Eis mais uma edição da Revista Historiar, que insiste na vontade de contribuir, divulgando estudos realizados por pesquisadores sobre temáticas diversas. Neste número, pautamos novamente os temas relacionados ao mundo do trabalho e trabalhadores e suas práticas sociais. Desta forma este número é especial, pois vivemos tempos difíceis nos quais há flexibilização nas relações de trabalho, ao mesmo tempo em que se vê o aumento do desemprego e a perda de direitos anunciada pelo atual governo interino, além da crescente precarização do trabalho, inclusive nas universidades públicas brasileiras. Estes elementos suscitam o debate e faz um chamamento para as discussões dentro e fora das universidades sobre temas caros: democracia, tolerância, violência, liberdade, organização sindical, movimentos populares, mídias, direitos trabalhistas etc
Destacamos nesta edição artigos que trazem olhares diferenciados sobre o trabalho, as experiências sociais, organização e expressão cultural dos trabalhadores:
Jormana Maria Araújo analisa um caso jurídico de assassinato do patrão por um operário têxtil na busca de entender o ambiente no qual reverberava uma arte da resistência silenciosa entre a categoria operária, no enfrentamento ao patronato com suas práticas negligentes para com a legislação trabalhista, os direitos sociais e a dignidade do trabalhador.
Samuel Carvalheira de Maupeou o autor neste artigo analisa em que medida a reivindicação da chamada “Lei do Sítio” pelos trabalhadores da zona canavieira do estado de Pernambuco pode ser entendida como uma expressão da luta pela terra e mais especificamente pela reforma agrária. O estudo propõe entender esta forma de reivindicação como uma prática que constituía não apenas uma reclamação trabalhista pautada na lei, mas uma afirmação da luta pela posse da terra, que se intensificou na região a partir de 1985, com o surgimento dos primeiros movimentos de ocupação.
Carlos Augusto Pereira dos Santos faz uma reflexão sobre uma “cultura associativa” que se espalhou pelo país com o objetivo de suprir várias demandas dos grupos sociais, baseada nos princípios de solidariedade e reciprocidade. Busca compreender como se deu essa “dimensão associativa” na zona noroeste do estado do Ceará entre os trabalhadores urbanos, realizando uma análise de sua diversidade no interior cearense.
Telma Bessa Sales traz à tona uma discussão desenvolvida no Brasil sobre o tema patrimônio industrial e as iniciativas de preservação de espaços fabris num diálogo com estudiosos brasileiros e portugueses. Busca ainda entender os desafios nas reflexões e ações no aspecto da preservação dos antigos espaços fabris e possível reutilização destes.
Uma entrevista completa esta edição. Trata-se da Professora de História da Arte, Dolores Palazón Botello, Universidade de Mucia na Espanha, que narra suas reflexões e experiências no trato com o patrimônio, em especial, projetos relacionados ao patrimônio Industrial. Sua atenção e alegria em dialogar conosco são marcantes.
Reafirmamos o compromisso inarredável com a pluralidade, participação ampla e os valores democráticos que defendemos de forma pertinente na construção de uma sociedade onde exista justiça e igualdade.
A todos e a todas uma boa leitura!
Organizadores
Telma Bessa Sales – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.
Carlos Augusto Pereira dos Santos – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.
Referências desta apresentação
SALES, Telma Bessa; SANTOS, Carlos Augusto Pereira dos. Apresentação. Revista Historiar, v. 7, n.13, p. 3-5, 2015. Acessar publicação original [DR]
Décima sexta edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Décima sétima edição. Esta edição foi publicada em 2023 visando o ajuste de publicações em…
Vigésima segunda edição. N.03. 2023 Edição 2023.3 Publicado: 2023-12-19 Artigos Científicos Notas sobre o curso de…
Publicado: 2024-06-19 Artigo original A rota dos nórdicos à USPnotas sobre O comércio varegue e o…
Quem conta a história da UFS, de certa forma, recria a instituição. Seus professores e…
Publicado: 2023-06-30 Edição completa Edição Completa PDF Expediente Expediente 000-006 PDF Editorial História & Ensino 007-009…
This website uses cookies.