Khronos – Revista de História da Ciência. São Paulo, n.4, 2017.
EDITORIAL
DOSSIÊ “HISTÓRIA DAS DOENÇAS E ARTES DE CURAR”
- Auto-organização na aprendizagem de conceito científico em espaço organizado na perspectiva da História da Ciência
- Marly Iyo Kamioji
- História da Ciência no Ensino Médio: caminhos para uma interdisciplinaridade possível
- Gisela Tolaine Massetto de Aquino
- A história da física e a física escolar: incoerências entre a ciência e o ensino.
- Renato Marcon Pugliese
- O fenômeno da dor e entorpecimento causado pelos torpedos: história da ciência na Educação de Jovens e Adultos.
- Gerda Maisa Jensen
- Elos possíveis entre a História das Ciências e a Educação CTS
- Rosangela Rodrigues de Oliveira, Márcia Helena Alvim
- A disciplina Gravitação no Curso de Licenciatura em Física da USP: objetivos e fundamentos de uma proposta guiada pela história e filosofia da ciência
- Flávia Polati, Valéria Silva Dias, João Zanetic
ARTIGOS
- Curso Experimental de Medicina na FMUSP e suas conjecturas de implementação
- Patricia Teixeira Tavano
- O Movimento Sanitarista no Brasil: a visão da doença como mal nacional e a saúde como redentora
- Luana Tieko Omena Tamano
- A psicocirurgia em instituições da ordem pública e privada: difusão prático-científica da lobotomia pré-frontal
- Camilie Cardoso
- Uma questão inconveniente: a ideia de progresso como conceito fundador e estruturante da cientificidade da história da arte.
- Danielle Rodrigues Amaro
TRADUÇÃO
- O Pensamento Científico como Fenômeno Planetário – Vladimir Vernadsky
- Gildo Magalhães, Ana Torrejais
PUBLICADO: 2017-09-11