Linhas | Florianópolis, v.1, n.1, 2000 / v.22, n.48, 2021. (S)
Linhas. Florianópolis, v.22, n.48, 2021.
Educación y pandemia
- Editorial
- Ademilde Silveira Sartori, Maria Mariléia da Silva
Apresentação
- Apresentação
- Roxana Cabello
Dossiê
- Argentina 2020: vicisitudes y dilemas de la educación pública en contextos de pandemia
- Susana Morales
- América Latina. La escuela sin territorio-
- Roxana Cabello
- Ecossistema educomunicativo: comunicação e aprendizagem em rede
- Ademilde Sartori
- Educação remota no ensino superior em tempos de pandemia
- Adriana Barroso de Azevedo, Elaine Gomes Vilela, Fabiana Moreira Gaviolli
- La Educación como un Derecho: Chile en tiempos de pandemia
- Roberto Canales-Reyes
- Educación en tiempos de pandemia: tensiones, evidencias y emergencias de la relación educación y tecnología
- Maria Elena Giraldo Ramírez, Gloria M. Álvarez-Cadavid
- (Des)conexiones y Pandemia: entre las políticas de educación pública remota de emergencia y las escuelas de enseñanza media en Uruguay
- María Julia Morales, Mauricio Nihil Olivera
Entrevista
- Entrevista
- Eduardo Fofonca, Jociana Maria Bill Kaelle
Artigo
- Bustos Raciais: Imagens-artefatos sobre o outro (1908-1945)
- Felipe Rodrigo Contri Paz, Zita Rosane Possamai
- “No meu tempo, […] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas”: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolar
- Danilo Araujo de Oliveira, Anderson Ferrari
- O ensino de ciências da natureza na escola única do trabalho na obra de Pistrak (1888-1937.
- notas introdutórias sobre a educação soviética no início do século XX
- Raphael Alves Feitosa
- Política de avaliação e performatividade: gerencialismo, biopoder e controle social
- Raquel Hissae Nagase, Mário Luiz Neves de Azevedo
- Tendências temáticas da pesquisa em Educação Hospitalar no Brasil: desafios e contribuições
- Roger Trindade Pereira, Carmem Lucia Artioli Rolim
- Resenha Resenhas dos livros “Pensar la educación en tiempos de pandemia. Entre la emergencia, el compromiso y la espera” e “Pensar la educación en tiempos de pandemia II. Experiencias y problemáticas en Iberoamérica”
- Alicia Merodo
Linhas. Florianópolis, v.21, n.47, 2020.
- Cine y Educación DOI: https://doi.org/10.5965/1984723821472020
Editorial
- Editorial
- Ademilde Silveira Sartori
Apresentação
- Apresentação
- Valeriano Durán Manso
Dossiê
- Flores tristes: la represión franquista en Galicia a través del cine documental
- Xosé Manuel Malheiro Gutiérrez
- El Ministro de Educación en la escuela. El noticiario franquista NO-DO y las construcciones escolares en España
- Josep Casanovas Prat, Eulàlia Collelldemont Pujadas
- La relación alumno-docente en el cine español en torno a la guerra civil y la dictadura: de Valentina a Vivir es fácil con los ojos cerrados
- Bénédicte Brémard
- Los profesores universitarios en el Nuevo Cine Español: representaciones y prototipos en Nueve cartas a Berta (Basilio Martín Patino, 1966)
- Valeriano Durán Manso
- Josefina Molina y Función de noche (1981.
- la deconstrucción de la socialización femenina durante el Franquismo a través del cine
- Virginia Guichot-Reina
- Certas crianças: a infância em documentários italianos do pós-guerra
- Giacomo Ravesi
- An Analytical Approach to the Italian Renaissance through Popular TV: The case of Medici
- Annachiara Mariani
- De la pantalla al aula: biopics de músicos y educación musical
- Enrique Encabo
- El medio es el paisaje: separación, acción, contemplación en el cine
- Luca Bandirali
Entrevista
- Entrevista com a pesquisadora Trinidad Núñez Domínguez
- Trinidad Núñez Domínguez
- HTML
Artigo
- A Biblioteca Pública do Maranhão como espaço de sociabilidade na Primeira República (1898-1902)
- Diana Rocha da Silva
- Conhecimento científico e formação de professores
- Rafael Rossi, Aline Santana Rossi
- Fiscalização, orientação e trabalho docente na zona rural: Livros de Termos de Visitas das escolas isoladas de Rio Claro/SP (1970-1988)
- Kamila Cristina Evaristo Leite
- Jogos analógicos e digitais na escola: uma análise comparativa da atenção, interação social e diversão
- Daniela Karine Ramos, Ana Paula Knaul, Aline Rocha
- Pedagogia e caridade franciscanas na educação: Escola Paroquial étnica em Petrópolis no final do século XIX
- Marco Aurélio Corrêa Martins
- Relações construídas no diálogo e na mediação através do pensar: aprendizagem colaborativa na EAD
- Valdete Gusberti Cortelini, Geraldo Antônio da Rosa
- Resenha Resenha do livro “Educar en cine. Profesores en las películas de ficción desde el cine mudo hasta hoy”
- Laura Pacheco-Jiménez
Linhas. Florianópolis, v.21, n.46, 2020.
Crise do capital, Estado e a degradação do trabalho
- Editorial
- Ademilde Silveira Sartori
Apresentação
- Apresentação
- Eneida Oto Shiroma, Luciana Pedrosa Marcassa
Dossiê
- The crisis of capitalism in the 21st Century
- Michael Roberts
- Quando o capital vai às compras: direitos sociais, privatização e a acumulação capitalista
- Sara Granemann
- Do Estado de Bem-Estar Social ao neodesenvolvimentismo: considerações sobre o papel do Estado sob o capital
- Isaura Monica Souza Zanardini, João Batista Zanardini, Roberto Antonio Deitos
- O programa Future-se e o empresariamento da educação superior
- Giovanni Frizzo, Leonardo Silveira
- Mediações entre a governança global e a responsabilização docente pela redenção educacional
- Anibal Correia Brito Neto
- O trabalhador docente na escola pública: Novos elementos de subsunção ao capital
- Juliana Matias Faust, Mariano Moura Melgarejo, Mariléia Maria da Silva
- Contribuição ao estudo da obra de Lukács sobre os problemas da ideologia e estranhamento no sistema de manipulação do capitalismo nas décadas de 1950/60
- Diogo Prado Evangelista, Patricia Laura Torriglia
- Classe e racismo na formação social brasileira
- Ricardo Lara, Jonaz Gil Barcelos
Entrevista
- Ensino Superior no Brasil e a Financeirização da Educação
- Vera Lucia Jacob Chaves
- HTML
Artigo
- Educação Superior nas dissertações e teses brasileiras: a aprendizagem significativa como perspectiva de análise
- Vera Lúcia Leal Crispim, Antonio Serafim Pereira
- Filosofia da práxis na constituição da hegemonia da classe trabalhadora segundo Gramsci
- Fábio Antonio Gabriel, Ana Lúcia Pereira, Tatiane Skeika Monteiro
- Narrativas sobre a formação docente para a escola primária de Santa Catarina (1935-1965)
- Geane Kantovitz
- O Parfor como processo de formação inicial de professores para a educação básica no Brasil
- Frederico Batista Nepomuceno
- Os rastros das táticas – análise da movimentação funcional de um professor catarinense (décadas de 1910 – 1920)
- Carolina Cechella Philippi
- Resenha Resenha do livro “A nova Direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo”
- Danilo Bandeira dos Santos Cruz Resenha do livro “A classe trabalhadora de Marx ao nosso tempo”
- Caroline Bahniuk
Linhas. Florianópolis, v.21, n.45, 2020.
- O ensino de sociologia na educação superior: experiências nacionais e internacionais
- Editorial
- Ademilde Silveira Sartori
Apresentação
- Apresentação
- Graziela Perosa, Cláudio Nogueira
Dossiê
- Ensinar a sociologia na França. Uma prática pedagógica entre reflexividade e restrições
- Delphine Serre
- Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira
- Charles Soulié, Graziela S. Perosa
- O lugar da sociologia da educação nos cursos de licenciatura: desafios e potencialidades
- Cláudio Marques Martins Nogueira
- Auto-socioanálise: uma ferramenta a serviço da democratização da universidade? Retorno crítico sobre uma experiência pedagógica
- Séverine Kakpo, Claire Lemêtre
- Metodologías feministas con tecnologías para la gestión de la información en la enseñanza universitaria
- Núria Vergés Bosch, Barbara Biglia, Elisabet Almeda Samaranch
- O ensino em sociologia como prática: diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
- Amurabi Oliveira, Rosimere Aquino da Silva, Carolina Nascimento
- Pensar um sucesso alternativo na universidade – Reclassificar experiências de professores e de estudantes com base na auto-socioanálise
- Frédérique Letourneux, Juliette Mengneau, Anna Mesclon, Daniel Veron
- A Contribuição da Sociologia para o Ensino em Saúde
- Melissa de Mattos Pimenta, Régia Cristina Oliveira
- Um percurso de um professor “quanti”
- Frédéric Lebaron
Artigo
- A educação eugênica nos Annaes de Eugenía
- Gustavo da Silva Kern
- As implicações da Educação a Distância na formação docente: outros modos de aprender e ensinar
- Joelson de Sousa Morais
- Narrativas sobre avaliação e Design Universal no ensino superior do estado do Ceará, Brasil
- Marcos Antonio Martins Lima, Maria Lucijane Gomes de Oliveira
- O brinquedo e o brincar: apontamentos vigotskianos
- Jarbas Dametto, Adriana Bragagnolo
- Problematizando o ensino de frações com um grupo de professores do ensino fundamental
- Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
- Resenha Resenha do livro “Pierre Bourdieu: uma sociologia ambiciosa da educação”
- Cristiano Mezzaroba
Linhas. Florianópolis, v.20, n.44, 2019.
