Novos objetos, novas abordagens / Caminhos da História / 2017
Prezadas/os leitoras/es,
Ao cumprimentarmos nossas leitoras e leitores, apresentamos a mais atual edição da Caminhos da História, destacando uma série de mudanças pelas quais o periódico vem atravessando durante esse ano, com a finalidade de acolher o conjunto de processos empregados pela Qualis Capes na avaliação de periódicos científicos afiliados às Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
Em 2020, o periódico Caminhos da História passa a fazer parte do novo Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Como a própria página do portal destaca, a intenção básica do portal é promover periódicos empenhados com a circulação, nacional e internacional, da produção científica, nos diferentes campos científicos, afora proporcionar apoio aos editores, autores e leitores dos periódicos, fornecendo infraestrutura, formação e facilidades de software.
Dessa maneira, o periódico do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Unimontes, dentro da sua ação de reformulação, passa a integrar, ao lado de outros 17 periódicos científicos da Instituição, esse portal, cujas publicações são feitas dentro do sistema Open Journal Systems (OJS), um software de código aberto para o gerenciamento de periódicos acadêmicos revisados por pares e criado pelo Public Knowledge Project, lançado sob a General Public License – GNU.
Mais uma questão abraçada pelo periódico foi a reformulação de sua Comissão Editorial, com evidência para o Comitê Consultivo. Neste ponto, o periódico expõe um conjunto de pesquisadorxs doutorxs especialistas em múltiplos domínios da História e campos afins. Nosso escopo foi, basicamente, contar com pesquisadorxs de Universidades Estaduais e Federais das cinco regiões brasileiras, afora pesquisadorxs estrangeirxs que pudessem colaborar com novos olhares para refletirmos acerca da História no Brasil. De tal modo, compõem o quadro pesquisadorxs vinculadxs a universidades na América Latina e Europa. Procuramos, ainda, ter o cuidado de combinar pesquisadorxs já estabilizados em suas carreiras com pesquisadorxs em ascensão, para que o periódico possa ser mantido por diferentes caminhos acadêmicos. Para nós, a finalidade dessa cartografia intelectual é clara: primar pela heterogeneidade geracional, institucional, de gênero e de fluxos de investigação. Por fim, mas não menos importante, gostaríamos de destacar a configuração que o periódico recebeu em 2019. O periódico passou a pertencer ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Unimontes, um programa com curso de mestrado.
Perante esse quadro, neste fascículo, apresentamos ao público 07 artigos originais e uma resenha, decompostos em duas seções: a primeira parte compõe um dossiê, com a temática “Novos objetos, novas abordagens”, organizado pela Profa. Dra. Ilva Ruas de Abreu, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Unimontes. Nele, os artigos destacam desde a História das Ciências, o campo médico-científico e suas técnicas e procedimentos, passando por novos olhares sobre os debates de gênero e suas formas de análise, enfatizando abordagens diversas que focam objetos instigantes, como a implementação de tecnologias e a sociabilidade esportiva. A segunda parte, composta por artigos de temáticas livres, conta com artigo sobre práticas fúnebres vinculadas a irmandades nos séculos XVIII e XIX, a análise do projeto integralista de Gustavo Barroso, finalizando com uma resenha do livro “Egressos do Cativeiro”, de Roberto Guedes, debatendo os significados da mobilidade social de diferentes camadas do período.
Como dito anteriormente, primamos pela diversidade institucional. Deste modo, o número ora apresentado agrega produções de autorias de distintas origens e formações do Brasil.
Indo direto ao ponto: esperamos que toda(o)s tenham uma excelente leitura!
Ester Liberato Pereira
Rafael Dias de Castro
PEREIRA, Ester Liberato; CASTRO, Rafael Dias de. Apresentação. Caminhos da História, Montes Claros, v.22, n.2, jul / dez, 2017. Acessar publicação original [DR]