Memória e História Oral / Esboços / 2009

Memória e História Oral / Esboços / 2009

Memória e globalização” é o título do artigo que introduz este novo número de Esboços – a revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. Este texto, apresentado há alguns anos pelo historiador italiano Carlo Ginzburg como conferência de abertura em um encontro internacional sobre História Oral, e traduzido nas páginas de nossa revista, cumpre dois propósitos essenciais. O primeiro deles é o de fazer circular mais uma vez em nosso ambiente acadêmico a sutileza de argumento e a capacidade de sugestão que as discussões de Ginzburg sempre produzem. Por outro lado, cumpre também o propósito, igualmente nobre, de servir como introdução ao mini-dossiê que inaugura este número e que dedicamos aos temas amplos e correlatos “Memória e História Oral”. Traz assim uma discussão instigante – como de costume neste autor – sobre os significados e as implicações ambíguas da “memória” enquanto realidade e enquanto conceito, desde a tradição filosófica grega até os nossos tempos “digitais”.

Memórias e apreensões marcam igualmente a reflexão de Antonio Montenegro que segue o dossiê, onde o professor pernambucano revisita sua trajetória de pesquisa nos últimos anos para nos trazer reflexões sobre a História Oral em que milita. Em seguida, Cristina Ennes da Silva, Paula Regina Puhl e Carlos Eduardo Ströher expõem o resultado de suas pesquisas – fortemente amparadas na história oral – sobre as transformações nos espaços de sociabilidade em Novo Hamburgo, tomando as salas de cinema como posto de observação. Concluindo o mini-dossiê, Gerson Ledezma discute os embates pela memória na comemoração do 1º Centenário da Independência da Bahia, em 1923.

Para além do dossiê, temos cinco contribuições importantes sobre temas diversos, que complementam as publicações deste número. A primeira delas é o trabalho de Ivaldo Marciano Lima sobre os afoxés pernambucanos, seguido do artigo de Marco Antonio Stancik sobre a medicina e a saúde pública o Brasil entre a colônia e os primeiros anos do século XX e o texto de Maikel Borrego sobre os “yacht clubs” da capital cubana entre a independência e a revolução. Completa ainda essa seção de artigos os textos de Alcides Goularti Filho sobre a Companhia de Navegação Fluvial a Vapor Itajahy-Blumenau na virada do século XIX para o XX, bem como o texto escrito a quatro mãos por Ancelmo Schörner e José Adilçon Campigoto sobre as representações de cultura e costume entre o campo e a cidade no Paraná dos anos 60-70.

Concluindo nosso número de Esboços estão ainda as contribuições de Waldir Rampinelli, João Pedro Cabreira Cabral, Ricardo Santhiago e Martin Dreher, que resenham algumas obras que saíram recentemente no campo da história e das ciências humanas.

Enfim, este é o plano piloto deste vigésimo primeiro número da revista Esboços que, em 2009, completa seu décimo sexto ano de existência.

Uma data que marca também uma transição importante: Como resultado não planejado do sucesso da revista na sua conversão à plataforma digital do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) no Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina, a partir deste número Esboços deixa de ter seus números impressos em papel e passa desde agora a publicar-se exclusivamente em forma eletrônica. Nessa decisão, seguimos os passos de outros periódicos que enfrentam, tal qual o nosso, as dificuldades (financeiras, sobretudo) em publicar por vias mais tradicionais seu conteúdo. Mas também fazemos isso na convicção que o futuro da maior parte das nossas revistas acadêmicas encontra-se aí: na circulação, cada vez mais ampla, e na visibilidade proporcionada pela rede mundial de computadores. Confirmando esta convicção, nos tornamos parte também do Portal de Periódicos da CAPES em 2009 e iremos, nos próximos anos, redobrar o esforço para participar de outros portais de conteúdo e indexadores acadêmicos. Contamos com nossos leitores e colaboradores para fazerem desta iniciativa outro passo bem sucedido.

Os Editores

Acessar publicação original nesta apresentação

Acessar dossiê

[DR]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.