Testemunhos Materiais de Práticas Educativas: algumas abordagens históricaa
Editorial
- Editorial
- Gisela Eggert-Steindel, Mariléia Maria da Silva
Apresentação
- Apresentação
- Francisca Comas Rubí, Vera Lucia Gaspar da Silva
Dossiê
- Los expedientes-oposición como fuente histórico-educativa: modelos de archivos de vida
- Carlos Menguiano Rodriguez
- Imagen y práctica escolar en las memorias de oposición del franquismo: el caso de Baleares
- Gabriel Barceló-Bauzà, Sergi Moll-Bagur, Bernat Sureda-Garcia
- Fotografía, cultura física y deporte en la prensa de guerra republicana (1936-1939)
- Avelina Miquel Lara, Francisca Comas Rubí
- La ricerca sul patrimonio storico-educativo in Italia
- Roberto Sani
- A pesquisa sobre o patrimônio histórico e educacional na Itália
- Roberto Sani
- Per una storia dell’Università nelle raccolte museali: il Museo per la Storia dell’Università di Pavia e il Museo Europeo degli Studenti di Bologna
- Luigiaurelio Pomante
- Para uma história da universidade nas coleções de museus: o Museu para a história da Universidade de Pavia e o Museu europeu dos estudantes de Bolonha
- Luigiaurelio Pomante
- As fontes para uma história das práticas educativas nas escolas italianas no Rio Grande do Sul (Brasil.
- da colonização ao período varguista
- Alberto Barausse
- Cultura Material da Escola e escolarização no egodocumento Como e porque sou romancista, de José de Alencar (Brasil, primeira metade do século XIX)
- Etienne Baldez Louzada Barbosa, Juarez José Tuchinski dos Anjos
- Cadernos escolares: memórias das práticas educativas do curso primário de uma escola confessional do Sul do Brasil na década de 1950
- Ariclê Vechia, António Gomes Ferreira
Entrevista
- Entrevista com o Professor Bernat Sureda-Garcia
- Bernat Sureda-Garcia
- HTML
Artigo
- Os professores de Educação Física e a conjuntura estabelecida na rede escolar de ensino do Mato Grosso
- Robson Alex Ferreira
- A constituição histórica do atendimento à pequena infância em Rio Grande/RS
- Juliana Diniz Gutierres Borges, Maria Renata Alonso Mota
- Corporeidade e educação popular: intervenção teórico-prática em ambiente hospitalar
- Marta Genu Soares, Ingrid Rodrigues da Rosa Cruz
- A compreensão de letramento de professores alfabetizadores e os reflexos em sua prática pedagógica
- Rosana Mara Koerner, Marcia Nagel Cristofolini
- Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional
- Vivian Baroni
- Ensino de filosofia e colonialidade: debates sobre a formação na educação superior
- Sulivan Ferreira de Souza, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
- Resenha Resenha do livro “Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades”
- Nicholas Cardoso Gomes da Silva Resenha do livro “O novo ensino médio: desafios e possibilidades”
- Jean Prette
Linhas. Florianópolis, v.20, n.43, 2019.
Formação continuada
Gisela Eggert-Steindel, Mariléia Maria da Silva
Apresentação
- Apresentação
- Geovana Ferreira Melo, Marcelo Soares Pereira da Silva
Dossiê
- Docência no Ensino Superior: a alternativa da formação entre pares
- Maria Isabel da Cunha, Rozane da Silveira Alves
- Contribuições de ações de formação contínua para a (trans)formação de professores universitários
- Vanessa T. Bueno Campos, Maria Isabel de Almeida
- Socialização profissional de docentes na universidade: contribuições teóricas para o debate
- Geovana Ferreira Melo, Selma Garrido Pimenta
- Usos de las tecnologías de la información y la comunicación por docentes de México, España y Brasil
- Rogério Arruda, Martha Prata-Linhares, Joaquín Paredes
- Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico
- Denilton Silveira de Olivera, Luciane Terra dos Santos Garcia, Luiz Marcos Garcia Gonçalves
- Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas
- Talamira Taita Rodrigues Brito, Regiane Barreto Martins
- Docência, reformas curriculares e formação docente no Ensino Médio
- Marcelo Soares Pereira Silva, Elenita Pinheiro Queiroz Silva
- Formação continuada de professores: uma análise epistemológica das concepções postas no Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2024) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2015)
- Solange Martins Oliveira Magalhães
Entrevista
- Entrevista com a pesquisadora Maria Fernanda Mora Casasola
- Maria Fernanda Mora Casasola
- HTML
Artigo
- A metodologia da Resolução de Problemas: uma proposta interdisciplinar sobre agrotóxicos na Educação de Jovens e Adultos
- Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, Camila Greff Passos, Tania Denise Miskinis Salgado
- Educação de qualidade e responsabilidade social universitária: uma relação indissociável
- Ricardo Antonio De Marco, Dirleia Fanfa Sarmento
- Família homoparental: enfrentando a vitalidade do patriarcado
- João Guilherme de Carvalho Gattás Tannuri, Marilda da Silva
- Manifesto dos Pioneiros e perspectiva de gênero: Noemy, Cecília e Armanda, as mulheres que impactaram a Educação na década de 1930
- Ana Maria Correa-Silva, Josiane Peres Gonçalves
- O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente
- Alcione Maria Bevilacqua, Maurício Roberto Da Silva
- O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca
- Paulo Augusto Tamanini, Enock Douglas Roberto da Silva
- Resenha Resenha do livro “Formação, profissionalização e trabalho docente: em defesa da qualidade social da educação”
- Dalva Eterna Gonçalves Rosa
Linhas. Florianópolis, v.20, n.42, 2019.
Música e educação
- Editorial
- Gisela Eggert-Steindel, Dalva Godoy
Apresentação
- Apresentação
- Sérgio Figueiredo
Dossiê
- Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva
- Thiago Xavier de Abreu, Newton Duarte
- Arte y música en la educación en México: discursos, realidades y retos
- Patricia A. González-Moreno
- O ensino de música nas escolas estaduais de Santa Catarina da Grande Florianópolis: uma análise com base no ciclo de políticas
- Helena Villas Garcia Vasconcelos, Regina Finck Schambeck
- Relatórios de estágio supervisionado e a formação dos professores de música para a educação básica
- Manoél Camara Rasslan, Fabiany de Cássia Tavares Silva
- Arte, educação musical e a formação do pedagogo: notas sobre uma experiência
- Luciana Requião
- A mediação das narrativas no trabalho reconstrutivo de uma história de vida: o que os diários de classe contam
- Leda de Albuquerque Maffioletti
Entrevista
- Entrevista com a pesquisadora Cláudia Ribeiro Bellochio
- Revista Linhas
- HTML
Artigo
- A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola
- Carla Elisandra Oliveira Carvalho, Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte
- Analysis of the curricular framework for the Chemistry Licentiate Degree Course at the IFMT through DE
- Marcelo Franco Leão, José Claudio Del Pino, Eniz Conceição Oliveira
- Análise da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química ofertado no IFMT na modalidade EaD
- Marcelo Franco Leão, José Claudio Del Pino, Eniz Conceição Oliveira
- Classe de aceleração e seus desdobramentos: um estudo em uma escola da rede pública municipal
- Claudiomiro da Silva, Nadir Zago
- Comunicação, arte e educação em John Dewey
- Cláudia Chaves Fonseca, Sandra Pereira Tosta
- Do assistencialismo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC.
- movimentos legais e políticos na educação infantil
- Circe Mara Marques, Ludimar Pegoraro, Ezequiel Theodoro da Silva
- Políticas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças no Brasil: (re)discutindo fundamentos
- Jonathas de Paula Chaguri, Juliana Reichert Assunção Tonelli
- Prêmios para escolas e professores com base no desempenho acadêmico discente: a experiência do estado do Ceará (Brasil)
- Karlane Holanda Araújo, Raimundo Hélio Leite, Wagner Bandeira Andriola
- Resenha Resenha do livro “Educação Musical e Unidocência: pesquisas narrativas e modos de ser do professor de referência”
- Vania Malagutti Loth Resenha do livro “Histórias de ensino no Brasil: volume 2”
- Débora Peruchin
Linhas. Florianópolis, v.19, n.41, 2018.
Acervos, livros e leituras
- Editorial
- Gisela Eggert-Steindel
Apresentação
- Apresentação
- Eliane Peres, Chris de Azevedo Ramil
Dossiê
- El Centro Internacional de la Cultura Escolar – del patrimonio y memoria de la educación a la sociedad del conocimiento
- Agustín Escolano Benito
- Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?
- Eliane Teresinha Peres, Chris de Azevedo Ramil
- Acervo da Biblioteca Pública do estado de Mato Grosso (1912-1950.
