Linhas. Florianópolis, v.22, n.48, 2021.
Educación y pandemia
- Editorial
- Ademilde Silveira Sartori, Maria Mariléia da Silva
Apresentação
Dossiê
Entrevista
- Entrevista
- Eduardo Fofonca, Jociana Maria Bill Kaelle
Artigo
Linhas. Florianópolis, v.21, n.47, 2020.
Editorial
Apresentação
Dossiê
Entrevista
Artigo
Linhas. Florianópolis, v.21, n.46, 2020.
Crise do capital, Estado e a degradação do trabalho
Apresentação
Dossiê
Entrevista
Artigo
Linhas. Florianópolis, v.21, n.45, 2020.
- O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais
- Editorial
- Ademilde Silveira Sartori
Apresentação
Dossiê
- Ensinar a sociologia na França. Uma prática pedagógica entre reflexividade e restrições
- Delphine Serre
- Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira
- Charles Soulié, Graziela S. Perosa
- O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades
- Cláudio Marques Martins Nogueira
- Auto-socioanálise: uma ferramenta a serviço da democratização da universidade? Retorno crítico sobre uma experiência pedagógica
- Séverine Kakpo, Claire Lemêtre
- Metodologías feministas con tecnologías para la gestión de la información en la enseñanza universitaria
- Núria Vergés Bosch, Barbara Biglia, Elisabet Almeda Samaranch
- O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
- Amurabi Oliveira, Rosimere Aquino da Silva, Carolina Nascimento
- Pensar um sucesso alternativo na universidade – Reclassificar experiências de professores e de estudantes com base na auto-socioanálise
- Frédérique Letourneux, Juliette Mengneau, Anna Mesclon, Daniel Veron
- A Contribuição da Sociologia para o Ensino em Saúde
- Melissa de Mattos Pimenta, Régia Cristina Oliveira
- Um percurso de um professor “quanti”
- Frédéric Lebaron
Artigo
Linhas. Florianópolis, v.20, n.44, 2019.
Testemunhos Materiais de Práticas Educativas: algumas abordagens históricaa
Editorial
- Editorial
- Gisela Eggert-Steindel, Mariléia Maria da Silva
Apresentação
- Apresentação
- Francisca Comas Rubí, Vera Lucia Gaspar da Silva
Dossiê
Entrevista
Artigo
Linhas. Florianópolis, v.20, n.43, 2019.
Formação continuada
Gisela Eggert-Steindel, Mariléia Maria da Silva
Apresentação
- Apresentação
- Geovana Ferreira Melo, Marcelo Soares Pereira da Silva
Dossiê
- Docência no Ensino Superior: a alternativa da formação entre pares
- Maria Isabel da Cunha, Rozane da Silveira Alves
- Contribuições de ações de formação contínua para a (trans)formação de professores universitários
- Vanessa T. Bueno Campos, Maria Isabel de Almeida
- Socialização profissional de docentes na universidade: contribuições teóricas para o debate
- Geovana Ferreira Melo, Selma Garrido Pimenta
- Usos de las tecnologías de la información y la comunicación por docentes de México, España y Brasil
- Rogério Arruda, Martha Prata-Linhares, Joaquín Paredes
- Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico
- Denilton Silveira de Olivera, Luciane Terra dos Santos Garcia, Luiz Marcos Garcia Gonçalves
- Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas
- Talamira Taita Rodrigues Brito, Regiane Barreto Martins
- Docência, reformas curriculares e formação docente no Ensino Médio
- Marcelo Soares Pereira Silva, Elenita Pinheiro Queiroz Silva
- Formação continuada de professores: uma análise epistemológica das concepções postas no Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2024) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2015)
- Solange Martins Oliveira Magalhães
Entrevista
Artigo
- A metodologia da Resolução de Problemas: uma proposta interdisciplinar sobre agrotóxicos na Educação de Jovens e Adultos
- Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, Camila Greff Passos, Tania Denise Miskinis Salgado
- Educação de qualidade e responsabilidade social universitária: uma relação indissociável
- Ricardo Antonio De Marco, Dirleia Fanfa Sarmento
- Família homoparental: enfrentando a vitalidade do patriarcado
- João Guilherme de Carvalho Gattás Tannuri, Marilda da Silva
- Manifesto dos Pioneiros e perspectiva de gênero: Noemy, Cecília e Armanda, as mulheres que impactaram a Educação na década de 1930
- Ana Maria Correa-Silva, Josiane Peres Gonçalves
- O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente
- Alcione Maria Bevilacqua, Maurício Roberto Da Silva
- O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca
- Paulo Augusto Tamanini, Enock Douglas Roberto da Silva
- Resenha Resenha do livro “Formação, profissionalização e trabalho docente: em defesa da qualidade social da educação”
- Dalva Eterna Gonçalves Rosa
Linhas. Florianópolis, v.20, n.42, 2019.
Música e educação
- Editorial
- Gisela Eggert-Steindel, Dalva Godoy
Apresentação
Dossiê
Entrevista
Artigo
- A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola
- Carla Elisandra Oliveira Carvalho, Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte
- Analysis of the curricular framework for the Chemistry Licentiate Degree Course at the IFMT through DE
- Marcelo Franco Leão, José Claudio Del Pino, Eniz Conceição Oliveira
- Análise da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química ofertado no IFMT na modalidade EaD
- Marcelo Franco Leão, José Claudio Del Pino, Eniz Conceição Oliveira
- Classe de aceleração e seus desdobramentos: um estudo em uma escola da rede pública municipal
- Claudiomiro da Silva, Nadir Zago
- Comunicação, arte e educação em John Dewey
- Cláudia Chaves Fonseca, Sandra Pereira Tosta
- Do assistencialismo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC.
- movimentos legais e políticos na educação infantil
- Circe Mara Marques, Ludimar Pegoraro, Ezequiel Theodoro da Silva
- Políticas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças no Brasil: (re)discutindo fundamentos
- Jonathas de Paula Chaguri, Juliana Reichert Assunção Tonelli
- Prêmios para escolas e professores com base no desempenho acadêmico discente: a experiência do estado do Ceará (Brasil)
- Karlane Holanda Araújo, Raimundo Hélio Leite, Wagner Bandeira Andriola
- Resenha Resenha do livro “Educação Musical e Unidocência: pesquisas narrativas e modos de ser do professor de referência”
- Vania Malagutti Loth Resenha do livro “Histórias de ensino no Brasil: volume 2”
- Débora Peruchin
Linhas. Florianópolis, v.19, n.41, 2018.
Acervos, livros e leituras
Apresentação
Dossiê
Entrevista
Artigo
- “O senhor me ouve, pensa e repensa, e rediz, então me ajuda”: notas freirianas sobre a relação educador-educando no ensino-aprendizagem on-line
- Vitor Malaggi, Juliano Tonezer da Silva, Adriano Canabarro Teixeira
- Políticas curriculares, diferença, pertencimento: ponderações sobre o uso do conceito de comunidades epistêmicas em chave pós-estrutural
- Clívio Pimentel Júnior
- Escrileituras do arquivo e a invenção de procedimentos didáticos tradutórios
- Fabiane Olegário, Sandra Mara Corazza
- A educação jesuítica na Amazônia Setecentista e os confrontos com o Pombalismo
- Alberto Damasceno, Emina Santos, Daniel Palheta
- Constituição de um acervo documental sobre a história da Educação Infantil em Santa Catarina na primeira metade do século XX
- Rosa Batista, Leonete Luzia Schmidt
- (In)justiça escolar: os paradoxos do processo de democratização e a desigualdade distributiva das oportunidades de acesso à escola e à universidade
- Ione Ribeiro Valle
- Mulheres e o debate interamericano sobre a infância nas primeiras décadas do século XX: Do pioneirismo ao apagamento histórico
- Andréa Bezerra Cordeiro
- Resenha Resenha do livro “Cadernos Escolares e a escrita da história da educação matemática”
- Bruna Frio Costa Resenha do livro “Universidade, memória e patrimônio”
- Gabriela Albanás Couto, Tatiane Modesti
Linhas. Florianópolis, v.19, n.40, 2018.
- Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil
- Editorial
- Vera Lucia Gaspar da Silva, Gisela Eggert-Steindel
Apresentação
Dossiê
- Curriculum zero-seis: conhecimentos feitos de descobertas e reflexões
- Franca Giuliana Zuccoli, Agnese Infantino
- Curricolo zero-sei: conoscenze fatte di scoperte e riflessioni
- Franca Giuliana Zuccoli, Agnese Infantino
- As rotinas: de hábitos estéreis a ações férteis
- Gianfranco Staccioli
- Le routine: da consuetudini sterili ad azioni fertili
- Gianfranco Staccioli
- Relação educativa, avaliação e trabalho de equipe
- Antonio Gariboldi, Antonella Pugnaghi
- Relazione educativa, valutazione e lavoro di equipe
- Antonio Gariboldi, Antonella Pugnaghi
- Diferentes olhares para a creche: a avaliação de contexto com o instrumento SPRING em um município da Emilia Romagna
- Catarina Moro
- O espaço-ambiente em uma perspectiva estético-didática para pensar a prática educativa e o currículo na educação infantil
- Daniele Marques Vieira
- Documentação Pedagógica: observar, registrar e (re)criar significados
- Mônica Appezzato Pinazza, Paulo Sergio Fochi
- Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche
- Luciane Pandini-Simiano, Clara Maria Silva, Maria Carmen Silveira Barbosa
- Avaliação da aprendizagem na educação infantil: um estudo exploratório em 125 municípios brasileiros
- Bruna Ribeiro
- O processo de autoavaliação dos professores da educação infantil sobre educação de gênero: uma pesquisa em contextos italianos e brasileiros
- Vittoria Castagna
- L’autovalutazione degli insegnanti di scuola dell’infanzia per un’educazione di genere: una ricerca pedagogica in contesti italiani e brasiliani
- Vittoria Castagna
- O núcleo de estudos afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR) como espaço de formação continuada: as produções monográficas sobre educação infantil
- Gioconda Ghiggi
Entrevista
Artigo
Linhas. Florianópolis, v.19, n.39, 2018.
- Desafios da formação docente para a diversidade
- Editorial
- Gisela Eggert-Steindel, Vera Lucia Gaspar da Silva
Apresentação
- Apresentação
- Juliane Di Paula Queiroz Odinino, Reinaldo Matias Fleuri
Dossiê
- Formação de professores frente ao desafio da diversidade pela lente omnilética: culturas, políticas e práticas em movimento
- Mônica Pereira dos Santos, Sandra Cordeiro de Mello, Mylene Cristina Santiago
- A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente
- Rogério Sousa Pires, Reginaldo Leandro Plácido
- Planejamento coletivo por temas e avaliação descritiva em escola do campo – a experiência da Escola Básica Municipal José Maria
- Roseli Borowicc, Solange Aparecida Zotti
- As culturas infantis interrogam a formação docente: tessituras para a construção de pedagogias descolonizadoras
- Ellen Lima Souza, Ana Lúcia Goulart de Faria, Flávio Santiago
- Produção de narrativas audiovisuais infantis nos anos iniciais: diálogos entre diversidade cultural, formação docente e encontro intergeracional
- Juliane Queiroz Odinino, Geovana Mendonça Lunardi-Mendes
- É possível ensinar gênero na escola? Análise de experiências de formação em gênero, sexualidade e diversidades em Santa Catarina
- Tânia Welter, Miriam Pillar Grossi
- O devir-criança, a Polaridade mulher-homem e a Cultura da Paz na formação de educadores/as no contexto da diversidade
- Jacques Henri Maurice Gauthier
- Entrevista
- Entrevista com a pesquisadora Corina Borri-Anadon (Université de Quebec – Canadá)
- Reinaldo Matias Fleuri
- HTML
Artigo
Das inovações no ensino ao ensino inovador: a percepção dos estudantes na complexidade do sistema didático
Linhas. Florianópolis, v.18, n.38, 2017.
Educação de Infância no Espaço Ibero-Americano: múltiplos olhares
- Editorial
- Vera Lucia Gaspar da Silva, Gisela Eggert-Steindel
Apresentação
Dossiê
Entrevista
Artigo
Linhas. Florianópolis, v.18, n.37, 2017.
Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica
- Editorial
- Vera Lucia Gaspar da Silva, Gisela Eggert-Steindel
Apresentação
- Apresentação
- Eliane Santana Dias Debus, Fernando Azevedo, Chirley Domingues
Dossiê
Entrevista
Artigo
- A Babel do Tempo: Regimes de Historicidade e a história ensinada no universo virtual
- Sônia Meneses, Egberto Melo
- A formação de professores primários rurais no estado de São Paulo (1930 – 1971)
- Rosa Fátima Souza
- A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação
- Ivar César Oliveira de Vasconcelos, Candido Alberto da Costa Gomes
- Jovens e juventudes em contextos rurais: produções científicas da pós-graduação brasileira (2010-2015)
- Aline Barasuol, Sheila Maria Doula, Amábile Tolio Boessio
- O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação
- Renata Brião de Castro, Carla Rodrigues Gastaud
- Professora Julia Wanderley: guardiã da memória iconográfica do Paraná
- Silvete Aparecida Crippa de Araujo
- Resenha Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas
- Sara Reis da Silva Literatura, saber e sabor: o alimento na literatura
- Diana Navas Das histórias de amores (im)possíveis: Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani
- Maria Laura Pozzobon Spengler, Eliane Santana Dias Debus Resenha do livro “Mezzi di educazione di massa. Saggi di storia della cultura materiale della scuola tra XIX e XX secolo”
- Vera Lucia Gaspar da Silva, Gizele de Souza
Linhas. Florianópolis, v.18, n.36, 2017.
A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino
Editorial
- Maria Teresa Santos Cunha, Vera Lucia Gaspar da Silva
Apresentação
Dossiê
Entrevista
Artigo
Linhas. Florianópolis, v.17, n.35, 2016.
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado
Editorial
Maria Teresa Santos Cunha, Vera Lucia Gaspar da Silva
Apresentação
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do atendimento educacional especializado
Márcia Denise Pletsch, Regina Célia Linhares Hostins
Dossiê
O lugar do Atendimento Educacional Especializado nas práticas culturais de escolarização em contextos de inclusão escolar
Cristiane da Silva, Regina Célia Linhares Hostins, Regina da Silva Mendes
Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual
Eliana Pereira Menezes, Sabrina Fernandes Castro
Atendimento Educacional Especializado para estudante com deficiência intelectual: os diferentes discursos dos professores especializados sobre o que e como ensinar
Enicéia Gonçalves Mendes, Gabriela Tannús-Valadão, Josiane Beltrami Milanesi
Atendimento Educacional Especializado na modalidade domiciliar: funcionamento e organização
Annie Gomes Redig, Flávia Faissal de Souza
Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência
Nesdete Mesquita Corrêa, Ana Paula Neves Rodrigues
Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense
Márcia Denise Pletsch, Maíra Gomes de Souza da Rocha, Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira
Organização e funcionamento do Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil em um município do interior paulista: perspectiva dos professores itinerantes e professores regentes
Gabriely Cabestré Amorim, Rita de Cássia Tibério Araújo
Diferentes Sentidos de “NÃO”: Vozes de professores em formação continuada sobre o tema da Inclusão
Mônica Pereira dos Santos, Leyse Monick França Nascimento
Um contexto de inclusão escolar de estudantes surdos em escola regular no sertão alagoano
Marily Oliveira Barbosa, Anderson Francisco Vitorino, Andreia Bezerra Dias
Ensino colaborativo: uma possibilidade do Atendimento Educacional Especializado
Patricia Braun, Márcia Marin
Entrevista
Entrevista com a Pesquisadora Eniceia Goncalves Mendes (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar)
Eniceia Gonçalves Mendes
HTML
Artigo
Ensino de filosofia em perspectiva: contribuições de Nietzsche, Deleuze, Guattari e das diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
Fábio Antonio GAbriel, Ana Lúcia Pereira Baccon, José Carlos da Silva
A escola brasileira representada em duas obras ficcionais no final do século XIX e início do século XX
Francisco Ari Andrade
A dupla missão formativa da Escola Industrial Feminina “Nilo Peçanha” (1947-1956.
apreciações sobre currículo e cultura escolar
Daniela Gonçalves da Silva, Silvia Alicia Martínez, Shirlena Campos de Souza Amaral
A theoretical-practical view over the way textbooks are used in the training of English teachers
Ruth Marcela Del Campo, Miguel Beas Miranda
Uma visão téorico-prática sobre como os livros didáticos são usados na formação de professores de inglês
Ruth Marcela Del Campo, Miguel Beas Miranda
Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira
Jaime Cordeiro
Assistência estudantil e harmonização social: em análise o Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social do Instituto Federal de Santa Catarina
Fabrício Spricigo, Mariléia Maria da Silva
Resenha Resenha do livro “A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas, práticas e processos cognitivos”
Idorlene da Silva Hoepers Resenha do livro “Livro, leitura e leitor: perspectiva histórica”
Gisela Eggert-Steindel Resenha do livro “Tremores: escritos sobre experiência”
Juliana de Favere, Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Linhas. Florianópolis, v.17, n.34, 2016.
Sexualidade e Educação Sexual: reflexões na perspectiva midiática
Editorial
Vera Lucia Gaspar da Silva, Maria Teresa Santos Cunha
Apresentação
Apresentação
Ricardo Desidério da Silva, Sonia Maria Martins de Melo
Dossiê
Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? – Cultura visual e formação docente
Anderson Ferrari, Roney Polato de Castro
InterAção no núcleo da promoção de sexualidades saudáveis: competência para a ação, ação e uso de tecnologias de informação e comunicação na escola
Teresa Vilaça
Encontrando Bianca: a travestilidade no Kit Anti-Homofobia
Ricardo Desidério da Silva, Ana Cláudia Bortolozzi Maia
Algumas reflexões necessárias sobre o fenômeno Sexting na busca de prevenção de riscos para adolescentes em suas relações com as mídias
Camila Detoni Sá de Figueiredo, Sônia Maria Martins de Melo
Duas senhoras e atrizes de respeito fazendo sem-vergonhice na TV!
Alexandre Sebastião Ferrari Soares, Andréa Cristina Martelli
Imaginário das águas especulares: potencializando significados
Cláudia Maria Ribeiro, Alberto Filipe Araújo
Mito, mídia e formação sociocultural – Um olhar sobre o personagem transgênero em Sense8
Hertz Wendel de Camargo, Janiclei Aparecida Mendonça
Educação formal em ambientes virtuais: uma estratégia eficiente para a sensibilização e formação de educadoras(es) em sexualidade
Teresa Cristina Pereira Carvalho Fagundes
Disciplinas que discutem sexualidade nos currículos do Ensino Superior brasileiro: produzindo um diagnóstico da situação atual
Juliana Lapa Rizza, Paula Regina Costa Ribeiro, Maria Renata Alonso Mota
Entrevista
Entrevista com a Pesquisadora Mary Neide Damico Figueiró (Universidade Estadual de Londrina – UEL)
Mary Neide Damico Figueiró
HTML
Artigo
Cerimônias de homenagens ao “fundador da República brasileira” realizadas na Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão – SE (1939-1960)
Joaquim Tavares da Conceição
Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior
Geraldo Antônio da Rosa, Kelin Cristiani Feldhaus
Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais
Maria das Graças Cleophas
Softwares de aprendizagem da leitura envolvendo a consciência fonológica: um olhar da fonoaudiologia
Tatiana Póvoa Naves, Elise Mendes, Luciana Pagan-Neves
La subjetividad e intersubjetividad: un camino en la comprensión de lo cultural
María Elisa Álvarez Ossa
Avaliação do Programa Social Bolsa Família a partir dos critérios do GesPública: estratégia e planos, processos e pessoas
Marcos Antonio Martins Lima, Jesuína Maria Pereira Ferreira, Denize de Melo Silva, Liduína Lopes Alves
Resenha Resenha do livro “Política e poética das imagens como processos educativos”
Ricardo Desidério da Silva
Linhas. Florianópolis, v.17, n.33, 2016.
La educación desde la mediación comunicativa y tecnológica DOI: https://doi.org/10.5965/1984723817332016
Editorial
Editorial
Maria Teresa Santos Cunha, Vera Lúcia Gaspar da Silva
Apresentação
Apresentação
Elias Said-Hung
Dossiê
La necesidad de educar en comunicación digital en la sociedad global
Evaristo González
La educación y el verdadero valor del comunicador
Humberto Martínez-Fresneda
Representaciones sobre la educación a distancia: El caso de la Universidad Nacional de la Rioja
Maximiliano Bron
Colaboración y TIC en América Latina: el caso Interconectados
Luis Arnoldo Ordóñez Vela
Modelo de integração dos dispositivos móveis na Educação Primária. Criação de uma Aplicação para a sua utilização educativa no quinto ano
María Barroso Megías, Felipe Gertrudix Barrio
Educación para la sexualidad con estrategias didácticas TIC, en adolescentes de 14 a 16 años en instituciones educativas oficiales de básica secundaria
Pilar Abreu Peralta
Aproximación normativa de protección de datos y los derechos de los menores de edad en Colombia
Francisco Durán Ruiz, Carlos Montoya Lemus, Elias Manuel Said-Hung
Algunas reflexiones acerca del “santuario” escolar, el conocimiento, las tecnologías digitales e Internet en el capitalismo informacional
Lucila Dughera
Entrevista
Entrevista com o Pesquisador Guillermo Orozco Gómez
Guillermo Orozco Gómez
HTML
Artigo
A fotografia aplicada à geografia escolar: uma proposta pedagógica de Delgado de Carvalho
Patrícia Coelho Costa
Currículo e relações de gênero: entre o que se ensina e o que se pode aprender
Marluce Alves Paraiso
Organização do trabalho pedagógico em escolas do campo: limites e possibilidades
Adriana do Carmo de Jesus, Maria Cristina dos Santos Bezerra
Políticas para o ensino médio: a criação do currículo no contexto escolar
Jean Mac Cole Tavares Santos
A institucionalização dos grupos escolares no Maranhão
Diana Rocha da Silva, Cesar Augusto Castro
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
Thaline Thiesen Kuhn, Cláudia Regina Flores, Joseane Pinto de Arruda
Resenha Resenha do livro “La pantalla global: cultura y cine en la era hipermoderna”
Fernando Cesar Sossai Resenha do livro “Desafios da educação sexual: interfaces pertinentes com a comunicação e tecnologia”
Mônica Wendhausen, Silvio Luiz Indrusiak Weiss
Linhas. Florianópolis, v.16, n.32, 2015.
Narrativas, (auto)biografias e educação
Editorial
Ademilde Silveira Sartori
Apresentação
Apresentação
Ana Chrystina Mignot, Elizeu Clementino de Souza
Dossiê
Modos de viver, narrar e guardar: diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica
Ana Chrystina Mignot, Elizeu Clementino de Souza
À mesa com Olavo Bilac: impressos efêmeros como fonte e possibilidade metodológica em história cultural
Lúcia Garcia
Ilusão biográfica: a polêmica sobre o valor das histórias de vida na sociologia de Pierre Bourdieu
Patrícia Cláudia da Costa
Redes pedagógicas y colectivos docentes conformados en torno de la documentación narrativa de experiencias pedagógicas
Paula Valeira Dávila, Agustina Argnani
Escribir sobre la primera infancia. Las prácticas biográficas de las profesionales
Nathalie Chapon, Véronique Francis
Escrever para interferir no próprio destino: os poemas de uma prisão feminina
Daiane de Oliveira Tavares
“Era para já ter te escrito…” A correspondência epistolar entre duas irmãs durante a Ditadura Militar de 1960, no Brasil
Marcia Terezinha Jeronimo Oliveira Cruz
Horizontes pedagógicos e pianísticos nas escritas autobiográficas de Magda Tagliaferro
Ednardo Monteiro Gonzaga Monti
Trajetórias de vida e formação de professores indígenas nos estados do Tocantins e Amazonas
Gerson Ribeiro Bacury, Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Tadeu Oliver Gonçalves
Bio:grafias e produção de diferenças no cotidiano escolar: uma reflexão sobre sexualidades a partir do cinema
Eder Rodrigues Proença
O fetiche na fotografia de moda e a representação feminina: editoriais da revista Vogue Brasil de 2007 a 2011
Amanda Gomes de Ourofino
Entrevista
O olhar: retorno de um sociólogo ao espaço das periferias romanas
Franco Ferrarotti
VIDEO
Artigo
Enfrentando o racismo na França e no Brasil: da condenação moral ao auxílio às vítimas
Alexandra Poli
Deleuze pedagogo: ou a voz do mestre de Vincennes
Charles Soulié
O ensino da Língua Portuguesa nas escolas primárias paulistanas no início do século XX
Eliane Mimesse Prado
O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade de análise para pesquisas em história da educação brasileira
Elaine Aparecida Teixeira Pereira
Do prescrito ao praticado: apropriações de materiais e métodos de ensino da leitura na escola primária de Santa Teresa (ES) na década de 1960
Eliete Aparecida Locatelli Vago
Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação
Eugênio Paccelli Aguiar Freire
Resenha Resenha do livro “As histórias de vida: da invenção de si ao projeto de formação”
Ana Paula de Souza Kinchescki, Luiza Pinheiro Ferber
Linhas. Florianópolis, v.16, n.31, 2015.
Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate
Editorial
Vera Lucia Gaspar da Silva
Apresentação
Apresentação
Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Márcia Denise Pletsch
Dossiê
Condiciones y premisas para hacer realidad una utopia
Guillermo Arias Beatón
Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade!
Annie Gomes Redig, Amanda Carlou Andrade Santos
Tensões entre conhecimentos comuns e específicos no processo de escolarização de alunos com deficiência no contexto da inclusão escolar
Denise Meyrelles de Jesus, Alexandro Braga Vieira, Ariadna Pereira Siqueira Effgen
Contexto de inclusão escolar para a infância no Rio de Janeiro: tensões entre a produção de políticas e práticas
Maciel Cristiano da Silva, Vera Maria Ramos de Vasconcellos
Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural
Larissy Alves Cotonhoto, Sonia Lopes Victor
O discurso das políticas de educação especial na revista Nova Escola
Silvia Márcia Ferreira Meletti, Michelle Mayara Praxedes Silva
Entrevista
Entrevista em vídeo com a Profa. Dra. Juana Maria Sancho
Martha Kaschny Borges
HTML
Artigo
A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?
Marcus Aldenisson de Oliveira
Cotidiano escolar: análises de práticas
Ângela Maria Gomes Ribeiro Fernandes
Educação e expressividade no pensamento estético de Theodor W. Adorno
Alex Sander da Silva
Ecolas reunidas: a expansão da escola graduada em Mato Grosso
Elton Castro Rodrigues dos Santos, Vera Teresa Valdemarin
Projeto Escola Cidade: o trabalho de enquadramento da memória nas práticas de militarização da infância (1931 – 1933)
Mariza da Gama Leite de Oliveira
O currículo cultural da Educação Física: uma resposta aos dilemas da contemporaneidade
Marcos Garcia Neira
As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências
Ruhena Kelber Abrão, Diana Francisca Adamatti
Resenha Vozes do Bolsa família – autonomia, dinheiro e cidadania
Ione Ribeiro Valle, Julia Siqueira da Rocha, Tatiana Pires Escobar A “eminência parda” estrelando o espetáculo: o banco mundial como protagonista
Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Vânio Cesar Seemann
Linhas. Florianópolis, v.16, n.30, 2015.
Objetos, Espaços, Cultura e Rituais na História das Instituições e Práticas Escolares
Editorial
Vera Lúcia da Silva Gaspar
Apresentação
Apresentação
Gizele de Souza, Anamaria G. B. de Freitas
Dossiê
A “história material da escola” como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália
Juri Meda
Breve estudo sobre a relação entre família e escolarização para os batistas – Belo Horizonte/MG, década de 1920
Taciana Brasil dos Santos
O grupo escolar Antensina Santana: criação, denominação e a arquitetura escolar
Sandra Elaine Aires de Abreu, Déborah Aires Souto
As aulas de leitura e escrita em Sergipe para meninas, na passagem do século XIX e XX
Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas, Milena Aragão
As cartas de pedidos na correspondência do educador católico Alceu Amoroso Lima: 1928-1945
Valéria Jacó da Silva
O elo de veneração: o velho e o novo nos quadros de formatura
Nelson Maurilio Coelho Junior
O livro didático de História como objeto material da cultura escolar: uma experiência a partir da Rede Salesiana de Escolas
Geane Kantovitz
Entrevista
Entrevista em vídeo com o Prof. Dr. Alfredo Veiga Neto
Fernando Sossai
HTML
Artigo
Biopolítica de endereçamentos de gênero no currículo do forró eletrônico
Marlécio Maknamara, Marlucy Paraíso
As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo
Dirce Aparecida Foletto Moraes, Joyce Gomes, Sergio Gouveia
De sociólogo e de louco todo mundo tem um pouco: ou porque a sociologia é a disciplina mais legal da escola
Fagner Carniel, Lennita Oliveira Ruggi
Ser professor na escola: de aluno a professor no estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física
Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Marta Nascimento Marques, Victor Julierme Santos da Conceição
A “descoberta” da infância ocidental na modernidade: quais crianças foram “colocadas nesse berço”?
Adriana de Souza Broering
Museo Pedagógico “José Pedro Varela”: Tendiendo Puentes
Susana Luzardo Briano, Andrea Remedios
Resenha Resenha do livro “Abrindo o Baú de Memórias: Políticas Culturais no Brasil – subsídios para a construção de brasilidade – (1930-1990)
Márcia Regina Santos MANUAIS ESCOLARES: CONTRIBUTO PARA UMA ANÁLISE.
Graziela Pavei Peruch Rosso
Linhas. Florianópolis, v.15, n.29, 2014.
Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de OS HERDEIROS
Editorial
Vera Lucia Gaspar Silva
Apresentação
Apresentação
Ione Ribeiro Valle, Denice Barbara Catani
Dossiê
Un essai de démocratisation universitaire en France: histoire de l’université de Paris VIII Vincennes (1968-1980)
Charles Soulié
Uma tentativa de democratização universitária na França: história da universidade de Paris VIII Vincennes (1968-1980)
Charles Soulié
Retour sur Les Héritiers de Pierre Bourdieu et Jean-Claude Passeron
Philippe Masson
Retorno sobre Os herdeiros de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
Philippe Masson
Les inégalités au Brésil et dans d’autres États émergents. Comparaisons avec un groupe témoin
Gabriel Langouët
As desigualdades no Brasil e em outros Estados emergentes. Comparações com um grupo de controle
Gabriel Langouët
Nouveaux étudiants et appropriations hérétiques de l’Université en France
Romuald Bodin, Sophie Orange
Novos alunos e apropriações heréticas da Universidade na França
Romuald Bodin, Sophie Orange
Bourdieu : La rencontre d’un itinéraire de recherche en sociologie en Australie
Richard Teese, Martine Derivry-Plard
Bourdieu e o encontro de um itinerário de pesquisa em sociologia na Austrália
Richard Teese, Martine Derivry-Plard
Os herdeiros: uma das principais “teses” da sociologia francesa da educação
Ione Ribeiro Valle
A herança weberiana n´Os herdeiros: entre o projeto moderno não realizado e a aposta na razão
Santiago Pich
A constituição de um novo paradigma das ciências sociais. Observações teórico-metodológicas sobre “Les Héritiers”
Marcos Rohling
O novo público do ensino superior brasileiro e a tradição acadêmica: o caso das humanidades na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)
Rosario Silvana Genta Lugli
“Os herdeiros”: questões sobre o campo esportivo
Cristiano Mezzaroba, Daniel Machado da Conceição
Entrevista
Entrevista em vídeo com a Profa. Dra. Maria das Dores Daros (UFSC)
Silvana Rodrigues de Souza Sato, Tiago Ribeiro Santos, Ana Paula de Souza Kincheski
HTML
Resenha Resenha do livro Os herdeiros: os estudantes e a cultura
Tiago Ribeiro Santos, Silvana Rodrigues de Souza Sato, Melina Kerber Klitzke Resenha do livro Les Inegalites dans l’union europeenne et ailleurs: et si on osait?
Vera Lucia Gaspar da Silva
Artigo
La razón interpretativa de la educación. Epistemología y nuevas prácticas educativas en la escuela
Anita Gramigna
Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639
Patrícia de Freitas
Aspectos político-históricos: a educação infantil em Florianópolis (1976 – 2011)
João Dimas Nazário
Genealogia e imoralidade: o currículo entre experimentações nômades e estratificações sedentárias
Angelica Vier Munhoz, Cristiano Bedin da Costa
O currículo vivido por alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará: implicações para a educação inclusiva no ensino superior
Debora Ribeiro da Silva Campos Folha, genylton o r rocha
Responsabilidade socioambiental como estratégia de subjetivação dos sujeitos do ensino superior
Mário Luiz Ferrari Nunes, Marcos Garcia Neira
Linhas. Florianópolis, v.15, n.28, 2014.
Arquivos e Acervos Escolares
Editorial
Vera Lucia Gaspar da Silva
Apresentação
Apresentação
Maria Teresa Santos Cunha, Rosa Fátima de Souza Chaloba
Dossiê
El archivo etnográfico del Museo “Manuel B. Cossío”: las prácticas de pedagogía como fuente para la Historia de la educación española
Teresa Rabazas Romero, María Poveda Sanz
El patrimonio intangible en el Museo de las Escuelas
María Cristina Linares
Liturgia da memória escolar Memorial do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (2002)
Maria Helena Camara Bastos, Alice Rigoni Jacques
Museu da Escola “Professora Ana Maria Casasanta Peixoto”: um compromisso com a história da educação mineira
Nelma Marçal Lacerda Fonseca
Francisco Pompêo do Amaral: sujeito social e seus objetos de ensino em prol da alimentação e nutrição no Brasil (1938 a 1941)
Maria Lucia Mendes de Carvalho, Maria Ângela Fagnani
Pela preservação da memória e do patrimônio educacional militar: a criação do Centro de Memória do Ensino Militar na Universidade da Força Aérea
Maria Luiza Cardoso
Acervos escolares e história das instituições educacionais: o caso da Escola Estadual General Osório/RS
Maria Augusta Martiarena de Oliveira
História da educação, instituições escolares, fontes e pesquisa em arquivos na região oeste do Paraná
Rodrigo Pinto Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação
Jordana Wruck Timm, Lúcio Kreutz
Entrevista
Entrevista com a Professora Maria Cristina Menezes
Rosa Fátima de Souza Chaloba, Maria Teresa Santos Cunha
Entrevista com o Professor Luciano Mendes de Faria Filho
Vera Lucia Gaspar da Silva
VIDEO
Artigo
A montagem da escolarização: discutindo conceitos e modelos para entender a produção histórica da escola moderna
Inés Dussel
Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo
Samilo Takara, Teresa Kazuko Teruya
Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática
Katia Regina dos Santos da Apresentação, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Questão racial, ações afirmativas e currículo: uma discussão em torno das diretrizes para a educação das relações étnico-raciais
Gustavo da Silva Kern
Reflexões sobre o ensino a distância à luz da noção de contrato didático
Frederico Firmo de Souza Cruz, Sonia Maria Correa Silva de Souza Cruz, Paulo José Sena dos Santos
A expansão do atendimento na rede pública municipal de educação infantil de Florianópolis: estratégias dos governos municipais (1976 – 2011)
Marlise Oestreich
Resenha Memória Social: diferentes aspectos de um campo em construção
Denise dos Santos Rodrigues, Mariza da Gama Leite de Oliveira
Do Deutscher Hifsverein ao Colégio Farroupilha/RS: Memórias e Histórias (1858-2008)
Karin Sewald Vieira
Moderno, Modernidade e Modernização: a educação nos projetos de Brasil – séculos XIX e XX
Hiassana Scaravelli, Sélia Ana Zonin
Linhas. Florianópolis, v.14, n.27, 2013.
Currículo e Inovações Tecnológicas no Contexto Escolar
Editorial
Vera Lucia Gaspar da Silva
Apresentação
Apresentação
Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Fabiany de Cassia Tavares Silva
Dossiê
Em busca de respostas para as necessidades educacionais da sociedade atual. Uma perspectiva multidisciplinar da tecnologia
Juana Maria Sancho Gil
Currículo, tecnologias e inovação: para uma discussão da aprendizagem em contextos educacionais
Tânia Pestana Cristina Cristina, José Augusto Pacheco
El docente traductor: claves para la integración de tecnología en la escuela
Alejandro Artopoulos
Discursos sobre o uso das TICs na educação em documentos ibero-americanos
Lívia Cardoso Farias, Rosanne Evangelista Dias
Domínio e cultura informática na escola
Adão Caron Cambraia
Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso
Dirce Meri Rossi Garcia Rafaelli, Carla Beatris Valentini
O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social
Analigia Miranda Silva, Claudia Maria Lima
Jogos eletrônicos e currículo: novos espaços e formas de aprender
Terezinha Fernandes Martins de Souza, Daniela Karine Ramos, Dulce Marcia Cruz
Entrevista
Entrevista com a pesquisadora Inês Dussel
Inés Dussel
Video
Artigo
Escolas isoladas paulistas: um modelo desajustado?
