Marcos Vinícius de Macedo Cysneiros / Em Tempo de Histórias / 2010
A tese de doutorado de Marcus Vinícius de Macedo Cysneiros ficou inacabada, devido a sua partida precoce em janeiro de 2010, no trágico terremoto que assolou o Haiti onde se encontrava em missão de paz como representante da ONU. No entanto, sua pesquisa já estava em estágio avançado, porém ainda em fase de produção escrita. A qualidade e a importância de seu trabalho validam sua publicação póstuma, ainda que fragmentariamente, como um incentivo a outros pesquisadores a se aventurarem pela história da rica cultura islâmica a nós não totalmente desvendada.
Marcus chegou ao PPG-HIS em 2007, cumpriu todos os créditos, assistiu às aulas dos seminários, onde fez grandes amizades, deixou profundas saudades entre professores e alunos. Sua morte provocou forte emoção entre nós, não só pela perda do excelente aluno instigante que era, mas pela pessoa gentil e generosa que marcou a memória dos que tiveram contatos com ele.
Seu projeto de tese inicial, que tinha como objeto os Malês, na região da Bahia e no litoral da África Ocidental, foi modificado a partir de longas discussões com a orientandora e outros especialistas. Sua busca por delimitar e equacionar o seu objeto de estudo incluiu conversas com o professor João José Reis da Universidade Federal da Bahia, o grande estudioso sobre os povos Malês e os constantes contatos que manteve com o professor Rogério Ribas, da Universidade Federal Fluminense, que é um reconhecido especialista do tema Islã e Inquisição. Além disso, a apreensão de conhecimentos mais amplos sobre o mundo Islâmico africano influenciou bastante a mudança do objeto de estudo.
Marcus tinha como maior paixão e desejo acadêmico o aprofundamento na cultural do Islã. Para isso estudava o árabe, esforçava-se para obter bibliografia e fontes primárias sobre o seu tema, o Islã negro. Nessa trajetória, foi por curto tempo para Lisboa, fez pesquisas no Arquivo da Torre do Tombo, onde se encantou com a documentação sobre os mouros, no vasto e rico acervo dos tribunais da Inquisição portuguesa.
Este dossiê apresenta os textos produzidos por Marcus, que foram resultados de trabalhos apresentados em final de cursos nos Seminários no PPG-HIS e da preparação dos capítulos para o Exame de Qualificação, que seria realizada logo após seu retorno do Haiti.
Dos professores, alunos, colegas, amigos e coordenação do PPG-HIS
Brasília, 2011