- do disponível ao consultado
- Sheila Cristina Ferreira Gabriel, Cancionila Janzkovski Cardoso
- Práticas de leitura e escritas em rede: modos de ser e estar no mundo
- Roselusia Teresa de Morais Oliveira
- A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005
- Bekisizwe Ndimande
- The politics of history textbooks in South African classroom in the era of Curriculum 2005
- Bekisizwe S. Ndimande
- Representação de campo e cidade no livro de leitura “Na cidade e no campo”
- Vania Grim Thies, Lisiane Sias Manke
Entrevista
Artigo
- “O senhor me ouve, pensa e repensa, e rediz, então me ajuda”: notas freirianas sobre a relação educador-educando no ensino-aprendizagem on-line
- Vitor Malaggi, Juliano Tonezer da Silva, Adriano Canabarro Teixeira
- Políticas curriculares, diferença, pertencimento: ponderações sobre o uso do conceito de comunidades epistêmicas em chave pós-estrutural
- Clívio Pimentel Júnior
- Escrileituras do arquivo e a invenção de procedimentos didáticos tradutórios
- Fabiane Olegário, Sandra Mara Corazza
- A educação jesuítica na Amazônia Setecentista e os confrontos com o Pombalismo
- Alberto Damasceno, Emina Santos, Daniel Palheta
- Constituição de um acervo documental sobre a história da Educação Infantil em Santa Catarina na primeira metade do século XX
- Rosa Batista, Leonete Luzia Schmidt
- (In)justiça escolar: os paradoxos do processo de democratização e a desigualdade distributiva das oportunidades de acesso à escola e à universidade
- Ione Ribeiro Valle
- Mulheres e o debate interamericano sobre a infância nas primeiras décadas do século XX: Do pioneirismo ao apagamento histórico
- Andréa Bezerra Cordeiro
- Resenha Resenha do livro “Cadernos Escolares e a escrita da história da educação matemática”
- Bruna Frio Costa Resenha do livro “Universidade, memória e patrimônio”
- Gabriela Albanás Couto, Tatiane Modesti
Linhas. Florianópolis, v.19, n.40, 2018.
- Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil
- Editorial
- Vera Lucia Gaspar da Silva, Gisela Eggert-Steindel
Apresentação
- Apresentação
- Catarina Moro, Elena Mignosi
Dossiê
- Curriculum zero-seis: conhecimentos feitos de descobertas e reflexões
- Franca Giuliana Zuccoli, Agnese Infantino
- Curricolo zero-sei: conoscenze fatte di scoperte e riflessioni
- Franca Giuliana Zuccoli, Agnese Infantino
- As rotinas: de hábitos estéreis a ações férteis
- Gianfranco Staccioli
- Le routine: da consuetudini sterili ad azioni fertili
- Gianfranco Staccioli
- Relação educativa, avaliação e trabalho de equipe
- Antonio Gariboldi, Antonella Pugnaghi
- Relazione educativa, valutazione e lavoro di equipe
- Antonio Gariboldi, Antonella Pugnaghi
- Diferentes olhares para a creche: a avaliação de contexto com o instrumento SPRING em um município da Emilia Romagna
- Catarina Moro
- O espaço-ambiente em uma perspectiva estético-didática para pensar a prática educativa e o currículo na educação infantil
- Daniele Marques Vieira
- Documentação Pedagógica: observar, registrar e (re)criar significados
- Mônica Appezzato Pinazza, Paulo Sergio Fochi
- Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche
- Luciane Pandini-Simiano, Clara Maria Silva, Maria Carmen Silveira Barbosa
- Avaliação da aprendizagem na educação infantil: um estudo exploratório em 125 municípios brasileiros
- Bruna Ribeiro
- O processo de autoavaliação dos professores da educação infantil sobre educação de gênero: uma pesquisa em contextos italianos e brasileiros
- Vittoria Castagna
- L’autovalutazione degli insegnanti di scuola dell’infanzia per un’educazione di genere: una ricerca pedagogica in contesti italiani e brasiliani
- Vittoria Castagna
- O núcleo de estudos afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR) como espaço de formação continuada: as produções monográficas sobre educação infantil
- Gioconda Ghiggi
Entrevista
Artigo
- A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)
- Josiane Brolo Rohden, Emilene Fontes de Oliveira
- A escola primária no Rio Grande do Sul através das fotografias: espaços, sujeitos e cultura material (1924)
- Tatiane de Freitas Ermel
- Estudo do processo gráfico educativo e estético de crianças na periferia urbana de Marabá/PA
- Alexandre Silva dos Santos Filho
- O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação
- Ademar Antonio Lauxen, José Claudio Del Pino
- Objetos de aprendizagem: um panorama da produção acadêmica nacional
- Ketilin Mayra Pedro, Dariel Carvalho
- The relationship between religion and education in Brazil
- Fábio Henrique Rosa Senefonte
- Resenha Resenha do documento “Contribuições para a política nacional: a avaliação em Educação Infantil a partir da avaliação de contexto”
- Maria Nilceia de Andrade Vieira Resenha do livro “Instrumentos e Indicadores para avaliar a creche: um percurso de análise de qualidade”
- Kallyne Kafuri Alves Resenha do livro “Sguardi sul nido… Strumento per lo Sviluppo di Processi Riflessivi e Indagini valutative nei Nidi da parte dei Gruppi di lavoro educativi (SPRING)”
- Giovanni Faedi
Linhas. Florianópolis, v.19, n.39, 2018.
- Desafios da formação docente para a diversidade
- Editorial
- Gisela Eggert-Steindel, Vera Lucia Gaspar da Silva
Apresentação
- Apresentação
- Juliane Di Paula Queiroz Odinino, Reinaldo Matias Fleuri
Dossiê
- Formação de professores frente ao desafio da diversidade pela lente omnilética: culturas, políticas e práticas em movimento
- Mônica Pereira dos Santos, Sandra Cordeiro de Mello, Mylene Cristina Santiago
- A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente
- Rogério Sousa Pires, Reginaldo Leandro Plácido
- Planejamento coletivo por temas e avaliação descritiva em escola do campo – a experiência da Escola Básica Municipal José Maria
- Roseli Borowicc, Solange Aparecida Zotti
- As culturas infantis interrogam a formação docente: tessituras para a construção de pedagogias descolonizadoras
- Ellen Lima Souza, Ana Lúcia Goulart de Faria, Flávio Santiago
- Produção de narrativas audiovisuais infantis nos anos iniciais: diálogos entre diversidade cultural, formação docente e encontro intergeracional
- Juliane Queiroz Odinino, Geovana Mendonça Lunardi-Mendes
- É possível ensinar gênero na escola? Análise de experiências de formação em gênero, sexualidade e diversidades em Santa Catarina
- Tânia Welter, Miriam Pillar Grossi
- O devir-criança, a Polaridade mulher-homem e a Cultura da Paz na formação de educadores/as no contexto da diversidade
- Jacques Henri Maurice Gauthier
- Entrevista
- Entrevista com a pesquisadora Corina Borri-Anadon (Université de Quebec – Canadá)
- Reinaldo Matias Fleuri
- HTML
Artigo
- Daniele Simões Borges, Gionara Tauchen
- O ensino das ciências da natureza no Brasil – 1942/1970
- Reginaldo Alberto Meloni
- Itinerários do Aluno Felte Bezerra entre Sergipe e Bahia na primeira metade do século XX
- João Paulo Gama Oliveira, Eva Maria Siqueira Alves
- Da Minima Moralia de Paulo Freire
- Gilmar Francisco Bonamigo
- Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
- Elemar Kleber Favreto, Rafael Parente Ferreira Dias
- Biblioteca de orientação da Professôra Primária do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar – PABAEE (1956-1964)
- Susane Costa Waschinewski, Giani Rabelo
- Resenha Resenha do livro “Mérito, Desigualdades e Diferenças: cenários da [in]justiça escolar Brasil e Portugal”
- Luiza Turnes, Julia Barcella, Morgana Dreon
Linhas. Florianópolis, v.18, n.38, 2017.
Educação de Infância no Espaço Ibero-Americano: múltiplos olhares
- Editorial
- Vera Lucia Gaspar da Silva, Gisela Eggert-Steindel
Apresentação
- Apresentação
- Helder Henriques, Amélia Marchão
Dossiê
- Las maestras de párvulos: ¿Madres o maestras?
- Carmen Sanchidrián Blanco
- Ritualização das práticas e do cotidiano escolar no primeiro jardim de Infância Público de São Paulo
- Aline Martins de Almeida
- De jardineira para a jardineira: orientações didático-pedagógicas para a educação pré-primária (Revista do Ensino/RS, 1951-1963)
- Maria Helena Camara Bastos
- A história da atenção à criança e da infância no Brasil e o surgimento da creche e da pré-escola
- Célia Maria Magalhães
- Planear e avaliar na educação pré-escolar: a realidade portuguesa das últimas décadas
- Maria João Cardona
- Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015)
- Helder Henriques, Amélia Marchão
Entrevista
- Entrevista com a pesquisadora Teresa Maria de Sena Vasconcelos
- Amélia de Jesus Marchão
- HTML
Artigo
- A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras
- Fernanda Zanetti Becalli, Cleonara Maria Schwartz
- Estagiários e professores regentes como agentes do processo de inclusão escolar: problematizando suas (inter)ações
- Bruna Ticiane Vicente, Giovani Ferreira Bezerra
- Infância ou infâncias?