Maria Angélica Cardoso
“Criança(s) e infância(s)”: perspectivas da história da educação
Eliana Maria Ferreira, Magda Sarat
Instruir e trabalhar: a sociedade dos artistas mecânicos e liberais de Pernambuco e o liceu de artes e ofícios (1841 – 1880)
Wendell Rodrigues Costa
Os bebês e a constituição da linguagem: uma abordagem teórica, histórica e etimológica
Joselma Salazar Salazar de castro
Resenha Cultura digital e gerações 2.0: para além dos neoogismos e metáforas
Gilson Cruz Junior Nos rastros da memória
Raquel de Melo Giacomini Injustiças. A experiência das desigualdades no mundo do trabalho – Fraçois Dubet com Valérie Caillet, Régis Cortésério, David Melo, Françoise Rault
Julia Siqueira da Rocha, Paulo Sérgio da Graça Delgado, Verônica Ivone Formiga
Linhas. Florianópolis, v.14, n.26, 2013.
Educação e infância na perspectiva histórica
Editorial
Vera Lucia Gaspar da Silva
Apresentação
Apresentação dos organizadores do dossiê
Cesar Augusto Castro, Claudia Panizzolo
Dossiê
A organização dos espaços e mobiliários nas creches em Curitiba/PR – 1975 a 1986 DOI: 10.5965/198472381426201311
Elisângela Iargas Iuzviak Mantagute
Educação Infantil Pública Municipal em Florianópolis: um estudo da arquitetura escolar a partir de documentos iconográficos (1976 a 1987) DOI: 10.5965/198472381426201342
Adriana de Souza Broering, Patrícia Regina Silveira de Sá Brant, Adilson De Angelo
A contestação e a resistência da criança do Abrigo Provisório para Menores Abandonados de Santa Felicidade (Curitiba, 1947-1953) DOI: 10.5965/198472381426201361
Joseane de Fátima Machado Silva
Práticas de assistência à infância no Brasil: uma abordagem histórica DOI: 10.5965/198472381426201376
Kamila Lockmann, Maria Renata Alonso Mota
Propostas do professor Pedro Fortunato para a escolarização da criança na província do Paraná (1867-1880)DOI: 10.5965/1984723814262013112
Juarez José Tuchinski dos Anjos
Entre uma pedagogia da assistência e uma pedagogia compensatória: Proposta pedagógica para o atendimento da criança em creche (1993)DOI: 10.5965/1984723814262013134
Danielle Marafon
Imagens de infância: uma possível historiografia da infância DOI: 10.5965/1984723814262013157
Telma Anita Piacentini
Artigo
Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171
José Alexandre Silva, Luis Fernando Cerri
Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293
Lucia Ceccato de Lima
Preservação do patrimônio escolar no Brasil: notas para um debate DOI: 10.5965/1984723814262013199
Rosa Fátima de Souza
Uma pedagogia para o público: o lugar de objetos, observação, produção mecânica e armários-museus DOI: 10.5965/1984723814262013222
Martin Lawn
A pedagogy for the public: the place of objects, observation, mechanical production and cupboards DOI: 10.5965/1984723814262013244
Martin Lawn
Contribuições da Pedagogia da Infância para a articulação entre Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental DOI: 10.5965/1984723814262013265
Gabriela Medeiros Nogueira, Suzane da Rocha Vieira
Resenha O cuidado social e jurídico com menores “abandonados”: uma questão de ordem DOI: 10.5965/1984723814262013312
Douglas Josiel Voks Fragmentos de uma História da Educação no Brasil DOI: 10.5965/1984723814262013316
Cíntia Borges Almeida, Aline Morais Limeira
Entrevista
Infância, história e educação – percursos e escolhas: uma entrevista com Gizele de Souza
Geysa Spitz Alcoforado Abreu
Linhas. Florianópolis, v.13, n.2, 2012.
Dossiê: Contextos Educativos com Tecnologias: abordagens contemporâneas
Editorial
Vera Lucia Gaspar da Silva
Apresentação
Apresentação
Elisa Maria Quartiero, Lúcia Amante
Dossiê
AVALIAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: primeiros resultados
Maria João Gomes João Gomes, Lúcia Amante, Isolina Oliveira
LITERACIA DIGITAL E LITERACIA INFORMACIONAL: breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura
Altina Ramos, Paulo Faria
ACOPLAMENTOS HUMANOS-TECNOLOGIAS: rompendo com a purificação da modernidade
Nize Maria Campos Pellanda, Dulci Marlise Boettcher, Daiane dos Santos Keller, Rodrigo dos Santos Keller
TECNOLOGIAS MÓVEIS: uma mais valia em contextos educacionais?
Katja Göttsche
TECNOLOGIAS DIGITAIS: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental
Eliana Maria do Sacramento Soares, Carla Beatris Valentini
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS
Magda Pischetola
ARTICULAÇÕES ENTRE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS E PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL: possibilidades para a vivência plena da cultura digital
Joseilda Sampaio de Souza, Maria Helena Silveira Bonilla
TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Luís Salema
Artigo
EL BULLYING COMO SUSTITUTO DE LA VIEJA INDISCIPLINA: estrategias frente a la disolución de la autoridad adulta
Mariano Narodowski
RESSIGNIFICAÇÃO DOS PAPÉIS DE PROFESSORES E ALUNOS NA RELAÇÃO ENTRE PROJETOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE
Vitor Malaggi, Karina Marcon, Adriano Canabarro Teixeira
TEORIAS DA APRENDIZAGEM: contribuições para a prática docente em Ciências Naturais
Cibele da Silva Lucion, Paulo Rômulo Frota, Richard da Silva
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO
Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan, Marco Aurélio Acosta
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um estudo de caso com professores de uma escola pública de Santa Maria – RS
Marta Nascimento Marques, hugo norberto krug
Resenha
HAMLET E AS TECNOLOGIAS DA MOBILIDADE, UBIQUIDADE E… DESCONECTOPIA
Monike Caroline Zirke Machado, Rafael Cunha
OSTRAS E JABUTICABAS
Vicentônio Regis do Nascimento Silva, Adriana Jasuino Francisco
Entrevista
PUBLICAÇÃO ACADÊMICA: capital simbólico na economia cultural da pesquisa – Uma entrevista com John B. Thompson
Lucídio Bianchetti, Elisa Maria Quartiero
Sobre os Autores
Sobre os Autores
Revista Linhas
Pareceristas ad hoc
Pareceristas ad hoc
Revista Linhas
Linhas. Florianópolis, v.13, n.1, 2012.
Dossiê: didáticas, metodologias e experiências no Ensino de Filosofia
Editorial
Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Apresentação
Apresentação
Celso João Carminati
Dossiê
ENSINAR E INVESTIGAR TEACHING AND INVESTIGATING
Maria Luísa Ribeiro Ferreira
OS EIXOS DE ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E A PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA SYLLABUS ORGANIZATIONAL AXES AND THE PROBLEMATIZATION OF PHILOSOPHY TEACHING
José Benedito de Almeida Júnior
DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL
Armando Girotti
ENSINAR FILOSOFIA COM OS “BONS LIVROS” COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE
Roberto Rondon
INVESTIGACIÓN SOBRE LA ENSEÑANZA DE LA FILOSOFÍA PESQUISA SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA RESEARCH ON PHILOSOPHY TEACHING
Marisa Berttolini
SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER
Leoni Maria Padilha Henning
EL CURSO FILOSÓFICO: supuestos y posibilidades O CURSO FILOSÓFICO: hipóteses e possibilidades THE PHILOSOPHICAL COURSE: assumptions and possibilities
Alejandro Cerletti
Artigo
RIVALIDADES REGIONAIS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: considerações sobre um exemplo político-autofágico no Oeste Catarinense
Ludimar Pegoraro
O COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, TAMBÉM CHAMADO PROF. JOSÉ ALOÍSIO ARAGÃO
Fábio Luiz da Silva
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EMANCIPATÓRIAS: a eja e a educação profissional frente o desafio da emancipação humana.
Tiago Felipe Ambrosini
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: atuação, formação profissional e dilemas enfrentados pelo Pedagogo Escolar com o fim das habilitações em Pedagogia
Fabrício Spricigo
Resenha
REFRAÇÕES DE UMA COLEÇÃO FOTOGRÁFICA: imagem, memória e cidade
Carolina Ribeiro Cardoso da Silva
Entrevista
ENTREVISTA COM O PROF. JOSÉ MARIA DA SILVA ROSA
José Maria da Silva Rosa
Revista na versão eBook (ePub)
Revista na versão eBook (ePub.
para leitura em dispositivos móveis (e-readers, tablets, smartphones)
Anderson Mendes
ePub
Linhas. Florianópolis, v.12, n.2, 2011.
Dossiê: Educação e Comunição no contexto Ibero-americano
Editorial
Norberto Dallabrida (Editor Chefe)
Apresentação
Apresentação
Ademilde Silveira Sartori
Dossiê
EDUCOMUNICAÇÃO: um registro de pesquisa EDUCOMMUNICATION: research records
Adilson Citelli
APRENDIZAJE SITUADO Y COOPERATIVO EN EDUCACIÓN SUPERIOR: una experiencia con equipos de trabajo en Ciencias de la Comunicación APRENDIZAGEM SITUADA E COOPERATIVA NO ENSINO SUPERIOR: uma experiência com equipes em Ciências da Comunicação
Felipe Gertrudix Barrio, Francisco García García
ESTILO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVO PARA O E-LEARNING COLLABORATIVE LEARNING STYLES FOR E-LEARNING
Daniela Melaré Vieira Barros
LA UTILIZACIÓN DE LOS EDUBLOGS EN LAS AULAS: un buen recurso para la adquisición de competencias A UTILIZAÇÃO DOS EDUBLOGS NAS SALAS DE AULA: um bom recurso para a aquisição de concorrências USING EDUBLOGS IN THE CLASSROOM
José Francisco Durán Medina
AS REDES SOCIAIS E A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ON-LINE SOCIAL NETWORKS AND COMMUNICATION IN ONLINE LEARNING
Jucimara Roesler
LAS TIC EN LA ENSEÑANZA DE LA COMUNICACIÓN MULTIMEDIA: reflexiones sobre su inserción curricular en la Enseñanza Superior AS TICs NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MULTIMEDIA: reflexões sobre sua inserção curricular no Ensino Superior
Manuel Gertrudix Barrio, Sergio Álvarez García
COMUNICACIÓN, EDUCACIÓN Y TECNOLOGÍAS EN EL MARCO DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NO MARCO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS COMMUNICATION, EDUCATION AND TECHNOLOGIES AS PUBLIC POLICY LANDMARKS
Gabriela Amalia Bergomàs
Artigo
PIERRE BOURDIEU: potencialidade para a escrita da História PIERRE BOURDIEU: the potential for writing History
Névio de Campos, Georgeana Lanzini Vendrami
A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA
Cleusa Aparecida Fogaça da Silva, Rita de Cassia Marchi
A CATEGORIA MEDIAÇÃO: implicações para a prática pedagógica da Educação de Jovens e Adultos MEDIATION CATEGORY: implications on the pedagogical practice for the Education of Youngsters and Adults
Adriana Regina Sanceverino Losso
EM PRETO E BRANCO: memórias de escolarização de alunos da comunidade remanescente de quilombo Aldeia de Garopaba IN BLACK AND WHITE: memoirs of educating students from a community of remaining members of a quilombo Aldeia in Garopaba
Francine Adelino Carvalho, Gisela Eggert Steindel
Resenha
COLEÇÃO PROPG-DIGITAL DA FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP: democratizando o acesso a literatura acadêmica
Virgínia Pereira da Silva Ávila, Marcos André Dantas da Cunha
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO CURRÍCULO E SABERES ESCOLARES
Monique Cristina Francener Hammes, Ana Regina Ferreira de Barcelos
Entrevista
Entrevista com o Dr. Adilson Citelli
Adilson Citelli (Dr.)
Linhas. Florianópolis, v.12, n.1, 2011.
