Mnemosine. Campina Grande, v.8, n.2, 2017.
História e ensino de história
APRESENTAÇÃO ……………………………………………………………………………. 5
ARTIGOS DO DOSSIÊ
- “REFÚGIO DAS CRIANÇAS”: OS INSTITUTOS DE AMPARO AS CRIANÇAS DESVALIDAS E A ADESTRAÇÃO DE CORPO NA PARAÍBA (1889-1930)
- Azemar Jr., Edna Araújo e Joedna Menezes ……………………………………………. 8
- O ENSINO PROFISSIONAL NO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DO ESTADO ENTRE OS ANOS DE 1908 E 1957
- Karla Silva e Olívia Medeiros Neto… ……………………………………………………. 21
- INDUSTRIALIZAÇÃO E POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL DO SÉCULO XX
- Karla Queiroz e Francisco Souza …………………………………………………………. 32
- O OLHAR E O SENTIR: AULA DE CAMPO COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
- Ana Claudia Costa e Kyara Vieira………………………………………………………… 50
- A PORTA GIRATÓRIA DA DIFERENÇA: “QUEM DE NÓS NÃO FOI AINDA AMALDIÇOADO(A) PELA VÍBORA”?
- Eronides Câmara de Araújo ………………………………………………………………. 65
- ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS: O PIBID DE HISTÓRIA DO CERES/UFRN E A ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR WALFREDO GURGEL (CAICÓ-RN 2012-2014)
- Ana Carla Trindade e Jailma Lima ……………………………………………………….. 76
- PEDAGOGIA DA VIRILIDADE: MODELOS E AVESSOS DO HOMEM TRABALHADOR EM A BAGACEIRA (1928)
- Matheus Zica e Carlos Martins……………………………………………………………. 88
- RECEITAS E CONSELHOS: “O LIVRO DAS NOIVAS” PEDAGOGIZANDO A FAMÍLIA
- Regina Coelli Gomes Nascimento ………………………………………………………. 111
- A FUNÇÃO DE DIREÇÃO ESCOLAR NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PIAUIENSE (1910-1947)
- Mariane Silva e Antônio Lopes …………………………………………………………. 122
- BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DOCENTE: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Gabriela Alves Monteiro …………………………………………………………………. 140
- O PATRONATO AGRÍCOLA DE BANANEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ATENDIMENTO E EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA POBRE DA PARAÍBA (1924-1934)
- Suelly Cinthya Costa dos Santos ………………………………………………………. 157
ARTIGOS DE FLUXO
- A INFLUÊNCIA DO CONCEITO DE AGENCIAMENTO DE E. P. THOMPSON NOS ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA INDÍGENA
- Lana Camila Gomes de Araújo ………………………………………………………… 174
- ENTRE DESVIOS E TÁTICAS: COMO OS POPULARES VIVENCIARAM A CIDADE DE NATAL EM PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DO INÍCIO DO SÉCULO XX
- Gabriela Fernandes de Siqueira ………………………………………………………… 197
- HISTÓRIA AMBIENTAL URBANA, ZOONOSES E DIREITO DOS ANIMAIS: UM ESTUDO DE CASO EM CAMPINA GRANDE (2004-2017)
- Edilene Santos e José Otávio Aguiar ………………………………………………….. 214
Publicado: 2017-07-03