- Adriza Santos Silva Barbosa, João Diógenes Ferreira dos Santos
- Manuais pedagógicos e programas de ensino: interpretações da Escola Nova sobre a prática de ensino na formação de professores (1946-1961)
- Manuela Priscila de Lima Bueno
- O flâneur e as vertigens do tempo: uma aprendizagem
- Angelica Vier Munhoz, Luciano Bedin da Costa
- Os paradoxos da liberdade no pensamento antropológico e político de Rousseau
- Leonel Ribeiro dos Santos
- Políticas públicas e produção de um contexto brasileiro para a formação continuada de professores no período de 2003 a 2015
- Lisete Funari Dias, Maira Ferreira
- Resenha Resenha do livro “A Escola como cultura: experiência, memória, arqueologia”
- Franciele Ferreira França Resenha do livro “A liturgia escolar na Idade Moderna”
- Carolina Ribeiro Cardoso da Silva Resenha do livro “Figuras de Valor: patrimônio cultural em Santa Catarina”
- Alice Rigoni Jacques
Linhas. Florianópolis, v.18, n.37, 2017.
Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica
- Editorial
- Vera Lucia Gaspar da Silva, Gisela Eggert-Steindel
Apresentação
- Apresentação
- Eliane Santana Dias Debus, Fernando Azevedo, Chirley Domingues
Dossiê
- Experiências literárias e o processo de formação de novos leitores
- Nilo Souza
- Ler livros sem palavras, ler imagens e mundos
- Daniela Segabinazi
- Literatura infantil no 1º ano do Ensino Fundamental
- Sandra Danieli Werlang, Flávia Brocchetto Ramos
- A palavra poética na sala de aula: um estudo no curso de Pedagogia da UFSC
- Rosilene Koscianski da Silveira, Eliane Santana Dias Debus
- Chapeuzinho Vermelho e versões simplificadas: cuidado com a roupa do livro, ela pode enganar
- Ana Laura Garro dos Santos, Renata Junqueira de Souza, Berta Lucia Tagliari Feba
- Memórias na sala de aula: análise de uma prática pedagógica na perspectiva do letramento literário
- Ana Caroline de Almeida, Hércules Tôledo Côrrea
- Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes
- Fernando Fraga de Azevedo, Angela Balça
Entrevista
- Entrevista com a pesquisadora Neide Luiza de Rezende (Universidade de São Paulo)
- Chirley Domingues
- HTML
Artigo
- A Babel do Tempo: Regimes de Historicidade e a história ensinada no universo virtual
- Sônia Meneses, Egberto Melo
- A formação de professores primários rurais no estado de São Paulo (1930 – 1971)
- Rosa Fátima Souza
- A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação
- Ivar César Oliveira de Vasconcelos, Candido Alberto da Costa Gomes
- Jovens e juventudes em contextos rurais: produções científicas da pós-graduação brasileira (2010-2015)
- Aline Barasuol, Sheila Maria Doula, Amábile Tolio Boessio
- O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação
- Renata Brião de Castro, Carla Rodrigues Gastaud
- Professora Julia Wanderley: guardiã da memória iconográfica do Paraná
- Silvete Aparecida Crippa de Araujo
- Resenha Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas
- Sara Reis da Silva Literatura, saber e sabor: o alimento na literatura
- Diana Navas Das histórias de amores (im)possíveis: Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani
- Maria Laura Pozzobon Spengler, Eliane Santana Dias Debus Resenha do livro “Mezzi di educazione di massa. Saggi di storia della cultura materiale della scuola tra XIX e XX secolo”
- Vera Lucia Gaspar da Silva, Gizele de Souza
Linhas. Florianópolis, v.18, n.36, 2017.
A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino
Apresentação
- Apresentação
- Etienne Barbosa, Gizele de Souza
Dossiê
- A fiscalização que mais se deseja: a inspeção do ensino na Capital do Império Brasileiro
- Angélica Borges
- O serviço de inspeção escolar e a funcionarização pública da profissão docente no século XIX
- Valdeniza Maria Lopes Barra
- A inspeção da instrução pública na província de São Paulo (1836 – 1876)
- Célia Maria Benedicto Giglio
- Controlar e disciplinar a vida escolar: a ação da inspetoria da instrução pública no Maranhão (1844-1889)
- Cesar Augusto Castro
- Matrizes históricas da inspeção escolar no Brasil: mecanismo de controle do trabalho docente em Alagoas nos Oitocentos
- Elione Maria Nogueira Diógenes, Nezilda do Nascimento Silva Pauferro
- “Inspecionar, instruir e dirigir”: a configuração da inspeção da instrução pública na província do Paraná (1854-1889)
- Etienne Baldez Louzada Barbosa
- “Il duro calle”. Le memorie di un ispettore scolastico italiano (Berengario Galileo Amorosa – 1865/1937)
- Michela D’Alessio
- “O árduo caminho”: Memórias de um inspetor escolar italiano (Berengario Galileo Amorosa, 1865-1937)
- Michela D’Alessio
- Cambios en el desempeño profesional de la inspección educativa en España en los últimos cincuenta años
- Erika González García, Antonio Salmerón Nieto, Miguel Beas Miranda
Entrevista
- Entrevista em video com a Pesquisadora Maria Elisabeth Blanck Miguel
- Maria Elizabeth Blanck Miguel
- HTML
Artigo
- História da Educação como Arqueologia: cultura material escolar e escolarização
- Diana Vidal
- A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
- Aline de Mello Sanfelici, Fábio Luiz da Silva
- Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer
- Claudia Coelho Hardagh, Eloisa Camargo Penna
- O desmonte da educação do campo no nordeste brasileiro: diagnóstico, mapeamento e análise do fechamento de escolas do campo no estado do Piauí
- David Gonçalves Borges
- Material didático para a educação a distância: um estudo de caso
- Márcia Gorett Ribeiro Grossi, José Wilson Costa, Elaine Ribeiro Silva
- Cachimônia: pela alfabetização lenta
- Mitsi Pinheiro de Lacerda
- Educação, infância e nacionalismo: uma abordagem a partir das cartilhas escolares “Getúlio Vargas para crianças” e “Getúlio Vargas: o amigo das crianças”
- Zenaide Inês Schmitz, Miguel Ângelo Silva da Costa
- Resenha Resenha do livro Viver e escrever – Cadernos e escritas ordinárias de um professor catarinense (século XX)
- Igor Lemos Moreira
Linhas. Florianópolis, v.17, n.35, 2016.
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado
Maria Teresa Santos Cunha, Vera Lucia Gaspar da Silva
Apresentação
Márcia Denise Pletsch, Regina Célia Linhares Hostins
Dossiê
Cristiane da Silva, Regina Célia Linhares Hostins, Regina da Silva Mendes
Eliana Pereira Menezes, Sabrina Fernandes Castro
Enicéia Gonçalves Mendes, Gabriela Tannús-Valadão, Josiane Beltrami Milanesi
Atendimento Educacional Especializado na modalidade domiciliar: funcionamento e organização
Annie Gomes Redig, Flávia Faissal de Souza
Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência
Nesdete Mesquita Corrêa, Ana Paula Neves Rodrigues
Márcia Denise Pletsch, Maíra Gomes de Souza da Rocha, Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira
Gabriely Cabestré Amorim, Rita de Cássia Tibério Araújo
Diferentes Sentidos de “NÃO”: Vozes de professores em formação continuada sobre o tema da Inclusão
Mônica Pereira dos Santos, Leyse Monick França Nascimento
Um contexto de inclusão escolar de estudantes surdos em escola regular no sertão alagoano
Marily Oliveira Barbosa, Anderson Francisco Vitorino, Andreia Bezerra Dias
Ensino colaborativo: uma possibilidade do Atendimento Educacional Especializado
Entrevista
Entrevista com a Pesquisadora Eniceia Goncalves Mendes (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar)
Eniceia Gonçalves Mendes
Artigo
Fábio Antonio GAbriel, Ana Lúcia Pereira Baccon, José Carlos da Silva
A dupla missão formativa da Escola Industrial Feminina “Nilo Peçanha” (1947-1956.
apreciações sobre currículo e cultura escolar
Daniela Gonçalves da Silva, Silvia Alicia Martínez, Shirlena Campos de Souza Amaral
A theoretical-practical view over the way textbooks are used in the training of English teachers
Ruth Marcela Del Campo, Miguel Beas Miranda
Ruth Marcela Del Campo, Miguel Beas Miranda
Fabrício Spricigo, Mariléia Maria da Silva
Idorlene da Silva Hoepers Resenha do livro “Livro, leitura e leitor: perspectiva histórica”
Gisela Eggert-Steindel Resenha do livro “Tremores: escritos sobre experiência”
Juliana de Favere, Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Linhas. Florianópolis, v.17, n.34, 2016.
Sexualidade e Educação Sexual: reflexões na perspectiva midiática
Vera Lucia Gaspar da Silva, Maria Teresa Santos Cunha
Apresentação
Ricardo Desidério da Silva, Sonia Maria Martins de Melo
Dossiê
Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? – Cultura visual e formação docente
Anderson Ferrari, Roney Polato de Castro
Encontrando Bianca: a travestilidade no Kit Anti-Homofobia
Ricardo Desidério da Silva, Ana Cláudia Bortolozzi Maia
Camila Detoni Sá de Figueiredo, Sônia Maria Martins de Melo
Duas senhoras e atrizes de respeito fazendo sem-vergonhice na TV!