Arquitetura Escolar
Editorial
Revista Linhas
Apresentação
Apresentação
Marcus Levy Albino Bencostta
Dossiê
A FIGURA DO ARQUITETO-ENGENHEIRO NA ANTIGUIDADE THE FIGURE OF THE ARCHITECT-ENGINEER IN THE ANTIQUITY
Bruno Belhoste, Ana Paula Pupo Correia
EL EDIFICIO ESCOLAR EN LA CIUDAD DE MÉXICO DESDE LA PERSPECTIVA DE LA HIGIENE PEDAGÓGICA: acción político-epistémica (1882-1910)THE SCHOOL BUILDING IN MEXICO CITY FROM THE PERSPECTIVE OF HYGIENE EDUCATION: a political-epistemic action (1882-1910)
Carlos Ortega Ibarra, Juan José Saldaña
PROJETOS DE ESCOLAS PRIMÁRIAS DO ARQUITETO RAUL LINO DURANTE A I REPÚBLICA PORTUGUESA PROJECTS OF ELEMENTARY SCHOOLS BY THE ARCHITECT RAUL LINO DURING THE FIRST PORTUGUESE REPUBLIC
Carlos Manique da Silva
HISTÓRIA E ARQUITETURA ESCOLAR: a experiência dos regulamentos franceses e brasileiros para os edifícios escolares (1880-1910) HISTORY AND SCHOOL ARCHITECTURE: the experience of French and Brazilian regulations for school buildings (1880-1910)
Marcus Levy Albino Bencostta, Marina Fernandes Braga
ARQUITETURA ESCOLAR EM MATO GROSSO (1890-1930) SCHOOL ARCHITECTURE IN MATO GROSSO (1890-1930)
Ângelo Marcos Vieira de Arruda
ARQUITETURA MODERNA E ESPAÇOS MODELARES PARA AS PRÁTICAS ESPORTIVAS EM AMBIENTE ESCOLAR: o exemplo do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba, 1943-1950) MODERN ARCHITECTURE AND MODEL SPACES FOR PRACTICING SPORTS IN SCHOOL ENVIRONMENT
Marcus Levy Albino Bencostta, Ana Paula Pupo Correia
Artigo
REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner
Sónia Mairos Nogueira
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FOTOGRAFIA: possíveis leituras do universo profissional feminino (São Paulo, primeira metade do século XX) HISTORY OF EDUCATION AND PHOTOGRAPHY
Danielle Gross de Freitas
UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) A HEALTHY PATRIOTISM
Maria Teresa Santos Cunha
AS MULHERES CAMPONESAS E O ROMPIMENTO COM A CULTURA SUBALTERNA PEASANT WOMEN AND A BREAK WITH THE SUBALTERN CULTURE
Isaura Isabel Conte, Noeli Valentina Weschenfelder
CONTRACULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC (1966-1973) SCHOOL COUNTERCULTURE IN UFSC`S COLÉGIO DE APLICAÇÃO (1966-1973)
Ademir Soares Luciano Júnior, Norberto Dallabrida
Resenha
Das Lições de Coisas a Escola Nova: idéias em expansão?
Adriana Aparecida Pinto
Entrevista
Diálogos sobre a História da Arquitetura Escolar
Marcus Levy Albino Bencostta
Linhas. Florianópolis, v.11, n.2, 2010.
CULTURA ESCOLAR E SEUS SUPORTES MATERIAIS
Editorial
Norberto Dallabrida
Dossiê
Apresentação
Gladys Mary Ghizoni Teive, Elisa Maria Quartiero, Vera Lúcia Gaspar da Silva
PATRIMONIO MATERIAL DE LA ESCUELA E HISTORIA CULTURALPATRIMÔNIO MATERIAL DA ESCOLA E HISTÓRIA CULTURALMATERIAL AND CULTURAL PATRIMONY OF THE SCHOOL AND CULTURAL HISTORY
Augustín Escolano Benito
POR UMA HISTÓRIA SENSORIAL DA ESCOLA E DA ESCOLARIZAÇÃOFOR A SENSORY HISTORY OF THE SCHOOL AND OF SCHOOLING
Diana Gonçalves Vidal, Vera Lúcia Gaspar da Silva
LA INVESTIGACIÓN HISTÓRICA CON MANUALES ESCOLARES: ventajas y limitacionesA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA COM MANUAIS ESCOLARES: vantagens e limitaçõesHISTORICAL RESEARCH WITH TEXTBOOKS: advantages and limitations
Ana Maria Badanelli
A APROPRIAÇÃO DE UM MODELO EDUCACIONAL: o ensino mútuo no Funchal nas primeiras décadas de OitocentosTHE APPROPRIATION OF AN EDUCATIONAL MODEL: the monitorial system of education in Funchal during the first decades of the nineteenth century
Carlos Manique da Silva
Entrevista
AS MUDANÇAS NA PÓS-GRADUAÇÃO COM O PACTO DE BOLONHA: um processo de “luzes e sombras” Uma entrevista com Pier Cesare Rivoltella
Elisa Maria Quartiero
Artigo
A EDUCAÇÃO COMO ATIVIDADE COMUNICACIONAL: interdisciplinaridade, interatividade e currículoEDUCATION AS COMMUNICATIONAL ACTIVITY: interdisciplinarity, interactivity and curriculum
Josenei Martins, Lucídio Bianchetti
IMPASSES E DILEMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: velhice, analfabetismo e política educacionalOLDNESS, EDUCATION AND EXCLUSION: The education of adults and the illiteracy between aged
Marcos Augusto de Castro Peres
MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetosCOMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING
Renata Gomes da Silva, Rogério Feital Pinto
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: concepções e práticas no ensino superiorINSTRUCTORSHIP UNIVERSITY IN A INCLUSIVE APPROACH: conceptions and practices in higher education
Silvana Malusá
EDUCAÇÃO, TRABALHO E EMANCIPAÇÃO EM DURKHEIM E MARXEDUCATION, LABOR END EMANCIPATION DURKHEIM AND MARX
José Carlos da Silva
Resenha
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO
Maria Angélica Cardoso
Linhas. Florianópolis, v.11, n.01, 2010.
Formação de Educadores e Educação Sexual
Editorial
Norberto Dallabrida
Dossiê
Apresentação
Sonia Maria Martins de Melo
O PRECONCEITO COMO OBSTÁCULO À EDUCAÇÃO SEXUAL: reflexões a partir de uma perspectiva éticaTHE PREJUDICE AS OBSTACLE TO SEXUAL EDUCATION: reflections from an ethical perspective
Ari Fernando Maia
SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA EM FOCO: algumas reflexões sobre a formação de professoresSEXUALITY AND SEXUAL GUIDANCE: some reflections about teachers’ education
Andreza Marques de Castro Leão, Paulo Rennes Marcal Ribeiro, Regina Celia Bedin
DECURSOS EDUCATIVOS E CONHECIMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA INTENCIONALEDUCATIONAL PATHS AND KNOWLEDGE FOR AN INTENTIONAL EMANCIPATORY SEXUAL EDUCATION
Graziela Raupp Pereira
MANIFESTAÇÕES DA SEXUALIDADE INFANTIL: percepção de pais e professoras de crianças de 0 a 6 anosMANIFESTATIONS OF CHILD SEXUALITY: perception of parents and teachers for children from 0 to 6 years
Ana Cláudia Bortolozzi Maia, Raquel Baptista Spaziani
REEDUCAÇÃO SEXUAL: percurso indispensável na formação do/a educador/aSEXUAL RE-EDUCATION: an indispensable route in educator’s education
Mary Neide Damico Figueiró, Heloísa de Oliveira Kawata, Karen Mayumi Nakaya
EDUCAÇÃO SEXUAL EM DEBATE: conversando com educadores pelas ondas da rádio UDESCDISCUSSING SEXUAL EDUCATION: talking with educators using UDESC radio waves
Sonia Maria Martins de Melo, Dilma Lucy de Freitas, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes, Zuleica Campagna
Entrevista
Educação sexual e formação de professores com o uso das TIC no Brasil e em Portugal: algumas interfacesEntrevista com a Professora Doutora Maria Isabel Seixas da Cunha Chagas – Universidade de Lisboa/Portugal
Sonia Maria Martins de Melo, Dilma Lucy de Freitas
Artigo
GESTÃO NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS DA BAIXADA FLUMINENSE: modelos de organização educacional e práticas exercidasEDUCATIONAL MANAGEMENT SYSTEMS BAIXADA FLUMINENSE: models of organization and educational practice activities
Dinair Leal da Hora
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: espaços de participação democrática?INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: a space of democratic participation?
Maria Cristina Martins, Celso João Carminati
O LUGAR DOS CRISTÃOS-NOVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS ATUAIS: memória e representação (1997 – 2007)THE PLACE OF THE NEW CHRISTIANS IN CURRENT SCHOOLBOOKS: memory and representation (1997 – 2007)
Helena Ragusa
“OS QUATRO QUATROS” – REFLEXÕES SOBRE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA“THE FOUR FOURS” – REFLECTIONS ABOUT SOME ACTIVITIES ON MATHEMATICS
Ricardo Roberto Plaza Teixeira
PROPUESTA PARA REALIZAR EL ANÁLISIS LA INTERACCIÓN GENERADA DENTRO DEL AULA BASADA EN LA OBRA DE AMPARO TUSÓNPROPOSAL FOR THE ANALYSIS OF THE INTERACTION GENERATED WITHIN THE CLASSROOM BASED ON THE WORK OF AMPARO TUSÓN
María Elena Del Valle de Villalba
Resenha
O CURRÍCULO NO CENTRO DAS ATENÇÕES
Camila Mendes de Jesus, Ana Paula de Souza Kinchescki
Comitê Avaliador
Pareceristas ad hoc
Fabiana Teixeira da Rosa
Linhas. Florianópolis, v.10, n.2, 2009.
Educação, Comunicação e Tecnologia em Debate
Editorial
Norberto Dallabrida
Dossiê
APRESENTAÇÃO
Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Martha Kaschny Borges
Educação, comunicação e informação: uma das tantas históriasEducation, communication and information: one among other histories
Nelson De Luca Pretto
Inserções de tecnologias e meios de comunicação em escolas públicas do ensino fundamental: uma realidade em estudoThe inserction of tecnology and means of communication on basic education in public schools: a reality under study
Tania Maria Esperon Porto
Uso de las plataformas digitales en las universidades de Andalucía (España)Uso das plataformas digitais nas universidades da Andaluzia (Espanha)Use of the digital platforms in the universities of Andalusia (Spain)
Juan Casanova Correa, Verónica Marín Díaz, J. Ignacio Aguaded Gómez
Ambientes virtuais de aprendizagem em experiências latino-americanas e espanholas: práticas pedagógicas no contexto da sociedade da informação
Ademilde Silveira Sartori, Francisco Garcia Garcia
Formação de professores na modalidade à distância: a gestão pedagógica na perspectiva da gestão democráticaTeacher´s formation and online learning: a democratic perspective of education management
Roseli Zen Cerny
A sociedade da informação e os novos desafios para a educaçãoThe information society and the new challenges for education
Roberta Fantin Schnell, Elisa Maria Quartiero
Principles of universal design in the classroom: a guideline for communication, teaching, and learning Os princípios do desenho universal em sala de aula: orientação para a comunicação, ensino e aprendizagem
Carla Abreu-Ellis, Jason Brent Ellis
Entrevista
Tecnologias digitais, formação de professores e contextos escolares: novos desafios, velhos problemasEntrevista com a Professora Doutora Juana María Sancho – Universidade de Barcelona / Espanha
Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Juan Casanova Correa, Martha Kaschny Borges
Artigo
A universidade e o currículo: possibilidades de redimensionar o fazer-pedagógicoThe university and the curriculum: possibilities to resize the pedagogical acts
Ernani Lampert
As escolas isoladas de Florianópolis no contexto da regulamentação do ensino primário (1946-1956)Florianópolis’ isolated schools in the context of the legislation of elementary education (1946-1956)
ANGELA BEIRITH
Cultura escolar dos primeiros grupos escolares catarinenses sob a reforma Orestes Guimarães (1911-1935)School culture of the first school groups (high schools) in Santa Catarina, under the aegis of the reform Orestes Guimarães (1911-1935)
Denise de Paulo Matias Prochnow
João Roberto Moreira e o movimento pela escola nova em Santa Catarina (1934-1943)João Roberto Moreira and the new school movement in Santa Catarina (1934-1943)
Leziany Silveira Daniel
Repercussões da formação a distância para a prática de professores alfabetizadores
Adriana do Carmo Breves Lima
Resenha
Educação profissional e tecnológica: lugares e vozes dos sujeitos sociaisProfessional and technological education: places and voices of social subjects
Sandro de Oliveira
Linguagens em primeiro plano: notas sobre a condição pós-humanaSpeeches at first level: notes about our post human condition
Fernando Cesar Sossai
Sobre comunicação e história: interfacesOn communication and history: interfaces
Fernanda Ozório da Conceição
Comitê Avaliador
Pareceristas ad hoc
Fabiana Teixeira da Rosa
Linhas. Florianópolis, v.10, n.1, 2009.
