qualquer realidade religiosa em clichês acadêmicos.

A bibliografia sobre o protestantismo latino-americano ganha impulso com a publicação da obra de Luiz Longuini Neto intitulada O novo rosto da missão. Os movimentos ecumênico e evangelical no protestantismo latino-americano. O autor é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil na cidade do Rio de Janeiro e, ainda, professor no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e no Instituto Metodista Bennett, também no Rio. O novo rosto da missão é na verdade a tese de doutoramento do autor em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo, curso esse iniciado na Missionsakademie (Academia de Missão) da Faculdade de Teologia da Universidade de Hamburgo, Alemanha.

Nesta obra, Longuini Neto estuda com seriedade acadêmica o conceito de “missão”, assaz importante para o protestantismo, nos movimentos evangelical e ecumênico presentes na América Latina no século XX. E o faz com uma metodologia inovadora, qual seja uma análise crítica dos documentos produzidos por congressos representativos desses movimentos.

O livro apresenta os documentos oficiais dos seguintes congressos realizados em território latino-americano: de orientação ecumênica – Conferência Evangélica Latino-Americana (CELA), acontecido três vezes: Buenos Aires, 1949, Lima, 1961, e novamente Buenos Aires 1969; Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), desde a Assembléia de Oaxtepec, México, em 1978 (a reunião convocatória para o que mais tarde seria o CLAI propriamente), e as duas primeiras assembléias dessa instituição, que tiveram lugar respectivamente em Huampani, Peru, 1982, e em Indaiatuba, Brasil, 1988 (as assembléias de Concepción, Chile, 1995, e Barranquilla, Colômbia, 2001, são tratadas, mas seus documentos não são reproduzidos).

O livro também trata de outros eventos como o Congresso para a Obra Cristã na América Latina (Panamá, 1916, Montevidéu, 1925, Havana, 1929); ISAL (Igreja e Sociedade na América Latina, Lima, 1961, Rio de Janeiro, 1963, El Tabo, Chile, 1966); e, em nível mundial, as Conferências Mundiais de Missão e as Conferências Mundiais de Missão e Evangelismo do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Representando o movimento evangelical latino-americano, o livro reproduz os documentos oficiais do CLADE (Congresso Latino-Americano de Evangelização): CLADE I (Bogotá, Colômbia, 1969), CLADE II (Lima, Peru, 1979), CLADE III (Quito, Equador, 1992) e CLADE IV (mais uma vez em Quito, 2000).

Outros congressos evangelicais apresentados no livro, em nível mundial são: Congresso Internacional de Evangelização Mundial (Lausanne, Suíça, 1974) e sua continuação (Lausanne II em Manilla, Filipinas, 1989); Consulta sobre Evangelização Mundial (Pattaya, Tailândia, 1980); Conferência Internacional sobre Natureza e Missão da Igreja (Wheaton, Estados Unidos, 1983); Conferência Internacional de Evangelistas Itinerantes (Amsterdam, 1983); em território brasileiro: Congresso Brasileiro de Evangelização (1983) e Congresso Nordestino de Evangelização (1988).

Seguem-se as instituições evangelicais mundiais: WEF (World Evangelical Fellowship); IFES (International Fellowship of Evangelical Students, instituição “mãe” da Aliança Bíblica Universitária do Brasil); Associação Evangélica Billy Graham, World Vision (Visão Mundial). As latino-americanas: Missão Latino-Americana, Seminário Bíblico LatinoAmericano, Fraternidade Teológica Latino-Americana, Centro Evangélico Latino-Americano de Estudos Pastorais, Eirene. As brasileiras: Fraternidade Teológica Latino-Americana – Setor Brasil, Aliança Bíblica Universitária, Centro Evangélico Brasileiro de Estudos Pastorais, Sociedade de Estudantes de Teologia Evangélica, Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos, Visão Nacional de Evangelização, Visão Mundial, Associação Evangélica Brasileira.

Vê-se portanto que o autor realizou extensa pesquisa, comprovada, entre outros aspectos, pela bibliografia volumosa utilizada. O grande mérito do livro é exatamente resgatar um elemento importante na história recente do protestantismo latino-americano e brasileiro, ao tornar disponíveis esses documentos que, de outra forma, seriam de difícil acesso a pesquisadores.

O autor conceitua noções importantes como “evangelical”, “movimento evangelical”, “ecumênico”, “movimento ecumênico”, “pastoral”, “teologia pastoral”, “teologia prática” e, como já foi dito, “missão”. Ademais, é equilibrado em sua abordagem: há evidente esforço em apresentar estes movimentos sem caricaturizá-los ou depreciá-los.

Outra contribuição relevante da obra é apresentar um panorama do protestantismo da América Latina. Os brasileiros em geral não constroem sua identidade como latino-americanos e, curiosamente, nossos vizinhos hispano-parlantes também não nos vêem como latino-americanos. Os evangélicos brasileiros não são exceção. Estudos abalizados em antropologia cultural revelam que há mais pontos de contato entre brasileiros e hispano-americanos que entre brasileiros e norte-americanos de origem anglo-saxônica. Não obstante, o diálogo dos evangélicos brasileiros tem sido muito mais com o coloso del Norte (José Martí) que com outros latino-americanos. Raro é o teólogo brasileiro com pós-graduação em teologia obtida na América Latina. O novo rosto da missão poderá contribuir para que os evangélicos do Brasil compreendam-se como integrantes da incrivelmente variada e sofrida “América Morena”.

É preciso destacar o trabalho primoroso da editora Ultimato, de Viçosa (MG), na edição propriamente do livro. Há um índice onomástico, raridade no mercado editorial evangélico brasileiro. Porém, é possível detectar ao longo do livro pequenos cochilos editoriais. Por exemplo, na página 35 aparece “Newbegin” (a grafia correta é “Newbigin”). No título de determinada tese doutoral citada na página 195 está a palavra “apreciação”, mas na Bibliografia, na página 289, equivocadamente encontra-se “associação”. Mas sabe-se que esses reparos já foram feitos na reimpressão do livro, pois a primeira edição se esgotou em poucos meses, sinal da imediata aceitação deste material por parte do público leitor brasileiro.


Resenhista

Carlos Caldas – Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.


Referências desta Resenha

LONGUINI NETO, Luiz. O novo rosto da missão. Os movimentos ecumênico e evangelical no protestantismo latino-americano. Viçosa: Ultimato, 2002. Resenha de: CALDAS, Carlos. Ciências da Religião – História e Sociedade. São Paulo, v.1, n.1, p. 198-202, 2003. Acessar publicação original [DR]

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