Alexandre Sebastião Ferrari Soares, Andréa Cristina Martelli
Imaginário das águas especulares: potencializando significados
Cláudia Maria Ribeiro, Alberto Filipe Araújo
Mito, mídia e formação sociocultural – Um olhar sobre o personagem transgênero em Sense8
Hertz Wendel de Camargo, Janiclei Aparecida Mendonça
Teresa Cristina Pereira Carvalho Fagundes
Juliana Lapa Rizza, Paula Regina Costa Ribeiro, Maria Renata Alonso Mota
Entrevista
Entrevista com a Pesquisadora Mary Neide Damico Figueiró (Universidade Estadual de Londrina – UEL)
Mary Neide Damico Figueiró
Artigo
Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior
Geraldo Antônio da Rosa, Kelin Cristiani Feldhaus
Softwares de aprendizagem da leitura envolvendo a consciência fonológica: um olhar da fonoaudiologia
Tatiana Póvoa Naves, Elise Mendes, Luciana Pagan-Neves
La subjetividad e intersubjetividad: un camino en la comprensión de lo cultural
Marcos Antonio Martins Lima, Jesuína Maria Pereira Ferreira, Denize de Melo Silva, Liduína Lopes Alves
Resenha Resenha do livro “Política e poética das imagens como processos educativos”
Linhas. Florianópolis, v.17, n.33, 2016.
La educación desde la mediación comunicativa y tecnológica DOI: https://doi.org/10.5965/1984723817332016
Editorial
Maria Teresa Santos Cunha, Vera Lúcia Gaspar da Silva
Apresentação
Dossiê
La necesidad de educar en comunicación digital en la sociedad global
La educación y el verdadero valor del comunicador
Representaciones sobre la educación a distancia: El caso de la Universidad Nacional de la Rioja
Colaboración y TIC en América Latina: el caso Interconectados
María Barroso Megías, Felipe Gertrudix Barrio
Aproximación normativa de protección de datos y los derechos de los menores de edad en Colombia
Francisco Durán Ruiz, Carlos Montoya Lemus, Elias Manuel Said-Hung
Entrevista
Entrevista com o Pesquisador Guillermo Orozco Gómez
Guillermo Orozco Gómez
Artigo
A fotografia aplicada à geografia escolar: uma proposta pedagógica de Delgado de Carvalho
Currículo e relações de gênero: entre o que se ensina e o que se pode aprender
Organização do trabalho pedagógico em escolas do campo: limites e possibilidades
Adriana do Carmo de Jesus, Maria Cristina dos Santos Bezerra
Políticas para o ensino médio: a criação do currículo no contexto escolar
A institucionalização dos grupos escolares no Maranhão
Diana Rocha da Silva, Cesar Augusto Castro
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
Thaline Thiesen Kuhn, Cláudia Regina Flores, Joseane Pinto de Arruda
Resenha Resenha do livro “La pantalla global: cultura y cine en la era hipermoderna”
Fernando Cesar Sossai Resenha do livro “Desafios da educação sexual: interfaces pertinentes com a comunicação e tecnologia”
Mônica Wendhausen, Silvio Luiz Indrusiak Weiss
Linhas. Florianópolis, v.16, n.32, 2015.
Narrativas, (auto)biografias e educação
Ademilde Silveira Sartori
Apresentação
Ana Chrystina Mignot, Elizeu Clementino de Souza
Dossiê
Modos de viver, narrar e guardar: diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica
Ana Chrystina Mignot, Elizeu Clementino de Souza
Ilusão biográfica: a polêmica sobre o valor das histórias de vida na sociologia de Pierre Bourdieu
Paula Valeira Dávila, Agustina Argnani
Escribir sobre la primera infancia. Las prácticas biográficas de las profesionales
Nathalie Chapon, Véronique Francis
Escrever para interferir no próprio destino: os poemas de uma prisão feminina
Marcia Terezinha Jeronimo Oliveira Cruz
Horizontes pedagógicos e pianísticos nas escritas autobiográficas de Magda Tagliaferro
Ednardo Monteiro Gonzaga Monti
Trajetórias de vida e formação de professores indígenas nos estados do Tocantins e Amazonas
Gerson Ribeiro Bacury, Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Tadeu Oliver Gonçalves
Entrevista
O olhar: retorno de um sociólogo ao espaço das periferias romanas
Franco Ferrarotti
Artigo
Enfrentando o racismo na França e no Brasil: da condenação moral ao auxílio às vítimas
Deleuze pedagogo: ou a voz do mestre de Vincennes
O ensino da Língua Portuguesa nas escolas primárias paulistanas no início do século XX
Elaine Aparecida Teixeira Pereira
Eliete Aparecida Locatelli Vago
Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação
Eugênio Paccelli Aguiar Freire
Resenha Resenha do livro “As histórias de vida: da invenção de si ao projeto de formação”
Ana Paula de Souza Kinchescki, Luiza Pinheiro Ferber
Linhas. Florianópolis, v.16, n.31, 2015.
Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate
Apresentação
Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Márcia Denise Pletsch
Dossiê
Condiciones y premisas para hacer realidad una utopia
Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade!
Annie Gomes Redig, Amanda Carlou Andrade Santos
Denise Meyrelles de Jesus, Alexandro Braga Vieira, Ariadna Pereira Siqueira Effgen
Maciel Cristiano da Silva, Vera Maria Ramos de Vasconcellos
Larissy Alves Cotonhoto, Sonia Lopes Victor
O discurso das políticas de educação especial na revista Nova Escola
Silvia Márcia Ferreira Meletti, Michelle Mayara Praxedes Silva
Entrevista
Entrevista em vídeo com a Profa. Dra. Juana Maria Sancho
Martha Kaschny Borges
Artigo
A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?
Cotidiano escolar: análises de práticas
Ângela Maria Gomes Ribeiro Fernandes
Educação e expressividade no pensamento estético de Theodor W. Adorno
Ecolas reunidas: a expansão da escola graduada em Mato Grosso
Elton Castro Rodrigues dos Santos, Vera Teresa Valdemarin
Mariza da Gama Leite de Oliveira
O currículo cultural da Educação Física: uma resposta aos dilemas da contemporaneidade
As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências
Ruhena Kelber Abrão, Diana Francisca Adamatti
Resenha Vozes do Bolsa família – autonomia, dinheiro e cidadania
Ione Ribeiro Valle, Julia Siqueira da Rocha, Tatiana Pires Escobar A “eminência parda” estrelando o espetáculo: o banco mundial como protagonista
Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Vânio Cesar Seemann
Linhas. Florianópolis, v.16, n.30, 2015.
Objetos, Espaços, Cultura e Rituais na História das Instituições e Práticas Escolares
Apresentação
Gizele de Souza, Anamaria G. B. de Freitas
Dossiê
O grupo escolar Antensina Santana: criação, denominação e a arquitetura escolar
Sandra Elaine Aires de Abreu, Déborah Aires Souto
As aulas de leitura e escrita em Sergipe para meninas, na passagem do século XIX e XX
Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas, Milena Aragão
As cartas de pedidos na correspondência do educador católico Alceu Amoroso Lima: 1928-1945
O elo de veneração: o velho e o novo nos quadros de formatura
Entrevista
Entrevista em vídeo com o Prof. Dr. Alfredo Veiga Neto
Fernando Sossai
Artigo
Biopolítica de endereçamentos de gênero no currículo do forró eletrônico
Marlécio Maknamara, Marlucy Paraíso
As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo
Dirce Aparecida Foletto Moraes, Joyce Gomes, Sergio Gouveia
Fagner Carniel, Lennita Oliveira Ruggi
Hugo Norberto Krug, Rodrigo de Rosso Krug, Marta Nascimento Marques, Victor Julierme Santos da Conceição
A “descoberta” da infância ocidental na modernidade: quais crianças foram “colocadas nesse berço”?
Museo Pedagógico “José Pedro Varela”: Tendiendo Puentes
Susana Luzardo Briano, Andrea Remedios
Márcia Regina Santos MANUAIS ESCOLARES: CONTRIBUTO PARA UMA ANÁLISE.
Linhas. Florianópolis, v.15, n.29, 2014.
Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de OS HERDEIROS
Apresentação
Ione Ribeiro Valle, Denice Barbara Catani
Dossiê
Retour sur Les Héritiers de Pierre Bourdieu et Jean-Claude Passeron
Retorno sobre Os herdeiros de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
Les inégalités au Brésil et dans d’autres États émergents. Comparaisons avec un groupe témoin
As desigualdades no Brasil e em outros Estados emergentes. Comparações com um grupo de controle
Nouveaux étudiants et appropriations hérétiques de l’Université en France
Novos alunos e apropriações heréticas da Universidade na França
Bourdieu : La rencontre d’un itinéraire de recherche en sociologie en Australie
Richard Teese, Martine Derivry-Plard
Bourdieu e o encontro de um itinerário de pesquisa em sociologia na Austrália
Richard Teese, Martine Derivry-Plard
Os herdeiros: uma das principais “teses” da sociologia francesa da educação
A herança weberiana n´Os herdeiros: entre o projeto moderno não realizado e a aposta na razão
“Os herdeiros”: questões sobre o campo esportivo
Cristiano Mezzaroba, Daniel Machado da Conceição
Entrevista
Entrevista em vídeo com a Profa. Dra. Maria das Dores Daros (UFSC)
Silvana Rodrigues de Souza Sato, Tiago Ribeiro Santos, Ana Paula de Souza Kincheski
Resenha Resenha do livro Os herdeiros: os estudantes e a cultura
Tiago Ribeiro Santos, Silvana Rodrigues de Souza Sato, Melina Kerber Klitzke Resenha do livro Les Inegalites dans l’union europeenne et ailleurs: et si on osait?