Novas Leituras Históricas da Educação em Santa Catarina
Editorial
Norberto Dallabrid
Dossiê
Apresentação
Gladys Mary Ghizoni Teive
Grupos Escolares: criação mais feliz da república? Mapeamento da Produção em Santa Catarina
School Groups: the happiest creation of republic? A Map of Production in Santa Catarina
Vera Lucia Gaspar da Silva, Gladys Mary Ghizoni Teive
Menino não Chora: as representações de corpo e gênero nos grupos escolares de Florianópolis (1910-1930)
Boy does not Cry: body and gender representations in school groups from Florianopolis (1910-1930)
Vanderlei Machado
Programas e Métodos de Ensino para a Infância Catarinense nas Reformas Educacionais de 1910/1913
Programs and Teaching Methods for the Infancy of Santa Catarina in the Educational Reforms from 1910/1913
Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, Gizele de Souza
Identidade Nacional em uma Escola Pública em Área de Imigração (Grupo Escolar Professor Lapagesse, 1951-1964)
National Identity in a Public School in an Immigration Area
Claudia Oliveira Santos Miranda, Dorval do Nascimento
A Prática do Canto Orfeônico e Cerimônias Cívicas na Consolidação de um Nacionalismo Ufanista em Terras Catarinenses
The Practice of Orpheonic Choir and Civic Ceremonies in the Consolidation of a Proud Nationalism in Lands of Santa Catarina State
Tânia Regina da Rocha Unglaub
Memórias do Fazer-se Professor(a) em Escolas Multisseriadas no Oeste de Santa Catarina: município de Xaxim
Memories of Became Teacher in the Santa Catarina’s West Multiseriated Schools: town of Xaxim
Elison Antonio Paim, André Detoni
Intelectuais e Políticos na Expansão do Ensino Superior Catarinense na Década de 1950
Intellectual and Political in Expansion of Higher Education in the Decade of Catarinense 1950
Celso João Carminati
Entrevista
PARA UMA NOVA HISTÓRIA COMPARADA DA EDUCAÇÃO – Entrevista com o Professor António Nóvoa
José Eduardo Franco, Henrique Manuel Pereira, Norberto Dallabrida
FOR A NEW COMPARATIVE HISTORY OF EDUCATION – Interview with Professor António Nóvoa
José Eduardo Franco, Henrique Manuel Pereira, Norberto Dallabrida
Artigo
Reflexões sobre o Primeiro Ano de Escolarização no Contexto Brasileiro e Português
Reflections on the First Year of Education in Brazilian and in Portuguese Context
Maria Aparecida Lapa de Aguiar
Rastros, Marcos e Digitais: sobre o trajeto da profissão docente e suas perspectivas
Traces, Landmarks and Fingerprints: about the professional path of educators
Wilson Alves de Paiva
A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão
Perspective of Education for Intercultural Bilingual Approach: the deafness in focus
Paulo Cesar Machado
Resenha
O Tempo dos Ginásios para a Elite Catarinense
Ademir Soares Luciano Júnior
Comitê Avaliador
Pareceristas ad hoc
Fabiana Teixeira da Rosa
Linhas. Florianópolis, v.9, n.2, 2008.
Editorial
Gladys Mary Ghizoni Teive
Artigo
Mundializaçao, Liberalismo e Educação no Terceiro Milênio: o impacto das demandas do mercado sobre as políticas educacionais na universidade pública
Globalization, Liberalism and Education in the Third Millennium: the impact of market demands on education policies in public universities
Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Para um Projecto de Educação Integral Segundo Manuel Antunes, Sj – E um Novo Programa de Competências
For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of Competence
José Eduardo Franco, Jacinto Jardim
Modelando a Infância: a influência dos colégios jesuítas e das escolas de caridade na institucionalização da didática
Modeling Childhood: jesuits and charity schools influence in the institutionalization of didactics
Simone Ballmann de Campos
As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física)
Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) education
Paula Bianchi, Giovani De Lorenzi Pires, Tarcízio Vanzin
Análise Cientifico-Didáctica de Manuais escolares: um estudo na temática da “;Tectónica de Placas”;
A Scientific-Didactic Analysis of School Manuals: a study based on the “Tectonic Plates” theme
Sandra Amoêda, Helena Martins, Clara Maria da Silva de Vasconcelos
Grafite e Pichação – Que Comunicação é Esta?
Graffiti and Graffiting – What Kind of Communication is that?
Dayse Martins da Cruz, Maria Tereza Costa
Projeto Escola – Hemosc: parceria entre saúde e educação na busca da doação de sangue como ato de solidariedade e cidadania
School Project – Hemosc: partnership between health and education in search of blood donation as an act of solidarity and citizenship
Rosane Suely May Rodrigues Pereima
Espaços de Rua e de Espetáculo no Carnaval de Florianópolis
Spaces of Street and Spectacle in Florianópolis’ Carnival
Fátima Costa de Lima
Resenha
Bourdieu e a Auto-Análise: problematizações
Bourdieu and the Self-Analysis: problematizations
Ademir Soares Luciano Júnior, Laura Peretto Salerno, Rogério Machado Rosa
Retratos da Modernidade
Portrait of Modernity
Marília Gabriela Petry, Glória Cristina Maciel Moreira
Comitê Avaliador
Pareceristas Ad Hoc
Editor Geral
Linhas. Florianópolis, v.9, n.1, 2008.
Editorial
Norberto Dallabrida
Artigo
A Construção Social do Conceito de Infância: uma tentativa de reconstrução historiográfica
Social Construction of the Childhood Concept: an attempt for historiography reconstructio
Claudia Terra do Nascimento, Vantoir Roberto Brancher, Valeska Fortes de Oliveira
Crianças e Adultos Convivendo na Creche: a socialização em ação
Children and Grown ups Coexisting in Daycare Center: socialization in actio
Altino José Martins Filho, Lourival José Martins Filho
Cultura Escolar e Reformas do Ensino: reflexões sobre uma proposta curricular
School Culture and Educational Reform: reflections about a curricular proposa
Marcelo Rodrigues, Jorge Luiz Camaranno González
Os PCN’s e os Materiais Didáticos para o Ensino da Arte: o que propõem?
National Curricular Parameter and Didactic Materials for Art Education: what do they propose
Rose Meri Trojan, Jesús Rodríguez Rodríguez
Da Classe à Pedagogia Hospitalar: a educação para além da escolarização
From Class to Pedagogy in Hospital: the education beyond the school
De la Clase a la Pedagogía Hospitalar: una educación para más allá de la escolarizació
Rejane de Souza Fontes
A Ênfase Metodológica na Formação de Professores no PABAEE
A Methodologic Emphasis on Preparing Teachers for PABAE
Carmem Lúcia Eiterer, Cláudia Bergerhoff Leite Abreu
História e Memória de Homens e Mulheres Adultos e o Conhecimento Escolarizado
History and Memory of Adult Men and Women and Knowledge from Schoo
Euraudilia Gonçalves da Silva, Suzy Mary Miranda
O Texto e a Interação Verbal
Text and Verbal Interaction
Luciene Fontão
Resenha
A Educação no Processo Abolicionista
Education in the Abolitionist Proces
Willian Robson Soares Lucindo
Formação Religiosa e Realização Pessoal
Religious Training and Personal Fulfillment
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Sidney Fabril
Comitê Avaliador
Pareceristas ad hoc
Editor Geral
Linhas. Florianópolis, v.8, n.2, 2007.
Editorial
Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Artigo
Pós-Modernidade e a Educação
Post-Modernity and Education
Ernâni Lampert
Os Desafios da Educação na Sociedade Aprendente
Challenges of Education in the Learning Society
Gli Sfidi Dell`Educazione Nella Società Che Impara
Miguel Longui
Resistência à Formação Continuada para Professores em Atuação: relato de experiência com professores da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú, SC
Resistance to Continued Education for Teachers in the Worforce: report from teachers of city school sistem of Balneario Camboriu, SC
Maria Helena de Bem
Materiais Didáticos em Educação a Distância: gestão e mediação pedagógica
Didactic Materials in Distance Education: pedagogic management and mediation
Elena Maria Mallmann, Araci Hack Catapan
Actividades Outdoor e a Alfabetização Científica de Alunos de um Clube de Ciências
Outdoor Activities and the Scientific Literacy of Students in a Science Club
Paula Salvador, Clara Maria da Silva de Vasconcelos
O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres
The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speeches
Ingo Voese
O Modelo Organizacional da Fábrica e da Empresa Utilizado na Organização da Escola
Factory and Business Management Models Applied to School Organization
Maria Lúcia Cidade de Souza
O Último Reduto Legalista – As Ações da Revolução de Trinta em Florianópolis, Principal Resistência no Brasil Meridional
The Last Legalist Redoubt – Actions of the 1930 Revolution in Florianopolis, Main Resistance in South of Brazil
Fábio Paulo da Silva
Resenha
Genealogia da Escola
School´s Genealogy
Norberto Dallabrida
A Vocação: conversão e reconversão de padres rurais
Vocation: conversion and reconversion of rural priests
Letícia Cortellazzi Garcia
Comitê Avaliador
Pareceristas ad hoc
Editor Geral
Linhas. Florianópolis, v.8, n.1, 2007.
Editorial
Norberto Dallabrida
Artigo
La Perspectiva Intercultural como Base para Imaginar una Educación Democrática para los Pueblos Autóctonos y para la Sociedad Multicultural en América Latina
A Perspectiva Intercultural como Base para Imaginar uma Educação Democrática para os Povos Autóctones e para a Sociedade Multicultural na América Latina
Intercultural Perspective as Basis for Proposing a Democratic Education for Indigenous People and for the Multicultural Society in Latin America
José Marín
Afro-Brasileiros e a Construção da Idéia de Democracia Racial nos Anos 1920
Afro-Brazilian and the Building of the Idea of Racial Democracy in the 1920’s
Tiago de Melo Gomes
Velhice, Andragogia e a Educação para Além do Capital
Old Age, Andragogy and Education Beyond Capital
Marcos Augusto de Castro Peres
Educação, Sexualidade e o “Panta Rei” de Heráclito
Education, Sexulaity and “Panta Rei” by Heráclico
Alexandre Ari Monich, Nelia Elaine Wahlbink Engster
A Nacionalização no Contestado, Centro-Oeste de Santa Catarina, na Primeira Metade do Século XX
Nationalization in Contestado, Central-West Region, Santa Catarina, in the First Half of the 20th Century
Nilson Thomé
¿Sesgos en la Selección de Estudiantes a las Universidades Públicas Chilenas? Lecciones para la Enseñanza Secundaria y Superior
Inclinações na Seleção de Estudantes nas Universidades Públicas Chilenas? Lições para o Ensino Médio e Superior
Bias on the Selection of Students to Public Chilean Universities? Lessons for High School and Higher Education
Sebastián Donoso, Ernesto Schiefelbein
Jóvenes y Adultos en Espacios Sociales Urbanos y Rurales: contextos de cultura escrita, alfabetización y conocimientos
Jovens e Adultos em Espaços Sociais Urbanos e Rurais: contextos de cultura escrita, alfabetização e conhecimento
Youngsters and Adults in Urban and Rural Social Areas: the context of written culture, literacy and knowledge
María del Carmen Lorenzatti, Elisa Cragnolino
O Emprego da Abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na Pesquisa em Educação
The Useage of DSC (Collective Subject Speech) in Education Research
Fernanda de Sales, Francisco das Chagas de Souza, Valquiria Michela Jobin
Sobre o Projeto de Formação Humana em Rousseau: alguns comentários
Some Comments on Rousseau’s Project on Human Education
Wilson Alves de Paiva
Resenha
Negociar em Nome do Céu
Negotiating in Behalf of Heaven
José Eduardo Franco
Comitê Avaliador
Pareceristas ad hoc
Editor Geral
Linhas. Florianópolis, v.7, n.2, 2006.
