Lugares/ personagens e outras coisas de Sergipe | Dilton Cândido Santos Maynard e Vivian Cruz Monteiro
Dilton Cândido Santos Maynard | Foto: UFS
A obra Lugares, personagens e outras coisas de Sergipe foi organizada por Dilton Cândido Santos Maynard e Vivian Cruz Monteiro, e publicada pela EDUPE, em 2021. Sua publicação contou com o apoio financeiro da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP). Os organizadores se empenharam em produzir uma obra que, ao reunir autores que vivem, já viveram ou circulam por Sergipe, possibilita aos leitores a visão de pessoas que abordam pela escrita um pouco do extenso repertório de lugares, manifestações culturais e religiosas, personagens e artistas que compõem o estado.
A capa da obra apresenta, em tons claros de azul e verde, o Antigo Farol de Aracaju, destruído num incêndio, em 1884 e em 2009 foi reinaugurado, tornando-se um dos cartões postais da cidade. Imagem bem escolhida, já que a capital sergipana é uma das cidades que mais atraem turistas durante todo ano por sua bela extensão litorânea e opções de lazer.
Em sua apresentação intitulada Sobre este canto do mundo chamado Sergipe, os organizadores proporcionam um breve entendimento do que se trata o livro e de que o mesmo é uma homenagem a Sergipe e seus mais distintos aspectos. Os organizadores revelam a intenção da produção da obra: explorar variados temas de forma sucinta e que levem o leitor a sentir a vontade de conhecer mais sobre o assunto.
Desta forma, o livro possui uma divisão simples e confortável de ler, pois seus textos são curtos e de linguagem acessível que aliada a um excelente trabalho de diagramação facilitam a leitura e instigam a curiosidade ao trazer tópicos intitulados Para saber mais, que trazem sugestões de livros, textos curtos ou sites que abordam mais sobre o tema em questão.
Cada verbete foi pensado e desenvolvido cuidadosamente pelos autores, de forma que proporcionassem uma leitura leve e fluída, com as características principais de cada tópico, variando de acordo com a especificidade de cada um. Desde informações sobre a construção de estabelecimentos notáveis, até a época em que acontece determinada festividade, demonstrando a diversidade e pluralidade que se espalham por todo estado.
Além disso, a escolha por organizar os verbetes em ordem alfabética facilita o leitor que pode não optar pela leitura ininterrupta, mas sim por folhear o livro e buscar determinados temas sobre os quais tenha curiosidade ou, até mesmo, cujo título chame sua atenção. Tornando-o até mesmo um guia no qual não somente os conterrâneos possam rever ou conhecer novas características de sua região, mas também os que sentem curiosidade em saber mais sobre Sergipe e nunca tiveram o prazer de estarem em seu território.
O livro Lugares, personagens e outras coisas de Sergipe oferece, em cada detalhe, fragmentos desse estado repleto de manifestações culturais e lugares que proporcionam experiências diversas e ricas aos seus habitantes e aos seus visitantes.
Referências
MAYNARD, Dilton Cândido Santos; MONTEIRO, Vivian Cruz (Org.). Lugares, personagens e outras coisas de Sergipe. Recife: EDUPE, 2021.
Resenhista
Maria Thaislayne dos Santos Lino – Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal de Sergipe (GET-UFS). Integra o projeto O Pearl Harbor brasileiro: o cotidiano em Sergipe na Segunda Guerra (1932-1945). CNPq. Bolsista PIBIC COPES. E-mail: maria@getempo.org
Referências desta Resenha
MAYNARD, Dilton Cândido Santos; MONTEIRO, Vivian Cruz (Org.). Lugares, personagens e outras coisas de Sergipe. Recife: EDUPE, 2021. Resenha de: LINO, Maria Thaislayne dos Santos. Sergipe em verbetes: apontamentos sobre o estado. Boletim do Tempo Presente, v. 10, n. 11, p. 100-101, nov. 2021. Acessar publicação original [DR]