Artigo
La razón interpretativa de la educación. Epistemología y nuevas prácticas educativas en la escuela
Aspectos político-históricos: a educação infantil em Florianópolis (1976 – 2011)
Genealogia e imoralidade: o currículo entre experimentações nômades e estratificações sedentárias
Angelica Vier Munhoz, Cristiano Bedin da Costa
Debora Ribeiro da Silva Campos Folha, genylton o r rocha
Responsabilidade socioambiental como estratégia de subjetivação dos sujeitos do ensino superior
Mário Luiz Ferrari Nunes, Marcos Garcia Neira
Linhas. Florianópolis, v.15, n.28, 2014.
Arquivos e Acervos Escolares
Vera Lucia Gaspar da Silva
Apresentação
Maria Teresa Santos Cunha, Rosa Fátima de Souza Chaloba
Dossiê
Teresa Rabazas Romero, María Poveda Sanz
El patrimonio intangible en el Museo de las Escuelas
María Cristina Linares
Liturgia da memória escolar Memorial do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (2002)
Maria Helena Camara Bastos, Alice Rigoni Jacques
Nelma Marçal Lacerda Fonseca
Maria Lucia Mendes de Carvalho, Maria Ângela Fagnani
Maria Luiza Cardoso
Maria Augusta Martiarena de Oliveira
Rodrigo Pinto Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação
Jordana Wruck Timm, Lúcio Kreutz
Entrevista
Entrevista com a Professora Maria Cristina Menezes
Rosa Fátima de Souza Chaloba, Maria Teresa Santos Cunha
Entrevista com o Professor Luciano Mendes de Faria Filho
Vera Lucia Gaspar da Silva
Artigo
Inés Dussel
Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo
Samilo Takara, Teresa Kazuko Teruya
Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática
Katia Regina dos Santos da Apresentação, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Gustavo da Silva Kern
Reflexões sobre o ensino a distância à luz da noção de contrato didático
Frederico Firmo de Souza Cruz, Sonia Maria Correa Silva de Souza Cruz, Paulo José Sena dos Santos
Marlise Oestreich
Resenha Memória Social: diferentes aspectos de um campo em construção
Denise dos Santos Rodrigues, Mariza da Gama Leite de Oliveira
Do Deutscher Hifsverein ao Colégio Farroupilha/RS: Memórias e Histórias (1858-2008)
Karin Sewald Vieira
Moderno, Modernidade e Modernização: a educação nos projetos de Brasil – séculos XIX e XX
Hiassana Scaravelli, Sélia Ana Zonin
Linhas. Florianópolis, v.14, n.27, 2013.
Currículo e Inovações Tecnológicas no Contexto Escolar
Apresentação
Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Fabiany de Cassia Tavares Silva
Dossiê
Currículo, tecnologias e inovação: para uma discussão da aprendizagem em contextos educacionais
Tânia Pestana Cristina Cristina, José Augusto Pacheco
El docente traductor: claves para la integración de tecnología en la escuela
Discursos sobre o uso das TICs na educação em documentos ibero-americanos
Lívia Cardoso Farias, Rosanne Evangelista Dias
Domínio e cultura informática na escola
Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso
Dirce Meri Rossi Garcia Rafaelli, Carla Beatris Valentini
O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social
Analigia Miranda Silva, Claudia Maria Lima
Jogos eletrônicos e currículo: novos espaços e formas de aprender
Terezinha Fernandes Martins de Souza, Daniela Karine Ramos, Dulce Marcia Cruz
Entrevista
Entrevista com a pesquisadora Inês Dussel
Inés Dussel
Artigo
Escolas isoladas paulistas: um modelo desajustado?
“Criança(s) e infância(s)”: perspectivas da história da educação
Eliana Maria Ferreira, Magda Sarat
Os bebês e a constituição da linguagem: uma abordagem teórica, histórica e etimológica
Joselma Salazar Salazar de castro
Resenha Cultura digital e gerações 2.0: para além dos neoogismos e metáforas
Gilson Cruz Junior Nos rastros da memória
Raquel de Melo Giacomini Injustiças. A experiência das desigualdades no mundo do trabalho – Fraçois Dubet com Valérie Caillet, Régis Cortésério, David Melo, Françoise Rault
Julia Siqueira da Rocha, Paulo Sérgio da Graça Delgado, Verônica Ivone Formiga
Linhas. Florianópolis, v.14, n.26, 2013.
Educação e infância na perspectiva histórica
Apresentação
Apresentação dos organizadores do dossiê
Cesar Augusto Castro, Claudia Panizzolo
Dossiê
Elisângela Iargas Iuzviak Mantagute
Adriana de Souza Broering, Patrícia Regina Silveira de Sá Brant, Adilson De Angelo
Joseane de Fátima Machado Silva
Kamila Lockmann, Maria Renata Alonso Mota
Juarez José Tuchinski dos Anjos
Imagens de infância: uma possível historiografia da infância DOI: 10.5965/1984723814262013157
Artigo
José Alexandre Silva, Luis Fernando Cerri
Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293
Preservação do patrimônio escolar no Brasil: notas para um debate DOI: 10.5965/1984723814262013199
Gabriela Medeiros Nogueira, Suzane da Rocha Vieira
Douglas Josiel Voks Fragmentos de uma História da Educação no Brasil DOI: 10.5965/1984723814262013316
Cíntia Borges Almeida, Aline Morais Limeira
Entrevista
Infância, história e educação – percursos e escolhas: uma entrevista com Gizele de Souza
Linhas. Florianópolis, v.13, n.2, 2012.
Dossiê: Contextos Educativos com Tecnologias: abordagens contemporâneas
Apresentação
Elisa Maria Quartiero, Lúcia Amante
Dossiê
AVALIAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: primeiros resultados
Maria João Gomes João Gomes, Lúcia Amante, Isolina Oliveira
ACOPLAMENTOS HUMANOS-TECNOLOGIAS: rompendo com a purificação da modernidade
Nize Maria Campos Pellanda, Dulci Marlise Boettcher, Daiane dos Santos Keller, Rodrigo dos Santos Keller
TECNOLOGIAS MÓVEIS: uma mais valia em contextos educacionais?
TECNOLOGIAS DIGITAIS: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental
Eliana Maria do Sacramento Soares, Carla Beatris Valentini
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS
Joseilda Sampaio de Souza, Maria Helena Silveira Bonilla
TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Artigo
Vitor Malaggi, Karina Marcon, Adriano Canabarro Teixeira
TEORIAS DA APRENDIZAGEM: contribuições para a prática docente em Ciências Naturais
Cibele da Silva Lucion, Paulo Rômulo Frota, Richard da Silva
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO
Rodrigo de Rosso Krug, Moane Marchesan, Marco Aurélio Acosta
Marta Nascimento Marques, hugo norberto krug
Resenha
HAMLET E AS TECNOLOGIAS DA MOBILIDADE, UBIQUIDADE E… DESCONECTOPIA
Monike Caroline Zirke Machado, Rafael Cunha
Vicentônio Regis do Nascimento Silva, Adriana Jasuino Francisco
Entrevista
Lucídio Bianchetti, Elisa Maria Quartiero
Sobre os Autores
Pareceristas ad hoc
Linhas. Florianópolis, v.13, n.1, 2012.
Dossiê: didáticas, metodologias e experiências no Ensino de Filosofia
Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Apresentação
Dossiê
ENSINAR E INVESTIGAR TEACHING AND INVESTIGATING
José Benedito de Almeida Júnior
Artigo
Resenha
REFRAÇÕES DE UMA COLEÇÃO FOTOGRÁFICA: imagem, memória e cidade
Carolina Ribeiro Cardoso da Silva
Entrevista
ENTREVISTA COM O PROF. JOSÉ MARIA DA SILVA ROSA
Revista na versão eBook (ePub)
Revista na versão eBook (ePub.
para leitura em dispositivos móveis (e-readers, tablets, smartphones)
Anderson Mendes
Linhas. Florianópolis, v.12, n.2, 2011.
Dossiê: Educação e Comunição no contexto Ibero-americano
Norberto Dallabrida (Editor Chefe)
Apresentação
Dossiê
EDUCOMUNICAÇÃO: um registro de pesquisa EDUCOMMUNICATION: research records
Felipe Gertrudix Barrio, Francisco García García
ESTILO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVO PARA O E-LEARNING COLLABORATIVE LEARNING STYLES FOR E-LEARNING
Manuel Gertrudix Barrio, Sergio Álvarez García
Artigo
Névio de Campos, Georgeana Lanzini Vendrami
Cleusa Aparecida Fogaça da Silva, Rita de Cassia Marchi
Adriana Regina Sanceverino Losso
Francine Adelino Carvalho, Gisela Eggert Steindel
Resenha
COLEÇÃO PROPG-DIGITAL DA FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP: democratizando o acesso a literatura acadêmica
Virgínia Pereira da Silva Ávila, Marcos André Dantas da Cunha
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO CURRÍCULO E SABERES ESCOLARES
Monique Cristina Francener Hammes, Ana Regina Ferreira de Barcelos
Entrevista
Entrevista com o Dr. Adilson Citelli
Linhas. Florianópolis, v.12, n.1, 2011.
Arquitetura Escolar
Apresentação
Dossiê
Bruno Belhoste, Ana Paula Pupo Correia
Carlos Ortega Ibarra, Juan José Saldaña
Marcus Levy Albino Bencostta, Marina Fernandes Braga
ARQUITETURA ESCOLAR EM MATO GROSSO (1890-1930) SCHOOL ARCHITECTURE IN MATO GROSSO (1890-1930)
Ângelo Marcos Vieira de Arruda
Marcus Levy Albino Bencostta, Ana Paula Pupo Correia
Artigo
Isaura Isabel Conte, Noeli Valentina Weschenfelder
Ademir Soares Luciano Júnior, Norberto Dallabrida
Resenha
Das Lições de Coisas a Escola Nova: idéias em expansão?