EDITORIAL
Martha Kaschny Borges
Artigo
O DESMONTE DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: A INTERFACE DE UMA IDEOLOGIA
THE DECLINE OF PUBLIC UNIVERSITY: THE INTERFACE OF AN IDEOLOGY
Ernani Lampert
A CATEGORIA DE MEDIAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
MEDIATION’S CATEGORY: CONTRIBUTION TO THE FORMATION OF THE PROFESSIONALS OF EDUCATION
Adriana Regina Sanceverino Losso
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS COGNITIVOS
ASSESSMENT METHODS OF COGNITIVE PROCESSES
Ana Paula Couceiro Figueira
A EDUCAÇÃO DE MULHERES ENCARCERADAS
Rosilene Amorim dos Anjos
INFÂNCIA E TRABALHO: REFLETINDO ESSA RELAÇÃO A PARTIR DOS INDICATIVOS DAS CRIANÇAS E DO MST
CHILDHOOD AND WORK: THINKING ABOUT THIS RELATIONSHIP FROM CHILDREN AND MST INDICATIVES
Deise Arenhart
LA NUEVA UNIVERSIDAD CUBANA: RESULTADOS DEL SEGUIMIENTO DE LA CALIDAD DEL PROCESO DOCENTE EN LA PROVINCIA DE SANCTI SPIRITUS
THE NEW CUBAN UNIVERSITY: RESULTS OF THE TEACHING QUALITY MONITORING PROCESS IN SANCTI SPIRITUS PROVINCE
A NOVA UNIVERSIDADE CUBANA: RESULTADOS DA MONITORIA DA QUALIDADE DO PROCESO DOCENTE NA PROVÍNCIA DE SANCTI SPIRITUS
Orlando Fernández Aquino, Roberto Valdés Puentes
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PROJETO VEREDAS: SABERES ACADÊMICOS E EXPERIENCIAIS
TEACHERS TRAINING PROGRAM ON THE VEREDAS PROJECT: EXPERIMENTAL AND ACADEMIC KNOWLEDGE
Claudia Bergerhoff Leite de Abreu, Carmen Lucia Eiterer
SOCIEDADE CIVIL E ESTADO: CONTRADIÇÕES DO ESPAÇO PÚBLICO E INTERESSES DEMOCRÁTICOS
CIVIL SOCIETY AND STATE: CONTRADICTIONS OF THE PUBLIC SPACE AND DEMOCATICS INTEREST
Paulo Meksenas
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: UM ESPAÇO DE INOVAÇÃO EDUCATIVA NO MEIO RURAL
AGRICULTURAL FAMILY SCHOOL: A SPACE OF EDUCATIVE INOVATION IN RURAL
José Paulo Pietrafesa
EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ATENDIMENTO INTEGRAL E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
EDUCATION AND HEALTH: WHOLE SUPPORT AND PROMOTION OF A BETTER QUALITY OF LIFE FOR PEOPLE WITH HANDICAP
Rosana Glat, Edicléa Mascarenhas Fernandes, Maria Luiza Pontes, Hélio Ferreira Orrico
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO
EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD
Lenildes Ribeiro da Silva
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR
INFORMATION MANAGEMENT IN MANAGEMENT SCHOOL CONTEXT
Alberto Roque, Jorge Adelino Costa
A EDUCAÇÃO E O ESTADO ROMANO
THE EDUCATION AND THE ROMAN STATE
José Joaquim Pereira Melo
Comitê Avaliador
Pareceristas “ad hoc” – volume 7, número 2, ano 2006
Editor Geral
Linhas. Florianópolis, v.7, n.1, 2006.
EDITORIAL
Sonia Maria Martins de Melo
Artigo
SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL COMO UM PROBLEMA ESCOLAR
ABOUT THE TEENAGER’S SEXUALITY AS A SCHOLAR PROBLEM
Helena Altmann
DIALÉTICA DA SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL
DIALECTICAL ANALYSIS OF SEXUALITY AND SEXUAL EDUCATION IN BRAZIL
César Aparecido Nunes
A SEXUALIDADE DE ESTUDANTES DEFICIENTES MENTAIS: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SERGIPE
THE SEXUALITY OF MENTAL DEFICIENTS STUDENTS: TEACHERS’ EXPERIENCES FROM FUNDAMENTAL EDUCATION IN SERGIPE
Marcos Ribeiro de Melo
EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO ENSINAR NO ESPAÇO DA ESCOLA
SEXUAL EDUCATION: HOW TO TEACH IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
Mary Neide Damico Figueiró
AIDS, GÊNERO E CONJUGALIDADE: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE RISCO PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
AIDS, GENDER AND CONJUGALITY: A STUDY ON THE PERCEPTION OF THE RISK AMONG COLLEGE STUDENTS
Claudia Annies Lima, Leandro Castro Oltramari
RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE E AIDS: APONTAMENTOS PARA REFLEXÃO
HUMAN GENDER, SEXUALITY AND AIDS: NOTES FOR REFLECTION
Vânia Maria Carradore, Paulo Rennes Marçal Ribeiro
SUJEITO E FRAGMENTAÇÃO: UMA VISÃO DO GÊNERO
THE SUBJECT AND FRAGMENTATION: A ‘GENDERED’ PERSPECTIVE
Marko Synésio Alves Monteiro
“SOU CORPO NEGADO, MAS SOU CORPO ESPERANÇA” REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DA CORPOREIDADE EM PROFESSORAS
“I AM A DENIED BODY, BUT I AM A HOPE BODY”. INSIGHTS ABOUT THE CORPOREITY PERCEPTION ON TEACHERS
Sonia Maria Martins de Melo
SEXUALIDADE FEMININA, ENVELHECIMENTO E EDUCAÇÃO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS
FEMININE SEXUALITY, OLDNESS AND EDUCATION: SOME NESCESSARY APPROACHES
Rosa Cristina Cavalcanti de Albuquerque Pires
Comitê Avaliador
Pareceristas “ad hoc” – volume 7, número 1, ano 2006 – Temática: Sexualidade
Editor Geral
Linhas. Florianópolis, v.6, n.2, 2005.
Editorial
Paulino de Jesus Francisco Cardoso
Artigo
Políticas Educacionais: implicações na formação continuada e na profissionalização docente
Educational Policies: implications for the continuous education and professionalization of teachers
Mary Neide Damico Figueiró
Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empírico
Change, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study
António Maria Martins, Luís António Pardal
Concepções didáticas e perspectivas teóricas para o ensino das Artes Visuais
Didactic concepts and theoretical perspectives for the teaching of Visual Arts
Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan
Considérations sur les déterminants d’une didactique de disciplines techniques: essai sur un mode semi-métaphorique
Considerações sobre os aspectos determinantes de uma teoria pedagógica de assuntos técnicos
Richard Gagnon
¿Cómo transformar los modos de actuación del profesor desde posiciones creativas?
How to transform modes of teacher acitivity based on creative positions
Juana María Remedios González, Tania Hernández Mayea, María Lilia Concepción Rodríguez
Strategies of inclusive education
Estratégias da educação inclusiva
Daniel Mara
Movimentos Sociais Surdos e a Educação: tecendo comentários sobre a proposição da abordagem bilíngüe para surdos
Social movements of the deaf and education: a bilingual approach to education
Paulo César Machado
Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para a identificação da superdotação
Multiple intelligences and high abilities an integrating proposal for gifted identification
Nara Joyce Wellausen Vieira
A história dos primeiros jardins de infância em Rio do Sul
The history of the first kindergartens in Rio do Sul
Andréa Patrícia Probst Isotton
O envelhecimento do trabalhador no contexto dos novos paradigmas organizacionais e os indicadores de exclusão por idade no trabalho
The aging of workers in the context of new organizational paradigms
Marcos Augusto de Castro Peres
Linhas. Florianópolis, v.6, n.1, 2005.
Editorial
Paulino de Jesus Francisco Cardoso
Artigo
Estratégias de aprendizagem e o sucesso educativo em ciências naturais
Learning strategies and academic success in the natural sciences
Clara Maria da Silva de Vasconcelos, João José Félix Marnoto Praia
O potencial formativo da reflexão ativa na formação de professores
The formative potential of active reflection in teacher education
Claiton José Grabauska, Gionara Tauchen
A rede afetiva e social:um estudo de caso com uma idosa
A Social and affective network: a case study with an elderly woman
Mariza da Silva Santos Finato, Bruno dos Santos Maia, Cirilo Rocha Barbosa
Organização e gestão da formação dos trabalhadores para a economia informacional: estudo de caso de ações conjuntas entre empresas e estado
Organization and management of training workers for the information economy: a case study of joint actions between companies and government
Moacir Fernando Viegas
Grandezas y miserias de la tarea de enseñar
Feelings of grandeur and incompetence in teaching
Andrea Alliaud, Estanislao Antelo
Inteligência espiritual ampliada e prática docente bem sucedida: uma tessitura que revela outros rumos para a Educação
Expanded spiritual intelligence and successful teaching practice: a composition that reveals other paths for education
Leda Lísia Franciosi Portal
Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino religioso nas escolas públicas
Analysis of National Curricular Standards for religious education in public schools
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Tânia Conceição Iglésias do Amaral
O professor primário português como intelectual: ‘eu ensino, logo existo’
The elementary school Portuguese teacher: “I think therefore I am”
Carlota Boto
Sustentabilidad del Modelo de Financiamiento de los Estudios Universitarios en Chile y cambios que se vislumbran: posiciones sobre el tema
Sustainability of the Chilean University Education Financing Model and expected changes: Positions about the issue
Sebastián Donoso D, Rodolfo Schmal S., Reinaldo Ruiz V.
El sentido crítico de las ciencias sociales: reflexividad, sujeto y política de la verdad
The critical sense of the social sciences: reflexivity, subject and politics of truth
Francisco Jódar, Lucía Gómez
Educação permanente: limites e possibilidades no contexto da América Latina e Caribe
Permanent education: Limits and possibilites in the Latin American and Caribbean Context
Ernâni Lampert
Memórias e histórias: cenas do cotidiano docente
Memories and stories: scenes from teaching
Marcilene Pöpper Gomes
Conjecturas livres para construção de uma compreensão acerca do pós-modernismo
Issues for the construction of an understanding of post-modernism
Gilberto Lacerda Santos
Sobre alguns conceitos e características de velhice e terceira idade: uma abordagem sociológica
Concepts and characteristics of aging and old age: a sociological approach
Gilberto Pinheiro Junior
A pesquisa em sala de aula: uma viagem sem mapa
Research in the classroom: a trip with no maps
Roque Moraes
Pesquisa etnográfica e educação matemática: processo, contextualização e construção
Ethnographic research and mathematics education: process, context and construction
Célia Margutti do Amaral Gurgel
Linhas. Florianópolis, v.5, n.2, 2004.
Editorial
Jarbas José Cardoso
Artigo
La preparación de profesores de secundaria básica en el desarrollo de la Educación Familiar, dificultades y soluciones
The preparation of middle school teachers in the development of family education – problems and solutions
Reinaldo Cueto Marín
A produção da invisibilidade social: um breve debate sobre a emergência das políticas sociais no campo da infância
The production of social invisibility: a brief discussion about the emergence of social policies concerning childhood
Deise Gonçalves Nunes
Refletindo sobre as produções culturais das crianças pequenas nas instituições de Educação Infantil
Reflecting on the cultural productions of small children in Preschools
Altino José Martins Filho
Livros de leitura seriados para a infância: fontes para a história da educação nacional (1866/1930)
Children’s Textbooks: sources for the history of national education (1866/1930)
Diane Valdez
Grafismo infantil: linguagem do desenho
Childrens’ Drawing: the Language of Drawing
Silvia Sell Duarte Pillotto, Maryahn Koehler Silva, Letícia Mognol
Professores-profissionais e profissionais-professores a construção de um Professor
Teacher-professionals and professional-teachers the construction of a Teacher
Régis Nunes Medeiros
Pedagogia da cooperação: a cartilha Toyotista na educação
Pedagogy of cooperation: the Toyotist primer in education
Marta Maria da Silva Assis, Anna Maria Lunardi Padilla, Anna Maria Lunardi Padilla, Anna Maria Lunardi Padilla
Escola solidária: os discursos do voluntariado e sua relação com a educação
Solidarity School: the discourse of volunteers and their relation with education
Rejane Ramos Klein
Progressão continuada: explorando perspectivas e contradições
Student Advancement: Exploring Perspectives and Contradictions
Cacilda Encarnação Augusto, Elisandra Girardelli Godoi
(Des) Razões da retirada da Filosofia do Ensino Médio no Brasil
The Non-Reasons for the removal of Philosophy from Brazilian High Schools
Celso João Carminati
A andragogia: que contributos para a prática educativa?