Entrevista
Diálogos sobre a História da Arquitetura Escolar
Linhas. Florianópolis, v.11, n.2, 2010.
CULTURA ESCOLAR E SEUS SUPORTES MATERIAIS
Dossiê
Gladys Mary Ghizoni Teive, Elisa Maria Quartiero, Vera Lúcia Gaspar da Silva
Diana Gonçalves Vidal, Vera Lúcia Gaspar da Silva
Entrevista
Artigo
Josenei Martins, Lucídio Bianchetti
Marcos Augusto de Castro Peres
Renata Gomes da Silva, Rogério Feital Pinto
Resenha
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO
Linhas. Florianópolis, v.11, n.01, 2010.
Formação de Educadores e Educação Sexual
Dossiê
Andreza Marques de Castro Leão, Paulo Rennes Marcal Ribeiro, Regina Celia Bedin
Ana Cláudia Bortolozzi Maia, Raquel Baptista Spaziani
Mary Neide Damico Figueiró, Heloísa de Oliveira Kawata, Karen Mayumi Nakaya
Sonia Maria Martins de Melo, Dilma Lucy de Freitas, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes, Zuleica Campagna
Entrevista
Sonia Maria Martins de Melo, Dilma Lucy de Freitas
Artigo
Maria Cristina Martins, Celso João Carminati
Ricardo Roberto Plaza Teixeira
María Elena Del Valle de Villalba
Resenha
O CURRÍCULO NO CENTRO DAS ATENÇÕES
Camila Mendes de Jesus, Ana Paula de Souza Kinchescki
Comitê Avaliador
Linhas. Florianópolis, v.10, n.2, 2009.
Educação, Comunicação e Tecnologia em Debate
Norberto Dallabrida
Dossiê
Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Martha Kaschny Borges
Nelson De Luca Pretto
Tania Maria Esperon Porto
Juan Casanova Correa, Verónica Marín Díaz, J. Ignacio Aguaded Gómez
Ademilde Silveira Sartori, Francisco Garcia Garcia
Roseli Zen Cerny
Roberta Fantin Schnell, Elisa Maria Quartiero
Carla Abreu-Ellis, Jason Brent Ellis
Entrevista
Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Juan Casanova Correa, Martha Kaschny Borges
Artigo
Ernani Lampert
ANGELA BEIRITH
Denise de Paulo Matias Prochnow
Leziany Silveira Daniel
Repercussões da formação a distância para a prática de professores alfabetizadores
Adriana do Carmo Breves Lima
Resenha
Sandro de Oliveira
Fernando Cesar Sossai
Sobre comunicação e história: interfacesOn communication and history: interfaces
Fernanda Ozório da Conceição
Comitê Avaliador
Fabiana Teixeira da Rosa
Linhas. Florianópolis, v.10, n.1, 2009.
Novas Leituras Históricas da Educação em Santa Catarina
Norberto Dallabrid
Dossiê
Gladys Mary Ghizoni Teive
Vera Lucia Gaspar da Silva, Gladys Mary Ghizoni Teive
Vanderlei Machado
Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, Gizele de Souza
Claudia Oliveira Santos Miranda, Dorval do Nascimento
Tânia Regina da Rocha Unglaub
Elison Antonio Paim, André Detoni
Celso João Carminati
Entrevista
PARA UMA NOVA HISTÓRIA COMPARADA DA EDUCAÇÃO – Entrevista com o Professor António Nóvoa
José Eduardo Franco, Henrique Manuel Pereira, Norberto Dallabrida
FOR A NEW COMPARATIVE HISTORY OF EDUCATION – Interview with Professor António Nóvoa
José Eduardo Franco, Henrique Manuel Pereira, Norberto Dallabrida
Artigo
Maria Aparecida Lapa de Aguiar
Wilson Alves de Paiva
Paulo Cesar Machado
Resenha
O Tempo dos Ginásios para a Elite Catarinense
Ademir Soares Luciano Júnior
Comitê Avaliador
Fabiana Teixeira da Rosa
Linhas. Florianópolis, v.9, n.2, 2008.
Gladys Mary Ghizoni Teive
Artigo
Globalization, Liberalism and Education in the Third Millennium: the impact of market demands on education policies in public universities
Maria de Lourdes Pinto de Almeida
For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of Competence
José Eduardo Franco, Jacinto Jardim
Modeling Childhood: jesuits and charity schools influence in the institutionalization of didactics
Simone Ballmann de Campos
Information Tecnology and Comunication in Florianopolis Public Schools: possibilities for (physical) education
Paula Bianchi, Giovani De Lorenzi Pires, Tarcízio Vanzin
Análise Cientifico-Didáctica de Manuais escolares: um estudo na temática da “;Tectónica de Placas”;
A Scientific-Didactic Analysis of School Manuals: a study based on the “Tectonic Plates” theme
Sandra Amoêda, Helena Martins, Clara Maria da Silva de Vasconcelos
Grafite e Pichação – Que Comunicação é Esta?
Graffiti and Graffiting – What Kind of Communication is that?
Dayse Martins da Cruz, Maria Tereza Costa
School Project – Hemosc: partnership between health and education in search of blood donation as an act of solidarity and citizenship
Rosane Suely May Rodrigues Pereima
Espaços de Rua e de Espetáculo no Carnaval de Florianópolis
Spaces of Street and Spectacle in Florianópolis’ Carnival
Fátima Costa de Lima
Resenha
Bourdieu e a Auto-Análise: problematizações
Bourdieu and the Self-Analysis: problematizations
Ademir Soares Luciano Júnior, Laura Peretto Salerno, Rogério Machado Rosa
Portrait of Modernity
Marília Gabriela Petry, Glória Cristina Maciel Moreira
Comitê Avaliador
Editor Geral
Linhas. Florianópolis, v.9, n.1, 2008.
Norberto Dallabrida
Artigo
Claudia Terra do Nascimento, Vantoir Roberto Brancher, Valeska Fortes de Oliveira
Altino José Martins Filho, Lourival José Martins Filho
Marcelo Rodrigues, Jorge Luiz Camaranno González
Rose Meri Trojan, Jesús Rodríguez Rodríguez
Rejane de Souza Fontes
Carmem Lúcia Eiterer, Cláudia Bergerhoff Leite Abreu
Euraudilia Gonçalves da Silva, Suzy Mary Miranda
O Texto e a Interação Verbal
Text and Verbal Interaction
Luciene Fontão
Resenha
A Educação no Processo Abolicionista
Education in the Abolitionist Proces
Willian Robson Soares Lucindo
Formação Religiosa e Realização Pessoal
Religious Training and Personal Fulfillment
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Sidney Fabril
Comitê Avaliador
Editor Geral
Linhas. Florianópolis, v.8, n.2, 2007.
Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Artigo
Pós-Modernidade e a Educação
Post-Modernity and Education
Ernâni Lampert
Miguel Longui
Maria Helena de Bem
Elena Maria Mallmann, Araci Hack Catapan
Paula Salvador, Clara Maria da Silva de Vasconcelos
Ingo Voese
Maria Lúcia Cidade de Souza
Fábio Paulo da Silva
Resenha
Genealogia da Escola
School´s Genealogy
Norberto Dallabrida
Letícia Cortellazzi Garcia
Comitê Avaliador
Editor Geral
Linhas. Florianópolis, v.8, n.1, 2007.
Norberto Dallabrida
Artigo
José Marín
Tiago de Melo Gomes
Marcos Augusto de Castro Peres
Educação, Sexualidade e o “Panta Rei” de Heráclito
Education, Sexulaity and “Panta Rei” by Heráclico
Alexandre Ari Monich, Nelia Elaine Wahlbink Engster
Nilson Thomé
Sebastián Donoso, Ernesto Schiefelbein
María del Carmen Lorenzatti, Elisa Cragnolino
Fernanda de Sales, Francisco das Chagas de Souza, Valquiria Michela Jobin
Wilson Alves de Paiva
Resenha
Negociar em Nome do Céu
Negotiating in Behalf of Heaven
José Eduardo Franco
Comitê Avaliador
Editor Geral
Linhas. Florianópolis, v.7, n.2, 2006.
Martha Kaschny Borges
Artigo
Ernani Lampert
Adriana Regina Sanceverino Losso
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS COGNITIVOS
ASSESSMENT METHODS OF COGNITIVE PROCESSES
Ana Paula Couceiro Figueira
A EDUCAÇÃO DE MULHERES ENCARCERADAS
Rosilene Amorim dos Anjos
Deise Arenhart
Orlando Fernández Aquino, Roberto Valdés Puentes
Claudia Bergerhoff Leite de Abreu, Carmen Lucia Eiterer
Paulo Meksenas
José Paulo Pietrafesa
Rosana Glat, Edicléa Mascarenhas Fernandes, Maria Luiza Pontes, Hélio Ferreira Orrico
Lenildes Ribeiro da Silva
Alberto Roque, Jorge Adelino Costa
A EDUCAÇÃO E O ESTADO ROMANO
THE EDUCATION AND THE ROMAN STATE
José Joaquim Pereira Melo
Comitê Avaliador
Pareceristas “ad hoc” – volume 7, número 2, ano 2006
Editor Geral
Linhas. Florianópolis, v.7, n.1, 2006.
Sonia Maria Martins de Melo
Artigo
SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL COMO UM PROBLEMA ESCOLAR
ABOUT THE TEENAGER’S SEXUALITY AS A SCHOLAR PROBLEM
Helena Altmann
César Aparecido Nunes
Marcos Ribeiro de Melo
Mary Neide Damico Figueiró
Claudia Annies Lima, Leandro Castro Oltramari
Vânia Maria Carradore, Paulo Rennes Marçal Ribeiro
SUJEITO E FRAGMENTAÇÃO: UMA VISÃO DO GÊNERO
THE SUBJECT AND FRAGMENTATION: A ‘GENDERED’ PERSPECTIVE
Marko Synésio Alves Monteiro
Sonia Maria Martins de Melo
Rosa Cristina Cavalcanti de Albuquerque Pires
Comitê Avaliador
Pareceristas “ad hoc” – volume 7, número 1, ano 2006 – Temática: Sexualidade
Editor Geral
Linhas. Florianópolis, v.6, n.2, 2005.
Paulino de Jesus Francisco Cardoso
Artigo
Mary Neide Damico Figueiró
António Maria Martins, Luís António Pardal
Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan
Richard Gagnon
Juana María Remedios González, Tania Hernández Mayea, María Lilia Concepción Rodríguez
Strategies of inclusive education
Estratégias da educação inclusiva
Daniel Mara
Paulo César Machado
Nara Joyce Wellausen Vieira
Andréa Patrícia Probst Isotton
Marcos Augusto de Castro Peres
Linhas. Florianópolis, v.6, n.1, 2005.
Paulino de Jesus Francisco Cardoso
Artigo
Clara Maria da Silva de Vasconcelos, João José Félix Marnoto Praia
Claiton José Grabauska, Gionara Tauchen
Mariza da Silva Santos Finato, Bruno dos Santos Maia, Cirilo Rocha Barbosa
Moacir Fernando Viegas
Grandezas y miserias de la tarea de enseñar
Feelings of grandeur and incompetence in teaching
Andrea Alliaud, Estanislao Antelo
Leda Lísia Franciosi Portal
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Tânia Conceição Iglésias do Amaral
Carlota Boto
Sebastián Donoso D, Rodolfo Schmal S., Reinaldo Ruiz V.
Francisco Jódar, Lucía Gómez
Ernâni Lampert
Memórias e histórias: cenas do cotidiano docente
Memories and stories: scenes from teaching
Marcilene Pöpper Gomes
Gilberto Lacerda Santos
Gilberto Pinheiro Junior
A pesquisa em sala de aula: uma viagem sem mapa
Research in the classroom: a trip with no maps
Roque Moraes
Célia Margutti do Amaral Gurgel
Linhas. Florianópolis, v.5, n.2, 2004.
Jarbas José Cardoso
Artigo
Reinaldo Cueto Marín
Deise Gonçalves Nunes
Altino José Martins Filho
Diane Valdez
Grafismo infantil: linguagem do desenho
Childrens’ Drawing: the Language of Drawing
Silvia Sell Duarte Pillotto, Maryahn Koehler Silva, Letícia Mognol
Régis Nunes Medeiros
Marta Maria da Silva Assis, Anna Maria Lunardi Padilla, Anna Maria Lunardi Padilla, Anna Maria Lunardi Padilla
Rejane Ramos Klein
Cacilda Encarnação Augusto, Elisandra Girardelli Godoi
Celso João Carminati
Sónia Mairos Nogueira
Sónia Múrias Mira Coelho
A transposição didática em Softwares educacionais
Didactic conversion in Educational software
Rosana Janete Dall’Asta, Edemilson Jorge Ramos Brandão
Alfonso Barca Lozano, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Juan Carlos Brenlla Blanco
Linhas. Florianópolis, v.5, n.1, 2004.
Jarbas José Cardoso
Artigo
Beatriz Daudt Fischer
Orlando Fernández Aquino
Desarrollo académico y derechos humanos
Desenvolvimento acadêmico e direitos Humanos
Mirta González Suárez
Shirley Elziane Diniz Abreu, Adelaide Alves Dias
Erasmo, o humanismo e a Educação
Erasmus, the humanism and the Eucation
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
Carmen Maria Cipriani Pandini
Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Jaqueline de Melo Barros
Marília G. Ghizzi Godoy
Susana Claudino Barbosa
Linhas. Florianópolis, v.4, n.2, 2003.
Jarbas José Cardoso
Artigo
Anna Maria Lunardi Padilla
Luiz Carlos Castello Branco Rena
Dinair Leal da Hora
Classes de aceleração: conquistas e percalços
Acceleration classes: troubles and conquests
Maria Léa Cristino Cardozo
Wilson Alves de Paiva
A pesquisa em educação
Research in education
Antonio Carlos Will Ludwig
Linhas. Florianópolis, v.4, n.1, 2003.
Jarbas José Cardoso
Artigo
José Alfredo León Méndez, Martha Beatriz Valdés Rojas
Ingo Voese
Álvaro Marcel Palomo Alves
Vilmar Alves Pereira
Ivanilda Maria e Silva Bastos, Sônia Regina Pereira
Adelir Pazeto Ferreira, Sonia Maria Martins de Melo, Silvana Bernardes Rosa
Luiz Alberto Brandes
Linhas. Florianópolis, v.3, n.2, 2002.
Maurício Aurélio dos Santos
Artigo
Solans Simão
Em busca de uma cultura global?
In search of a global culture?
Bernard Darras
Ademilde Silveira Sartori
Adriana Regina Sanceverino Losso
Luciana Castelan Bastian, Marilene Alencastro da Silva
Jucimara de Medeiros Jung
Elizabete Vieira Matheus da Silva
Os Sertões: uma obra com características braudelianas?
Os Sertões: a work with Braudelian features?
Marcos Francisco da Silva
Linhas. Florianópolis, v.3, n.1, 2002.
Maurício Aurélio dos Santos
Artigo
Alexandro Andrade, Eunice Steckling, Cristiane Couto Silveira
Uma Introdução ao Pensamento de Vygotsky
An Introduction to the Thought of Vygotsky
Inhelora Kretzschmar Joenk
Solange Aparecida de Oliveira Hoeller
Escola: Casa de Tolerância ou não?
School: House of Tolerance or not?
Claudia Mary May
Cultura, Imagem e Educação
Culture, Image and Education
Edite Volpato
Adelir Pazeto Ferreira, Silvana Bernardes Rosa
Rafael Rodrigo Mueller
Linhas. Florianópolis, v.2, n.2, 2001.
Gersolina Avelar Lamy
Artigo
História de Mariana Ou de Joanas e Marias
Marilene Alencastro da Silva
Jussara Jovita Souza da Rosa
Inhelora Kretzschmar Joenk
A Influência da Linguagem Viso-Espacial no Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda
Paulo César Machado
Um Olhar sobre Escola e Sociedade: Com que óculos?
Cláudia Schiara de Medeiros Santos, Luciana de Cássia Geremias
As Diferenças e a Exclusão no Cotidiano Familiar
Joyce Cardoso Figueira, Zeila Marize Sarda
Internet, Educação Sexual e Poder
Roberto Luiz Warken
Arte, Objetos Estéticos e Relações Culturais
Sandra Regina Ramalho e Oliveira
Linhas. Florianópolis, v.2, n.1, 2001.
Gersolina Avelar Lamy
Apresentação
Raimundo Zumblick
Artigo
O Ensino de Química e algumas considerações
The Chemistry Teaching and some consideration
Anelise Grünfeld de Luca
Caem os muros: A introdução de um estudo
Pulling down the walls: an introduction to a study
Sandra Regina Ramalho e Oliveira
Conceição Aparecida Pereira Debarba
A maternidade, o trabalho doméstico e a identidade feminina: um estudo particular
Ana Lúcia Machado
Avaliar… para que?
To evaluate, why?
Marília Pizzato Bratti
Carmen Maria Cipriani Pandini
Infância e Juventude: Um breve olhar sobre as Políticas Públicas no Brasil.
Emeli Silva Alves
Educação emocional: Um novo paradigma pedagógico?
Elísio Wedderhoff
Joyce Cardoso Figueira
Ser ou estar professor? A construção da ética no contexto escolar
Edina Furlan Rampineli
Percorrendo o enigma dos cinco sons: O uso da escala pentatônica na música ocidental
Paulo Dernetre Gekas
Argumentações sobre Escola, Leitura e Professores
Arguments about School, Reading and Teachers
Liandra Pereira
A dimensão mecanicista da prática da avaliação: Reducionismo e Simplismo
Helena Justen de Fáveri
Linhas. Florianópolis, v.1, n.1, 2000.
Gersolina Antonia de Avelar Lamy
Apresentação
Raimundo Zumblick
Artigo
A Função Social do Diretor Teatral e os Contextos Culturais Regionais
André Luiz Antunes Netto Carreira
O Processo de Construção da Escrita e da Leitura em Pré-Escolares
Gersolina Antonia de Avelar Lamy
Avaliação do Rendimento Escolar ou Punição?
Maria Aparecida Lemos Silva
Escola Técnica Federal de Santa Catarina: Espaço Geográfico e Espaço Social
Fernando Gonçalves Bitencourt
A Linguagem Numérica e a Matemática na Modernidade
Lidnei Ventura
Manoel Luís Martins da Cruz
A formação do sujeito: Tecendo uma Compreensão
Maria Izabel de Bortoli Hentz
A Canção Popular Italiana em um Processo Migratório
Paulo Bernardi
Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores
Rosana Lins Alves da Cunha
A construção do SUS: o reconhecimento dos seus limites na fala de conselheiros
Tania Regina Kritger