Andragogy: contributions to educational practice?
Sónia Mairos Nogueira
Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros links
Fictional narrative, imaginary and languages: other links
Sónia Múrias Mira Coelho
A transposição didática em Softwares educacionais
Didactic conversion in Educational software
Rosana Janete Dall’Asta, Edemilson Jorge Ramos Brandão
Variáveis familiares e escolares determinantes do rendimento acadêmico no ensino médio no Estado de Rondônia, Amazônia, Brasil
Family and school variables as determinants of academic performance in high school in Rondônia, Brazil
Alfonso Barca Lozano, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Juan Carlos Brenlla Blanco
Linhas. Florianópolis, v.5, n.1, 2004.
Editorial
Jarbas José Cardoso
Artigo
Imprensa pedagógica como dispositivo de subjetivação da professora moderna: estudo de caso a partir da Revista do Ensino no Brasil / 1950-1970
The pedagogical press as a subjectivation device of the modern teacher: a case study on brazil´s magazine Revista do Ensino / 1950-1970
Beatriz Daudt Fischer
Metodología para la enseñanza-aprendizaje de los textos dramáticos en el nivel superior
Metodologia para o ensino-aprendizagem dos textos dramáticos em nível superior
Orlando Fernández Aquino
Desarrollo académico y derechos humanos
Desenvolvimento acadêmico e direitos Humanos
Mirta González Suárez
Políticas públicas para a formação do educador infantil pós-ldb/96: questionamentos e proposições
Childhood teacher education and the public policies after national education law (ldb.
questions and propositions
Shirley Elziane Diniz Abreu, Adelaide Alves Dias
Erasmo, o humanismo e a Educação
Erasmus, the humanism and the Eucation
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
Ler é antes de tudo compreender… uma síntese de percepção e criação
Reading is above all understanding… a synthesis of perception and creation
Carmen Maria Cipriani Pandini
As interfaces da pesquisa etnográfica na educação
The ethnographical research interfaces in the education
Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Os desafios da participação popular no orçamento participativo no município de São Gonçalo
The challenges of the popular participation in the participatory budgeting in the municipal district of São Gonçalo
Jaqueline de Melo Barros
A escola vai agradar Nhanderu? Reflexões sobre as estratégias étnicas dos Guarani Mbya e as políticas educacionais indígenas
Will school please Nhanderù? reflections upon ethnical strategies among mbya Guarani and educational policies impact
Marília G. Ghizzi Godoy
as” nem “outras”, todas… – a representação da mulher na MPB na década de 1970
Nor “ones” neither “others”, all… – the woman’s representation in the brazilian popular music in the seventies.
Susana Claudino Barbosa
Linhas. Florianópolis, v.4, n.2, 2003.
Editorial
Jarbas José Cardoso
Artigo
A diferença na escola: muitas perguntas, algumas respostas
Difference in school: many questions, a few answers
Anna Maria Lunardi Padilla
Projeto Casulo: uma experiência de educação sexual no ensino fundamental
Cocoon Project : an experience with sexual education in elementary school
Luiz Carlos Castello Branco Rena
Educação e gestão educacional na sociedade brasileira contemporânea: algumas reflexões
Education and education management in contemporary brazilian society: some reflections
Dinair Leal da Hora
Classes de aceleração: conquistas e percalços
Acceleration classes: troubles and conquests
Maria Léa Cristino Cardozo
Limites e possibilidades da gestão educacional no município: um estudo de caso
Limits and possibilities of municipal education management: a case study
Wilson Alves de Paiva
A pesquisa em educação
Research in education
Antonio Carlos Will Ludwig
Linhas. Florianópolis, v.4, n.1, 2003.
Editorial
Jarbas José Cardoso
Artigo
El enfoque interdisciplinario en la escuela. Breves antecedentes en Cuba y algunas de las experiencias obtenidas con su implementación
O enfoque interdisciplinar na escola. Breves antecedentes em Cuba e algumas das experiências obtidas com sua implementação
The interdisciplinar approach in the school. Brief antecedents in Cuba and some of the experiences gotten with its implementation
José Alfredo León Méndez, Martha Beatriz Valdés Rojas
Considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa à luz de uma teoria do discurso
Considerations about teaching the Portuguese Language from the perspective of discourse theory
Ingo Voese
A história dos jogos e a constituição da cultura lúdica
The history of games and the constitution of play culture
Álvaro Marcel Palomo Alves
Pensando a infância nos contextos atuais: uma leitura a partir do conceito de Indústria Cultural
Pondering infancy in current contexts: a reading based on the concept of the Cultural Industry
Vilmar Alves Pereira
A Contribuição de Vygotsky e Wallon na compreensão do desenvolvimento infantil
Vygotsky’s and Wallon’s Contribution to the understanding of childhood development
Ivanilda Maria e Silva Bastos, Sônia Regina Pereira
Refletindo sobre a sexualidade na Educação Infantil
Reflecting about upon sexuality on in early Childhood Education
Adelir Pazeto Ferreira, Sonia Maria Martins de Melo, Silvana Bernardes Rosa
Da pesquisa à ação: reflexões sobre os caminhos percorridos
From research to action: reflections about the paths taken
Luiz Alberto Brandes
Linhas. Florianópolis, v.3, n.2, 2002.
Editorial
Maurício Aurélio dos Santos
Artigo
Reflexões de uma educadora sobre Educação e Sexualidade:relato de um processo em construção
Reflections of an Educator about Education and Sexuality: a history of a process in construction
Solans Simão
Em busca de uma cultura global?
In search of a global culture?
Bernard Darras
Educação a Distância: novas práticas pedagógicas e as tecnologias da informação e da comunicação
Distance Education: new pedagogical practices and information and communication technologies
Ademilde Silveira Sartori
Reflexões sobre a Educação a Distância: o papel do professor tutor na perspectiva da mediação pedagógica
Reflections about Distance Education – the role of the teacher-tutor in the perspective of pedagogic mediation
Adriana Regina Sanceverino Losso
Imaginário político e amoroso de jovens na contemporaneidade marcos e tramas de um teritório
The imaginaries of politics and love of contemporary young people: signs and textures of a territory
Luciana Castelan Bastian, Marilene Alencastro da Silva
Inclusão: eis a questão! Uma abordagem sobre curículos e diversidade
Inclusion: that is the question! An approach to curriculum and diversity
Jucimara de Medeiros Jung
A influência do paradigma do turismo na construção dos corpos dos profissionais da área
The influence of the tourism paradigm on the construction of the bodies of professionals in the field
Elizabete Vieira Matheus da Silva
Os Sertões: uma obra com características braudelianas?
Os Sertões: a work with Braudelian features?
Marcos Francisco da Silva
Linhas. Florianópolis, v.3, n.1, 2002.
Editorial
Maurício Aurélio dos Santos
Artigo
Aspectos Psicossociais, Estresse e Estilo de Vida em Portadores de Doença Cardiovascular
Psychosocial Aspects, Stress and Lifestyle in Bearers of Cardiovascular Disease
Alexandro Andrade, Eunice Steckling, Cristiane Couto Silveira
Uma Introdução ao Pensamento de Vygotsky
An Introduction to the Thought of Vygotsky
Inhelora Kretzschmar Joenk
Imaginário Social e a Formação do Sujeito Alfabetizador
The Social Imaginary and the Development of the Person who teachers to read and to write
Solange Aparecida de Oliveira Hoeller
Escola: Casa de Tolerância ou não?
School: House of Tolerance or not?
Claudia Mary May
Cultura, Imagem e Educação
Culture, Image and Education
Edite Volpato
Espaço Multimídia na Educação Infantil: Refletindo sobre um Novo Espaço Educativo
Multimedia Space in the Children Education: Reflecting about a New Educational Space
Adelir Pazeto Ferreira, Silvana Bernardes Rosa
Webquest: Desenvolvendo a autonomia através da pesquisa na Web
Webquest: Developing the autonomy through the research in the Web
Rafael Rodrigo Mueller
Linhas. Florianópolis, v.2, n.2, 2001.
Editorial
Gersolina Avelar Lamy
Artigo
História de Mariana Ou de Joanas e Marias
Marilene Alencastro da Silva
A Postura Construtivista e a Formação Continuada de Educadores: Reflexões a partir do Conceito de Internalização de L. S. Vygotsky
Jussara Jovita Souza da Rosa
A Resolução de Problemas e o Conhecimento de Algoritmos: Observações a partir do Desempenho dos Alunos
Inhelora Kretzschmar Joenk
A Influência da Linguagem Viso-Espacial no Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda
Paulo César Machado
Um Olhar sobre Escola e Sociedade: Com que óculos?
Cláudia Schiara de Medeiros Santos, Luciana de Cássia Geremias
As Diferenças e a Exclusão no Cotidiano Familiar
Joyce Cardoso Figueira, Zeila Marize Sarda
Internet, Educação Sexual e Poder
Roberto Luiz Warken
Arte, Objetos Estéticos e Relações Culturais
Sandra Regina Ramalho e Oliveira
Linhas. Florianópolis, v.2, n.1, 2001.
Editorial
Gersolina Avelar Lamy
Apresentação
Apresentação
Raimundo Zumblick
Artigo
O Ensino de Química e algumas considerações
The Chemistry Teaching and some consideration
Anelise Grünfeld de Luca
Caem os muros: A introdução de um estudo
Pulling down the walls: an introduction to a study
Sandra Regina Ramalho e Oliveira
O Ensino de Literatura e os desafios da atualidade
The Teaching of Literature and the challenges of the present time
Conceição Aparecida Pereira Debarba
A maternidade, o trabalho doméstico e a identidade feminina: um estudo particular
Ana Lúcia Machado
Avaliar… para que?
To evaluate, why?
Marília Pizzato Bratti
Ensino — pesquisa como alternativa para a melhoria da qualidade na educação: Um projeto interdisciplinar de leitura
Carmen Maria Cipriani Pandini
Infância e Juventude: Um breve olhar sobre as Políticas Públicas no Brasil.
Emeli Silva Alves
Educação emocional: Um novo paradigma pedagógico?
Elísio Wedderhoff
Alfabetização: a influência da família e do contexto social
Alfabetization: the influence of the family and of the social context
Joyce Cardoso Figueira
Ser ou estar professor? A construção da ética no contexto escolar
Edina Furlan Rampineli
Percorrendo o enigma dos cinco sons: O uso da escala pentatônica na música ocidental
Paulo Dernetre Gekas
Argumentações sobre Escola, Leitura e Professores
Arguments about School, Reading and Teachers
Liandra Pereira
A dimensão mecanicista da prática da avaliação: Reducionismo e Simplismo
Helena Justen de Fáveri
Teoria e Prática Pedagógica: ensino-pesquisa na prática de sala de aula
Theory and PedagogicPracticc: research and teaching in the elassroon practice
Linhas. Florianópolis, v.1, n.1, 2000.
Editorial
Gersolina Antonia de Avelar Lamy
Apresentação
Apresentação
Raimundo Zumblick
Artigo
A Função Social do Diretor Teatral e os Contextos Culturais Regionais
André Luiz Antunes Netto Carreira
O Processo de Construção da Escrita e da Leitura em Pré-Escolares
Gersolina Antonia de Avelar Lamy
Avaliação do Rendimento Escolar ou Punição?
Maria Aparecida Lemos Silva
Escola Técnica Federal de Santa Catarina: Espaço Geográfico e Espaço Social
Fernando Gonçalves Bitencourt
A Linguagem Numérica e a Matemática na Modernidade
Lidnei Ventura
Políticas Públicas de Lazer
Manoel Luís Martins da Cruz
A formação do sujeito: Tecendo uma Compreensão
Maria Izabel de Bortoli Hentz
A Canção Popular Italiana em um Processo Migratório
Paulo Bernardi
Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores
Rosana Lins Alves da Cunha
A construção do SUS: o reconhecimento dos seus limites na fala de conselheiros
Tania Regina Kritger